Ilustríssima > Por que o Brasil de Olavo e Bolsonaro vê em Paulo Freire um inimigo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
...doutores não querem atuar. Assim, sem demolir a universalização do ensino, acredito que falte invéstir na excelência do ensino público, e apenas para aqueles que se destacam em potencial e ambição de saber. Parece injusto, elitista, mas é apenas pragmático, nem todos os brasileiros querem ser médicos, engenheiros ou advogados, e a maioria sequer pretende ser rica. É minha visão!
Em 1989, atuei como Professor leigo, na zona rural do municÃpio de Cacoal Rondonia. Foi o último ano da Fundação Educar criada pelo Presidente José Sarney com o fim do antigo MOBRAL em novembro de 1985. Foi uma experiência muito positiva, pois embora Paulo Freire nunca tenha criado um "método " de ensino, e sim, contribuÃdo com idéias à respeito da educacao de jovens e adultos que dessem significado ao aprendizado. Em poucos meses tive alunos de 15 a 65 anos com muitos bons resultados.
Nos governos impostos pela ditadura de 64 (adorada pelo guru astrólogo) não havia qualquer influência de Paulo Freire no sistema educacional. E qual legado esse regime deixou para a educação dos brasileiros? Fracasso, analfabetismo da grande maioria da população, um grande nada!
Esse era o ideal da ditadura, manter os pobres incultos, sem pensamento crÃtico. Prontos para serem apenas uma manada inconsciente, anestesiada pela religião, novelas, futebol e música ruim.
Paulo Freire como humanista que era foi muito importante para que se instalasse a universalização da educação em um PaÃs continental que educava menos de 20% de sua população no inÃcio do século 20. Restou comprovado que a "educação para todos" não elevaria o conhecimento no Brasil, e acredito que obteria êxito em nenhum grande paÃs do mundo, pois a ilusão de 100% doutores não se observa em lugar nenhum e nos melhores paÃses do mundo sempre haverá lugar para imigrantes trabalharem onde os ...
Nos governos impostos pela ditadura de 64 não havia qualquer influência de Paulo Freire no sistema educacional. E qual legado esse regime deixou para a educação dos brasileiros? Um grande nada, fracasso,
Professor qual sua proposta? Beleza entendi sua posição, concordo plenamente com ela, mas amanhã é segunda feira... "bora mano, tamo atrasado"
Sou professor há 17 anos. Desenvolvi minha vida acadêmica imersa em Paulo Freire. Nunca me apresentaram uma crÃtica contrária ao autor, por isso, eu não tive formação, mas doutrinação. Bastou um texto do Olavo de Carvalho para que eu, enfim, começasse a ter opinião. Desde então, eu me libertei das algemas freireanas.
Alternativa? Eu disse contrária. Bem diferente.
Nunca apresentaram a você uma leitura alternativa ao Paulo Freire? E você nunca procurou? E a leitura do Olavo te libertou? Parece depoimento de "renascidos" em seita religiosa. E revela uma brutal falta de leitura.
Tá explicado. O problema não é a teoria freiriana. É vc.
Apesar de muito estudada e muito falada aqui no Brasil, a pedagogia do Paulo Freire foi muito pouco experimentada no nosso paÃs. Na verdade, foi muito mais utilizada e com muito sucesso no exterior. Agora esse bando de fascistas querem culpar o Paulo Freire pelo projeto de paÃs que vem desde o império de não educar o povo. Pois, pessoas esclarecidas, iluminadas pela educação, não votam em machistas, racistas, misóginos e homofóbicos.
Só precisa usar o termo fascista corretamente. Muito das medidas de Mussolini foram adaptadas do marxismo e hoje são usadas como medidas prévias ao socialismo. Cartelização de empresas e sindicatos, medidas de participação supostamente direta da sociedade são exemplos. O regime do PT adotou essas medidas fascistas de cartelização junto com o Decreto 8243 como estratégia de poder e implementaria o socialismo de fato se obtivesse sucesso. Quem são os fascistas?
Estou tranquilo quanto a toda essa agressividade contra Paulo Freire. Suas ideias permanecerão e estes bananas que estão hoje na Cultura ganharão apenas um verbete nas atas de reunião que tumultuam...
Nem isso. Ninguém mais sabe ou ouviu falar dos -em sua época - “ideólogos” do nazismo. Isso é uma sub-vegetação (citando Cohen) que prospera feito erva-daninha, desaparecendo sob a exuberância de algumas árvores
Essas pessoas que hoje estão no comando da nação (Presidente e seus Ministros) mais o seu guru sem formação acadêmica, jamais chegarão a ter um arcabouço teórico e prático que Paulo Freiro nos deixou. Não só para o Brasil, mas no mundo. Tem até estatua em sua homenagem. Os problemas educacionais do Brasil não são apenas reflexos do método Paulo Freire, é muito maior que isso. Parabéns pela matéria, inclusive mostrando que ele compreendia a importância de outros conhecimentos teóricos.
