Hélio Schwartsman > O regime do insulto Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Claudio L Rocha

    O poder economico mostra que não ta nem ai com as instituições, é o lucro, é o ganhar q importa. É claro hj do pque mantiveram os que perderam eleição nas ruas até a retirada PT do governo, era fazer o pobre voltar pagar a conta, ou seja, destruir a lei trabalhista, terceirizar o trabalho, congelar dinheiro p/saude/educação e destruir a previdencia. Retiraram a soberania povo que é o patrão, e agora vale a maxima: Em casa que não tem patrao todos gritam sem direção. Democracia é a solução

    Responda
    1. Claudio L Rocha

      O Nelson para o qual respondo é u m cheio de se achar da classe media alta, que adora dar palpites nos comentarios de pessoas humanistas q não aceitam como natural politicos se elegerem por prometer lutar por justiça social, emprego e melhoria da renda tão logo são diplomados se vendem ao mercado financeiro e passam a rifar a sociedade. É para esse pobre nelson q defende prisão da maior liderança politica do Pais em cima de simples delaçao, pque é de esquerda, por conveniencia poltica economica

    2. Nelson Vidal Gomes

      Essas opiniões a que você se refere dizem respeito a outro Nelson,existem vários no mundo.A minha profissão como a de qualquer pessoa não se comunica com o meu pensamento e o que faço de minha vida.Mas vou satisfazer-lhe um pouco a curiosidade.Sou filho de um trabalhor honesto.Amo ao meu país e a verdade mais do que a um partido ou a quem o tenha presidido ontem ou o preside hoje.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    3. Claudio L Rocha

      Sabe nelson, dispensar o sr. é proposital, pois és uma das poucas opinioes aqui que enoja, sabe pque, porque demonstras ser uma pessoa inteligente e bem informada, então, sua postura é simplesmente manipular, e tens plena consciencia para que. Veja que voce, apoiava com maestria a favor da destruição da lei trabalhista, terceirização, e congelamento dinheiro saude/educação. Nada mudou, ao contrario piorou muito, até o samu e vc sabia disso, Deves ser um empresario, se passando de cordeiro. Em

    4. Nelson Vidal Gomes

      Toda opinião é respeitável,por isso me sinto a vontade para expressar a minha divergente da sua,no sentido de que nenhum partido na história republicana serviu com tanta maestria ao poder econômico do que o PT,que mascarou-se no nome para nada fazer pelo trabalhador,nada pela reforma agrária,nada pela justiça tributária,governar com os maiores juros do mundo,debilitar a saúde e educação públicas e legar-nos um país repleto de corrupção e epidemias letais por falta de Saneamento Básico.Deus!

  2. celso bittencourt

    Ora, o presidente do SEF era Advogado de Sindicato, prestou e foi Reprovado Concurso para Juiz, chegou lá por Alinhamento Ideológico com o Lullopetismo, mais um desserviço do Partido ao País! Barbaridade!

    Responda
    1. Claudio L Rocha

      Gilmar mendes era advogado, foi nomeado advogado geral da união pelo psdb e depois indicado para ser ministro do stf por FHC...e dai...Cada ser humano tem suas posturas e opiniões. Entao a mae que tem um filho que depois se desvia do normal para se viver em sociedade, é culpada?

  3. Hildebrando Teixeira

    A banda podre do Supremo, indicada pelos ex presidentes criminosos, denunciados ou condenados e presos, cumprem bem o serviço encomendado pelos padrinhos, em defesa das Corporações, inclusive da própria. Nossa esperança é que sejam a minoria dos votos no Tribunal.

    Responda
  4. Nelson Vidal Gomes

    Se houve "insulto" na reportagem da Cruzoé foi o de "acusar" o Ministro Toffoli de ser amigo do ex-presidente Lula.Não se vislumbra outro na matéria jornalística censurada.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
  5. Américo Venâncio Lopes Machado Filho

    Afinal, que insulto poderia ser maior, contra o STF, do que a declaração do deputado Bolsonaro de que bastariam um cabo e um soldado para encerrar suas atividades? Certamente, deve ser esse o primeiro da lista.

