Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. josé mário ferraz

    Só mesmo sendo povo para esperar que banqueiro esteja ligando no social.

    Responda
  2. Plinio SOARES

    SE minha mãe tivesse barba era meu pai.... Escreva alguma coisa que realmente seja útil para a sociedade como um todo. O senhor tem tutano suficiente para tal. A não ser que a sua mente já não esteja mais plástica. Acredito que não. Pensa ou se aposent a.

    Responda
  3. Hamilton Magalhaes

    A falta de capacidade de Guedes em dialogar é o prenúncio de seu fracasso. Sua leitura do passado, do presente e do que pode ser o futuro é o prenúncio da catástrofe que virá.

    Responda
    1. Hamilton Magalhaes

      Estude trinta anos, faça pelo menos dois cursos superiores, informe-se de economia, política, sociologia e até o que o papa fala, assim terá minimamente a capacidade de entender o que os economistas do momento tentam te empurrar.

    2. MANOEL PASSOS

      Como pode um cidadão escrever umas bobagens como essas do Hamilton ?

  4. neli faria

    O passado repete no presente Jânio vem aí!

    Responda
  5. oswaldo schmitt

    A maioria dos brasileiros, incluindo os Três Poderes, não querem mudar. Nada de mudanças importantes como a das aposentadorias, reforma tributária, política, do sistema jurídico, estado grande e pesado, previlégios dos servidores públicos (incluindo militares) que estão na ativa e aposentados/na reserva. Depois de todo este grande teatro e agitação vai acontecer o seguinte: TUDO VAI FICAR PARECIDO COM OQUE ESTÁ AGORA. E, o Brasil vai seguir o seu destino de país subdesenvolvido.

    Responda
  6. oswaldo schmitt

    Excelente este artigo. Compara fatos passados com muita coisa que está acontecendo. Está claro que não apreendemos com o passado. O Brasil (o povo) é o mesmo. Nós não queremos endireitar o pais, através de maior criação e distribuição de riquezas. Está claro que continuamos interessados em manter as anomalias do Brasil. Ex.: déficit público, insegurança política e jurídica, manutenção de aposentadorias de marajas no serviço público, corrupção protegida pelo sistema jurídico, etc.

    Responda
  7. oswaldo schmitt

    Excelente este artigo. Compara fatos passados com muita coisa que está acontecendo. Está claro que não apreendemos com o passado. O Brasil (o povo) é o mesmo. Nós não queremos endireitar o pais, através de maior criação e distribuição de riquezas. Está claro que continuamos interessados em manter as anomalias do Brasil. Ex.: déficit público, insegurança política e jurídica, manutenção de aposentadorias de marajas no serviço público, corrupção protegida pelo sistema jurídico, etc.

    Responda
  8. Hildebrando Teixeira

    Quem viabiliza ou impede as reformas são as Corporações, que precisam do reaquecimento da economia para poderem manter ou aumentar seus privilégios, logo, reforma previdenciária, tributária e outras da economia estão 100% garantidas. Quanto às reforma de Moro, anti-crimes e reformas anti-privilégios, esqueçam.

    Responda
  9. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

    O SuperInepto Tchutchuca Chicago Donkey posto ipiranga É o problema do Bolsonaro. Deseconomista sem bom senso que mantém o Brasil no atoleiro macroeconômico pela má fé do setor financeiro. Membro da Seita. Selic neutra deveria estar em 2%, Seita mantém em 6,5%. Querem direitos da independência do BC sem as responsabilidades: independência do setor financeiro, profissionais sem vínculo de carreira com bancos, responsabilidade fiduciária e fiscal com o Brasil, meta de renda e emprego etc.

    Responda
    1. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

      Como membro da Seita você está preocupado com a formação das pessoas, não com os argumentos. Saia da escuridão e comece a pensar com sua própria cabeça. Estude Keynes, Teoria Geral do Emprego (1936), aprenda sobre a questão da demanda agregada e como juro e câmbio são fundamentais para o nível de emprego do país.

