Antonio Prata > O buraco negro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
"Buraco negro" é um nome muito vulgar para esse que é um dos mais grandiosos e assombrosos fenômenos do universo. Proponho que se chame um buraco negro de "Caribde".
Esse nome é auto-explicativo pela simplicidade. A vulgaridade tá na cabeça de cada um.
Mais estranho do que um buraco negro previsto por Schwarschild em meio a turbulência da guerra, talvez encastelado em uma vala, é a mente capaz de conceber esse monstro enigmático, inacreditável pela maioria dos mortais. Como podemos saber, entender, conceber e prever tais coisas? Talvez assim como nunca saberemos o que acontece no intimo deste monstro, o mesmo diremos sobre o que é a mente capaz de concebe-lo.
O Schwarzschild estava servindo na frente russa na primeira guerra quando leu (e entendeu) a teoria geral da relatividade de Einstein, saÃda do forno naquele ano. Já era um matemático de alguma reputação, e encontrou tempo, papel e caneta para extrair uma solução das equações para o caso mais simples, da gravitação em torno de um corpo esférico estático. Enviou a solução para Einstein e morreu pouco tempo depois de uma doença de pele, ainda durante a guerra.
Lindo texto! Desde que vi as fotos, também não paro de pesquisar sobre o assunto. Assim como o autor, fui atraÃdo pela gravidade pascaliana: "o silêncio eterno desses espaços infinitos me apavora". Sigamos o acaso que nos resta. Parabéns Antonio.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Antonio Prata > O buraco negro Voltar
Comente este texto