Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ivan Soares de Araujo

    Discordamos desse titulo sr Clovis Rossi ele é próprio como opinião de quem não tem raízes no Brasil e se escora em palavras deturpadas pela falta consequente de patriotismo. É inconcebível comparar um governo recente que pelo pouco que fez está a superar o que nos precedeu bem mais longo e de inconcebível incompetência mas com a arrogância de ser de "esquerda'.

    Responda
  2. Lineu Saboia

    E tem mais, temos um ex-presidente condenado por unanimidade por três instancias, por lavagem de dinheiro e corrupção e parte da mídia e seus seguidores juram que ele é inocente. Tem razão, conseguimos piorar o que já ere ruim.

    Responda
  3. ERLANE JOSE LACERDA PEREIRA

    Ahah! Clovis Rossi como sempre destilando sua ironia esquerdopata contra um governo que tem apenas 100 dias que claro pode cometer algum engano ao tentar organizar a bagunca e o grande abismo que a esquerda nos proporcionou por estres trinta anos. melhor deveria se ater na reportagem apenas ao surto de autoritarismo que envolve o STF , este sim , um grupo de senhores que auto intitulam supremos e que pensam que podera fazer o que querem as seu bel prazer .alguns sem condicoes para exercer.

    Responda
  4. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Vive na bagunça. Sim. Isso mesmo. Mas. Sempre há um, mas. “Ninguém tem a capacidade de parar o Brasil”. Desde 88 somente dois presidentes terminaram seus mandatos. 1942. Brasil na Guerra e o povo faziam compras com cartão de racionamento. Março de 94, a URV. “E La Nave Va”. A história é um profeta com os olhos voltados para trás.

    Responda
  5. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Essa trupe que está no poder conseguiu virar o Brasil pelo avesso! Uma situação assustadora, retrógrada, medíocre, vergonhosa, perversa e todos os adjetivos ruins que o dicionário Aurélio possui!

    Responda
  6. Paulo Rogério de Almeida

    Pode acreditar Clóvis Rossi que este texto, cristalino como água das geleiras (água por água, a da Marginal Tietê não tem esse perfil a décadas) será a base de tantos outros no decorrer deste mês, do próximo, do resto do ano e quiçá até 2022, mudando apenas pessoas envolvidas ou fatos. Será que estou sendo pessimista com a bagunça deste "Novo Governo"?

    Responda
  7. Brízido Galeano

    Sobre o meu comentário abaixo, claro que é uma ironia. Mas, se se trata de "Terror de Estado", quem seria o Robespierre?

    Responda
  8. Brízido Galeano

    O Antagonista é folgado, mesmo! Está pedindo para ser censurado novamente. Duas manchetes: "São atos de terror de Estado”, diz advogado que atua na Corte Interamericana de Direitos Humanos. Outra manchete: Human Rights Watch: censura à Crusoé é inaceitável.

    Responda
    1. Brízido Galeano

      Claro que é uma ironia. Mas, se se trata de "Terror de Estado", quem seria o Robespierre?

    2. Brízido Galeano

      Claro que é uma ironia. Mas, se se trata de "Terror de Estado", quem seria o Robespierre?

    3. Brízido Galeano

      Claro que é uma ironia. Mas, se se trata de "Terror de Estado", quem seria o Robespierre?

  9. PAULA MERIGO

    Belíssima síntese,impecável!!!

    Responda
  10. Antonio Catigero Oliveira

    Anomalia começou quando deixaram um juiz de primeira instância, da república de Curitiba, do tipo "justiceiro", fazer o que bem entende com a Constituição desta terra de espalhafatos. Usando a discricionariedade a seu bel prazer, qualquer togado torna-se tirano. E o jornalista "conceituado", daqueles que escrevem de acordo com a conveniência, e atrasado há mais de 3 anos -- como é o caso da maioria -- vem dizer que as instituições estão virando uma bagunça. Mas só o PT precisa de autocrítica...

    Responda
    1. Nelson Franco Jobim

      Um ex-presidente do Peru se matou hoje, o que mostra a importância e o alcance da Lava Jato.

  11. Brízido Galeano

    Início do Discurso de Cícero, em 63 aC. no Templo de Júpiter: Até quando, Toffoli/Alexandre ops Catilina, abusarás de nossa paciência?

