Ilustríssima > Por que o Brasil de Olavo e Bolsonaro vê em Paulo Freire um inimigo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
O verdadeiro ensino é este, de ler e raciocinar e formar sua opinião garimpando alg0 que não está aparente. Quem não raciocina não cresce.
Professores desmotivados e despreparados, escolas caindo aos pedaços, crianças que vão para escola com fome, aliciadores nas portas das escolas... E ainda há quem diga que a culpa de todos os males na educação é do Paulo Freire! Ah, façam-me o favor...
Esta matéria é bastante clara. Certas manifestações desclassificando Paulo Freire revelam preconceitos cuja origem está na ignorância e na cultura da colonização patrimonialista das capitanias hereditárias. “ Cultura é a ultima coisa que fica quando começamos a esquecer” Lauro de Oliveira Lima “Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”P.Freire. Aà o temor.
Os métodos propostos por Paulo Freire sugerem que o ensino deve instigar e desenvolver a capacidade de raciocÃnio do aluno. Por conseguinte, os que rejeitam suas obras não foram ensinados sob as propostas do autor!
Para registrar a ignorância de quem comentou, cito que a obra "Pedagogia dos Oprimidos" é publicado, lido, comentado e utilizado no Japão sob o tÃtulo "kibôu-no-kyôiku-gaku", que quer dizer pedagogia da esperança!
Saber como esses ou outros grupos pensam sobre Freire não passa de elucubração, mas um fato é comum a todos: Paulo Freire trabalhou muito pouco com alfabetização de crianças. E um dizer comum é: Aprende-se a falar conforme a necessidade, mas a escrita foi desenvolvida através de codificação. E, verdadeiramente, fazer as pessoas decifrarem um código sem especificar as regras deste código é quase perversão (quando se trata de crianças com Déficit de Atenção). Decifrar pela semântica não parece..
Comparar o desenvolvimento da linguagem com escolas japonesas é um desconhecimento total de neurociências e principalmente a forma de registro da lingua...
Paulo Freire é Paulo Freire, gigante, reconhecido mundialmente. Aclamado na SuÃça e no mundo como homem revolucionário, visionário que instigava o indivÃduo ao conhecimento. É claro que a turma do Bolsonaro não gosta de Paulo Freire, eles são anti-conhecimento, anti-ciência, anti-qualquer coisa que os tire da ignorância. Quem é Olavo de Carvalho? Um lunático que diz que Einsten era charlatão e que a Terra é plana... O mundo ri da cara de Olavito.
Gigante, mas estranho que nenhum paÃs usa o método, a não ser em algumas experiências excêntricas, onde associam um intelectual (Freire) com pobres ou indÃgenas, coisas que os paÃses ricos adoram mostrar. Se dependessem do método em si, estariam à beira da falência.
Ora, se o método de Paulo Freire é tão bom, pq nenhum dos paÃses que lideram o PISA o utilizam? Segundo matéria da própria Folha, "Mas a obra do educador brasileiro está longe de ser unanimidade entre os paÃses que costumam liderar o ranking Pisa (sigla em inglês para Programa Internacional de Avaliação de Estudantes)".
só vi louvação e reforço de mitificação (tÃpico entre nós, mil tÃtulos - alguém já foi ver o longuÃssimo currÃculo do ex-Ministro da Educação?... E como se dão os tÃtulos "lá fora" e aqui ?).Artigo de vagas passagens sobre crÃticos,sem dar nomes aos bois. Basta consultar uma gratuita Wikipedia (a internacional é a mais confiável, não a brasileira). " John Ohliger: Critical views of Paulo Freire's work" e "Programas inspirados em Freire nos Estados Unidos e em Porto Rico: uma avaliação crÃtica"
Vê-se a ignorância da pessoa ao se basear no comentário em wikipedia. Que é gratuito sim, mas aberto a qualquer um escrever o que quiser. Você mesmo pode ir ao wikipedia e escrever asneiras como essa.
Não somos um pais com polÃticas de estado. O que existem são polÃticas de governo, que impedem um desenvolvimento sustentado. Não sei se as teorias de Paulo Freire são ou seriam as melhores. Mas sei que sem diálogo e sem conexão entre as pessoas criamos grupos sectários. Hoje as verdades absolutas imperam dentro de cada um, sendo capazes de destruir a interação entre as pessoas. Não existem recursos, careiras de estado para professores e valorização do ensino. Não entendemos nossos problemas.
