Hélio Schwartsman > O incrível homem que derreteu Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    “...há um descasamento entre as idéias defendidas pelo presidente e as preferências do eleitorado...” Queria esperar o que? Portugal terceirizou a colonização do Brasil com o patrimonialismo das capitanias hereditárias. Completou com uma monarquia tupiniquim. Livrarias fechando! Cultura é a ultima coisa que fica quando começamos a esquecer. Só 5 presidentes eleitos completaram o mandato em 90 anos. E La Nave Va.

    Responda
    1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      De 1988 até hoje somente dois presidentes eleitos terminara seus dois mandatos.

  2. Mariana da Costa Conde

    Edson Gama : é facil explicar houve uma enorme volatilidade na decisao do eleitor No Rio , por exemplo, o Witzel saiu de proximo de zero para a vitoria em exatos dois dias E segundo consta Bolsonaro recorreu ao sistema de disparo de fake news enquanto o PT ainda hesitava na escolha de Haddad - em curto espaço de tempo este amealhou muito mais votos que bolsonaro Mas voce nem percebeu procurando comunistas nas pesquisas

    Responda
  3. edson gama

    Espetacular, o melhor desempenho é o de Dilma, A Dama de Pasadena. Pseudo pesquisa! Não precisa falar mais NADA! Ele, O Nosso Presidente, nas prévias eleitorais, não tinha a menor chance. Estes institutos deveriam se explicar!

    Responda
  4. Dimas Mendonça

    Letal!!! Sempre foi. #foraBolsonaroDesdeSempre

    Responda
  5. José Ricardo Braga

    Se compararmos com o Temer (e até com a Dilma) não seria surpreendente essa desinflação dos números de Bolsonaro em tão pouco tempo. Esperava isto. Talvez a diferença seja que não houve um 'fato marcante', como houve(ram) com o Temer, nem tempo para o desgaste como a Dilma. Assim como encheu, esvaziou (já esvaziava na eleição com os nulos). Acho que Bolsonaro vai voltar pros 15% dele, mas daí não baixa a não ser que haja um 'fato marcante'... ;)

    Responda
  6. luiz augusto pessoa nogueira

    O que mais me impressiona nos bolsominions, bolsonetes e que tais, não é nem a fé cega no presidente, mas a necessidade de assinar a folha de SP, de longe o jornal mais completo e isento do país, para fazer comentários contra o que dizem os cronistas/articulistas em seus textos na defesa, no mais das vezes, infantil e desarrazoada do governo. Pq não se calam? Pq não deixem de dar ibope para a FSP? Enfim, “são uns neuróticos”, como diria Obelix!

    Responda
  7. Hildebrando Teixeira

    Da última vez que o DataFoice quis derreter o Bolsonaro antes das eleições, o negócio não deu nada certo para a turma achava que podia enganar o País inteiro. Força Foice, bastante fake news e de vez em quando uma passeatazinha do #Elenão pra puxar a popularidade do Bolso, kkkkkk! Bolsonaro 2018, com essa imprensa, tá no papo!

    Responda
  8. Hildebrando Teixeira

    ... "Lula p/ Oscar de + honesto do mundo!", "Bolsonaro hnazista, vai fuzilar gays, nehgros, índios, mulheres e homens que não cantem o hino nacional!", "Socorro! O que vai ser de mim s/ minha a boquinha?

    Responda
  9. Hildebrando Teixeira

    Bolsomito 2022! Tá no papo! Pra desespero dos doutrinadores da Foice e pico histérico dos ihd.iot.as úteis. Mas, se quiserem acreditar que o Bolsonaro derreteu, que acreditem! Alivia a ansiedade e previne surtos ideológico-psicóticos de maior gravidade tipo sair por aí gritando "Lula eu te amo"...

    Responda
  10. Rogério de Mendonça Lima

    Nada desmilinguio, cara pálida. Os 30% de ru im e pés simo, serão os mesmos durante os próximos oito anos. Anote aí, na agenda, para um artigo a ser escrito, sobre o tema, no final dos dois mand atos do g rupo que aí está gover nando. Achas impo ssível?

    Responda
  11. Joaquim Salomão

    Bolsonaretes de plantão. Só vocês ainda acreditam no pateta do planalto. Não conseguem enxergar que o país estão indo para o buraco.

    Responda
  12. Henrique Oliveira

    Não votei em Collor e nem em Lulla, Dilma/Temer e Bozo e já posso, com certa exatidão, prever no que pode dar toda essa imbecilidade de mais um desgoverno!

