Opinião > Encolhendo de novo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Gildasio Fernandes Dantas

    A Fol/há ainda continua a por a culpa no peteh porque foi um culpado pelo gol/pe contra a Dilm/ma.

    Responda
  2. Maurício Serra

    Calma, pessoal! A crise é a Dilma. É só tirar a Dilma que o Brasil volta a crescer. Haha!

    Responda
  3. PAULO DE TARSO MEDEIROS

    A Folha parece achar que a "herança petista de desmandos" é eterna. Já se passaram mais de 3 anos que o impeachment foi aprovado e quase três que a presidente Dilma foi afastada. O governo Temer gastou a rodo para comprar apoio político e se sustentar no poder. O Banco Central não reduziu os juros na velocidade adequada. E o aumento do endividamento das famílias não pode ser lançado na conta de "desmandos".

    Responda
  4. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

    A inépcia deste jornal na área macroeconômica assusta e cansa. Deveriam estudar o Valor que já começou a mudar com o Lara Resende. Governo fica brincando de liberalismo para ajudar os países desenvolvidos e afundar nossa economia como a Argentina. Vamos parar de por a culpa no pt, por favor. O que faz a macroeconomia são as decisões diárias do BC em termos de juro e câmbio. Juro deveria estar em taxa neutra de 2% e câmbio de competitividade econômica internacional é R$9. Sem isto não há demanda.

    Responda
  5. Benedicto Ismael Dutra

    O dinheiro não circula. Quando ha dinheiro consome-se mais, mas sendo produtos importados, parte do dinheiro vai embora, não regressa ao ciclo. A economia globalizada trouxe desequilíbrios na produção em e empregos. Mesmo baixando os juros, mesmo impondo o sistema 996, de trabalho de 72 horas semanais o que isso poderia trazer para o PIB? O desequilíbrio do sistema concentrando a riqueza e as oportunidades está trazendo aumento da precarização da vida e desalento geral.

    Responda
  6. Emerson danda

    Se as famílias estão endividadas, o dinheiro vai para pagar dívidas e não para a produção. Os investidores não querem ver os seus capitais entrarem em risco de paralisação. Quem pagará a conta do PT?

    Responda
  7. Leonardo Gama

    E quanto à política de desinvestimento em Educação e em Ciência? Também está no caminho certo, Folha?

    Responda
  8. Hercilio Silva

    Não há plano pra tirar a economia do buraco, cortar e cortar só vai reduzir mais a atividade econômica e por tabela a arrecadação, o que está paralisando o estado. E não se vê sinais de que o governo acordou pra isso. Mais hora menos hora o presidente vai ter de trocar a equipe econômica ou vai afundar junto com a recessão e o desemprego. Esses 2 itens derrubaram todos os governos que não os corrigiram, inclusive a ditadura.

    Responda
  9. EDMUNDO NASCIMENTO

    a bruxinha de Porto Alegre e o larapio preso na policia federal em Curitiba afundaram o nosso Brasil pelos proximos 20 anos com os assaltos a petebreas, eletrobras e demais estatais bem como os fundos de pensao de trabalhadores e trabalhadoras de estatais ! quem viver vera ! Durante os governos petropetralhas Petebras aumentou divida de 100 para 500 bilhoes e teve que parar de investir ! quase entrou em falencia devido a ma gestao da bruxinha de porto alegre !

    Responda
  10. EDMUNDO NASCIMENTO

    a bruxinha de Porto Alegre e o larapio preso na policia federal em Curitiba afundaram o nosso Brasil pelos proximos 20 anos com os assaltos a petebreas, eletrobras e demais estatais bem como os fundos de pensao de trabalhadores e trabalhadoras de estatais ! quem viver vera ! Durante os governos petropetralhas Petebras aumentou divida de 100 para 500 bilhoes e teve que parar de investir !!!

    Responda
  11. Lili de Almeida

    A reforma da previdência só vai piorar a coisa. Cito: "Visão equivocada das causas e soluções. Primeiro destruíram a economia para depor a Dilma; depois venderam a ideia que simples substituição dela pelo Temer resolveria os problemas, não resolveu; aí veio a reforma trabalhista que criaria milhões de empregos, não criou; agora é a reforma da previdência que salvará a lavoura. Bobagem, não criará um só emprego." São necessárias outras medidas não liberais, essas atuais só beneficiam os bancos.