    Responda
  12. Claudio L Rocha

    O poder economico mostra que não ta nem ai com as instituições, é o lucro, é o ganhar q importa. É claro hj do pque mantiveram os que perderam eleição nas ruas até a retirada PT do governo, era fazer o pobre voltar pagar a conta, ou seja, destruir a lei trabalhista, terceirizar o trabalho, congelar dinheiro p/saude/educação e destruir a previdencia. Retiraram a soberania povo que é o patrão, e agora vale a maxima: Em casa que não tem patrao todos gritam sem direção. Democracia é a solução

    Responda
  13. Brízido Galeano

    Alexandre teve um entrevero com a PF antes de embarcar em voo. O Antagonista publicou:"o ministro do STF não permitiu que um funcionário passasse nele o aparelho detector de metais e seguiu para o avião. A recusa fez com que a PF fosse acionada. Um delegado e um agente foram até a aeronave onde Moraes já estava e explicaram que ele não poderia ser dispensado do procedimento. Irritado, o ministro acabou cedendo enquanto reclamava da PF em voz alta.". O Tempora, o Mores!

    Responda
    1. Brízido Galeano

      Se eu reclamasse em voz alta da PF, com certeza, teria sido preso. É uma questão de "derrière" e lua.

    2. Brízido Galeano

      A fonte de O Antagonista: repórter Bela Megale, em O Globo.

  14. celso bittencourt

    Subdesenvolvimento não se Improvisa; é Obra de Séculos! N.Rodrigues ***Lava Toga Já! Rararaaaaááá!

    Responda
  15. nelson liporaci

    O Brasil não é para principiantes, aliás... nunca foi... E Clóvis é um problema de "Togas", e para tristeza geral da mída, nenhum deles foi nomeado pelo "ditador". E o fato deste se identificar como paladino da liberdade de imprensa é fantástico... E pior, é verdade, pois foi o único que não comprou a imprensa, até agora, como é a tradição...

    Responda
  16. Flávio Rezende de Carvalho

    Ainda que mal pergunte, o que o presidente Bolsonaro tem a ver com isso? Ok, ele tem a ver com tudo, mas nesse caso específico, o que ele fez ou deixou de fazer? O articulista parece ter se valido de um incidente que envolve o STF, a Procuradoria e órgãos de imprensa para acertar suas contas com o presidente. Chegou a falar de Israel e da declaração infeliz do presidente, mas o que isso tem a ver com o assunto?

    Responda
    1. Flávio Rezende de Carvalho

      Senhora Marlise, vergonha é uma coisa subjetiva. Eu sinto vergonha de ter um ex-presidente preso por corrupção, sinto vergonha por esse presidente ter celebrado um "pacto de sangue" com os Odebrecht, sinto vergonha pelo PT ter montado um gigantesco esquema de corrupção para se perpetuar no poder e sinto vergonha sobretudo por haver fanáticos como a senhora, o presente colunista e muitíssimos outros burgueses esquerdistas que têm pavor de perder a falsa auréola de santidade.

    2. FABIO ROSA FILHO

      Para os socialistas comunistas, tudo que acontece o culpado é o presidente, temos uma imprensa de esquerda, um STF que foi aparelhado pelo PT, enfim, o PT perdeu a eleição, mas deixou tudo pronto e aparelhado para derrubar qualquer presidente que não fosse do partido do PT, pior ainda, são os eleitores com ameba na cabeça, que acreditam no quanto pior melhor.

  17. Diva Negri

    Faço um esforço tremendo para acompanhar o momento do Brasil mas está difícil. Parabéns Rossi e obrigada pelas aulas sobre política. Muito tenho aprendido.

    Responda
  18. NACIB HETTI

    Por maldade, ingenuidade ou ausência de inteligência, todo mundo, agora, já sabe quem é o amigo do amigo.

    Responda
  19. JV Nande

    As instituições brasileiras parecem estar num processo de espiral e de autofagia. Enquanto tentam autoperpetuar sua importância e posição, deixam de funcionar umas com as outras e, principalmente, deixam de funcionar em prol do país. A sociedade está entorpecida, assistindo a tudo com estupefação. Se houvesse maior agitação social, poderiam estar se formando as condições para uma revolução popular. No caso, parece só que a baixa intensidade de nossa democracia poderá ficar mais baixa ainda.

