UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Sem socorro

VER COMENTÁRIOS EM Janio de Freitas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Roberto Xavier de Castro

    Esta irresponsabilidade enorme com a saúde da população, está impune há muito tempo, acho que nenhum governo jamais levou realmente à sério, o que é de fato gravíssimo e criminoso. Todos saíram impunes. Com este governo a tendência é piorar... nós só lamentamos o estrago feito quando é dentro da nossa casa... na casa do vizinho a desgraça parece não nos afetar. Isto é ser Cristão?

    Responda
  2. cleomar josé cordeiro

    Na Alemanha Hitler enviou para a Câmara de gás aqueles que ele desprezava. Guardado as devidas proporções, o que se está fazendo com os menos favorecidos seja algo equivalente.

    Responda
  3. Barbarella Duran

    A filhinha da minha funcionária aqui em casa padece de asma desde que nasceu. A menina não conseguia respirar e frequentemente a mãe era obrigada a faltar no emprego para levar a garota ao hospital. Uns 4 anos atrás, ela recebeu a visita do médico cubano em sua CASA. Ele sugeriu várias alterações na disposição dos móveis e falou com a vizinha que permitiu a abertura de uma janelinha no banheiro, etc. Resultado é que as faltas frequentes diminuíram para 1 ou 2 vezes ao ano.

    Responda
  4. Evandro Luiz de Carvalho

    A irresponsabilidade ma-ta. A estu@pidez dos bolsonaristas está arruinando o país!

    Responda
  5. José Antônio

    Camisas Amarelas dizem que vão as igrejas, fazerem o quê?

    Responda
  6. EDMUNDO NASCIMENTO

    este pseudo programa trouxe enfermeiros cubanos a peso de ouro com o unico objetivo de financiar a ditadura cubano e o articulista sabe muito bem que nunca foi uma soluçao para o Brasil ! varios estudos indicam que nem 20% deles tinham formaçao de medico e nao passariam nem de longe nos testes do Revalida. Alem disto recebiam salarios famelicos e muitos passavam necessidade basicas e agora foram abandonados por seu governo ! finalmente agora se procura uma soluçao de mais longo prazo.

    Responda
    1. Egidio Di Beo

      Edmundo sugiro que faça uma visita a alguma cidade que era atendida pelos cubanos. Não fique sentadinho lendo o que escrevem alguns pseudo-jornalistas. Eu testemunhei o quanto eram importantes para comunidades carentes. Nossos formandos em medicina, com pouquíssimas exceções, querem ao se formar atuar nos grandes centros, para enriquecer rapidamente. Não fale do que nunca presenciou e apenas leu, seguramente por canais tendenciosos...

    2. MARCIA CRISTINA POLON

      edmundo, acho que nem voce acredita no que escreveu

    3. Barbarella Duran

      Mentiroso! Mentiroso! Mentiroso!

    4. José Antônio

      Procure um psiquiatra com urgência, seu caso é grave!

    5. Ednaldo Miranda de Freitas

      Parece então que agora temos a solução, não é mesmo? Pessoas necessitadas ao abandono de um governo irresponsável que combate (acha) o que supõe ideológico, com uma conversa fiada que provoca a saída de milhares de profissionais de um programa que estava sim, dando muito certo. Uma solução a longo prazo? Para quando? Só se for para depois de 2022.

  7. ana maria marques

    Há 4 anos fui passear na Serra da Canastra e vi um médico cubano, acompanhado de enfermeira e motorista, visitando pequenas fazendas, atendendo pessoas absolutamente carentes e sem meios de ir às cidades em busca de tratamento. Agora, sem os cubanos, essas pessoas estão entregues à sua sina de sofrer e morrer prematuramente sem atendimento. Tem de haver um novo tribunal de Nuremberg para os responsáveis por este caos.

    Responda
  8. Anderson Souza

    #Folha_Vermelha.

    Responda
    1. Zeila Rodrigues

      Ainda bem que temos a FSP. Parabéns Folha, sempre expondo a verdade!!!! Tenho enviado para amigos a informação da assinatura gratuita digital por 1 ano da FSP para professores da rede pública. Todos imensamente contente e parabenizando a Folha.

  9. ELISMAR MEIRA PEREIRA

    A regra é clara. Destruir o que começa a funcionar. Funcionava mal. Mas era um saída. Pessoas com problemas de saúde evitariam assim irem para os grandes hospitais. Agentes de saúde e o projeto de médico da família são projetos que provam que é possível melhorar a saúde. Mas insana ideologia de o Mais Médicos terem cubanos, tornou-se um motivo para retirá-los. Um país comunista negociando com um capitalista. Quer enfrentamento melhor que este? Os prejudicados não tem voz e ninguém verá?

    Responda
  10. MARIA DO ROSARIO RAMALHO

    Alguem viu nos 100 dias alguma medida que favoreça nosso povo mais sofrido? Obrigada, Janio, por escancarar a ferida desse triste país.