Eu adoro o Brasil e, se possÃvel, quero viver por aqui até o fim de meus dias; entretanto, neste momento, estamos vivendo um problema que cega diferentes grupos: o sectarismo. Este, nestes grupos, nos faz só vivermos na "bolha" (quem é da dita esquerda só escuta a esquerda; da direita só a direita...Isto, sim, dá força para o autoritarismo). Freire, a propósito, dizia: "Eu sou um radical em princÃpio, mas não sou sectário..."
A teoria é linda, mas não dá certo como gostarÃamos pq não foi transformada em receita de bolo (nem poderia). Para apreensão dos conceitos que atravessam o novo (nem tão novo) paradigma haveria a necessidade de amplos investimentos voltados à valorização dos professores. Então, a "culpa" não é do método, mas de "polÃticas de descontinuidade", como diria um sábio linguista brasileiro.
Seja qual for o metodo adotado pelo Brasil nos ultimos 50 anos, nao funcionou. Ensino de qualidade tem que ser como nos paises desenvolvidos. Os professores devem ter autonomia para formularem suas aulas assim como serem autoridade maxima em sala de aula, podendo reprovar quem nao tem condicoes de passar para o proximo ciclo. Se querem bons exemplos? Espelhem-se no Japao, China, Coreia, Finlandia..... Discussao sobre a situacao em que vive nao vai educar ninguem.
Achismo sem base cientÃfica é um dos maires problemas do paÃs, O sistema atual, resulta de 21 anos de imobilismo absoluto e outro tanto de polÃticas de educação feitas de veneta, para dizer o mÃnimo. Atacar Paulo Freire, sem ao menos saber o que ele escreveu ou fez, enquanto se coloca um economista e sectários no MEC, é o ápice da tolice, que já andava em alta no paÃs. Se pensar não funcionou, Deixem de pensar! Essa é base de seu argumento
Falou tudo!
Em suma. É muita paranoia da direita em volta da obra de Paulo Freire. Um convite ao debate público a respeito da educação. Não se consegue estripar algo que não se entende e que internacionalmente é reconhecido. O pior que outros paÃses que possuem destaque na Educação reconhecem e entendem mais Paulo Freire do que nós mesmos. Destruir a educação no Brasil tem sido um projeto, como dizia Darcy Ribeiro.Falta é gestão e valorização da educação em todas variáveis. Assim deixamos de ser colônia.
Uau! IncrÃvel, excelente. Eu não conhecia a obra e vida de Paulo Freire, só ouvia as abobrinhas que falam nosso (agora) governantes.
O que falta no Brasil é respeito pelos professores, admiração da sociedade por essa nobre profissão. Quando isso acontecer teremos os melhores alunos fazendo cursos de pedagogia e sonhando em ser professor, como acontece no Japão (sempre querem comparar com o Japão). Isso feito, vamos falar sobre avaliações mundiais de ensino. Só para ter uma ideia, os Institutos Federais do Brasil tem resultados de primeiro mundo nas avaliações internacionais do ensino médio.
A propósito, a obra "Pedagogia dos Oprimidos" é publicado, lido, comentado e utilizado no Japão sob o tÃtulo "kibôu-no-kyôiku-gaku", que quer dizer pedagogia da esperança. Interessante o tÃtulo dado!
Um belÃssimo texto sobre o grande educador Paulo Freire! Para ser inimigo de Freiro, o indivÃduo tem que se encaixar em uma das duas hipóteses: ou ele estar sentado no trono da ignorância (cegueira intelectual) ou é pura má-fé (sujeito opressor).
Com certeza não foi educado sob as ideias de Paulo Freire!
Pelo óbvio gritante. Messias B e o astrológo da VirgÃnia odeiam o conhecimento. Bata ver os comentários minions aqui.
48 tÃtulos honorÃficos de instituições estrangeiras. Isto é mais que o número de alunos do 'astrólogo' Olavo . . .
Resumo: Paulo Freire é Paulo Freire! E Olavo é quem mesmo??? Outra coisa: a quem interessa povo instruÃdo e ciente de seus direitos??? A nenhum governantes desde o império!!!
