Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RODRIGO ALVES LACERDA

    Rapaz, coitado Bolsonaro. A sorte dele é que não entenderá patavinas deste artigo.

    Responda
  2. celso bittencourt

    Jô Soares, Influenciador analógico! Parabéns, só rindo mesmo de tanta Obtusidade! Rararaaaaáááá!

    Responda
  3. Alano Xavier de Souza Filho

    Pura promoção pessoal! Pagando de CDF. É inteligente? É! Mas um Intelectual arrogante que é convicto de sua superioridade e totalmente desconectado de soluções práticas aos nossos problemas! Está tão evoluído que não consegue impactar em nada os mortais que aqui vivem!

    Responda
    1. RODRIGO ALVES LACERDA

      Mas ele é intelectualmente superior mesmo. neste caso não é arrogância mas sim auto conhecimento.

    2. Aline Pereira

      quem tá ajudando com "soluções práticas" é o presidente tuiteiro, claro! kkkkkkkkkkkk

  4. LUIS CARLOS DE OLIVEIRA

    Querido Jô, sei que o dileto anda sem espaço depois do chute dos Marinho, mas fique tranquilo, hoje você fez a alegria do grupo de sempre e principalmente dos Frias, que já estão arregando pela perda interminável de publicidades. Penso que você seria um "ótimo colunista" da foice... Bom espetáculo, sem patrocínio espero...

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Jô não precisa mais de nada nem ninguém! Deve ser muito bom ser tão culto e poder falar o que quiser! Se não gostou, tire as calças e pode em cima!

    2. marcio mira

      kkk E ele precisa?

  5. Marcos Netto

    É um petista, Dilmista, alguém já esqueceu a "entrevista" beija mãos com a Dilma?

    Responda
    1. Dirceu Hernandes

      Lembro dessa entrevista. O puxa saco levantava a bola de todo jeito e a incompetente perdia o chute. Aquela entrevista ficou para a história.

    2. Dirceu Hernandes

      Lembro dessa entrevista. O puxa saco levantava a bola de todo jeito e a incompetente perdia o chute. Aquela entrevista ficou para a história.

    3. Joaquim Salomão

      Mimimi, pete, cuba, mimi, venezuela, mimimi. Afff...esses bolsonaretes são muito chatos.

    4. Rodrigo Costa

      Ele só usou a lógica, nada mais do que isso! Mas temos a doença da dislexia no Brasil que não lê algo e não entende, ai fica esbravejando e só entende por figurinhas do whatsapp ou Facebook, Te recomendo descobrir um mundo novo da leitura e uso da lógica. Começa lendo livros.

  6. Pedro Ferrel

    O mundo não está dado. É sempre bom cultivar uma atitude de estranhamento a tudo aquilo que nos entregam como óbvio e consumado. Devemos questionar todas as matérias que este jornal veicula pois nenhuma notícia, coluna, pesquisa ou bobo da corte é neutro, há sempre interesses em jogo. Para resistir a essa artilharia pesada, mantenha a guarda alta e construa uma casamata de bons livros. Nesta guerra, não há tréguas.

    Responda
    1. Jarbas Vasconcelos

      Prezado Pedro, muito bem. Se todos, sem exceção, se nutrissem com bons livros e utilizassem da sua própria razão, parafraseando Kant, faríamos um bom debate de ideias; em todos os campos possíveis, sem exceção. Mas, contudo, se isto fosse real, certamente, não elegeríamos Bolsonaro como presidente.

  7. Leonardo Azevedo

    Grande Jô! Só a ironia e a zueira para nos ajudar. Tentar um debate racional se tornou impossível no Brasil de hoje.

    Responda
  8. Leonardo Azevedo

    Grande Jô! Só a ironia e a zueira para nos ajudar. Tentar um debate racional se tornou impossível no Brasil de hoje.

    Responda
  9. Olivo G Neto

    É chocante a chamada grande imprensa colocar -se como quem pode verificar se uma notícia é ou não Fake News sendo ela a principal disseminadora de notícias distorcidas, falsas e tendenciosas!!!!

    Responda
  10. Edgar Candido Ferreira Candido

    Como sempre sensacional, Jô soares dá de forma bem humorada uma lição em Bolsonaro. Nossos humoristas jovens deveriam ser inspirar no Jô, Chico Anisio, no tom Cavalcanti e tantos outros do passado, que faziam humor, sem serem agressivos.

    Responda
    1. Amarildo Alves

      Lição? piadas não tiram o Brasil do estado caótico das últimas duas décadas.

