Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. cleomar josé cordeiro

    A esperança do Bozo com esse bônus de R$400,00, a partir dos 60 anos, é o que beneficiado morra antes de completar 70.

    Responda
  2. Anderson Souza

    01 As sociedades socialistas provocam esses problemas com as empresas. 02 Verdade simples; BPC tem que ser regulado entre 0.2 e 0.5 do salário mínimo, enquanto o salário mínimo estiver atrelado aos benefícios ele continuará sendo uma miséria. 03 Não, José Sarney Não. 04 A China continua uma ditadura sanguinária, inimiga da liberdade. 05 Preferimos Israel. 06 O ministro Vélez esta no núcleo do comunismo brasileiro, luta árdua. 07 Camarada Palocci, agora irrelevante .

    Responda
    1. marcio alves de oliveira

      Essa erva é forte kkkkkkkkkkkkk Ja tentou o Gardenal?

  3. celso bittencourt

    Doria, o Faro Fino: em Xangai fazem-se Negócios com a Segunda [e já-já será a 1ª] Economia do Mundo. Ganha uma viagem à Coreia do Norte quem souber que tipo de Negócios um País que tem Embaixada em Tel Aviv pode fazer em Jerusalém.*** A Zona de Conforto de Bolsonaro é o Baixo Clero, melhor ele voltar pra lá o quanto antes! Rararaaaaaáááá!

    Responda
  4. Tersio Gorrasi

    É muito estranho que uma empresa que sempre teve demanda garantida todos os anos, com a impressão de milhões de provas do ENEM, possa estar decretando falência

    Responda
  5. ademar lourenço

    A economia hj tem como único objetivo a remuneração do capital, por corporacoes cujas receitas superam o PIB de muitos paises. Nos Estados Unidos o setor financeiro tem a maior participacao na economia.Não tem nacionalidade, bandeira, hino nacional, preocupação com direitos humanos e trabalhistas. O Vietnam acaba de superar o Brasil em exportacoes. Com a palavra,Elio Gaspari.

    Responda
  6. EDSON ALVES

    Tentemos explicar o custo Brasil, a complexidade tributária, a burocracia, a corrupção e por fim as "regras" trabalhistas e a desistência é certa.

    Responda
  7. ademar lourenço

    Folha o tempo esta se esgotando. Contratem Caio Coppolla e Felipe Moura Brasil. E se tiverem humildade, o Augusto Nunes. Isso ou o fim.

    Responda
  8. Cloves Oliveira

    A saída de companhias do Brasil tem pouco a ver com o governo, mas com as mudanças que aconteceram e continuam a acontecer devido a globalização. Construir em outro país fazia sentido quando as tarifas de importação eram extremamente altas, a mão de obra era barata. O alto nível tecnológico dos produtos não combina com mão de obra barata devido a baixa especialização. Todas as montadoras saíram da Australia porque é mais barato importar da Coréia do Sul e outros países asiáticos.

    Responda
    1. Gustavo Leite Jacovelli

      Exatamente, a análise hoje é bastante complexa, multifatorial, globalizada, a internet e a TI também mudam drasticamente o leitor de publicações físicas.

  9. roberto oliveira melo filho

    Os termos usados pelo colunista (o que em nenhum momento lhe tira o mérito das análises) mostra bem o quão pantanoso é o terreno que até aqui caminhamos e, pelo visto, em diante, com mais áreas de areias movediças. Às vezes, acredito que quem vem de fora tenha mais clareza e refino para a observar a nossa realidade, sem querer desmerecer os cânones nacionais. Adorei a pomba-gira dos economistas... A crírica se torna mais ácida quando empregamos um humor fino, uma heresia camuflada, uma metáfora

    Responda
  10. ademar lourenço

    Ta na hora desmistificar esses pseudo intelectuais como esse senhor. As empresas estão indo embora por 3 meses de governo Bolsonaro ou 14 anos de PT? Materia totalmente disassociada da realidade política e mundial. Quantas pessoas esse senhor ja empregou? Suas empregadas domésticas sempre trabalharam registradas?Pensar que com minha assinatura pago por esse senhor escrever essas bobagens. Vai jogar bingo...

