Marcelo Viana > O que o xadrez nos diz sobre o futuro da humanidade? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Professor, muito bom! Obrigado.
Como tudo que a humanidade inventa, tem seu lado bom e ruim. A decisão final é sempre nossa. E para melhorar a boa escolha em benefÃcio da coletividade, o que vai pesar mais será a educação, não é turma do MEC?
Como sempre estou aplaudindo Marcelo Viana, uma das pouquÃssimas pessoas com as quais eu uso minha retina. Às vezes eu imagino que nós, seres humanos, talvez sejamos inteligências artificiais (gerados a partir de moléculas biológicas) criadas por outros seres, e que evoluÃmos até onde estamos. Talvez tenhamos uma saudade de quem nos criou, a quem chamamos de Deus. E, em sendo assim, prosseguiremos o processo criativo. O que acha, Marcelo?
Não é difÃcil entender como é possÃvel um computador calcular digamos todas as possibilidades 4 lances à frente sem erros. Se bem que isso corresponda a quase 1 trilhão de possibilidades. O que não sei é como o programador faz para comparar as posições de chegada e avaliar quais são as melhores. Talvez a principal vantagem seja eliminar as obviamente piores, em que se perde material.
A inteligência artificial vai sobremaneira impactar a humanidade, de forma boa e má.
Linda reportagem... Estava ressentido por deixar de ver aqui artigos alusivos ao mundo do Xadrez. Esse esporte milenar sempre teve forte relação com a vida e a natureza humana, e volta e meia é usado como metáfora na vida pública, em referência ao seu tabuleiro, ondd as "articulações" de igial teor se desenvolvem. Quem nunca usou a expressão: cheque mate? Viva o Xadrez, viva a vida, antes que ela nos brinde com o seu famoso epitáfio!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcelo Viana > O que o xadrez nos diz sobre o futuro da humanidade? Voltar
Comente este texto