Responsabilizar Paulo Freire pelos males da Educação Nacional é o mesmo que culpar a Paulo-o fundador do Cristianismo-pelas ações dos seguidores que envergonharam os seus princÃpios baseados no Amor Universal,deixados por Jesus(o cristo),ao longo da história.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
A histeria e a má vontade nos comentários dos Minions revira o estômago. A matéria informa que Paulo Freire é o terceiro autor mais citado atualmente. Ele influencia a Educação no mundo todo, mas insistem a relacionar o desempenho dos estudantes brasileiros a pedagogia do autor. Se ela é ruim no Brasil deveria ser ruim em todo lugar. Por igual motivo professores brasileiros têm muito sucesso no exterior, mas não conseguem mudar nossa realidade. O nosso problema é estrutural e não pedagógico.
O nosso problema na Educação foi o mesmo que na economia,na infraestrutura,no desenvolvimento industrial,tecnológico e cientÃfico,etc.A cultura da mentira que dominou-nos a todos durante os governos do PT,que nada fez pelo trabalhador,nada pela reforma agrária,nada pela justiça tributária,governou com os maiores juros do mundo,legou-nos um paÃs repleto de corrupção e até hoje não se dignou a mudar o nome do partido para PB ou PE-Partido dos Banqueiros ou das Empreiteiras.Deus!
Não há como se negar o gigantismo de Paulo Freire e sua obra de incomensurável contribuição à Ciência da Educação universal.O que se torna questionável,contudo,é a sua apropriação polÃtico-partidária por grupos não interessados na emancipação dos oprimidos e sim antes,a fazer destes,oprimidos pelo discurso hipócrita de libertação,quando o que se queria na verdade é torná-los prisioneiros da mentira,como instrumento de poder,como comprovam os números vergonhosos da Educação Nacional.Deus!
Faltou espaço Geraldo.Obrigado por sua atenção.Um grande e fraterno abraço!
Cadê o abraço fraterno em agnósticos e ateus? Estou me sentindo rejeitado.
Extraordinário, um gênio da educação. "Ninguém é profeta em sua própria terra"! TaÃ. Sua proposta sempre foi revolucionária, as elites tinham que torcer o nariz, pois, iria conferir poder a quem nunca teve.
Ary, você nunca entrou em uma sala de aula. O que falta no Brasil é respeito pelos professores, admiração da sociedade por essa nobre profissão. Quando isso acontecer teremos os melhores alunos fazendo curso de pedagogia e sonhando em ser professor, como acontece no Japão (sempre querem comparar com o Japão). Isso feito, vamos falar sobre avaliações mundiais de ensino. Só para ter uma ideia, os Institutos Federais tem resultados de primeiro mundo nas avaliações internacionais do ensino médio.
Hummm. Foram 20 anos de uso desta metodologia de estudo. Ok. Brasil em primeiro lugar nas avaliações mundiais!!!
o autor se esqueceu de dizer que paulo freire estava na lista dos 10 que os militares não aceitavam dar anistia, junto com darcy ribeiro, brizola, arraes, gregorio bezerra, prestes, paulo schilling, julião e mais 2 que a memória falha. para se ver como o brasil já era ridiculo e não está melhorando.
Vale ressaltar que os militares criaram e deixaram de herança Maluf, ACM, Bornhausen, Calls etc. e principalmente suas práticas enraizadas no Congresso até hoje!
"Método de alfabetização que estimula alunos a refletirem sobre sua realidade". Logo no primeiro parágrafo encontramos a reposta para a pergunta do tÃtulo da matéria. Se os brasileiros que votaram em Bolsonaro tivessem refletido sobre a informação que lhes chegava, confrontando com a história de vida do candidato, jamais teriam votado nele.
Decerto porque a aplicação da doutrina de Paulo Freire nos permitiu conquistar o "honroso" tÃtulo de pior sistema educacional do Mundo.
Decerto porque a aplicação da doutrina de Paulo Freire transformou nossas escolas, públicas principalmente, em um lugar muito pouco seguro para que enviemos nossos filhos, já que nelas podem ser influenciados por culturas de glamorizarão de drogas, libertinagem sexual e consequente gravidez precoce, desvalorização da famÃlia, religiões, patriotismo e tudo mais que estiver no caminho dos marxistas.
Perfeito!!!
are you crazy?
Decerto porque Paulo Freire nunca foi um educador, mas um doutrinador.
