Ilustríssima > Como recuperar a educação moral e cívica sem lesar a democracia Voltar
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Será que esse é o momento para retomar essa disciplina? Vejamos: autoritarismo governamental, fragilidade de pensamento (olavismo, terraplanismo, anti-intelectualismo, etc...). O paÃs está preparado para dar chance a um risco em potencial de reviver aquele trabalho de sonambulização que se procurava praticar nas escolas na ditadura militar?
Necessário se faz recuperar OSPB . EMC , será ?
Cada macaco no seu galho: professor livre para lecionar, profissionais especialistas em administração escolar atuando; milicos nos quarteis. Se querem ajudar, pintem os muros das escolas, limpem o pátio e podem fazer a segurança do entorno. E é da porta da sala de aula pra fora. Simples, simples.
Com militar ou sem militar é preciso dar um basta nessa esculhambacão!!! alunos que não respeitam os professores, os idosos são maltratados, os sÃmbolos nacionais são achincalhados, as pessoas fazem sexo na rua, etc
Parabéns ao professor pela clareza analÃtica da exposição. Entretanto, é impossÃvel não notar que o que está sendo realmente proposto pelo governo não é uma moral e cÃvica verdadeira, voltada para a cidadania, mas, pelo contrário, uma moral e cÃvica alienante, de morrer pela pátria e viver sem razão. O Bolsonaro lovou que, no Japão, não há pensamento crÃtico, há tecnicismo e apenas. Verdade ou não, esse é o sonho e sua realização está a cargo da, entre outras coisas, moral e cÃvica.
Sem surpresas. Todo grupo quando está no poder quer enaltecer a si próprio, pois faz parte do ego humano despertar a admiração dos outros. Não faz o menor sentido recolocar no currÃculo escolar uma matéria de educação moral e cÃvica, tem que ensinar pelo convencimento, não pela alienação, tem que ensinar os jovens a pensar, não repetir frases feitas como um papagaio de pirata..
Bolsonaro disse outro dia que queria crianças que não discutissem polÃtica e antes que a sociedade não precisava de jovens crÃticos. O presidente faz a sua guerrilha cultural pois sua mente está em 1964, na Guerra Fria. A que serviria o retorno da Educação Moral e CÃvica? Para combater o que os olavistas e milicos antiintelectuais chamam de marxismo cultural uma teoria da conspiração abobalhada e idiota. Querem cidadãos subservientes, analfabetos polÃticos e emburrecidos.
Um espaço tão importante de pensamento e cultura como a Ilustrissima conspurcado por uma peça de propaganda do Governo Bolsonaro. A Folha para compensar um belÃssimo artigo sobre Paulo Freire deixa que um milico defenda a volta do ensino de EMC que é e sempre foi uma disciplina doutrinadora para efetuar o contrário do que Paulo Freire propunha que era a emancipação do indivÃduo e do cidadão.
É isso mesmo. Civismo não é monopólio de militares. Digo com absoluta isenção porque sou militar. Garanto que minha geração de oficiais está ideologicamente contaminada por uma visão ideológica xenófoba, retrógrada e absolutamente engajada politicamente. Por isso, considero que não há pior momento para encarregar as Forças Armadas de formar cidadãos. Forças Armadas devem formar soldados, a partir dos 18 anos de idade.
Muito bom! Obrigado, Antônio Carlos Will Ludwig.
Texto excelente! Claro e elucidativo!
Alguns argumentos do texto merecem contestação: por que o professor necessita de plena autonomia? Ele é um servidor público (quando usamos esta palavra, nos referimos que ele presta servido à sociedade atendendo aos interesses dela, e não aos dele) que deve cumprir os objetivos estabelecidos pela instituição de ensino, que por sua vez, deve seguir os objetivos do plano nacional de ensino, que, por fim, atende aos objetivos da nação. Se quiser autonomia, abra sua escola particular.
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