    Responda
  11. Blidenor Braz Baracho Baracho

    Caro Jânio de Freitas, sugiro denunciar também que parte dos profissionais que substituíram os cubanos, o fizeram apenas trocando o Saúde da Família (PSF) pelo Mais Médicos. E trocaram de programa simplesmente porque o salário pago pelo Mais Médicos é, por lei, isento de imposto de renda.

    Responda
  12. Al Ramirez

    O Brasil é uma democracia falha, Bolsonaro é seu último e mais grave erro, o processo de autocratização avança. Solução para quem quer um futuro melhor principalmente se tem filhos: deixar o Brasil, aqui a economia e a democracia não melhoram nos próximos 20 anos. Educação e saúde estão largadas. Previdencia sendo destruida. Buscar melhores horizontes é obrigatório para quem não quer continuar se afundando na mediocridade brasileira.

    Responda
  13. Jurema Nordeste

    insensibilidade, ressentimento , incompetência ... o que esperar ? tragedias, tragedias... Que Tupã nos proteja.

    Responda
  14. Odair Carlos Neves

    O colunista mente. Deturpa. Não foi Bolsonaro quem mandou os cubanos de volta. Foi Cuba quem os chamou. A desonestidade do colunista é flagrante.

    Responda
    1. João Henrique Francalino

      Quanta desonestidade intelectual!

    2. João Henrique Francalino

      Quanta desonestidade intelectual!

    3. João Henrique Francalino

      Quanta desonestidade intelectual!

    4. Geraldo da Silva

      Ah, foi Cuba quem chamou? Como vc é inteligente.

    5. MARCELLO CAMPOS

      Quem mente e deturpa é o senhor. O governo rompeu o contrato q havia com Cuba e queria q os médicos ficassem no Brasil sem remunerar o governo cubano (q investiu na formação desses médicos e q repassava a maior parte desses recursos para suas famílias em Cuba). Alguns poucos ficaram. A maioria, leal a quem lhes formou e às suas famílias, voltou para Cuba. Muitos agora, inclusive, estão em Moçambique apoiando aquele país a superar a recente tragédia. Informe-se melhor.

  15. Maria Ines Polotto

    Os perversos e cruéis logo perecerão! Desgoverno de despreparados, reacionários e inimigos do povo! vv.1

    Responda
  16. Nilton Silva

    E se os médicos recém-formados nas univerdades públicas e "gratuitas" tivessem que cumprir um período clinicando nos rincões do país? Os profissionais seriam remunerados, por óbvio, ganhariam experiência e ainda seriam convidados a conhecer a realidade brasileira em sua crueza.

    Responda
    1. moacyr da Silva

      Não adianta o se, Mílton. O mais importante é o que está acontecendo hoje, com a medida ignorante de tirar os médicos cubanos. aumento da mortalidade especialmente, nos locais onde eles atuavam > é bom lembrar ainda que Cuba tem um dos melhores sistemas de saúde e aqui a enorme insanidade do governo!!

  17. MARCELLO CAMPOS

    Jânio, vc é um bálsamo para nossas mentes tão bombardeadas com textos patrocinados e previsíveis e cheio de ironias (num momento em q ironias já não são tão bem vindas). Obrigado!

    Responda
  18. Nelson de Paula

    Por isso as ações não caem, importante está sendo governar para o mercado.

    Responda
  19. José Flávio Viana Guimarães

    Os planos dos nossos governos é entregar a gestão da saúde ao Mercado. É bem uma ideologia fascista, só que com métodos diferentes. Mas os resultados aqueles mesmos de Hiltler: a supremacia de uma raça superior, rica, inteligente. Para o resto, a inanição e a morte certa. Mas aqui para nós, esta morte certa vem aos pouquinhos, em conta gotas, espezinhada por falta de direitos constitucionais, e o pior, validada pelo voto da maioria. A democracia de lobos que se vestem de cordeiros...

    Responda
  20. Angelo Batista Goulart

    Mas o impeachment veio, para a implementação do ultra-liberalismo , Michel Temer deu inicio a agenda e sua continuação esta com o Capitão presidente Jair Bolsonaro , reforma trabalhista, reforma da previdência, corte na Farmacia popular, corte no mais médicos, precarização do trabalho , esta em marcha um projeto genocida !

    Responda
  21. Francisco de Assis Nascimento

    Quem retirou os cubanos foi o próprio governo de Cuba.

    Responda
    1. JOSÃ OLIVEIRA

      Não seja cínico, sujeito!

    2. vicente oliveira

      Não se faça de bobo,não precisa este esforço ou se esqueceu de todas as agressões que voces fizeram aos medicos cubanos ,se esqueceu do que voce, seu presidente e filhos diziam de cuba e dos medicos cubanos

    3. marilza abrahão

      O pior cego é aquele aquele que não quer ver...

  22. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Parabéns Jânio! Já era esperado que os cubanos não seriam substituídos, afinal,vieram exatamente porque os brasileiros não se interessavam por trabalho nas regiões mais distantes. O débito fica para este governo sem rumo que está semeando caos no país!

    Responda