  11. luiz rancan

    O Jô já é conhecido de longa data pela sua imensa cultura, o que o presidente carece bastante. Os seus pronunciamentos deveriam ser revistos por algum auxiliar, para evitar o rediculo a que se expõe.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Faz isso não, deixe ele falar a vontade pra gente continuar rindo muuuiiito!

  12. JOSÃ PEDRO MACHADO ELIAS

    Bravo Jô! Tente explicar também, talvez fazer um desenho seja melhor, que a esquerda e a direita não são ruins, apenas visões de sociedade diferentes, com princípios diferentes, em que um privilegia questões macro sociais e o outro questões liberais ou macro econômicas. Ruim mesmo são os excessos e a vontade de riscar a outra corrente ideológica do mapa.

    Responda
  13. Marcelo Silva

    Grande Jô! O Bozo não vai intende nada disso aí talquey! Mas acho que a intenção foi essa mesmo! Acho que não vai dar nem para o Mourão nem ninguém deste governo explicar isso pra ele!

    Responda
  14. Júlio César

    Kkkkkkkkkkkk!Bolsonaro repetiu a Dilma! Medo dos caminhões acabarem com o seu já natimorto desgoverno! INTERVIU NA POLÍTICA DE PREÇOS DA PETROBRÁS! As ações despencaram! Um simplório despreparado! Vcs elegeram um imcopetente deputado do baixo clero.Lamentável...

    Responda
  15. Ricardo Loes

    Os bolsonaristas nunca mais vão usar camisa social

    Responda
  16. hylton neves

    Depois que foi chutado da Globo o Jô quer audiência tentando ser mais um a bater no Bolsonaro! Tudo p poder fazer propaganda da sua peça no teatro! Triste isso, mas compreensível! Afinal deixou de estar nos holofotes e a vaidade sofre com isso!

    Responda
    1. marcio mira

      kkk E ele precisa? O cara está milionário. É estalar o dedo e um monte de emissora contrata. Mas vai, vai assistir o Gentili.

    2. antonio fernando

      Colega. Você não entende nada de nada. Só sabe o que é um O porque tem um pires em baixo de sua xícara. Valeu. Fica calado .

    3. Marcelo Silva

      Relaxa, cara! Esse governo já virou piada em todo lugar! Já que todo mundo sifú, por culpa de vocês, agora vamos todos rir muito! É o único remédio!

    4. benjamim picado

      ah, a invídia!!!

  17. roque alves

    Com certeza o ministro Beato Salu ,das tais Relações Exteriores ,irá deslindar a carta para nosso amado BOZO. Viva BOZO.

    Responda
  18. Fabiano Godinho Faria

    Que pena que! os eleitores de Bolsonaro, a exemplo de seu "mito" também não vão entender a carta do Jô!

    Responda
  19. João Hilgert Martins

    Meu caro Jô, o Bozo não entendeu uma palavra sequer do que você falou. Precisaria de muitos e muitos anos de escola para isto. Ele diria, não entendi nada talquei?

    Responda
    1. antonio fernando

      Mas escola com partido. rsrsrsrsrsr

    2. antonio fernando

      Mas escola com partido. rsrsrsrsrsr

  20. benjamim picado

    sugestão de próxima missiva joálica: dirigida a sérgio moro, com ênfase em questões de prosódia. não me custa nada sonhar.

    Responda
  21. Isidro Oliveira

    Bolsonaro não entendeu nem a metade, mas vai entender isso que vou dizer a seguir: Jô: Matou a pau, juvenal!

    Responda
  22. neli faria

    Jô Soares: escreve tão bem. Deveria ter uma coluna qui na Folha. Não gostei dele quando, em 2004, chamou meu secretário para ser entrevistado no Programa e foi grosso com ele. Tomei uma antipatia! Mas, nem por isso deixei de ler suas obras literárias. Aqui e agora: uma perfeição ímpar. Parabéns .

    Responda
  23. ROGERIO LUIZ FERNANDES SOARES

    Jô, ótimo texto! pena que ele não vai entender nada!!

    Responda
  24. WILSON FILHO

    Nos anos 80 houve eleições no Pará para governador e um dos candidatos que se apresentou foi o Sr. Hélio Dourado, candidato socialista, digamos de esquerda, é foi um fenômeno com suas ideias. Imediatamente o Sr. Jô Soares o convidou para participar de uma entrevista em seu programa. O que aconteceu? O Dr. Hélio colocou o Sr. Jô na parede e junto a rede Globo, porque eram ou são de direita. Por que agora o Sr. Jô mudou de direção? Por que será?

