Ciência > Após Páscoa, seguidores de Jesus continuaram fiéis do judaísmo, diz historiadora Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Talvez interesse: Character Networks and Book Genre Classification arXiv:1704.08197 We compare the social character networks of biographical, legendary and fictional texts, in search for marks of genre differentiation. We examine the degree distribution of character appearance and find a power law that does not depend on the literary genre or historical content. Inclui o Hobbit, uma biografia de Tolkien, os livros de Lucas e Atos, entre outros.
Acrescento ainda: é judeu quem não não fez a circuncisão? Não é. E a circuncisão também foi abolida nos primeiros anos do cristianismo. Tanto isto é verdadeiro que no Antigo Testamento os judeus referiam-se aos povos pagãos (os filisteus) como incircuncisos.
Continuando, na assembleia de Jerusalém, foram abolidos o Shabbat (sábado), a circuncisão, todas as festas judaicas, inclusive o Yom Kippur, o dÃzimo. Pergunte a qualquer judeu: existe judaÃsmo sem Shabbat e sem o Dia da Expiação (Yom Kippur)? Então, nos primeiros anos após a ressurreição e ascensão do Senhor Jesus já houve a cizânia total do judaÃsmo com o cristianismo. Outro ponto: por que declarar Tiago talvez irmão de Jesus? As Escrituras não deixam nenhuma dúvida quanto a isso.
Carece de embasamento sério esse pseudoestudo. Primeiro, houve, sim, dissidência entre o judaÃsmo e o cristianismo, apesar de ter sido inicialmente chamado de seita. Era uma seita diferente dos fariseus, saduceus, zelotes, essênios... Estes se aceitavam entre si. Tanto que o próprio apóstolo Paulo, que era fariseu, perseguia os cristãos. Estas perseguições também estão documentadas em At 15:17 At 22:30 e cap 23. Na assembleia de Jerusalém, em Atos 15, se vê uma cisão total com o judaÃsmo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Após Páscoa, seguidores de Jesus continuaram fiéis do judaísmo, diz historiadora Voltar
Comente este texto