    2. MANOEL PASSOS

      Qual é sua formação Eduardo e onde você estudou, para escrever tantas bobagens ?

  10. MARCELLO CAMPOS

    Esse texto do Elio Gaspari reafirma algumas coisas q já sabemos: 1) Ele escreve muito bem e é dotado de uma fina ironia - diferentemente de figuras como A Jabour e D Mainardi; 2) Poucas pessoas conhecem mais as histórias e as fofocas do regime militar q ele; 3) Gaspari não entende absolutamente nada de economia. SRN

    Responda
  11. roque alves

    É pra resolver o gargalo da Economia ou acabar com os pobres ? 13 milhões de desempregados ,outro tanto de sub-empregados e 60 mil homicídios por ano .....Mas vamos pensar em Miami e seus outlet.

    Responda
  12. jose carlos toledo junior

    Quem elevou Guedes a categoria de super mestre gênio da economia? A imprensa é uma culpada, inclusive Gaspari. Quedes é um liberal extremista tosco, pedante e arrogante que vai causar mais desequilíbrio sócio econômico com reformas previdenciária e tributária e depois não vai entender porque a economia não cresce. Simples, investidor estrangeiro não vem e o nacional vai investir na bolsa e comprar imóveis e iates com renda extra das reformas. Já o povo empobrecido vai comprar alimento e roupa.

    Responda
    1. Maurício Serra

      Guedes não é liberal, é neo-liberal. É muito diferente. Vejo com muita preocupação a quantidade de pessoas que confunde Adam Smith com a escola de Chicago.

  13. luiz tadeu poggio

    Vamos Francisco, mata o mensageiro!

    Responda
  14. João Carlos Dored

    Grande Gaspari ! Sempre sensato, prerrogativa dos cultos. Queria colocar-lhe uma única questão: não seria muito melhor para o Brasil, ao invés de trocar Paulo Guedes por outro, trocar antes Bolsonaro pelo Gen. Mourão ?

    Responda
  15. Rodrigo Costa

    Temos de entender que se houvesse super homem não precisaria das instituições. Esse sim é um equívoco. Temos de entender que temos de votar em propostas e não em pessoas, pois propostas não dependem das pessoas. Haddad e Ciro tinha excelentes propostas e não um Posto Ipiranga. Entre propostas do Haddad estavam o mandato no Supremo ao invés de idade, o que mudaria muitos dos problemas que temos. Fora a discussão de problemas básicos como Estado fomentador.

    Responda
  16. Laerte Lima

    O Ministro da Economia é um pouco radical em alguns de seus pontos de vista, que certamente tem muito sentido na teoria econômica e de bons resultados futuros, mas com difícil aplicação prática, pelo menos no Brasil hoje, haja vista a capitalização da previdência. De qualquer forma, é excelente profissional, fiador da política econômica do governo, como o foi na campanha. Caberia à ala política do Executivo assumir suas medidas e, às vezes, suavizá-las, torná-las mais palatáveis à sociedade.

    Responda
    1. MANOEL PASSOS

      As pessoas falam mal do sistema de capitalização porque não conhecem o milagre dos juros compostos. O sistema de capitalização tem que substituir o atual sistema, tendo em vista que perdemos a situação favorável do bônus demográfico.

  17. Francisco Sobreira

    E que tal se o Elio deixasse de escrever?

    Responda
    1. LUIZ FELIPE SANTOS

      Perderíamos todos...

    2. LUIZ FELIPE SANTOS

      Perderíamos todos...

    3. Thiago Dutra

      E que tal o sr. começar a ler somente aquilo que lhe agrada?

    4. Dimas Floriani

      Principalmente contra convicções ofendidas. Este país está cheio de convicções ofendidas e malfadadas. Aquilo que era convicção era um desejo de onipotência. Aqueles que esperam pelo milagre redentor, parece-me que o cavalo encilhado já está passando. Que o verdadeiro Deus, não dessa pandilha que se assenhoreou do país tenha pena de todos nós brasileiros. Esses caras estão acima de tudo e de todos.

