Hélio Schwartsman > O regime do insulto Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O poder economico mostra que não ta nem ai com as instituições, é o lucro, é o ganhar q importa. É claro hj do pque mantiveram os que perderam eleição nas ruas até a retirada PT do governo, era fazer o pobre voltar pagar a conta, ou seja, destruir a lei trabalhista, terceirizar o trabalho, congelar dinheiro p/saude/educação e destruir a previdencia. Retiraram a soberania povo que é o patrão, e agora vale a maxima: Em casa que não tem patrao todos gritam sem direção. Democracia é a solução
O Nelson para o qual respondo é u m cheio de se achar da classe media alta, que adora dar palpites nos comentarios de pessoas humanistas q não aceitam como natural politicos se elegerem por prometer lutar por justiça social, emprego e melhoria da renda tão logo são diplomados se vendem ao mercado financeiro e passam a rifar a sociedade. É para esse pobre nelson q defende prisão da maior liderança politica do Pais em cima de simples delaçao, pque é de esquerda, por conveniencia poltica economica
Essas opiniões a que você se refere dizem respeito a outro Nelson,existem vários no mundo.A minha profissão como a de qualquer pessoa não se comunica com o meu pensamento e o que faço de minha vida.Mas vou satisfazer-lhe um pouco a curiosidade.Sou filho de um trabalhor honesto.Amo ao meu paÃs e a verdade mais do que a um partido ou a quem o tenha presidido ontem ou o preside hoje.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Sabe nelson, dispensar o sr. é proposital, pois és uma das poucas opinioes aqui que enoja, sabe pque, porque demonstras ser uma pessoa inteligente e bem informada, então, sua postura é simplesmente manipular, e tens plena consciencia para que. Veja que voce, apoiava com maestria a favor da destruição da lei trabalhista, terceirização, e congelamento dinheiro saude/educação. Nada mudou, ao contrario piorou muito, até o samu e vc sabia disso, Deves ser um empresario, se passando de cordeiro. Em
Toda opinião é respeitável,por isso me sinto a vontade para expressar a minha divergente da sua,no sentido de que nenhum partido na história republicana serviu com tanta maestria ao poder econômico do que o PT,que mascarou-se no nome para nada fazer pelo trabalhador,nada pela reforma agrária,nada pela justiça tributária,governar com os maiores juros do mundo,debilitar a saúde e educação públicas e legar-nos um paÃs repleto de corrupção e epidemias letais por falta de Saneamento Básico.Deus!
Ora, o presidente do SEF era Advogado de Sindicato, prestou e foi Reprovado Concurso para Juiz, chegou lá por Alinhamento Ideológico com o Lullopetismo, mais um desserviço do Partido ao PaÃs! Barbaridade!
Gilmar mendes era advogado, foi nomeado advogado geral da união pelo psdb e depois indicado para ser ministro do stf por FHC...e dai...Cada ser humano tem suas posturas e opiniões. Entao a mae que tem um filho que depois se desvia do normal para se viver em sociedade, é culpada?
A banda podre do Supremo, indicada pelos ex presidentes criminosos, denunciados ou condenados e presos, cumprem bem o serviço encomendado pelos padrinhos, em defesa das Corporações, inclusive da própria. Nossa esperança é que sejam a minoria dos votos no Tribunal.
Se houve "insulto" na reportagem da Cruzoé foi o de "acusar" o Ministro Toffoli de ser amigo do ex-presidente Lula.Não se vislumbra outro na matéria jornalÃstica censurada.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Afinal, que insulto poderia ser maior, contra o STF, do que a declaração do deputado Bolsonaro de que bastariam um cabo e um soldado para encerrar suas atividades? Certamente, deve ser esse o primeiro da lista.
A imagem da "corte", na minha opinião (será que ainda posso dá-la?), vem sendo maltratada pelo menos a partir do julgamento do mensalão. Piorou no julgamento da chapa Dilma-Temer, que o tenho como um show de horrores. A medida em que chegaram novos ocupantes, que se somam a alguns outros, o cenário é de puro escárnio.
Com um adendo: a Chapa Dilma-Temer foi julgada pelo TSE,no memorável voto do Ministro Gilmar Mendes-de desempante-que a absolveu por "excesso de provas".Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
"A mais alta instância da justiça caçar "militantes de direita" que escrevem bobagens nas redes sociais?Como assim?Então o STF é de esquerda?!Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Provavelmente porque as pessoas que "escrevem bobagens nas redes sociais", atacando os ministros do STF, são "militantes de direita". O que não significa que a instituição seja de esquerda, até porque seus integrantes são dos mais variados matizes ideológicos...
A origem deste Imbróglio institucional. Quanta bobagem se fala sobre o Supremo. Poucos são os que leem a Constituição e as atribuições dos poderes da República. Inclusive polÃticos e a mÃdia. Confundem a origem e qualificação e atribuições dos titulares do Supremo com os ocupantes dos cargos dos poderes Executivo e Legislativo. A Corte Suprema dos Estados Unidos, composta de nove juÃzes, "é um mundo secreto" e a brasileira é um reality-show. La as decisões do Supremo não se discute. Cumpre-se!
Você é fake Arnaldo. Copiou e colou o mesmo texto em todos os artigos sobre o assunto. Além controlC+controlV você é só escreveu bobagens. Lamento ter perdido tempo ao responder ao seu comentário em outro artigo.