    Responda
  13. Hevelin Quintão

    Que delícia assistir de camarote esse derretimento. É muito lindo o fim das coisas que não têm valor. Tudo sempre se enquadra em seu devido lugar, os livros na estante, o cérebro na cabeça e o li.xo no li.xo. É assim mesmo, cedo ou tarde, correndo de um lado ou de outro, as coisas ruins se amoldam ao seu devido lugar.

    Responda
  14. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Vamos refletir. Resultado das eleições (segundo turno) para presidente 2018. Somando os votos nulos e brancos com as abstenções, houve um contingente de 42,1 milhões de eleitores que não escolheram nenhum candidato, cerca de um terço do total. O candidato eleito Jair Bolsonaro recebeu 57,7 milhões de votos enquanto o candidato derrotado Fernando Haddad teve 47 milhões de votos. Haddad + eleitores que nada escolheram 89.1. Dados do TSE.

    Responda
  15. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Vamos refletir. Resultado das eleições (segundo turno) para presidente 2018. Somando os votos nulos e brancos com as abstenções, houve um contingente de 42,1 milhões de eleitores que não escolheram nenhum candidato, cerca de um terço do total. O candidato eleito Jair Bolsonaro recebeu 57,7 milhões de votos enquanto o candidato derrotado Fernando Haddad teve 47 milhões de votos. Haddad + eleitores que nada escolheram 89.1. Dados do TSE.

    Responda
  16. NELSON PRADO ROCCHI

    Hélio, você não acredita em Deus, não acredita no saci pererê, no lobishomem, na Mulher sapiens e acredita na DataFolha?

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      Kkkkkkk! Tem que ter muita fé pra acreditar no Dataengana

    2. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      E no TSE ?

  17. ricardo fernandes

    é bom já ir se acostumando.

    Responda
  18. Dimas Floriani

    O articulista diz: "Collor confiscara a poupança", referindo-se à queda brusca de sua popularidade, menor da que este que está aí. Já por sua vez, este que está por aí, confiscou a inteligência de boa parte do povo brasileiro.

    Responda
  19. Wilmar Brito

    Mas registrado na história : * o incrível omi que derrotou o gigante.br em 14 anos ! ** O incrível omi gerou 20 milhões desempregados = BR@dão demais@dão! Violência Total !

    Responda
  20. ELIAS MARINHO

    A prova de que este governo está preocupado com a perda de popularidade apontada pelo Datafolha são as recentes medidas populares tomadas: fim do horário de verão e proposta de aumento do nº de pontos que ocasiona a perda da CNH.

    Responda
  21. luiz ricardo marcondes de castro lobo

    O delegado que descobriu o elo entre milicianos e a família Bozo no assassinato de Marielle foi afastado do caso . Só isto explica o caos que vem por aí .

    Responda
    1. Geraldo da Silva

      O fiscal do Ibama que multou o Bozo por estar pescando em área proibida foi demitido e a multa foi anulada.

  22. Paulo César de Oliveira

    Apesar dos ruidos e do baixo QI, estamos no caminho certo. Tudo depende do congresso apoiar as reformas. Naquilo que realmente importa, que eh a economia, a equipe eh de primeira qualidade.O governo só vai fracassar se a falta de competência na articulação política impedir a aprovação das reformas. E aí a culpa será mais do parlamento do que de Bolsonaro.

    Responda
  23. Wagner Castro

    Bolsonaro passará 4 anos, ou menos, numa combinação nefasta de religiosidade fundamentalista, de patriotismo caricato e de capitalismo primitivo. É incapaz de aumentar o trabalho formal com políticas públicas. Prega mais informalidade. É incapaz de diminuir a violência com políticas públicas. Prega mais mortalidade. É incapaz de ações de interesse geral. Prega uma tosca e oportunista moralidade. Os "freios e contrapesos" não são suficientes para conter seus arroubos, somente uma camisa de força.

    Responda
  24. André Rodrigues

    Despreparado, sem noção, vaidoso, e com o poder nas mãos. Creio que quando assinou a posse, pensou: e agora, o que eu faço com isso? As consequências estão aí... acusa ideologias e radicalismos, mas não faz nada diferente.. só muda a direção. O problema é que a brincadeira, a festinha, a arrogância e incompetência já trazem consequências sérias pro país. O cenário é muito pior do que estão mostrando.