    Responda
  6. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    A imagem da "corte", na minha opinião (será que ainda posso dá-la?), vem sendo maltratada pelo menos a partir do julgamento do mensalão. Piorou no julgamento da chapa Dilma-Temer, que o tenho como um show de horrores. A medida em que chegaram novos ocupantes, que se somam a alguns outros, o cenário é de puro escárnio.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Com um adendo: a Chapa Dilma-Temer foi julgada pelo TSE,no memorável voto do Ministro Gilmar Mendes-de desempante-que a absolveu por "excesso de provas".Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  7. Nelson Vidal Gomes

    "A mais alta instância da justiça caçar "militantes de direita" que escrevem bobagens nas redes sociais?Como assim?Então o STF é de esquerda?!Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
    1. roberto oliveira melo filho

      Provavelmente porque as pessoas que "escrevem bobagens nas redes sociais", atacando os ministros do STF, são "militantes de direita". O que não significa que a instituição seja de esquerda, até porque seus integrantes são dos mais variados matizes ideológicos...

    2. roberto oliveira melo filho

      Provavelmente porque as pessoas que "escrevem bobagens nas redes sociais", atacando os ministros do STF, são "militantes de direita". O que não significa que a instituição seja de esquerda, até porque seus integrantes são dos mais variados matizes ideológicos...

  8. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    A origem deste Imbróglio institucional. Quanta bobagem se fala sobre o Supremo. Poucos são os que leem a Constituição e as atribuições dos poderes da República. Inclusive políticos e a mídia. Confundem a origem e qualificação e atribuições dos titulares do Supremo com os ocupantes dos cargos dos poderes Executivo e Legislativo. A Corte Suprema dos Estados Unidos, composta de nove juízes, "é um mundo secreto" e a brasileira é um reality-show. La as decisões do Supremo não se discute. Cumpre-se!

    Responda
    1. Juarez Linhares de Souza

      Você é fake Arnaldo. Copiou e colou o mesmo texto em todos os artigos sobre o assunto. Além controlC+controlV você é só escreveu bobagens. Lamento ter perdido tempo ao responder ao seu comentário em outro artigo.

  9. Eduard Santos

    Discordo que a democracia seja o "regime do insulto". É banalizar um modelo político tão importante. "E isso é saudável", diz o articulista. Nem um pouco. Uma sociedade estimulada a xingar-se mutuamente nunca que pode ser saudável. "Indivíduos que têm baixa tolerância a insultos devem ficar longe dos holofotes e dos cargos", mas se a democracia é só para os supostos "seres de fibra", com coragem para não ligar para insultos, não é para todos, como preconiza o modelo.

    Responda
  10. Said Ahmed

    "Militantes de direita que escrevem bobagens nas redes sociais"?? A FSP ainda não percebeu que não são militantes e sim simpatizantes da tirania, que o que escrevem e compartilham alcança um público gigante visando o desmonte das instituições (imprensa inclusive). É bonito criticar a censura mas é feio apoiar a tirania.

    Responda
  11. Nelson Vidal Gomes

    Com a palavra agora o Congresso Nacional.Por que não um novo STF,com 27 membros eleitos,um por estado com mandato de 10 anos.Indicados em cada unidade federativa por um colegiado composto pela OAB,MP,Poder Legislativo,Executivo e Judiciário e depois submetidos ao escrutínio popular.Passaríamos a ser o maior exemplo de democracia do planeta.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno e agnósticos e ateus!

    Responda
  12. José Cardoso

    Parace mais o regime da carteirada. O fiscal que multou o pescador Bolsonaro é demitido, o humorista que debochou da petista é preso, e agora pessoas são perseguidas e censuradas por criticar o STF.

    Responda
  13. Ana Helena Figueiredo Garcia

    Parabeniza-se a grandeza do colunista ao reconhecer enganos! Atitude rara nestes tempos de certezas inabaláveis. E realmente é um verdadeiro show de horror e uma vergonha inominável para a sociedade quando a balança da justiça gira enlouquecida e desgovernada como uma como uma biruta de vento! Anos de chumbo são estes de agora....