    Responda
  12. RICARDO ROMANELLI FILHO

    Visão equivocada das causas e soluções. Primeiro destruíram a economia para depor a Dilma; depois venderam a ideia que simples substituição dela pelo Temer resolveria os problemas, não resolveu; aí veio a reforma trabalhista que criaria milhões de empregos, não criou; agora é a reforma da previdência que salvará a lavoura. Bobagem, não criará um só emprego. É necessária a médio e longo prazo. O país precisa voltar a crescer e para tanto precisa de um pacote de incentivos e ações coordenadas.

    Responda
  13. Vladimir Micheletti

    Se os editores acreditam que “o cerne da agenda econômica está correta, embora...” não adianta brigar com os números - é o mesmo que dar murros em ponta de faca. Temos, isto sim, que reabrir o debate: FHC e Serra X Ruy Mauro Marini. Ver http://www.marini-escritos.unam.mx/001_memoria_marini_port. É fundamental abrir o debate.

    Responda
  14. EDMUNDO NASCIMENTO

    a bruxinha de porto alegre e o larapio preso na policia federal em curitia afundaram o nosso Brasil pelos proximos 20 anos com os assaltos a petebreas, eletrobras e demais estatais bem como os fundos de pensao de trabalhadores e trabalhadoras de estatais ! quem viver vera !

    Responda
    1. Lili de Almeida

      Presta atenção: "Visão equivocada das causas e soluções. Primeiro destruíram a economia para depor a Dilma; depois venderam a ideia que simples substituição dela pelo Temer resolveria os problemas, não resolveu; aí veio a reforma trabalhista que criaria milhões de empregos, não criou; agora é a reforma da previdência que salvará a lavoura. Bobagem, não criará um só emprego. É necessária a médio e longo prazo." O país só volta a crescer com a retomada de outras políticas não liberais.

  15. Rogerio Soares

    Ou vcs são míopes ou são mal intencionados mesmo. Sabe quem é o grande culpado nisso tudo, além desta famigerada elite, o que descambou o BR foi está lava jato, factoidista, eles sim desmontaram com o setor que mais geraram empregos diretos e sem emprego não tem renda, não tem consumo, não tem crescimento. Já foi dito o que gera emprego não é o patrão q é bonzinho e vai acordar cedo e dizer hoje vou criar dez empregos o que gera emprego é consumo, ou seja, demanda e sem isso continuaremos na m.

    Responda
  16. Cloves Oliveira

    Os fatores externos tiveram mais influência negativa na economia do que os fatores internos. O primeiro deles é a crise brava que assola a economia Argentina, nosso principal parceiro comercial na região e que está com uma inflação de mais de 50%. Podemos incluir também o México, apesar de ser um parceiro menor. O outro fator foi a negociação entre China e EUA que resultará num aumento do comércio entre os dois países, desfavorecendo o Brasil. E a economia mundial que começa a patinar.

    Responda
  17. Cláudio José Marabesi

    Em tempo, qdo Aécio "perdeu" as eleições, resolveu desrespeitar o art. 14 da nossa Constituição (pois ñ acatou a soberania popular), e, ardilosamente, articulou o golpe... desde então, estamos retrocendo em todos os aspectos sócio-econômicos. E com essa eleição desse mentecápito capitão, aí é q "afundaremos", como diz o Dória, ACELERADAMENTE.

    Responda
  18. claudiano da hora de cristo

    A Folha faz a análise equivocada. A crise econômica no Brasil é resultado da concentração história da riqueza. Daí, creditar os investimentos sociais dos governos do PT como mal gastos é um desvio dos fatos. Pior, acreditar que a destruição da previdência pública é solução para o país crescer. Só se for para uma parcela ínfima das grandes fortunas. O Brasil só voltará a crecer se a renda circular e houver consumo. Insistem em titar o poder de consumo da maioria da população do país.

    Responda
  19. Cláudio José Marabesi

    Gostaria, sinceram/, q o "Editorial" apontasse claramente "os desmandos petista" já q Dilma foi reeleita com a inflação dentro da meta e o nível de desemprego baixo.

    Responda
    1. Cláudio José Marabesi

      Vc's ainda ñ me responderam pq cercearam o meu livre pensamento?, será pq adjetivei Bolsobaro de "mentecápito"?

  20. Anderson Nunes

    Adoro ver e ouvir "é preciso resistir a receitas fáceis e enganosas enquanto os resultados não chegam"; seguir exemplo argentino talvez? Quais são as receitas enganosas e estão baseadas em quê e quem? E como faz com a barriga que ronca de fome todos os dias, nos 208milhões de brasileiros? Tem que resistir a fome e a falta por quanto tempo? Alguém vai dizer este tempo de resistência pra quem vai sentir? Não se espera reação? E contra a reação, a receita seria a repressão?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.