Perfeito. Só os canhotos acham isto lindo!!
Paulo Freire era declaradamente socialista e Bolsonaro e Olavo de Carvalho são antissocialismo, logo, combatem esse pedagogo. Bolsonaro não entende de educação, mas, o Olavo de Carvalho conhece com pensamento de Paulo Freire e discorda da ideologia norteadora do seu pensamento. A Folha de SP, como jornal de esquerda, vai sim escrever matérias simpáticas ao Paulo Freire e aos pensadores de esquerda.
Excelente! Uma pincelada de quem foi e qual foi/é o papel de Freire na educação brasileira para os desinformados de plantão.
Paulo Costa, Porquê non te calas?....Ou vá aos grupos do carluxo. É lá teu lugar.
Extremamente elucidativo e oportuno sua matéria sobre o gigante Paulo Freire. Estamos a caminho do que achávamos "ficção cientÃfica" em livros como os de Huxley e de Orwell. Aliás, já estamos vivenciando essa realidade que pensamos ser inofensiva porque inatingÃvel. Como aconteceu com Verne, acontece agora com aqueles. Todo o poder a quem está lá em cima. Infelizmente. Obrigado pelo artigo.
Excelente!
Questão prática: A educação brasileira melhorou, piorou ou estagnou durante esses mais de 20 anos de aplicação dos métodos de Paulo Freire na educação? E se não melhorou de quem é a culpa? Deve continuar como está? Em que paÃses o método dele é aplicado fora do Brasil? O que fazer?
Pelo jeito, você está só repetindo bobagens que seus gurus falam. Na verdade, a educação brasileira, na área de espertisse de PF, a alfabetização, melhorou sim. Veja esse gráfico. https://s2-glbimg-com.cdn.ampproject.org/ii/w820/s/s2.glbimg.com/3hEDyFjCRDP6JF6jdJMfM7JZTgQ=/0x0:690x407/695x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2016/F/6/GbXSWlQLGTVae6Z7HkCQ/pnad-analfabetismo-brasil.png Mais leitura e menos alienação.
E onde você leu que o método Paulo Freire foi devidamente aplicado? O ensino não melhora porque as escolas não tem boa estrutura, porque a carreira de professor não é nada atrativa e as condições de trabalho são péssimas, porque a pobreza, a violência e a falta de boas oportunidades desestimula os jovens a dedicação aos estudos.
Parabéns pela matéria! Excelente! Que ninguém deixe que esqueçamos Paulo Freire!
Uma das sociedades mais desiguais do planeta, não o é gratuitamente.
Esta pergunta é fácil de responder: eles são duas cavalgaduras. E o Paulo Freire é gênio.
O Brasil merece BOZO ,Olavo de Carvalho ,Ernesto (Beato Salu) Araújo e Damares ;Paulo Freire foi aclamado como intelectual e educador internacionalmente. Mas a vulgaridade e a incapacidade intelectual do poder brasileiro jamais aceitou isso. Viva BOZO.
Muito atual o artigo de Sérgio Haddad. Resgata o legado de Paulo Freire, um dos maiores educadores do século 20, vilipendiado pela ascensão da extrema direita no Brasil. Que autoridade teórica, acadêmica têm estes contestadores para detonar o nosso maior educador? A sua maior contribuição está na área da antropologia, a vocação e o papel do ser humano. Para ele, a História começou com o surgimento da Humanidade. Sem ela, o Universo, as coisas não existiriam. " Ninguém é profeta em sua terra .
Se contemporizarmos veremos que, assim como Paulo Freire foi preso acusado de ser contra Deus, mesmo sendo fervoroso católico, e incitador de massas por criar método de aprendizado pratico e rápido, assim o LULA foi preso acusado de receber apartamento, quando o real motivo foi tirar milhões da miséria e fazer com que o brasileiro criasse interesse por cursos profissionalizantes e se tornassem libertos das amarras dos grandes grupos econômicos.
Qualquer um que pense inteligentemente em inclusão social, entra na categoria de inimigo. Paulo Freire, Josué de Castro e Lula da Silva.
Sim, com certeza. Freire está para a Educação como Lula está para a Politica. Mas, mesmo no mundo onde não vivem Olavo e Bolsonaro, isso só será aceito após sua morte.