Discordo que a democracia seja o "regime do insulto". É banalizar um modelo polÃtico tão importante. "E isso é saudável", diz o articulista. Nem um pouco. Uma sociedade estimulada a xingar-se mutuamente nunca que pode ser saudável. "IndivÃduos que têm baixa tolerância a insultos devem ficar longe dos holofotes e dos cargos", mas se a democracia é só para os supostos "seres de fibra", com coragem para não ligar para insultos, não é para todos, como preconiza o modelo.
"Militantes de direita que escrevem bobagens nas redes sociais"?? A FSP ainda não percebeu que não são militantes e sim simpatizantes da tirania, que o que escrevem e compartilham alcança um público gigante visando o desmonte das instituições (imprensa inclusive). É bonito criticar a censura mas é feio apoiar a tirania.
Com a palavra agora o Congresso Nacional.Por que não um novo STF,com 27 membros eleitos,um por estado com mandato de 10 anos.Indicados em cada unidade federativa por um colegiado composto pela OAB,MP,Poder Legislativo,Executivo e Judiciário e depois submetidos ao escrutÃnio popular.PassarÃamos a ser o maior exemplo de democracia do planeta.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno e agnósticos e ateus!
Parace mais o regime da carteirada. O fiscal que multou o pescador Bolsonaro é demitido, o humorista que debochou da petista é preso, e agora pessoas são perseguidas e censuradas por criticar o STF.
Parabeniza-se a grandeza do colunista ao reconhecer enganos! Atitude rara nestes tempos de certezas inabaláveis. E realmente é um verdadeiro show de horror e uma vergonha inominável para a sociedade quando a balança da justiça gira enlouquecida e desgovernada como uma como uma biruta de vento! Anos de chumbo são estes de agora....
O nosso Sistema Presidencialista Republicano compreende o "Checks and Balances";desconsiderá-lo a favor do Supremo Tribunal Federal é derrubar as outras duas colunas sobre as quais ergue-se o "Templo Sagrado" de nossa democracia.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Deputado Eduardo Bolsonaro disse: Para fechar o STF, basta um soldado e um cabo. Em outras palavras, o deputado quis dizer que é facÃlimo fechar o STF. Nem por isso, o deputado foi intimado a depor na PF. Mas, fechar o STF, por quê? Afinal, os Ministros são tão bonzinhos...
Nunca se viu antes tamanho envolvimento das pessoas com a situação do paÃs e seus governantes, em grande parte devido ao maior esclarecimento obtido pelas redes sociais, o que é salutar. Devido a isso, essa atitude intempestiva de ministros do STF só irá piorar a situação para o lado deles, pois muitos irão se mobilizar e essas 'ofensas' e 'fake news' se multiplicarão a tal ponto que tais atitudes se tornarão totalmente inócuas, desmoralizando de vez uma instituição que deveria ser respeitada
O governo está delirando de alegria com isso. É a oportunidade de fazer uma média, criticando a censura e aproveitando pra censurar o STF. Mas o mais engraçado, e aà os leitores usem sua cognição básica pra lembrar quem faz agente rir". Dica: fica no circo. Alexandre de morais disse algo em outubro de 2018 sobre censura. Mas nesse espetáculo, os protagonistas não consideram o público respeitável. Eles esquecem o que disseram a menos de 1 ano atrás. Aurelinho, a justiça tem que ser provocada.
Petistas e tucanos nunca se bicaram. O ex-Advogado Geral da União no governo Lula e o ex-secretário no governo Alckmin, agora ministros da Suprema Corte, resolveram partir para o arrulho. Alguém saiu prejudicado.
Não temos educação nenhuma, mas somos democráticos pacaramba!
É nisso que dá nomear pessoas despreparadas para certos cargos publicos.
Por que tem que haver liberdade para o insulto? Liberdade de expressão sim, mas de insulto? Acho horrivel e extremamente mal educadas aquelas cenas de pessoas ofendendo autoridades, sejam elas quais forem, em lugares públicos.
Wilson, o colunista não defendeu o insulto como ataque. Existem situações em que a opinião proferida é entendido como uma ofensa. A principal informação à comentar está relacionada a posição arbitrária do STF. Devemos entende-la como um insulto a nossa inteligencia. Nas últimas semanas esta corte decidiu abrir processo, fazer diligencias e depois irá julgar. Nem sei porque julgar. Agora decidiu censurar a imprensa. Certamente temos muitos polÃticos que estão com inveja desta posição.
Onde está o "insulto" em dizer que alguém é "amigo do amigo do meu pai"?
A ideia de que a Democracia é o regime do insulto, parece-me uma aberração, sob qualquer aspecto. Como já dizia Rosa Luxemburgo, "A Liberdade é quase sempre, exclusivamente a liberdade de quem pensa diferente de nós." . O Código Penal estabelece Art. 140. - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Que será aumentada em 1/3 se o injuriado funcionário público for.
Quem sofreu injúria? NotÃcias negativas a respeito de quem quer que seja não constitui a injúria. Injúria é o uso de expressões ofensivas, xingamento. Reproduzir o trecho de um depoimento não é o mesmo que xingar.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > O regime do insulto Voltar
Comente este texto