Demétrio Magnoli > Governo Bolsonaro é só uma escala técnica na rota do Partido dos Procuradores Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Não poderia se esperar outra coisa dos sites o Antagonista e do Cruzoé. Ambos pertencem ao Inca veneziano. Só o Nacional Kid pode nos salvar.
Se continuar esta zona generalizada nos três poderes, não reclamem quando as Forças Armadas colocarem o bloco na rua.
Não acho que as forças armadas farão algo, o governo bolsonaro esta cheio de generais para sufocar qualquer situação, o proprio vice presidente, general mourão que é muito inteligente e estudado sabe bem o que esta ocorrendo e fazendo, sendo de extrema direita não deixara que algum golpe vindo das forças armadas interrompa o atual governo.
Este artigo joga uma "cortina de fumaça" no fenômeno sócio-polÃtico em que se constituiu a bizarra atuação do Presidente do STF,ao assumir a um só tempo as funções de legislador, investigador,acusador e julgador, à revelia do que dispõe o artigo 49,V da CF,por aplicação sistemática e teleológica deste.Não há questionamento da sociedade muito bem representada pelos procuradores da Lava Jato ao STF, mas a seus membros que a desrespeitam,julgando processos de amigos,afilhados,ex-chefes etc.Deus!
RaRaRa.
A caixinha de 2,5 bilhões do Dellagnol era a verba partidária para o avanço desse projeto populista como o do Partido dos Procuradores, né não? Leitores raivosos, tomem chá de erva cidreira e leiam com mais calma o argumento do articulista que é pertinente se se coletarem fatos desde dezembro de 2015. Tempos sombrios esses para a República, diria Hannah Arendt. Já sinto o movimento espirilado de sucção do Brasil em direção ao buraco negro da galáxia M87.
Senhor Nelson. Nada sai de buraco negro e nele fomos colocados pelos dois significativos golpes polÃticos perpetrados pela "elite dominante" do Brasil, com a ajuda de uns iludidos, quais sejam: o impeachment da Dilma e a prisão de Lula, para afastá-lo da última eleição.
Muita imaginação!
Do buraco negro saÃmos ao derrotar o governo do PT,que nada fez pelos trabalhadores,pela reforma agrária,pela justiça tributária,debilitou a saúde e educação públicas,governou com os maiores juros do mundo,aumentando exponencialmente nossa dÃvida pública interna e legou-nos um paÃs repleto de corrupção e epidemias letais por falta de saneamento básico,e,até hoje,não se dignou a mudar de nome para PB ou PE-Partido dos Banqueiros ou das Empreiteiras.Deus nos ilumine e um abraço fraterno nos ateus!
O Magnoli não percebeu que o problema maior são as nomeações polÃticas de incompetentes para as cortes da nação.
Imaginação muito fértil!
Artigo ridÃculo desse elemento 171 ventrÃloquo das forças da corrupção e do atraso que agenciaram e venderam o patrimônio público. É lamentável que a Folha albergue tantos impatriotas no seu quadro editorial. Estou providenciando o meu desligamento do quadro de assinantes desse jornal. Não quero mais ler tantas bobagens.
Tchau Querido!!!!
RidÃculo porque ele citou o Partido dos Procuradores? Ou porque você não entendeu nada do que foi dito por ele?
Nenhum paÃs suporta bancar todos esses "partidos". Partidos polÃticos, Partido dos procuradores, partido do STF, Partido dos funcionários públicos e partido das forças armadas. São caros, gigantescos, privilegiados, ineficientes e corruptos. Avião da FAB, exército de motoristas, auxÃlios espúrios, funcionários fantasmas, laranjais e rachadinhas. Transparência,reforma, enxugamento e talvez extinção de muitos cargos ajudaria a diminuir a dÃvida pública e a carga tributária.
Absolutamente pertinente.
Não é o STF que traz preocupação enquanto instituição.Este articulista sabe disso,embora aqui aparenta não saber.É alguns de seus membros que desrespeitam a sociedade ao não se considerando impedidos de julgarem processo sobre amigos,afilhados,ex-chefes etc.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Para os extremistas da direita e esquerda, os fins sempre justificam os meios. É por isso que seus argumentos só se sustentam se eles esquecerem os erros do seu próprio lado. E a imprensa, que revela tais erros, apanha de todos. Não por acaso, petistas e bolsonaristas detestam a Folha e a Globo.