Não faz o menor sentido que pessoas que não tem qualquer experiência com sala de aula estejam a frente de tomar decisões sobre ela. Se houvesse, saberiam que o problema da escola pública não é "ideologias", mas a falta de estrutura, falta de merenda, falta de salário, falta de incentivo... Como professora, já vi alunos irem para a escola simplesmente para comer o arroz e feijão aguado. O problema basal desse paÃs é a má distribuição de renda e, enquanto isso não for a pauta principal: caos.
Quanto a vc Marcus este espaço não te pertence. Pertence aos que tem solidariedade humana. Desculpa, mas existe outras áreas para sua maniestaçao.
Repito pergunta ao universo educacional.br, ou melhor, a todos profissionais prq " uma vez aprendiz sempre aprendiz". ~ * "Propósito de aprender é melhorar a si e sociedade ?"
O homem se foi, mas as idéias, os conceitos, as experiências, por abordarem e transformarem a sensibilidade humana, ficarão eternas. As reações contrárias são passageiras.
Apenas mais uma manifestação tendenciosa contra o governo. Governo este que contraria os interesses da Folha e sua tropa de esquerda.
Sr. Marcus, o que você entende sobre educação? A verdade é que os extremistas, quando ignoram determinados assuntos, tendem a rotular. Deveria ler o artigo até o fim e entenderia a inexistência de uma ideologia de esquerda e/ou direita. O Bozo e seus asseclas e demais só desejam uma população ignorante, com tÃtulo de eleitor. Triste que tudo secresuma, para as amebas do governo, a escola sem partido, posse de arma, aquecimento global como criação da esquerda, nazismo como movimento de esquerda.
Sr. Marcus. Voce realmente leu o artigo ate o fim ? Ou somente viu o nome de Paulo Freire na chamada e resolveu vo.mitar todo o discurso de ó.dio que alimenta esta sua mente acé.fala . Parece que nao quer se informar ou no mÃnimo aprender. Paulo Freire pode ser o educador mais lido e premiado no mundo , mas o Sr. Marcus prefere dar mais um um show de ig.norancia. A plateia esta cansada e ainda assiste a este show de horrores que se tornou o paÃs.
A este artigo só posso dizer muito obrigado. Clareou muitas dúvidas que estavam obscuras, pois minha área não é educação mas engenharia, obras, concreto, mão de obra com pouca formação escolar, etc... Quando o filho do capitão disse que estava apresentando o tal do Olavo, e pedia para que comparasse com Freire, eu fiquei curioso para compreender a diferença. A correria do dia a dia não permite este estudo. Mas agora ficou claro, mas muito claro. Obrigado a você também Pulo Freire.
O projeto de paÃs em vigor desde Temer consiste em entregar nossos recursos naturais a exploração estrangeira, com capital e tecnologia de fora, oferecendo mão-de-obra barata e adestrada. Ser o Brasil meramente exportador de commodities, sem desenvolver ciência e tecnologia, com a riqueza nacional concentrada no 1% mais rico. Para isso, Paulo Freire não serve, mas o olavismo se encaixa direitinho.
Não há jeitinhos ! Educação é de segurança nacional aqui, na China, USA, Rússia ... Há mui + ! * No modelo interdisciplinar entrou variável "internet" ! Controlável ? Incontrolável ?
As acusações a Paulo Freire pelos integrantes do atual governo não passam de cortina de fumaça para escamotear o verdadeiro debate necessário sobre a educação. Nossos Ãndices são ruins, até mesmo vergonhosos quanto comparados as outros paÃses, mas está melhorando lentamente e não piorando. O verdadeiro debate deveria ser como vamos implementar atual plano nacional de educação, construÃdo a muitas mãos, que pela primeira vez prevê metas objetivas a ser alcançadas ano a ano.
Paulo Freire como humanista que era foi muito importante para que se instalasse a universalização da educação em um PaÃs continental que educava menos de 20% de sua população no inÃcio do século 20. Restou comprovado que a "educação para todos" não elevaria o conhecimento no Brasil, e acredito que obteria êxito em nenhum grande paÃs do mundo, pois a ilusão de 100% doutores não se observa em lugar nenhum e nos melhores paÃses do mundo sempre haverá lugar para imigrantes trabalharem onde os ...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Por que o Brasil de Olavo e Bolsonaro vê em Paulo Freire um inimigo Voltar
Comente este texto