    Responda
  20. Wagner Santos

    As ações autoritárias desse supostamente novo governo já causavam trincas na normalidade do estado de direito na esfera do executivo. No entanto,a atitude de dois dos menos respeitados ministros do STF, que acumulam decisões polêmicas, causou uma rachadura maior nesse estado de direito, ao agirem como cortes de regimes de exceção, de ditaduras, literalmente. Não esperava que o maior risco a democracia dos últimos anos viesse de ministros do STF...

    Responda
  21. João Carlos Dored

    Toda esta movimentação por fake news e agressões aa honra dos togados do STF, ao meu ver, nada mais é do que puro pânico. A Lava Jato chegou, finalmente, aa alguns deles e até os cachorros de Brasília sabem o quanto de vidro são seus telhados. Daí o silêncio dos que não devem, seus colegas!

    Responda
  22. Alessandro Santos

    Concordo com o Clovis. Mas, e a trupe do FB e Insta sei lá o que, além dos zap zap? A famiglia e seus aspones, o Olavo, e tudo mais que se dedica, diuturnamente, a soltar pérolas mentirosas, verdadeiras ou tendenciosas, visando atingir o que resta da estrutura republicana? Fico pensando se os ministros, a despeito de terem mesmo rabo preso, também não estão corretos em impedir esses disparatados, sobretudo sabendo que um tal presidentezinho maluco foi eleito exatamente dessa forma.

    Responda
    1. Alessandro Santos

      Entendo Wagner. E, como disse, se eu concordo com o Clóvis, concordo com você também. Acho mesmo que foi autoritaríssima e suspeitíssima a postura dos ministros. E tem, de fato, esses dois agravantes: não provocou o MPF e não respeitou o princípio do juiz natural (pelo menos por analogia). Mas a postura da PGR, ao tentar arquivar o inquérito (medida que depende de homologação do juiz), demonstrou que não acolheria a representação. Por que, senão, ela tá jogando pra galera, né?

    2. Wagner Santos

      Poderiam, perfeitamente solicitar as medidas cabíveis, levando a queixa a PGR e/ou MPF e pedindo a investigação. Mas jamais poderiam, censurar quem publica trecho de autos de um processo, supresos, sabe-se lá como, destes mesmo autos, Nem poderiam estar eles investigando e julgando simultaneamente, ainda com o agravante de que Moares foi indicado relator, e não sorteado!

  23. Fábio Fonseca de Melo

    A verdadeira motivação do STF com essa censura e intimação de usuários propagadores das fake news me parece ser, na verdade, uma tentativa de riscar um limite para os filhos do presidente em sua propaganda falsa e agressiva nas redes sociais. Como não dá para entrar no WhatsApp, pegam no FB e no Twitter. Bancaram um jogada arriscada porque igualmente autoritária, que acabara dando ainda mais argumentos aos filhotes do presidente.

    Responda
  24. LUIZ LEAL

    Parabéns ao Clóvis Rossi pela sua análise clara, objetiva e imparcial. Compartilho, infelizmente, de sua preocupação com o futuro de nossa democracia.

    Responda
  25. Wagner Castro

    Desde 2015 só vemos briga de poderes, por poderes e nos poderes. E nesse mandato de Bolsonaro tudo isso vem misturado com o mal, com o atraso, e com pitadas de psicopatia. O país simplesmente está afundando com o próprio peso na areia movediça que se tornou sua democracia.

    Responda
  26. MARIO R M COSTA

    Tudo perfeito, mas só uma correçãozinha. Lá no início, a música é de 1958 e foi composta por causa do campeonato mundial de futebol conquistado pelo Brasil. O engano em nada prejudicou a análise, claro! Mas como cantei muito a musiquinha quando era garoto, me veio a vontade de corrigir.

    Responda
  27. Ricardo Candido de Araujo

    E la nave va, mestre Rossi... Em meus quase 59 modestos anos de vida, pela primeira vez temo de verdade pela falta de futuro para o Brasil. Aqui caminhamos para fazer valer a máxima que um otimista não passa de um pessimista mal informado.

    Responda
  28. MARCOS FERNANDO DAUNER

    título perfeito. parabéns .

    Responda