Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marina Gutierrez

    Infelizmente, para o povo da Nicaragua que sofreu e perdeu tanta gente durante a revolução contra Somoza, Daniel Ortega e sua mulher hoje são nada mais do que ditadores.

    Responda
  2. Gildasio Fernandes Dantas

    Estes protestos são inflados pela direita e dão como aconteceu no Brasil derrubando a presidente Dilma e entrando um governo de ultra direita.

    Responda
  3. Gildasio Fernandes Dantas

    Clóvis você está querendo a volta dos Somoza.

    Responda
  4. Gildasio Fernandes Dantas

    Clóvis você gostava do Papa João Paulo II que esculachou o padre adepto da teologia da libertação.

    Responda
  5. SIDNEY DIAS

    Por favor , alguém me explique que modelo de regime se aplica a esse texto. “Nada mais longe do homem novo do que este homem velho, aferrado a um poder corrupto e repressivo, a um sistema econômico neoliberal ajudado pela Venezuela e cúmplice de grandes empresários vorazes e corruptos, que, durante a última década, ditaram as políticas econômicas e se tornaram mais ricos em um dos países mais pobres do continente.”

    Responda
  6. SIDNEY DIAS

    Essa frase achei simplesmente fantástica pela capacidade de misturar neoliberalismo com ditadura socialista ,enfim ,uma loucura sem fim do Sr. Rossi. Nada mais longe do homem novo do que este homem velho, aferrado a um poder corrupto e repressivo, a um sistema econômico neoliberal ajudado pela Venezuela e cúmplice de grandes empresários vorazes e corruptos, que, durante a última década, ditaram as políticas econômicas e se tornaram mais ricos em um dos países mais pobres do continente.”

    Responda
  7. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Esse papa é tendencioso. Nunca o vi criticando nenhuma ditadura ou governo esquerdista: Cuba, os Kitchner na Argentina, Chaves/maduro, etc.

    Responda
    1. Gildasio Fernandes Dantas

      Onde se viu ditadura do Kirchner, bolsominions?

  8. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Esse papa é tendencioso. Nunca o vi criticando nenhuma ditadura ou governo esquerdista: Cuba, os Kitchner na Argentina, Chaves/maduro, etc.

    Responda
  9. ricardo fernandes

    esperar o que dos papas da igreja catolica, coerencia?

    Responda
  10. Francisco Leal

    Primeiramente, o Santo Padre é um jesuíta muito cuidadoso. Segundo, é uma pena que a Nicarágua esteja assim, e pior, com Ortega. Acreditei na Revolução Sandinista mobilizada pela FSLN (1979-1990), destruída pelo governo Reagan em 1990, através dos "Contras" e participação incisiva nas eleições em favor de Violeta Chamorro. Embora ainda frágil, foi primeira experiência socialista com democracia no mundo. Uma pena que esse país tão belo no coração da AC esteja vivendo esse momento difícil.

    Responda
    1. Geraldo da Silva

      Concordo inteiramente contigo. Eu tb fui um entusiasta da Revolução Sandinista. Lamento hoje, com grande tristeza, o que foi feito da Nicarágua graças ao imperialismo americano.

  11. Luiz Paulo Santana

    De fato o título da matéria não condiz com o seu conteúdo. Há razões para que o papa assim o fizesse, sem que a oposição esmoreça, e sem que o bispo corra o risco de ser morto e assim impedido de continuar apoiando a oposição em busca de eleições gerais no país. Quem sabe o papa não resolve fazer uma visita?

    Responda
  12. Luciano Machado

    Clóvis, não entendi sua reposta ao Marcelo. O título da matéria diz que "Quando o papa ajuda uma ditadura". Se não foi vc o autor do título da matéria, mude-a, para ser coerente a resposta que deu.

    Responda
    1. MARCELLO CAMPOS

      Pois é.

    2. CLOVIS ROSSI OFF

      O que o Marcello escreveu é que eu disse que o papa tirou o bispo porque APOIA a ditadura. Não está escrito em lugar nenhum, nem no texto nem no título que você critica. O título diz - é a mais pura verdade - que AJUDA uma ditadura ao tirar o bispo, constatação que toda a oposição está fazendo

  13. MARCELLO CAMPOS

    Clóvis, gosto muito dos seus textos, mas essa análise foi bem rasa. Afirmar q o Papa Francisco chamou o Bispo ao Vaticano pq apoia a ditadura na Nicarágua, beira à irresponsabilidade. Como líder da Igreja, é dever dele prezar pela segurança de todos os seus membros - sobretudo os q correm risco de vida. Aquele tempo em q a Igreja buscava mártires para suas causas, passou, graças a Deus.

    Responda
    1. MARCELLO CAMPOS

      Me desculpe. Lendo o texto novamente, lembrei da indicação da hipótese do Papa ter convocado o Bispo para protegê-lo. Mas, infelizmente, o título está muito mal colocado. Concordo com o Luciano: é preciso mudar o título para garantir coerência à resposta q vc me deu. Um abraço

    2. MARCELLO CAMPOS

      Caro Clóvis, obrigado por me responder e tentar esclarecer, mas como disse o Luciano acima, o título da matéria diz "Quando o Papa ajuda uma ditadura" e isso gera uma interpretação imediata de que o Papa teria convocado o Bispo no intuito de ajudar tal regime - e, para ser muito sincero, é o q o seu texto inteiro deixa subentendido. Em momento algum, vc sugere q o Papa poderia ter convocado o Bispo para protegê-lo da ditadura. Dessa forma, induz o leitor a acreditar q o Papa apoia o regime.

    3. CLOVIS ROSSI OFF

      Caro Marcello, releia por favor o texto e verá que em nenhuma mísera linha está escrito que o papa chamou o bispo por que apoia a ditadura na Nicarágua. O que está dito - e é, infelizmente, a mais pura verdade - é que objetivamente o chamado ajuda a Ditadura. Não só sou eu que pensa assim. Releia, por favor, as afirmações de Sérgio Ramírez e de Enrique Báez no próprio texto. A Alianza Cívica acaba de dizer a mesmíssima coisa. Copio: Alianza Cívica tilda de "golpe duro" traslado de monseñor Báez

  14. Nilton Silva

    Sem o golpe de 64, talvez estivéssemos às voltas com um Ortega tupiniquim. Dutadura de esquerda ou de direita dá nisso.

    Responda
  15. claudio luiz sales pache

    O bispo estava sendo ameaçado de morte ... seria interessante observar isso.

    Responda