    Responda
    1. Karina Santiago

      Caro Wilson, releia de novo o texto e tente compreendê-lo pelo amor de Deus. O Jô não se colocou no texto, nem como de direita, nem como de esquerda e de de centro. Acho que isso responde ao seu questionamento. Ele deu apenas uma lição histórica de que o nazismo nunca foi de esquerda. Leia mais umas 5 vezes que você entende.

  25. Luisa Rauter Pereira

    Maravilhoso Jô. Quem sabe o povo acorda para os imbecis que puseram no poder?

    Responda
  26. luiz felipe lopes de britto

    Ahahahahahahahahah!

    Responda
  27. Renato Cruz

    Maravilhoso seu texto, Jô! Mais cartas abertas, por favor!

    Responda
  28. cesar avila

    Stalin e os Gulags foram o Psol da época . Já o PT tem uma capacidade genocida bem superior e com certeza foi o Hitler na cartinha do Jô.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Kkkkkkkk! O Brasil se cobrir vira circo se fechar vira hospício!

    2. benjamim picado

      "distingue semper", já diziam os antigos.

  29. Alexandra Botelho

    Que bom ter algo para rir. Obrigada, Jô.

    Responda
  30. JOSE PAULO TEIXEIRA

    Jô é um polimata. Excelente texto.

    Responda
  31. Mauro Machado Gonzaga

    Longe de querer explicar esquerda ou direita, socialismo e capitalismo, comunismo e democracia, de uma coisa eu sei o Jô é um gênio (com G), ele bate sem bater.

    Responda
  32. Fernão Dias da Silva Leme

    Desnecessária a exibição de sapiência de Jô Soares ao confrontar seu saber com o de Jair Bolsonaro. Jô é um intelectual conceituado, muito acima da média, e não precisa pelejar culturalmente contra ninguém. Muito menos com o presidente. É dar pérolas aos porcos !!

    Responda
    1. benjamim picado

      discordo respeitosamente, caro fernão. sabedoria e beleza, como tudo o que excita a aisthésis, não fazem o menor sentido guardadas na alma de quem as possui - mesmo quando não apreciadas por alguns poucos. a propósito, ainda que a carta seja endereçada ao capitão reformado, seus verdadeiros destinatários são aqueles que a reconhecem em seu valor de erudição e estilo, como vc. e eu e tantos outros dos que aqui comentam (a maior parte, diga-se).

  33. Reinaldo Teofilo

    O viés ideológico do governo e todos os seus apoiadores exclui tudo à esquerda além da cultura em todas as suas manifestações. Exclui principalmente o raciocínio lógico. Este texto mostra isso com o excelente bom humor de Jô Soares.

    Responda
  34. Adriano Souza

    Ideologias à parte, Bolsominions: Confessem que riram!!

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Te positivei mas o Walter Benjamin aí em baixo foi mais aí ponto!

    2. benjamim picado

      rir pede entendimento. e vc. pede (ou espera) demais dos bolsinhos.

  35. Celso Francisco Ferro

    Nada como a fina ironia pra desanuviar um ambiente carregado ressentimentos. Tá certo Jô, tem mais é que aloprar esse A PE DEU TA ridículo!

    Responda
  36. MIGUEL SANSON

    Contra Bolsonaro folha publica qualquer coisa, até isto...

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Também acho uma injustiça, pois o mito não dá nenhum motivo para falarem dele mas tem gente que insiste!

    2. MARIA REGINA CALDEIRA PIMENTA

      Tentei escrever minha crítica ao Ilustríssimo Sr Jô Soares por sua missiva ao Excelentíssimo Senhor Presidente e os erros contidos na cartinha, mas não foi publicado...

    3. benjamim picado

      talvez involutariamente, miguel prolonga em mim o riso que a coluna já despertara. mesmo assim, e por isso mesmo, sou-lhe imensamente grato.

    4. MARIA REGINA CALDEIRA PIMENTA

      Caro Jô: Sempre o admirei,mas, com todo o respeito, achei tão sem graça...A vontade de ridicularizar o Presidente é tão grande que ,no meu entender,quem saiu pequeno é você.Todos sabemos da sua erudição e inteligência...Não precisa mostrar saber.... Piadinhas conhecidas... Essa do Picasso é mais velha que andar pra frente!....Há erros na abordagem e ,principalmente, no modo de se dirigir ao Excelentíssimo Senhor Presidente...Ilustríssimo é o senhor...

    5. Reinaldo Teofilo

      A influência digital é perigosa, pois faz a lavagem cerebral muito rapidamente.

