Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mariana da Costa Conde

    Vinicius sei o quao dificil é titular um texto para capturar a atençao do leitor mas comparar esse nosso estagio político com casa de tolerancia e ringue de vale- tudo é demais! ; ambos tem reg ras que são seguidas à risca por todos : platéia , juízes, contendores , frequentadores, patrocina dores , ring-girls ; todos se comportam com decência , responsabilidade e civilidade ...

    Responda
  2. Nelson Vidal Gomes

    Eu diria que precisamos de um pouco mais de coerência entre discursos e práticas,distância que aumentou exponencialmente a partir do PT,que à revelia do nome nada fez pelos trabalhadores,nada pela reforma agrária,nada pela justiça tributária,governou com os maiores juros do mundo e legou-nos um pais repleto de corrupção e epidemias letais por falta de saneamento básico.Um pouco de verdade nesse contexto já seria muito.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
  3. Sandro Carvalho

    Não tomou partido de nenhum lado, mostrou a responsabilidade de todos e os caminhos para sairmos da crise. Belíssimo texto! Parabéns, Vinícius Torres Freire, mandou muito bem!

    Responda
  4. Danilo BAROSSI CURY

    Quantas besteiras em poucas linhas!

    Responda
    1. marilza abrahão

      Só desdenhar do articulista não basta, ha que se argumentar ponto a ponto suas ideias ou então corre -se o risco de deixar bem claro que a estocada calou fundo no peito do que desdenha... Serviu como uma manta, né!?!?!

  5. José Fernando Marques

    Já assistimos a esse filme em 1964. Quem será o Jango desta vez?

    Responda
  6. José Antônio

    "19 de abr de 2019 - O Caos institucional e a derrocada da democracia." (no blog de Mauro Santayana. Um prêmio à inteligência).

    Responda
  7. Anderson Souza

    Acreditamos no reconhecimento do completo fracasso brasileiro em todos os aspectos e acreditamos ainda na necessidade de uma ruptura com todo esse pensamento fracassado que domina nossa sociedade. Precisamos de conflito, não de apaziguamento.

    Responda
  8. luiz lima

    Não houve , a rigor, censura aos sites citados. Dos fatos relatados esse é o menos grave. N houve prejuízo a ninguém. Pelo contrário, fez bem p esses sites. Ganharam projeção c isso. Tá aí o maior erro. Esses extremistas vendidos travestidos de jornalistas são irrelevantes, mas têm o direito de expressão. Gravíssimo é a tentava de emparedar o STF. É obstrução de Justiça e crime crime contra a ordem democrática. É ameaça à liberdade do Judiciário. Uma chantagem da Lava Jato, q já errou demais.

    Responda
  9. Hernandez Piras Batista

    Se estudarmos bem a história do Brasil, veremos que nossas instituições não se regeneram. Elas mergulham na crise até o limite da desagregação total, quando, infelizmente, vem a ruptura, que, não raro, instaura um regime potencialmente ainda mais vicioso. Foi assim com a monarquia, a República Velha, a democracia de 1946, o regime militar e, ao que parece, o presente regime. É difícil ter esperanças com uma classe dirigente caracterizada pelo canibalismo.

    Responda
  10. Cloves Oliveira

    O Brasil vive o fenômeno da hierarquia de galinheiro. No galinheiro existe uma ordem onde existem galinhas que bicam as outras, mas a líder nunca é bicada. Quando uma nova galinha é introduzida, a hierarquia sofre um reviravolta. É o que está acontecendo no Brasil pós LJ. A Natureza odeia um vácuo. O mesmo acontece na política. A LJ introduziu uma nova galinha no galinheiro, e as forças do poder estão tentando se acomodar na nova realidade. O vácuo tem que ser preenchido de um jeito ou do outro.

    Responda
  11. José Antônio

    Chegamos a esse ponto devido a mais ou menos a uns 367 deputados, a uns 61 senadores, a uma monocracia... "31 março de 2018. Esqueçam outubro. O Supremo decide. Para as eleições, faltam 4 dias."(no blog de mauro Santayana. Um prêmio à inteligência) e a milhões e milhões de patos amarelos pelas avenidas do Brasil afora. Há perigo na esquina, elles venc...

    Responda
  12. José Antonio Fernandes

    O último mandatário probo foi o Itamar. FHC torrou seu superávit ao comprar a reeleição. Lula vendeu sua alma aos ideólogos do poder a qualquer custo . Dilma inapta e ingênua foi controlada pelos barões do dinheiro podre e Bolsonaro , coitado está perdido... Se dermos sorte viramos uma Argentina, senão Venezuela...

    Responda
    1. Anderson Souza

      Eu colocaria Dom Pedro II .

  13. antonio isaac

    Belo resumo da opera bufa que estamos vivendo......parabens!

    Responda
  14. celso bittencourt

    A maior desgraça da Democracia, é que ela traz à Tona a Força Numérica dos I d i o t a s, que são a Maioria da Humanidade. ***N.Rodrigues

    Responda
    1. PEDRO RABELO

      Celso, como sinto profunda tristeza e frustração em ser obrigado a concordar com você. Idiotas de esquerda, direita etc. Muitos idiotas por todos os lados. A maioria, mas não todos. É o que consola.

  15. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Está no "Os Cantos", Vinícius : Olhos cegos e sombras. para entrar a presença da aurora, para cima, fora do in fer no, do labirinto. o caminho largo como um cabelo. .../Claudia F.

    Responda
  16. Jane Medeiros

    Perfeitamente, Sr. jornalista! Parabéns, Sr. jornalista! Elencou com grande propriedade a confusão que se estabeleceu no Brasil, citando atores e instâncias que deram sua contribuição para o caos. Moro e empresários não podem se eximir. Ah! Não podem mesmo. E nós, pobres mortais, a assistir a tudo impotentes.

    Responda
  17. João A Silva

    O artigo traça um nítido quadro do imenso caos que se instalou nas instituições do País. No livro "Por Que as Nações Fracassam", de Daron Acemoglu e James Robinson, é estabelecida a distinção entre os países desenvolvidos e os atrasados em função da natureza das instituições existentes, inclusivas ou extrativistas, respectivamente. A formação de cada tipo é decorrente de fatores históricos, incluindo os fenômenos críticos. O Brasil é um evidente exemplo da segunda categoria.

    Responda
  18. Sergio Moraes

    A democracia e os Estado democrático de direito estão sendo atacados há anos com o silêncio ou, em alguns casos, a euforia da imprensa, apesar das honrosas exceções. No Brasil todos os segmentos têm problemas: professores, padres, pastores, militares, juízes, políticos. Todos são notícia quando erram, e assim deve ser. Aponte um único caso de jornalista que tenha mentido ou vendido opinião que tenha sido destaque na imprensa

    Responda