Petistas que detestam a Folha só os há os que não a leiem e à Globo,passaram a amá-la desde criancinhas a partir das eleições presidenciais do ano passado.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Dois jornaistas que se notabilizaram por sua indepedência e deixaram de o ser.Reinaldo Azevedo e Demétrio Magnoli.Escrevem agora sempre numa única direção.Mas este jornal tambem dispõe de Helio Schuartsman,Vicente Torres Filho,Ruy Castro e outros que ainda o são.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Corrigindo:Vinicius Torres Freire
Vanderli, a má notÃcia não é o STF.Não há no Brasil quem o combata como Instituição, e o articulista sabe disso mas neste artigo joga uma "cortina de fumaça" sobre a situação,assim como você o faz na forma como se refere ao meu comentário.O problema são os membros do STF, que desrespeitam a sociedade ao não se considerarem impedidos de julgarem processos sobre seus amigos,afilhados,ex-chefes etc.Um grande abraço! .
Tentas desqualificar o homem sem atentar ao conteúdo de seu argumento. Tens dificuldade de discernir o que está em curso? Recusas a ver o que ocorre em tua volta e culpa o mensageiro pela má notÃcia. Deverias ter uma postura mais inteligente. Examine a ideia do Demétrio, ele está alertando a algo que os cegos mais tarde irão se arrepender por não ter levado em consideração só porque tem raiva do carteiro.
Mas alguém acredita que a procuradoria conduzirá investigação contra ela mesma? Quantos vazamentos a procuradoria investigou satisfatoriamente? Estamos numa encruzilhada jurÃdica criada por uma Lava Jato com projeto de poder..... enquanto o Brasil aplaudida cego os desmandos da operação.
E pensar que eles queriam dois bilhoes e meio de reais da petrobras (do povo) para suas atividades politicas,para o projeto de poder. Com lula podendo falar , nos vamos retomar o poder.
Magnolli, o "new progressista". Seguindo Reinaldo "o Azevedo".
Magnoli corretamente criticou Olavo de Carvalho pela paranoia dele de imaginar uma conspiração marxista cultural para destruir o Ocidente. Agora Magnoli cria uma teoria da conspiração não tão imensa.
Impecável
Tomei conhecimento, por reportagem do DGM, de como se deu a mudança da prisão 2ª Inst. Em que o filho de um pobre ex-metalúrgico, foi acusado de roubo, junto a sua casa, sem qualquer prova. E o STF, intimidado por S. Moro, no auge de justiceiro da LV, a rasgar a CF, para agradar o Partido da R. C, . Senhores Ministros o povo vai tomar conhecimento, da origem da farsa, que manchou nossa CF. Coragem E. Fachin, R. Barroso, C>L. e Rosa V. para admitirem o erro, a sociedade vai saber
Até parece que o colunista dormiu durante estes quatro anos, e acordou agora. Pois o texto está exato, mas atrasado há pelo menos um mandato do executivo. É só verificar os textos das colunas até o fim de 2018 para perceber o cinismo do discurso atual, bem conveniente no momento.
A sociedade é esmagada do Governo, essa é causa primeira deste debate. Enquanto os polÃticos eleitos são relativamente muitos; número excessivo de prefeitos, vereadores, deputados e senadores, eu acabaria também com o GDF, coisa que possibilita polÃticos inexpressivos, os polÃticos concursados, são poucos, acumulam muito poder e não servem muiito bem a sociedade.
Curiosamente, o Partido dos Procuradores é de uma lerdeza atroz quando se trata de fazer vazamentos seletivos sobre a relação das milÃcias com a famÃlia Bolsonaro. O caso Queiroz ainda hoje ferve em banho-maria. O cheque contaminado depositado na conta da mulher do presidente, nem pensar! As maracutaia subjacentes ao oceano de fake news que alimentaram a campanha de Bolsonaro, ainda hoje reverberam como coisa sem importância. E o governo impoluto e moralista segue sua marcha circense.
Por causa da pressão ou do encantamento pelo establishment econômico e midiático, o judiciário brasileiro deixou uma parte do MP agir sem nenhum tipo de limite e na ilegalidade durante anos. Agora, talvez, seja tarde demais para o STF tentar lhes impor os limites da lei e da Constituição. A criatura ficou maior q aqueles q a alimentaram. Uma vez fora, não há mais colocar o gênio dentro da garrafa. Pobre Brasil.
Que bom que Magnoli ponha o dedo na ferida para além das crÃticas ao STF, apontando o protagonismo e ambições de poder desmedidas e mal dissimuladas por trás do combate à corrupção na cruzada empreendida pelo Partido dos Procuradores. Mas, é preciso também conferir créditos aos "blogs de esquerda" que sempre apontaram esta anomalia e os riscos que representa.
Chamem, o jipe, o cabo e o soldado?
