Celso Rocha de Barros > A esquerda não petista Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Anderson Souza

    Esse colunista esquerdista chamando esse pensamento atrasado de progressista ...

    Responda
  2. Nelson Vidal Gomes

    Totalmente ao contrário do que diz o respeitável colunista,Ciro Gomes errou justamente na estratégia de se apresentar como próximo a Lula.Hoje,já fez as contas e viu que a tão decantada popularidade deste,só existe ainda como mais uma das mentiras com as quais se alimenta o PT.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
  3. Nelson Vidal Gomes

    Uma análise medíocre, sem compromisso com a verdade.Tão-somente pró-PT,como parece ser este o partido do colunista, afilhado ideológico do Sr. Jânio de Freitas.O PT nada fez no governo que o faz classificável verdadeiramente como de esquerda.Nada pelo trabalhador,nada pela reforma agrária,nada pela justiça tributária,governou como os maiores juros do mundo,debilitou a saúde e educação públicas e legou-nos um país repleto de corrupção e epidemias letais por falta de saneamento básico.Deus!

    Responda
  4. MANOEL PASSOS

    Chamar a capitalização de picaretagem é uma demonstração de ignorância, ainda mais partindo de um funcionário do Banco Central, que desconhece o milagre dos juros compostos, base da capitalização. A questão é que a ideologia esquerdista emburra seus seguidores.

    Responda
  5. Wagner Nobuo Hanaoka

    "Análise" feita por um jornalista bolsonarista!

    Responda
  6. André Brandao

    Ótima análise.

    Responda
  7. jorge takeshi mizumo

    A grande questão é que vc não consegue construir nenhuma frente de Esquerda sem o PT. O grande problema é que enquanto o país estiver polarizado, a Esquerda e a Direita caminham para os seus extremos, sobrando pouco espaço para o Centro. Essa situação pode dar uma guinada com o derretimento do Governo Bolsonaro. Quem sabe cabeças mais moderadas e com algum neurônio, possam conduzir o País para uma pauta de pacificação.

    Responda
  8. André Silva de Oliveira

    Flávio Dino e Ciro Gomes são "forças progressistas"!?

    Responda
  9. Eder Rizotto

    Infelizmente, não acredito que há partidos políticos no Brasil, vejo todos eles como torcidas organizadas de clubes de futebol da pior especie, quando não estão no poder, torcem e trabalham para prejudicar ao máximo quem está no poder.

    Responda
  10. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Estranho essa classificação forças progressistas. Vejam. Da pesquisa. O verbo Progredir. Intransitivo: Caminhar para frente, avançar. Tornar maior / melhor. Incorporar coisas novas. Desenvolver-se, modernizar. “a empresa progrediu em sua organização”. Assim a pergunta. Existem nações, pessoas, organizações que não querem progredir? A história das civilizações revela o contrario, Caso contrario estaríamos ainda na idade da pedra. Quanta bobagem se fala. Isso sim é não querer progredir.

    Responda
    1. Leandro Saraiva

      Progressista é quem define sua posiçao a partir da visão de que é necessário mudar as regras do jogo social. Opoe-se a conservador, que basicamente acha que essas intervenções causam desordem, e não progresso. Não é preciso apelar para as intençoes para se entender a distinção. O governo atual é, declaradamente, conservador: acusa o anterior de intervenções desastrosas nas regras do jogo, econômico e cultural,quer restaurar padrões que julga mais saudáveis -de 50 anos atrás, disse o presidente.

  11. JULIANO OLIVETTE

    Concordo extremamente com o diagnóstico de Ciro, que sempre quis ser visto como uma posição de centro (terceira via), mas não afina seu discurso para tanto. Ciro em seu programa economico até tem algumas posições de centro, mas no geral é até mais a esquerda do que o próprio PT.

    Responda
    1. Guilherme F

      Justiça seja feita, ao longo de toda a campanha ele se definiu como "centro-esquerda". Definitivamente seu programa era muito mais à esquerda que o que o PT implementou durante seus mandatos.