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Minhas "empregadas domésticas" sempre foram registradas e, fora elas, nunca paguei salários para mais ninguém porque sempre fui empregado de empresas. Não contribuí para o país?

    2. Orlando Augusto Pinto

      No texto o articulista fala que essa fuga de empresas do Brasil começou em 2015. Basta ler com os olhos da razão e não com o fígado.

    3. Orlando Augusto Pinto

      No texto o articulista fala que essa fuga de empresas do Brasil começou em 2015. Basta ler com os olhos da razão e não com o fígado.

  11. ademar lourenço

    Élio Gaspari o que vc produziu ou produz para o Brasil? Não vale uma resposta intelectualizada. Quantas pessoas dependeram do salário que a ela vc pagou? Quanto de 1/3 de férias vc pagou a seus funcionários? Quando vai a uma recepção ou evento pergunta de que forma os garçons e seguranças são contratados? Sai de trás dessa tela de computador e vem pra rua viver a crealidade dos que pagam por toda essa roubalheira a que se destinam nossos impostos. Vc mora onde? No Leblon?

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Prezado Senhor Ademar. Veja o paradoxo: se, no Brasil, todos forem pagadores (de salários, 1/3 de férias etc.) não haverá recebedores. E aí, como fica? A mão de obra (o empregado) não vale nada? Só o capital é produtivo? Só ele tem valor?

  12. Edilberto Patricio

    Um lugar que as pessoas matam cachorro a grito vai querer. Vender carro. De James Bond só se for aceitar folha de bana Ane irá e. Dar o troco com coco.

    Responda
  13. Antonio Ribeiro

    Se o desgoverno Bolsonaro ir até o fim, o Brasil voltará à condição de colônia

    Responda
  14. Antonio Ribeiro

    Se o desgoverno Bolsonaro ir até o fim, o Brasil voltará à condição de colônia

    Responda
  15. Benedicto Ismael Dutra

    O que tem a ver a fuga de empresas com o câmbio? Não basta abertura comercial, tudo depende do câmbio. Muitas empresas foram para a China porque além da mão de obra barata eles tinham câmbio favorável para exportar. Um yuan=0,1489 US$. Com um dólar comprava-se um real ou menos. O Brasil tinha mercado consumidor, mas era inviável para produzir e exportar. Resultado, as industrias foram produzir fora. Agora o mercado consumidor brasileiro continua sendo importante, mas perdeu poder aquisitivo.

    Responda
  16. Hamilton Romano

    Em 2015 o presidente era o Bolsonaro e o ministro da economia o Paulo Guedes? Procure se informar melhor.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      ?

    2. Paulo César de Oliveira

      ?

    3. Hamilton Romano

      Bolsonaro e Paulo Guedes são citados inúmeras vezes. Outra coisa que você não percebeu, estou me referindo ao Eremildo e não ao Elio.

    4. Giovani Macedo

      Li o artigo e em nenhum momento ele afirma que Bolsonaro e Guedes eram governo em 2015. E nem responsabiliza os dois pelos problemas recentes, como a saída da Ford e da RR Donnelley.

  17. Nelson Vidal Gomes

    A análise de nossa economia não é para jornalistas,por mais profundo conhecedor da história nacional,que o seja,como Gaspari,e também não é para qualquer economista,basta que se diga que mesmo depois de uma crise recessiva profunda,os bancos aqui instalados continuam a mostrar lucros estratosféricos em seus balanços.Como assim?De onde tiram esse dinheiro se não é da economia?Por outro lado,o artigo deixou de considerar a competência administrativa adquirida pelas concorrentes nacionais.Deus!

    Responda
  18. Dermival Pereira de Macedo

    Economia não precisa de governos para fluir e crescer, precisa sim de segurança política e jurídica. O que move a economia é o interesse(Adam Smith) Ninguém sabe quem governa, um Presidente desmentido em público por 2 vezes, é só da ré no que decide

    Responda
  19. Antonio Catigero Oliveira

    Está provado, por a mais b, que essa terra de espalhafatos está programada e calculada para ser um celeiro de commodities, voltada ao agronegócio e ao extrativismo predatório. Só fornecerão trabalho precário ou análogo à escravidão, mas irá pagar os juros de agiotagem para os financistas que realmente mandam nesta terra de passagem. Quando alguns privilegiados enriquecem, mandam suas fortunas a paraísos fiscais e vão morar em Miami, pertinho de Cuba...