O que falar de um artigo que tem a frase "nova onda conservadora que assola o paÃs"? Já parte do pressuposto que o conservadorismo está supostamente destruindo algo que estava bom, incluindo aà o senhor Paulo Freire.
Contrapor argumentos, desde que se tenha, o que não parece ser o caso
Ótima reportagem. Paulo Freire lutou pelas minorias e ajudou a diminuir o analfabetismo no nosso paÃs. Essa perseguição que vem sofrendo é um absurdo, desses fascistas que odeiam as minorias. Por mais Paulo Freire e menos Olavo de Carvalho.
Não há jeitinhos ! Universo "Educação" no BR, China, USA, Rússia ... é de Segurança Nacional ! * Desafios no modelo.hj / Mundo Interdisciplinar : "internet" variável controlável ou incontrolável ?
O pior é que já estive com a "Pedagogia do Oprimido" nas mãos, folheei, mas nunca li. Agora, seria um bom momento para lê-la. Vou ficar de olha na biografia que será lançada (citada no fim da reportagem)
Excelente reportagem, que busca alertar a população de algo que omito, por ser desnecessário (o leitor atento sabe bem o que representa o método de alfabetização descrito aqui em tempos de olavismo, terraplanismo e outros "ismos").
IGNORÃNCIA E OBSCURANTISMO Essa é a conclusão. Não adianta,O nome de Paulo Freire perpetuará nas figurantes páginas da história desse paÃs,e governo algum tirará o mérito desse mártire da educação.
Dizer que a educação nos últimos dois ou três anos piorou por causa de Paulo Freire é não entender uma lógica muito simples. As ideias de Freire existem há mais de trinta anos. Pergunta-se: Como os supostos efeitos negativos da Pedagogia dele não causaram problemas duas ou três décadas atrás? Como acusar Freire se as ideias dele, ultimamente, perderam influência nas escolas? Só mesmo interesses de fanáticos por ideias extremistas elitistas (fascistas) para acusar Freire.
...ele falava, nao interessa às elites que o povo se alfabetize!
A todos (inclusive a Folha de São Paulo ), por favor chega!! Chega ! Chega de discussões ideológicas e filosóficas !! Vamos dar um passo atrás ? Só 1? E começar a discutir o básico ? Discutir a formação do professor semi analfabeto ? Discutir escolas sem telhado ? Discutir evasão escolar ? E taaantos outros assuntos anteriores a discussões filosóficas ??
Obrigado!
matéria chapa branca! Desconstruindo Paulo Freire, do Professor Thomas Giulliano! Bom livro!
Parabéns pelo texto. Nestes tempos de caça às bruxas, de desprezo pela intelectualidade e pelo bom senso, a ignorância virou virtude e a grosseria sinal de autenticidade. Freire não passará posto que já e! Quanto aos de agora, serão esquecidos ou no máximo lembrados vergonhosamente.
Precisamos reconhecer o fracasso do nosso sistema de ensino, pois os resultados das urnas retratam de forma clara esta realidade. Escolhemos os piores polÃticos de direta, esquerda e do centro, os mais incompetentes e os mais corruptos. Dentro deste contexto, a perseguição aos ideais de Paulo Freire é plenamente compreensÃvel, pois eles precisam de um povo alienado para permaneceram eternamente no Poder.
Paulo Freire é um fos maiores intelectuais do Brasil e do mundo. Esses autoritários da direita e da esquerda atentam contra o senso crÃtico e o processo civilizatório brasileiro ao perpetuar a lógica da guerra fria. É preciso superar a polarização para seguir adiante.
Parabéns pelo texto.
O texto apenas confirma que o objetivo da ditadura não era combater o comunismo, mas sim praticar corrupção por décadas sem a contestação do povo ignorante. Por que Bolsonaro não quer um povo contestador e odeia Paulo Freire?
Ele próprio disse que quer que os jovens não se interessem por polÃtica, porém colocou todos os filhos maiores de idade para "mamar" no governo e ainda pede Estado mÃnimo....
Ignorância do eleito sem projeto de vida pública, olha a coisa pública como quintal de casa. Inveja de outro; seguido por obtusos; morando fora da realidade brasileira. Paulo Freire foi convidado a sair pela obra genial, o outro não é convidado a voltar pelo vazio intelectual.
Desde a saÃda dos militares do poder este gramscismo freuriano tem sido aplicado nas escolas públicas brasileira,que, aliás resultou na catástrofe do ensino fundamental,onde o aluno mal sabe fazer uma multiplicão ou interpretar um texto com duas frases.Resultado ,este senhor queria formar, não cidadãos,amantes do seu paÃs,um patriota verdadeiro,mas milicianos de culturas que produziram miséria,fome, opressão e sofrimento.O resultado está aà pra quem quer enxergar.É só olhar Venezuela,Cuba...