  12. Ricardo Ferreira

    Eu tenho um dilema política/filosófico. Entendo que um país que tem uma das piores distribuições de renda do planeta, jamais será "1° mundo", se não trouxer essa massa de trabalhadores para para participar de uma almejada retomada econômica. Ao mesmo tempo vejo a esquerda brasileira extremamente atrasada, e ideológica, dando munição para os detratores acusá-la. Não compactuo com esta esquerda. Então falta ao cenário brasileiro, um partido que priorize políticas sociais, mas que entenda ...

    Responda
    1. moacyr da Silva

      Ricardo, que não aceite e detém qualquer avanço de programas sociais que possibilitem a distribuição de renda é a elite econômica,tida uma das mais ignorantes do mundo! Veja 1% concentra a maior parte da riqueza nacional. Verdadeira covardia este capitalismo selvagem!

    2. Ricardo Ferreira

      ...que o capitalismo com todos os seus defeitos, ainda é o menos pior dos sistemas econômicos. O que precisamos é de um "capitalismo trabalhista". Talvez Ciro seja este o homem, mas precisa fazer acenos ao centro do espectro político, e principalmente, conter seus ímpetos de ira.

  13. MARCELLO CAMPOS

    Celso, não entendo pq vc afirma q o PT anda desorientado. O partido q perdeu seu candidato, por ordem da justiça, durante a campanha, conseguiu chegar ao segundo turno e teve mais de 40 MM de votos. Tb foi o partido com a maior bancada na Câmara. Conseguiu construir uma importante aliança com o PSOL e o PSB para atuarem de forma coordenada no Congresso e mantém a Campanha Lula Livre bem viva. Fica difícil de entender sua afirmação com fatos concretos.

    Responda
    1. Luisa Rauter Pereira

      Boa colocação.

  14. ADHEMAR POZZI RANCNARO

    Os analistas de galinheiro da Fake News de São Paulo deveriam montar uma empresa de consultoria e palestras; entendem de tudo, são brilhantes, estão perdendo tempo escrevendo seus pereceres e opiniões valiosas para meia dúzia de leitores.

    Responda
    1. Guilherme F

      Olhaí o troll que copia e cola a mesma coisa em todas as matérias! Aposto uma mariola que não leu uma linha sequer de qualquer delas.

    2. CARLOS MARCHESANO

      Então se você deixar de ler serão só cinco, e você terá mais tempo para ler as insanidades do "presidente".

  15. José de Paula

    Não votei no capitão, nem no PT. Critico os dois. Porém, quando se discute idéias e projetos é muito bom ter amplitude de visões e abordagens. Por isso um esquerda minimamente responsável, séria, inteligente e propositiva e unida é muito importante e é muito positiva para enriquecer o debate político no Brasil. Com essa esquerda que está por aí não iremos a lugar nenhum. Ou melhor, com essas cabeças de vento nos aproximaremos da Venezuela rapidamente!!!

    Responda
    1. Guilherme F

      Nenhum dos partidos de esquerda brasileiros tem apoio do exército, circunstância sine qua non para se chegar ao ponto em que Maduro chegou.

  16. Daniel Alves

    Flavio Dino não faz um ótimo governo, muio pelo contrário. Capitalização não é picaretagem, muito pelo contrário. É lamentável que a Folha se preste ao papel de plataforma para que militantes posem de especialistas.

    Responda
    1. MANOEL PASSOS

      Dizer que capitalização é picaretagem é ignorância, pois conhecem o milagre dos juros compostos. Veja, Daniel, o comentário feito abaixo do seu, que demonstra total desconhecimento do que seja capitalização.

    2. Vera Maria da Costa Dias

      Capitalização é mais que picaretagem, é o próprio jabuti na árvore. A proposta de reforma da previdência do Guedes tem todo o tipo de bode (já é o segundo tipo de bicho), mas isso poderia ser considerado normal. O bode está lá para ser retirado da sala. Já a capitalização é o jabuti escandaloso, mas se colasse, colaria. Não vai colar, Guedes sonhou demais para ele mesmo e seus amigos financistas.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.