    Responda
  20. José Cardoso

    "Paes poderá ser candidato a prefeito em 2020." de Maricá?

    Responda
  21. Rodrigo Cavalcanti

    Esse articulista estáquerendo jogar a culpa do momento no atual governo. Que vergonha! Mais um petista enganando o povo. A culpa é dos 14 Anos de PeTe. Roubaram, deixaram roubar e gastaram muito mais do que o governo arrecadava. Não acabaram com privilégios e pelo contrario criaram mais colocando milhares de zumbis em cargos comissionados. E quem pagou tudo isso? Povo e empresas. A reforma da previdência é a esperança e o PeTe é contra apesar dela diminuir privilégios. PeTe so soube roubar.

    Responda
    1. marcio mira

      Esse discursinho de colocar a culpa no governo anterior e chamar todo mundo de petista já não está colando mais.

  22. luiz lima

    Tudo começou começou, na verdade, com a confusão jurídica esoalhafatosa da Lava Jato, refém do projeto político do Sérgio Moro e Delagnol. Esses dois atores famintos( por fama, dinheiro e poder) dinamitaram a economia e a política nacional. Forçaram a falência das grandes empresas, gerando desemprego e perda brutal de receita. Apoiaram a bagunça de Eduardo Cunha para afastar a Dilma e ajudaram a eleger Bolsonaro. Eles e parte da imprensa são responsáveis por esse caos que vivemos hoje.

    Responda
    1. Gildasio Fernandes Dantas

      Concordo com você. A Odebrecht tinha 240.000 funcionários, hoje tem 60.000. Se eles quisessem poderia processar os corruptos sem destruir as empresas.

    2. Danilo Pelucio

      Comentário ridículo. Puro petismo desavergonhado. Como se um juiz e um procurador tivessem poder para arruinar uma economia. Só teve um culpado: o socialismo moreno petista.

    3. Osmar Miguel

      Caro Luiz. .vc matou no ninho..Foi exatamente o que aconteceu. .Só acrescentar que o comando geral da operação não está restrito ao nosso país. .

  23. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

    O Brasil está desinteressante para qualquer empresário. Muito menos para o estrangeiro. Não há demanda agregada. Muita oferta sem demanda agregada. Se o tchutchuca não consertar o juro e o câmbio para patamares tecnicamente corretos (2% e R$9), o desemprego continua e a economia vai se informalizando. SuperInepto na Economia não é boa ideia, não é área para sacerdotes amadores, precisa ter interesse na Verdade. Adão e Eva não resolve.

    Responda
    1. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

      Pouco espaço. Veja blog. Câmbio fixo em R$9, câmbio livre é o atual sobrevalorizado pela doença holandesa das commodities agrícolas e minerais exacerbada pela Lei do Inepto Kandir. Captação internacional, juro real para Brasil no curto prazo é de 1%. Troca a dívida. DA = Consumo interno + consumo ext + investimentos. Câmbio substitui importações no CI e aumenta exportações no CE.

    2. Anderson Souza

      Voc^ não é compreensível. Essa quotação você imagina por decreto ou pelo dólar livre ? Quem vai emprestar ao governo falido esse dinheiro nesse juro ? Qual a relação dessa demanda agregada com o cambio ?

  24. Wilson de Souza

    Está muito fácil para Doria se tornar o próximo presidente. É só fazer e dizer o contrário do que faz e diz o Bolso. Bolso defende a comemoração da ditadura, Doria condena. Bolso abre escritório em Israel, Doria em Xangai. Menino esperto!

    Responda
  25. Sergio Siqueira

    Sobre Empresas fugirem do Brasil , estão certas. Estou ha seis meses fechando uma pequena Empresa sem qualquer dívida trabalhista ou fiscal. Um mundo de papéis à Receita Federal e Estadual . Até a Prefeitura entrou na fuzarca com toda sua eficiência. Isto para fechar. Alguém se aventura abrir uma barraca nestas terras?

    Responda
  26. Ivan D F Ferreira

    O “problema sistêmico” do MEC daria uma ótima questão do Enem

    Responda