    5. Guilherme Magalhães de Carvalho

      Já está querendo censurar o Elio como os coleguinhas do STF, Sr Francisco Sobreira? Vai ter liberdade de expressão ampla, sim! E com isso garantiremos seu direito a vir aqui reclamar, sem tentar calar outros.

    6. Felicio Antonio Siqueira Filho

      Para não atrapalhar os sonhos e devaneios do Sr. Sobreira de que estamos em uma situação normal e no rumo do crescimento?

  18. José Pereira de Castro

    Tem aqueles que afirma estar bom!principalmente os eleitores do capitão!kkk

    Responda
  19. José Cardoso

    A comparação com o Simonsen procede. Ele priorizava a estabilização de preços, mesmo à custa de crescimento menor da economia. Claro que o empresariado deveria chiar. Sempre há os economistas que acham que há um atalho, na época era o Delfim. Assumiu e prefixou a correção monetária (equivaleria hoje a baixar juros na marra). A inflação dobrou, chegando a 100% em 1980. Nos anos seguintes mais inflação, recessão e calote da divida externa. Toda uma década que poderia ter sido e que não foi.

    Responda
  20. jose roberto alferes siqueira

    Ministro Guedes, faça o que você propôs junto com o presidente,diminua a massa salarial,diminua o estado,seja economista ou seja economize,pare de tirar de pobre,aumentando preços administrado pelo estado para gastar da forma maldosa pela administração que é elevados salários,raxadinha,mordomias dos poderes,ajude o povo brasileiro,que foi a promessa de campanha e o motivo para que votamos

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      ele prometeu tudo isso?

  21. Sergio Siqueira

    Mais um apocalipse tal qual seus livros de ficção sobre o Governo Militar de 1964. Ninguém é insubstituível. Quanto ao Mario Henrique Simonsen , foi defenestrado pelo General Figueiredo por conversar muito como o Sr. Guedes, o banqueiro.

    Responda
  22. José Ricardo Braga

    Se fosse o Mourão e a gente já tivesse virado esta triste página para trás, combinaria chamar o Meirelles de novo. Já pacificou esta área por duas vezes... ;)

    Responda
  23. Joao Antonio

    Elio Gaspari, esse Paulo Guedes que você defende, não é ministro da economia do Brasil, é sim ministro da banca. A reforma de Guedes é virtualmente uma tortura com o povo brasileiro. Você está se igualando a Bolsonaro com essa defesa. Triste. Resta-lhe, espero, discordar sobre a tortura estrito sensu.

    Responda
  24. Jose Roberto X de Oliveira

    Ambos são radicais. E radical não é bom para o país. Por essas e outras se caminha para o abismo. Ninguém vive sem $$$ mas o posto Ipiranga insiste na diminuição de salários e direitos e diminuição drástica de tributos mas pra isso precisa dimensionar o tamanho do Estado.

    Responda
  25. Paulo Emmerich

    E se Guedes pegar fogo? É o título. Quer dizer que entramos numa fria e que para o Élio só há uma estaca pra sustentar este circo atual. Então comentaristas, vai dar a lógica. Se pode piorar, vai piorar. Maia, Alcolumbre, Toffoli, Ônix e Moro darão conta ? Ts ts ts... pela lógica vai dar Mourão. Acompanhado de tumulto, desempregados e dólar em alta.

    Responda
  26. Paulo da Silva batista

    A retirada da Dilma e a prisão do lula não foi pra concertar isso dai? tô aguardando! mais acho que fui enganado.

    Responda
    1. Sebastiao P NUNES

      Talvez fosse para consertar sim. Mas acho que não vai ser fácil este conserto. Pode ser mesmo que seja possível apenas um concerto como V.Sa. menciona. Comece a procurar os artistas que aí tocarão, sem lei Rouanet...

  27. Maurício Serra

    O melhor que pode acontecer ao nosso país é o posto ipiranga pegar fogo. As políticas neo-liberais não funcionaram em país algum; os que implementaram políticas de austeridade derrubaram suas economias por uma década, vide Irlanda (país modelo do neo-liberalismo), Grécia, Argentina e Brasil. O dinheiro precisa circular para que exista uma economia.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Maurício, você tem que desenhar aqui.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Paulo , se eu ganho 1000 e vc 10000, a renda per capita será de 5500. Entendeu ?