    Responda
  25. cleomar josé cordeiro

    O Bozo está colhendo os frutos do ódio que semeia. E isso não é frase de efeito.

    Responda
    1. Jorge Mizumo

      Vou mais longe. Toda essa carga negativa que estamos vivendo (Brumadinho, Meninos do Flamengo, Suzano) é fruto de todo ódio que está hoje no seio da Sociedade. O pior de tudo é que temos na Presidência um disseminador de ódio e grosserias.

  26. Maria Fernanda Monzo Luporini

    Estranho foi a popularidade do presidente ainda não ter derretido a zero. E sua responsabilidade nisso desde 2104, senhor Hélio, onde está?

    Responda
  27. Elisabeth Beraldo Faria

    Tremer e o conge começaram... 80 tiros pra festejar a incrivel performance desse que não articula 5 palavras!

    Responda
  28. Tersio Gorrasi

    Surpreende também o pessimismo dos profetas do apocalipse de plantão. "Oh, vida, ó azar, isto não vai dar certo" (lembram do dos desenhos da hiena Hardy?)

    Responda
  29. JOAO FORTUNATO

    Incrível também a quantidade de bolsominions que assinam este jornal.

    Responda
    1. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      Queria o quê? Um jornal só para vc? Já ouviu falar da diversidade de opiniões? .../Claudia F.

  30. Ary Fernandes

    Os contras acordaram afiados!!!! Adoraram a materia do nada imparcial HS

    Responda
  31. MARCIO OLIVEIRA

    Eu nao sei como, mas este governo precisa começar a entregar resultados, da forma com está, estamos todos fadados ao fracasso, mais uma vez.

    Responda
  32. Mauro Machado Gonzaga

    De uma coisa tenho certeza, de esquerda Helio não é!

    Responda
  33. Ary Fernandes

    Os contras acordaram afiados!!!! Adoraram a mayeria do nada parcial HS

    Responda
  34. Ary Fernandes

    Os contras acordaram afiados!!!! Adoraram a mayeria do nada parcial HS

    Responda
  35. Lilia Adão

    Não sou Bolsonarista, mas torço para seu sucesso em prol do Brasil. Mas o único fator que contribui para tão alta rejeição é o acesso à informação tão exacerbado hoje que na época, dos outros presidentes, não havia...

    Responda
  36. Ary Fernandes

    Mais que hipocrisia do sr HS. A fsp bate todo santo dia no presidente e óbvio que alguns sugestionaveis acreditam em crise governo e que está td errado. Mas força presidente. Tá no rumo certo. O resto já sabemos!!!

    Responda
    1. Ary Fernandes

      Que bom podermos concordar. As vezes recuar é na prática avançar. Negócio é ter um pouco de boa vontade pelo bem do Brasil! Forte abraço!

    2. Ary Fernandes

      Que bom podermos concordar. As vezes recuar é na prática avançar. Negócio é ter um pouco de boa vontade pelo bem do Brasil! Forte abraço!

    3. Eduardo Rocha

      Bate porque merece. Os únicos acertos do governo ocorreram quando recuou.

    4. Mauro Machado Gonzaga

      Rumo certo!? então a intenção é o suicídio!?

  37. Devanir A Merengué

    Surpreende?!? Crônica desde sempre anunciada...

    Responda
  38. Erica Luciana de Souza Silva

    Lembro-me, quando minha filha era criança, que nos preocupávamos em ensiná-la que o mundo não é formado de apenas dois lados e q esse negócio de colocar o bem de um lado e o mal do outro, como nos contos de fadas, não dá certo. Pelo visto, faltou este ensinamento ao Bolsonaro e ao seu guru. Dois desequilibrados no comando. Se não forem freados, não sei o q será do país.

    Responda
  39. Alberto Melis Bianconi

    Esse colunista surpreende-se muito facilmente, não é mesmo? Façamos uma comparação e uma correção, Collor foi eleito com o objetivo imediato de combater a inflação e o confisco pareceu surtir efeito por algum tempo, enquanto Bolsonaro foi eleito não porque o eleitor julgasse haver corrupção (a correção), mas porque foi convencido disso por uma campanha brutal levada por meio de instituições estatais e para estatais (judiciário e imprensa merecem menção especial).