Se ver que não leu o texto. Só viu o nome Paulo Freire e veio aqui destilar suas fakes de grupos elitistas obtidas em grupos de WhatsApp e Facebook...
Você não sabe o que diz! Reproduz uma narrativa infundada. Se Paulo Freire fosse de fato uma referência para a prática, nossos resultados seriam melhores. Aliás, muitas escolas elitizadas lançam mão de suas teorias nos processos de ensinar e aprender. Seu diacurso, a exemplo do governo, inventa inimigos para reforçar a narrativa que escolheram. Lamentável.
Excelente texto! Paulo Freire merece respeito, podem discordar, mas não desmerecer o trabalho e obra.
Uma perguntinha muito simples e objetiva que os indivÃduos de esquerda, quando responde,é com devaneios e desculpas sem dados pragmáticos.Ora,se esquerdistas estivera no poder desde a chamada democratização,por que diabos não acabaram com analfabetismo no Brasil?Simples ,já que tem resposta,eu humildemente os responderei:Porque este método é só pensamento filosófico de um comunista aplicador dos ideais gramscistas na cultura brasileira.O comunismo,babacas, não deu certo em lugar nenhum do mundo.
Ensinar adultos a ler é muito difÃcil. Quem já teve essa tarefa sabe disso. A sugestão que algumas vezes é apresentada inclusive pelo autor do artigo é diferente. Que as pessoas não aprendem porque há alguém muito interessado em impedir. O fato de existirem pessoas assim não significa que é por causa delas que a ignorância campeia. Ensinar é trabalhoso, só isso.
Talvez se Bolsonaro tivesse estudado pelo método proposto por Paulo Freire seria capaz de dialogar e fazer discursos que ultrapassem 6 minutos.
lamentável é que o capitão e sua seita não tenha a menor competência para compreender o que foi dito nesse texto.
Algo semelhante acontece com Ruy Mauro Marini. A fuleira crÃtica de FHC e Serra à s teses do Ruy Mauro Marini. Este desenvolveu à s teses de Marx. A dupla tem que pedir desculpas à comunidade acadêmica. Ver http://www.marini-escritos.unam.mx/001_memoria_marini_port. É fundamental abrir o debate.
Junte essa belÃssima matéria com a fala do inominável presidente de que "queremos uma garotada aà que não se interesse por polÃtica" e então fica muito fácil entender porque odeiam tanto Paulo Freire sem ao menos conhece-lo de fato. Em tempo: todo governo autoritário precisa criar inimigos fantasmas para manipular apoio. Esse governo não me surpreende na sua sanha em produzir ignorância. Basta ver quem eles elevaram à condição de guru. Coisa horrÃvel!
Paulo Freire não é inimigo de ninguém, sei método de alfabetização é ruim ... só isso.
Você se junta a muitos que não entendem o que lêem, pois tem crenças que o impedem de fazer isso. Imagina só meu amigo, se é possÃvel considerar ruim, um método que alfabetiza um aluno adulto em 40 horas! O método não foi criado para ser aplicado a tudo e a todos, tinha um alvo certeiro que eram os adultos analfabetos, filhos e netos de analfabetos e suas familias. Sua correta adaptação seria muito eficaz em outras populações....só isso meu amigo.
Manola, justifique seu comentário. Caso contrário parecerá a todos que o leram uma agressão gratuita, totalmente desprovida de sentido.
Manoela, justifique seu comentário. Caso contrário parecerá a todos que o leram uma agressão gratuita, totalmente desprovida de sentido.
Excelente texto!!!! Verdadeiro! Lamento q o presidente, seus seguidores e os bolsominions não lerão e se lerem acharam comunismo por toda a parte.
O presidente troglodita e sua prole não tem a menor ideia do que é o método de ensino do Paulo Freire. Apenas seguem as ordens do Olavo de Carvalho, um ressentido que só fez o ensino fundamental.
Assim como Paulo Freire, o texto é fascinante. Gostaria muito, mas muito mesmo, que o presidente o lesse. Mas de antemão já sei que mesmo que ele venha a ler, não vai compreender. Lamentável!
Excelente texto!!!
Simples: um governo militar além de religioso só pode ser contra o desenvolvimento da capacidade de pensar. O militar aprende a obedecer sem pensar e o religioso aprende não haver necessidade de se pensar a respeito dos mistérios de deus.
Perfeito. Tá claro que o tal conservadorismo sempre é contra a mudança. Visto essa resistência em fazer as pessoas analisarem criticamente sua situação social, inclusive no que se trata as mulheres, como evidenciado também no ótimo artigo sobre o feminismo. O conservadorismo quer que os oprimidos se acomodem com sua situação e nunca a contestem.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Por que o Brasil de Olavo e Bolsonaro vê em Paulo Freire um inimigo Voltar
Comente este texto