    3. Maurício Serra

      Paulo, o Chile tem apenas 20 milhões de habitantes, em solo fértil, e não aplicou políticas de austeridade. O Chile é um país liberal que já removeu muitas das políticas neo-liberais, como os empregadores que voltaram a ter que contribuir com a previdência dos empregados. Ou seja, tentar pegar o Chile como exemplo para o mundo é forçar um pouco a barra, não? Qual potência mundial é neo-liberal?

    4. Paulo César de Oliveira

      Procure informar-se melhor. O Chile tem renda per capita de 25.000 dólares.

  28. Mauro Machado Gonzaga

    Nos bons e gloriosos tempos do PT no poder, esse tipo de chororô não existia, ou existia?

    Responda
    1. Maurício Serra

      Não existia, pq todos tinham dinheiro no bolso.

  29. antonio lopes

    A pergunta é por que q o Presidente LULA interviu tanto nos preços da Petrobrás e não teve crise? Seria porque fez o que falou! E não prometeu uma coisa e fez outra como o Bolsonaro!

    Responda
    1. Rodrigo Costa

      Eles tanto quase que braram a Petrobrás que só o excedente do pré-sal vai gerar mais de R$100bi. Fora os patrimônios. Nível de reservas de petróleo nos maiores níveis. Expansão internacional e por ai vai. Claro que se vc estiver com um crescimento de reservas impressionante e os preços médios do petróleo caem como de US$100 para US30 o balanço reflete. Mas é algo temporário, nada se perdeu. Agora vemos com os 100bi de excedente! Agora sim Petro está sendo des truída! Sem projeto e perspectiva!

    2. Rodrigo Costa

      Eles tanto quase quebraram a Petrobrás que só o excedente do pré-sal vai gerar mais de R$100bi. Fora os patrimônios. Nível de reservas de petróleo nos maiores níveis. Expansão internacional e por ai vai. Claro que se vc estiver com uma crescimento de reservas impressionante e os preços médios do petróleo caem como de US$100 para US30 o balanço reflete. Mas é algo temporário, nada se perdeu. Agora vemos com os 100bi de excedente! Agora sim PETRO está sendo de struída! Sem projeto e perspectiva!

    3. DANIEL XAVIER POLI

      Lula e Dilma quase quebraram a Petrobrás com essas intervenções nos preços dos combustíveis. Isso sem falar na corrupção.

    4. DANIEL XAVIER POLI

      Lula e Dilma quase quebraram a Petrobrás com essas intervenções nos preços dos combustíveis. Isso sem falar na corrupção.

  30. Rodrigo Ribeiro

    Figueiredo e Simonsen, quem assume é Delfim. A conversa hoje é outra. Paulo Guedes é salvação de um pensamento liberal. Apenas pensamento, apenas liberal e não do Brasil. Conduzido por um capitão que não serve para limpar o sapato de Figueiredo. E olha que está galera era muito ruim.

    Responda
    1. Maurício Serra

      Paulo Guedes não é liberal, é neo-liberal, da escola de Chicago. Tem muuuuita diferença.

  31. Bruno Cairos

    Ele sai os banqueiros indicam outro. O que não falta é economista querendo economizar da nossa previdência, saúde e educação e vender o Brasil. O que importa pra eles e dar autonomia pro Banco Central e gerar bilionários com a dívida pública.

    Responda
  32. Simone Rodrigues

    Eu penso o contrário do colunista, pois acho que será bom para o Brasil se o Guedes pedir o boné. Ele não está preparado nem tem a envergadura necessária para pensar e elaborar políticas econômicas que façam o país crescer. Ele só pensa em cortar e economizar para deixar o orçamento livre para os rentistas. Que saia!!!

    Responda
  33. Guilherme F

    Economistas neoliberais dispostos a destruir o país como Guedes tem vários

    Responda