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Na verdade duas campanhas, articuladas no STF. O golpe de 2016 e a perseguição jurídica a Lula. E venhamos e convenhamos não foi um enredo original, vem sendo repetido pela mesma zelite inepta pelo menos desde Getúlio Vargas. Apenas para ilustrar, quanto foi que Collor roubou mesmo? Uma Elba? Um treliche no Guarujá? Mas nossa zelite noticiosa sempre tira o seu da reta com uma rapidez, essa sim, surpreendente.

  40. osmar Carneiro

    Não tenho parte nisso...

    Responda
  41. Wilson Souza

    O povo votou com o fígado.

    Responda
  42. Amarildo Alves

    Desde a posse do Bolsonaro esse jornal vem colocando diariamente só negatividade em todas as questões nacionais; é interessante notar que há um excesso de zelo deste jornal ao nome Bolsonaro. Faremos assim após os 4 anos de mandato: Tragam o lula de volta porque é o bom para a mídia.

    Responda
  43. Antônio Carlos de Paula

    Hélio,o povo percebeu rápido que caiu numa enrrascada! O Bolsonaro com quase trinta anos como político profissional, nunca produziu nada que prestasse, está aí o resultado.

    Responda
    1. LUIS CARLOS PASCHOARELLI

      28 anos, 3 projetos aprovados. Nem dá para argumentar que não sabia. Bozo é inapto para o cargo, mas quem o defende continua seguindo o mesmo berrante.

    2. MARIA REGINA CALDEIRA PIMENTA

      Os arautos do apocalipse deveriam,pelo menos, escrever num portuguès correto ...

    3. Amarildo Alves

      O povo que trabalha sim, percebeu que o colunista é pobre em palavras; a mídia em geral está derretendo porque não tem o dinheiro público para sobreviver a verdade.

  44. Mauro Machado Gonzaga

    Quando lembro que 58 milhões de brasileiros, acreditaram que isso que esta ai poderia se tornar um governo, eu fico triste de ver o quanto ainda temos mbecis. O cara não sabe conversar, não tem dialogo, não sabe contratar e aí vem aquela pergunta que não para de martelar, como ele conseguiu? Não tem quem consiga explicar, é algo tão complexo!

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Casca grossa para mim é sinônimo de bes.ta. É aquele que não entende e não quer entender. Não aprende por não ser capaz. Não cresce porque a casca não permite. A bes.ta na presidência é tão ruim quanto foi a bes.ta deputado e a bes.ta milico. Casca grossa e sem miolo

    2. Amarildo Alves

      Você esqueceu que o Bolsonaro não é corrupto, que ele não sabe roubar; que é a favor de quem trabalha; que não está nem aí para a mídia e para quem fica de mimimi.

    3. Ary Fernandes

      Acostumados a fala mansa do FHC e do ex P...preso. ai chega um cara "casca grossa" pra resolver ai ficam...ai, ui, fascista, sexista, taxista, etc. Ridiculos como sempre!! Temos immmmbecissss sim....pode ter certeza!

    4. Ary Fernandes

      Acostumados a fala mansa do FHC e do ex P...preso. ai chega um cara "casca grossa" pra resolver ai ficam...ai, ui, fascista, sexista, taxista, etc. Ridiculos como sempre!! Temos immmmbecissss sim....pode ter certeza!

    5. Ary Fernandes

      Acostumados a fala mansa do FHC e do ex P...preso. ai chega um cara "casca grossa" pra resolver ai ficam...ai, ui, fascista, sexista, taxista, etc. Ridiculos como sempre!!

  45. PAULO C PETRASKI

    O grande objetivo de Bolsonaro não é governar para todos. Sua tara é alimentar sua fantasia de que a maldade do mundo tem lado: o esquerdo. Até agora o que se viu foram um show de atos de insanidade. Pra citar um: deixou mais de 3000 Ubs sem médico ao encerrar o contrato dos Cubanos. As caneladas nos EUA e em Israel já trouxeram consequências econômicas negativas que ainda podem aumentar. Sua única unanimidade até agora: reconhecer sua incompetência.

    Responda
  46. Diego Aguiar

    O governo Bolsonaro tem tanta enrolação que o Geraldo Luís da record disse: "isso aí ta muito enrolado, meu... o povo quer ver as coisas acontecerem" kkkk

    Responda
  47. Adonay Evans

    Por incrível que pareça, Bolsonaro não passa um dia sem perseguir de forma incansável seu compromisso com o fracasso. Eleito pela Lavajato, pelo antipetismo e pelo ódio à Velha Política, não poderia dar outra coisa. Vem ai a prometida desregulamentação por mps e caneladas. É o tudo ou nada.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.