Será essa a aristocracia judicial que tanto temia o Antonin Scalia?
Magnoli faz um plagio de Reinaldo Azevedo (que apontava a criação do PAPOL, Partido da Policia) renomeada como Partido dos Procuradores. Ambos os jornalistas se perderam no tiroteio que se tornou o cenario politico onde o maior sequelado é a verdade. Há uma elite parlamentar, juridica, e intelectual que nao quer perder seus privilegios e monopolios de informacões e pretensas verdades. A implosao do lulopetismo corroi até intelectuais outrora brilhantes.
O colunista também me parece equivocado quando afirma que já existe uma candidatura Moro definida. O objetivo maior do MP é corporativo, fortalecer sua posição dentro do aparelho do Estado, o jogo polÃtico decorre daÃ. Se a candidatura Moro fosse o objetivo maior, aceitar um ministério no governo Bolsonaro foi um tremendo tiro no pé,
Tenho medo da reforma da previdência : vão estabelecer a pena de morte no Brasil ao limitar a aquisição de medicamentos caros. A reforma vai parar na corte sem dúvida. Eles devem se lembrar da conhecida máxima, eu posso ser você amanhã .Poderão também precisar desses medicamentos. Zéca Dirceu acertou no alvo.
A ação do MP é polÃtica? Com certeza, mas isso não começou em 2017, nem o MP esteve sozinho em seu desvio de finalidade. Acontece que até o golpe, em 2016, estavam juntas a fome do MP e a vontade de comer do STF. Depois disso, com o objetivo imediato alcançado, derrubando Dilma e prendendo Lula, as forças se separaram. Está difÃcil para o STF enquadrar o MP depois de te-lo apoiado em sua cruzada ANTI-populista.
A incompetência administrativa, a corrupção nas vÃsceras do sistema polÃtico, o poder jurÃdico nas mãos de deslumbrados, tudo cria um ambiente propÃcio à instalação do governo de força. Depois, reclamar não vai adiantar.
Para manter e expandir o poder é preciso saber exercê-lo. Os últimos acontecimentos revelam que alguns membros do STF cometem erros que vão minando o seu prestÃgio. Mas não são só eles a errarem. A delação super premiada da JBS, a aceitação do Moro em ser ministro e a tentativa de botar a mão no dinheiro da Petrobrás são erros dos procuradores que também tem comprometido sua imagem.
Não sei se tem a ver com o assunto, mas, o ministro Toffoli errou duplamente: aquele inquérito e a censura. Ele deveria ter vindo à público e dito: era advogado da União...E não ter censurado. No mais: todo apoio ao STF.
A verdade deve ser o compromisso de todo Ser Humano consigo mesmo e com o seu próximo.Isto vale,sobretudo,para a imprensa na democracia.Com efeito,a verdade aqui não socorre o ilustre articulista.Não há ninguém contra o STF e sim em relação a alguns de seus membros,que desrespeitando a sociedade deixam de se considerar impedidos de julgarem processos sobre seus amigos,afilhados,ex-chefes etc.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Uma das funções da mÃdia é policiar o governo central e as organizações que formam o Estado. MÃdia que adula governo é suspeita, não merece crédito, não será lida, é chamada de "chapa branca". Diferente disso é o que se vê na China, Cuba, Correia do Norte, Venezuela ....
A vaza jato está perdendo o apoio de uma parte do consórcio do golpe
A impressão que tenho é que a Folha determinou a todos os seus articulistas que seja qual for o assunto tem que encaixar algo contra o governo Bolsonaro.
Você tem razão José Ademir, há uma associação velada entre os que criticam aqueles que deveriam merecer o reconhecimento e as honras da nação,que são os procuradores da Lava Jato e os que não se simpatizam com o governo Bolsonaro,que libertou o paÃs da cultura da mentira instituÃda pelo PT.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
E a impressão que eu tenho é que você deveria dizer onde é que este artigo é uma crÃtica ao governo Bolsonaro.
a impressão que eu tenho é que vc. deve parar de fumar o que está fumando, agora.
A verdade dói, né? O Governo tem inúmeros erros e cabe ao jornal apontar. Infelizmente, o fanatismo por polÃtico não consegue enxergar: tirante uns três ministros civis e os militares, o governo está perdido. Ou o senhor acha que a educação comandada desde os Estados Unidos está bem? Ou a ministra que mandou o brasileiro pobre comer manga(com agrotóxico?) está correta? Ou a outra que mandou, em pleno século XXI a mulher ser submissa ao marido deve ser aplaudida? Ah, para alguns homens sim!
Creio que vc esteja falando de outro artigo, não deste ao qual agrega o comentário.