  37. CMK CRQ

    O principal, a meu ver, o missivista não abordou nessa insignificante discussão sobre esquerda e direita. Quem matou mais: os malvadões que representariam o lado mais negro (ou seria afrodescendente?) da extrema direita ou os bonzinhos que venderam e vendem até hj a ideia de que só o socialismo, enfiado goela abaixo por um Estado autoritário, pode levar o ser humano para um estado de nirvana permanente?

    Responda
    1. CMK CRQ

      Pare de se picar, Benjamin.

    2. benjamim picado

      se, mal parafraseando agostinho, "qui bene rideat bis orat", acho que carlos perdeu a chance de rezar com gozo. sem contar que comenta o texto errado.

  38. João Leite Leite

    O itlerismo nasceu de um movimento trabalhista. Depois ele seguiu outros rumos. Assim como o comunismo nasceu de um movimento trabalhista e camponês que lutavam por uma democracia no estilo da americana. Assim como o petismo nasceu de um movimento formado por oposição sindical que lutava contra o assistencialismo, distribuição de abonos e outro cala aboca. Um tal de Lula se infiltrou no grupo e acabou com o sonho dos trabalhadores de viver bem com o seu salario minimo.

    Responda
    1. benjamim picado

      tá na sala errada, leite. aqui é humor, e não história lisérgica.

  39. Eduardo Gusmão

    Maravilha de texto. Bolsonaro é presidente, mas não é líder, nem muito menos lido. Época sombria a nossa.

    Responda
  40. André Neres Ferreira

    Isso são pérolas aos porcos "ipsos facto", uma pessoa com a rigidez mental do Bolsonaro jamais perceberia a ironia, ele entende literalmente as coisas, não se pode exigir muito dele...

    Responda
  41. Eduardo Gusmão

    Maravilha de texto. Bolsonaro é presidente, mas não é líder, nem muito menos lido. Época sombria a nossa.

    Responda
    1. João Augusto Jesus

      Essa época começou em 2003.

  42. Marcello Wohnrath

    Jô, como te admiro. Você é daqueles que já não cabem definição: humorista, escritor, pensador, ator, roteirista... Sempre colocando opiniões inteligentes, embaraçando os incultos. Obrigado.

    Responda
  43. Luiz Cláudio Lopes Rodrigues

    Jô Soares é um presente. Que falta sinto todas as noites. Folha, convide-o para ser colunista do jornal... Inteligência com irreverência é para poucos. Jô na Folha já!

    Responda
  44. luis telles

    Com certeza, nem essa vantagem ele tem em relação os anteriores, haja visto que é cor rupto tal qual. Pare de ficar olhando para o retrovisor, acho que já deu ne amigo, a campanha acabou faz tempo, e o atual governo completou 100 dias sem nenhuma proposta para setores fundamentais como educação e saude

    Responda
  45. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Este artigo me lembra o primeiro marido de Dona Flor : era um pharmacêutico, mas com uma verborréia tão delicada e culta...

    Responda
  46. Cloves Oliveira

    O cômico era o Golias, o Jô era engraçado mais pelo excesso de lipídios. Numa terra de cego, o Jô é considerado intelectual, apesar do Inglês salpicado, como dizem os Mexicanos. Nada contra as críticas ao Presidente, mas com qual finalidade? Todos sabem que o JMB não é uma pérola da intelectualidade, mas é um digno representante do nosso sistema educacional e social. Está Presidente e o cargo merece respeito. "Antes de julgar alguém, tenha certeza que você é perfeito" (do próprio Jô Soares).

    Responda
    1. benjamim picado

      ah, invídia...

  47. Joás Santiago Silva

    Nunca vi alguém chamar Bolsonaro de bur-ro assim de um jeito tão bem feito.

    Responda
  48. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    O Dermival Pereira de Macedo não sei se entendeu o texto do Jo, quanto ao meu comentário com certeza não entendeu mesmo! Entre no meu Lattes e veja meu c vitae. Vou fazer o mesmo em relação ao seu.

    Responda
  49. roberto oliveira melo filho

    Saberia ele o que são tropos? Há para ele alguma importância na filosofia? Inútil pensar, analisar, expressar para quem não ouve, considera, conhece. Acho mesmo que se trata de um esforço inócuo, qualquer nível de linguagem que saia da sua (dele) estrutura estática de compreensão, interpretação, sentido. Ainda assim, as figuras de linguagem usadas, revelam a dimensão intelectual do destinatário. Mas, no mundo prático, as coisas acontecem sob outra forma, o falseamento do verbo e a força.

    Responda
  50. Ana Márcia Alves

    Bravo, Jô!

    Responda