    Responda
  14. Nelson Vidal Gomes

    O nosso Sistema Presidencialista Republicano compreende o "Checks and Balances";desconsiderá-lo a favor do Supremo Tribunal Federal é derrubar as outras duas colunas sobre as quais ergue-se o "Templo Sagrado" de nossa democracia.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
  15. Brízido Galeano

    Deputado Eduardo Bolsonaro disse: Para fechar o STF, basta um soldado e um cabo. Em outras palavras, o deputado quis dizer que é facílimo fechar o STF. Nem por isso, o deputado foi intimado a depor na PF. Mas, fechar o STF, por quê? Afinal, os Ministros são tão bonzinhos...

    Responda
  16. Tersio Gorrasi

    Nunca se viu antes tamanho envolvimento das pessoas com a situação do país e seus governantes, em grande parte devido ao maior esclarecimento obtido pelas redes sociais, o que é salutar. Devido a isso, essa atitude intempestiva de ministros do STF só irá piorar a situação para o lado deles, pois muitos irão se mobilizar e essas 'ofensas' e 'fake news' se multiplicarão a tal ponto que tais atitudes se tornarão totalmente inócuas, desmoralizando de vez uma instituição que deveria ser respeitada

    Responda
  17. PEDRO RABELO

    O governo está delirando de alegria com isso. É a oportunidade de fazer uma média, criticando a censura e aproveitando pra censurar o STF. Mas o mais engraçado, e aí os leitores usem sua cognição básica pra lembrar quem faz agente rir". Dica: fica no circo. Alexandre de morais disse algo em outubro de 2018 sobre censura. Mas nesse espetáculo, os protagonistas não consideram o público respeitável. Eles esquecem o que disseram a menos de 1 ano atrás. Aurelinho, a justiça tem que ser provocada.

    Responda
  18. Brízido Galeano

    Petistas e tucanos nunca se bicaram. O ex-Advogado Geral da União no governo Lula e o ex-secretário no governo Alckmin, agora ministros da Suprema Corte, resolveram partir para o arrulho. Alguém saiu prejudicado.

    Responda
  19. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

    Não temos educação nenhuma, mas somos democráticos pacaramba!

    Responda
  20. luiz felipe lopes de britto

    É nisso que dá nomear pessoas despreparadas para certos cargos publicos.

    Responda
  21. Wilson Souza

    Por que tem que haver liberdade para o insulto? Liberdade de expressão sim, mas de insulto? Acho horrivel e extremamente mal educadas aquelas cenas de pessoas ofendendo autoridades, sejam elas quais forem, em lugares públicos.

    Responda
    1. Roberto Bizon Garcia

      Wilson, o colunista não defendeu o insulto como ataque. Existem situações em que a opinião proferida é entendido como uma ofensa. A principal informação à comentar está relacionada a posição arbitrária do STF. Devemos entende-la como um insulto a nossa inteligencia. Nas últimas semanas esta corte decidiu abrir processo, fazer diligencias e depois irá julgar. Nem sei porque julgar. Agora decidiu censurar a imprensa. Certamente temos muitos políticos que estão com inveja desta posição.

    2. Paulo Afonso Laurentis

      Onde está o "insulto" em dizer que alguém é "amigo do amigo do meu pai"?

  22. Adonay Evans

    A ideia de que a Democracia é o regime do insulto, parece-me uma aberração, sob qualquer aspecto. Como já dizia Rosa Luxemburgo, "A Liberdade é quase sempre, exclusivamente a liberdade de quem pensa diferente de nós." . O Código Penal estabelece Art. 140. - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Que será aumentada em 1/3 se o injuriado funcionário público for.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Quem sofreu injúria? Notícias negativas a respeito de quem quer que seja não constitui a injúria. Injúria é o uso de expressões ofensivas, xingamento. Reproduzir o trecho de um depoimento não é o mesmo que xingar.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.