Como acompanho os artigos e as participações do Demétrio na televisão, me parece bem estranho, o conteúdo desse artigo, que foge bastante do que ele tem dito nos últimos anos. Teoria de conspiração quando a justiça tenta as duras penas, fazer cumprir a lei contra os poderosos? As gangues do colarinho branco, que desmoralizam a república diariamente, é que nos garante a democracia? Quando o sistema judiciário protege os corruptos está agindo para proteger a nossa sociedade? Fala sério!!!
Infelizmente a imaturidade de alguns procuradores da República combinada com o deslumbramento do poder dá azo a tais excrescências jurÃdicas. Levam toda a instituição ao descrédito com power points desconexos, fundações privadas para gerir dinheiro público, ativismo judicial pelo Twitter e outras atitudes que demonstram seus excessos institucionais, muito encorajados no seio da própria instituição que não lhes dá limites. Há membros do parquet confundindo autonomia institucional com onipotência.
Análise perfeita!! Descortina alguns objetivos não republicanos dos Procuradores da República. Infelizmente, tanto o judiciário, quanto o presidente Bolsonaro não percebem o perigo da manobra para se alcançar o poder. Reforçam o discurso e se colocam como alvos.
Moro é uma farsa!
"Verdadeiro é o PT", que nada fez pelos trabalhadores,nada pela reforma agrária,nada pela justiça tributária,debilitou a saúde e a educação públicas,governou com os maiores juros reais do mundo, aumentando exponencialmente nossa dÃvida pública interna e legou-nos um paÃs repleto de corrupção e epidemias letais por falta de saneamento básico,para o povo pobre para quem dizia governar.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Isso muitos já sabiam, porém o ódio não os deixava admitirem.
no mais, arnaldo, eu apenas choro pelo sistema de pontuação do vernáculo que vc. acabou de violentar comteu comentário. as aspas e exclamações estão aqui na minha porta perguntando deseperadamente se vc. resolveu introduzir o portunhol como norma culta de nosso idioma.
calma que a tua mordaça vem em seguida, comentarista logo abaixo. a não ser que vc. seja um rentista da empiricus, é claro.
Quantos choros daqueles que perderam "!boquinhas"!!!
Quem investiga não julga, mas alguns procuradores são investigados por vazar documentos e estimular uma sórdida campanha para enfraquecer o STF, e duvido muito, arrisco mesmo a perder um braço que o MP investigaria de forma isenta esses procuradores da Lava Jato que se julgam deuses. Eles passaram dos limites e já passou da hora de dar um basta. Espero que o STF não se acovarde e continue com essa investigação. Deltan que ponha suas barbas de molho!
Os Procuradores, em muitos casos , agem fora da lei, com objetivos particulares opostos ao interesse público. JuÃzes também. A questão é que o MP tem o monopólio da ação penal. Como consequência, eles fazem um consórcio e protegem a si próprios. O CNMP também faz parte da panelinha. Na Lava Jato, os procuradores deixaram o apego à lei p projeções polÃticas.
E os fatos ?! ... tanto no âmbito da Lava Jato quanto nas entranhas do STF. MP não decide nem julga. Alheio a vaidades de alguns, o papel do MP é esse que tem sido desempenhado. O Judiciário é o freio natural a inconteste a desvios ou equÃvocos do MP. Afora isso, membros do MP não são nomeados por presidentes. São, todos e invariavelmente, selecionados por concurso público. Bem diferente dos membros do STF, dentre os quais alguns protagonizam flagrante e reiterada ausência de escrúpulos.
No que diz respeito ao STF, o imbróglio em que estão metidos Tofoli e Moraes não é o maior deles. Gilmar Mendes e colegas têm colecionado habeas corpus para figurões foras da lei, que suscitaram grandes questionamentos e suspeitas do grosso da população - esta, invariavelmente, avaliada como ignorante por aquelas autoridades. Pois bem, os próprios ministros engalfinham-se, e essa mesma população não está alheia ao fato.
Quem investiga não julga. Que julga não investiga. Principio jurÃdico universal. No caso em pauta, indevidamente o STF assume o papel de investigar, na omissão do MPF na pessoa do PGR. Atribuições Constitucionais do MPF: a defesa dos direitos sociais e individuais indisponÃveis, a defesa da ordem jurÃdica e a defesa do regime democrático.
vc. acaso conhece o regimento interno do STF?
Em 1924, Hitler ganhou apoio popular na Alemanha defendendo entre outras, a liberdade de expressão. Goebbels Ministro da Propaganda da Alemanha nazista dizia: uma mentira repetida muitas vezes, torna-se verdade.
what's your point, senator?
Visão curta a de Demétrio. Sem os "atropelos" da Lava Jato o esquema da Odebrecht ainda estaria funcionando, Lula estaria dando "palestras" ao custo de 300 mil reais, Cabral estaria leve e solto, Cunha estaria dando pitacos na Câmara....A questão é que a Procuradoria, como a população, questiona certos habeas corpus, certos casuismos no STF, como o fato de querer rever prisão após segunda instância, mas não vejo projeto de poder nisso.
Pelo amor. Todo mundo é a favor da Lava Jato, com exceção dos acusados. A questão é que na ânsia (as vezes religiosa) de procuradores e juÃzes, estes não raro tem agido fora das margens da Lei. Temos que ter cuidado com isso, e é sabendo destes riscos que o Estado Democrático de Direito impõe limites ao poder estatal.
O Brasil adota o Direito Romano. Normativo. É preciso entender para uma critica justa.Há em tudo um limite que é perigoso transpor, porque, uma vez transposto, já não há processo de voltar-se atrás. Dostoiévski.
Texto perfeito! Porém acredito que dê alguma maneira o STF tem de reagir aos ataques que ele e alguns de seus membros tem sofrido. E até agora não vi nenhum vazamento criminoso sendo investigado.
Quando o inimigo comum era o PT, na figura do Lula e da tresloucada Dilma, poucas vozes se levantaram - Reinaldo Azevedo é uma dessas vozes. Agora que o projeto de poder dos detentores da verdade absoluta começa a ficar mais claro, a choradeira aumenta. Mas também, com uma classe polÃtica como a nossa, fica fácil posar de mocinho.
A verdade absoluta vem dos fatos, não das volições de membros do MP. E os fatos desvelados pela Lava Jato são, em sua quase totalidade, incontestáveis. Há erros e equÃvocos, sem dúvida, involuntários ou deliberados. Mas não maculam os fatos e a verdade que deles advêm. Todo o resto é choradeira de apaixonados e estultices.
Vendo a atuação do moro q em seis meses julgou e condenou o Lula, inclusive em segunda instância (esse comentário não significa q eu ache o Lula inocente) e agora vejo q o Queirós em seis meses nem foi prestar esclarecimentos e nem uma palavra do Moro sobre isso, fico muito desconfiada das intenções desse rapaz. A posição dele agora é distinta de qdo foi juiz do Lula, mas já q se colocou como o arauto da justiça brasileira, poderia fazer uma crÃtica,sei lá, qualquer coisa. Só n dá para ficar qui
Moro jamais condenou alguém em segunda instância, notadamente porque jamais protagonizou jurisdição de segunda instância.
O uso polÃtico da máquina judiciária, a exploração da mÃdia em função do apoio popular ao combate a corrupção, estão claros desde os primeiros atropelos legais da lavajato. É uma pena que só agora se "veja" ou se fale sobre isso. O antipetismo dogmático criou alguns monstros. Onde estavas Magnoli até agora????
O colunista parece estar sofrendo de lapsos na memória. O "voo suicida" não decolou por conta dos mais recentes acontecimentos. Já não é de hoje que o STF, através de alguns de seus membros, tem sido questionado fortemente quanto a suas decisões, particularmente àquelas que vão de encontro aos anseios sociais por justiça. A vida possui muitos ciclos. A relevância dos procuradores deu-se mais por conta do império de corrupção instaurado na nação do que por qualquer iniciativa de tomada do poder.
Prezados Leonardo e Luiz, boa tarde. Coincidentemente, a citação a anseios sociais por justiça são, justamente, os previstos na Constituição e, por não terem sido observados por alguns membros do STF, essa a causa de tanta insatisfação com esse órgão. Desvinculados da realidade, utilizando-se do tribunal para que os holofotes lhes deem destaque, alguns dos ministros julgam com seus egos ou interpretações e não dentro dos princÃpios que norteiam a verdadeira justiça.
A função do STF é resguardar a Constituição Federal, e não atender aos voláteis "anseios sociais por justiça", seja lá o que for isso.
A Constituição exige obediência a seus princÃpios e à s leis , jamais a anseios populares ou polÃticos de grupos especÃficos. O juiz que prolatar uma sentença com base em anseios populares deveria ser punido com severidade, pois está usando o Poder do Estado para fazer polÃtica e atender a interesse particular. O Moro e a Lava Jato abusaram desse crime. Prova disso é sua submissão a um governo que ajudou a eleger.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Governo Bolsonaro é só uma escala técnica na rota do Partido dos Procuradores Voltar
Comente este texto