Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Anderson Souza

    Socialismo .

    Responda
  2. Dario Thomaz

    Sr. Bernardo, pode-me dizer se esse livro já foi publicado em português? (Infelizmente sou "monoglota")

    Responda
  3. Pedro Sodré

    Cuidado, esse jornal é neoliberal "obnubilado pelo oportunismo e pelo pragmatismo do lucro, [e] já não se percebe algoz de si mesmo". Daqui a pouco não serás mais articulista desta folha. Afinal, Bolsonaro é filho do ódio, alimentado por esta folha entre outras folhas e TVs, pelo Partido dos Trabalhadores e por Luís Inácio Lula da Silva, o maior estadista que essa nação já viu.

    Responda
    1. neli faria

      detesto lula e como fico na sua classificação?A verdade é uma só: o fanático pelo lula dizia: e o fhc? Agora o fanático pelo bolsonaro diz: e o lula? Existem das inteligentes, no Brasil, fora dessa dicotomia....lula? A Justiça Divina foi implacável...

  4. José Bernardo

    Excelente reflexão.

    Responda
  5. José Antônio

    Até agora era um alemão que apanhava dos Camisas Amarelas, doravante, será um francês!

    Responda
  6. FERNANDO GOMES

    Excelente texto!!! Infelizmente encriptado para mentecaptos que, se tem algum eruditismo, insistem em ignora-lo ou supera-lo, para por em prática esse suicídio intelectual em massa! Parabéns e obrigado pela reflexão que me proporcionou.

    Responda
  7. Edson Saito

    O seriado 3 Patetas voltou.

    Responda
  8. Edson Saito

    Na verdade eh a confluência entre um louco desvairado, um candidato a louco e um desmiolado.

    Responda
  9. Rodrigo Cavalcanti

    Lendo os comentários aqui veja que os petistas estão cada vez mais desesperados assim como o articulista. Estão com saudade da trica da esquerda. O torneiro, a gerente e o medico-economista acompanhado pelos quadros do PeTe. O que havia nessa congruência? Roubalheira, mentira e cara-de-pau. O PeTe roubou descaradamente. O eispresidenti chegou a receber dinheiro de propina em cxs de whisky segundo Paloci. Agora querem fazer o povo esquecer que ficaram 14 anos no poder e apenas desviaram dinheiro.

    Responda
    1. diamantino joao paulo

      O Bernardo Carvalho foi certeiro. Essa gente que elegeu o Bozo não se conforma com o fato de um trabalhador ter tirado o país da linha da miséria, enquanto o "mito" e seus amiguinhos destroem o País dia após dia. Mas, por sorte, esse desgoverno está desmoronando, é só aguardar mais um pouquinho. Os bolsominions responderão: O Lula está preso, fato, preso político.

  10. Antonio Marcos Mendes Augusto

    Um capitão que nasceu para ser militar mas que foi expulso do exército, um economista investigado por suposta fraude contra fundos de pensão de estatais e um astrólogo que se auto-proclama filósofo denunciado pela filha por abuso sexual. É este trio que está tentando definir o futuro do país.

    Responda
  11. Celso Francisco Ferro

    Um bolsominium jamis entenderá um texto refinado como este. Assino em baixo!

    Responda
  12. NELSON PRADO ROCCHI

    Reflexão genial de Carvalho. Devido ao analogismo do pré capitalismo de compadrio com o coronelismo de Lula , os pobres do Nordeste, artistas decadentes que mamam no Estado, estudantes que não estudam, professores do ensino médio que não dão aulas, desejos burgueses de sindicalistas, certezas marxistas de professores universitários, saque imenso dos cofres do Tesouro Nacional e Estatais, pixululecos, STF ditatorial, corporativismo dos servidores públicos, temos o Carnaval.

    Responda
    1. Alessandro Santos

      Aí meu Deus. E a sensação de que o articulista perdeu tempo. A lobotomia foi muito forte.

    2. Catharina Pinheiro

      Como esperar que pessoas com raciocínio tão primário entendam um texto com tanta profundidade? Fique tranquilo, Bolsonaro vai acabar com tudo isso que sua visão distorciada e enviesada apontou! Pode confiar.

  13. Samuel Correa Duarte

    Aplausos efusivos ao articulista que expressou o que penso com precisão. "O horror ao fantasma do marxismo, no fundo, apenas transfere para um bode expiatório imaginário a ameaça da consciência de sua própria insustentabilidade". Perfeito.

    Responda
  14. Gilmar pereira da silva

    Que reflexão extraordinária. Parabéns ao autor, penso que lê é imprescindível, não é preciso concordar, penso ainda que primeiro é preciso entender. Tenho estado mais animado ultimamente, salvo alguns comentário fora de "rota" há uma sensivel lucidez nas reflexões desses guardado o respeito à todos inclusive a repetições permanentes são coisa da Democracia.

    Responda
  15. MARCOS FERNANDO DAUNER

    deu P.T. - perda total .

    Responda
  16. Avelino De Freitas Neto

    O articulista preferia que uma Organização Criminosa se perpetuasse no poder. Ou havia outra alternativa?

    Responda
    1. José Fernando Araujo

      Avelino. Havia sim. Havia gente bem menos alucinada que o Presidente. Foi eleito democraticamente e temos que respeitar. Na minha visão não tem como ver que ele é nunca foi preparado para o cargo Agora essa cantinela que quando vc discorda e critica vc é "de esquerda" ou petista já deu. Vamos torcer mas vamos mudar o disco também. Bom domingo.

    2. Nestor Bercovich

      Assuma que votou no fas/cista alucinado e durma com isso. Opção existía, 44% dos cidadãos optaram por ela e perderam.

    3. Marcelo Silva

      Ele passou longe desse seu pensamento estreito, aliás, ele o explicou.

    4. Aline Pereira

      ZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    5. Aline Pereira

      ZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    6. JOSE RIBAMAR DO REGO BARROS

      Avelino, acordar cara. Se o Ciro ganhasse e concorresse com o Bolsonaro ele ganharia. Pelo menos eu e muitos que conheço votariam nele. E muito mais também!!! O articulista que você critica está certíssimo!!!!!!!

  17. Fabio Ferrite

    É isso, Bernardo! A solução contra os avanços do obscurantismo por aqui e em outras paragens parece estar em aberto mesmo. Talvez os contrapor à realidade socioeconõmica dos países que não se renderam ao modelo neolibês seja uma boa estratégia. Tão aí, por exemplo, os nórdicos, Nova Zelândia e Canadá.

    Responda
  18. Ary Oliveira

    Sem querer defender o pensamento analogista limitado, há base científica para rever o desarmamento da população. A postura com questões ambientais é de fato uma regressão. A crítica que faço ao artigo é que uma decisão pode ser baseada em estruturas distintas de pensamento, e a evidência de pensamento limitado de alguns não serve de evidência para a generalização de que "estamos" todos em regressão. Em todos os países e tempos existem pessoas simplesmente retrógradas.

    Responda
  19. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Interessante reflexao! Eleger o marxismo como inimigo, num contexto de ascensão da visão pós moderna, outra forma de olhar o mundo pela ótica do irracionalismo, o reacionarismo neo liberal zela pela sua sobrevivência negando qualquer compreensão racional das contradições oriundas da dinâmica sistêmica, só compreendida a partir da Terra para o céu, nisso, pós modernos e neoliberais rentistas se igualam no idealismo, seja subjetivo ou o seu contrário!

    Responda
  20. JOSE PAULO TEIXEIRA

    O excelente e profético artigo tem seu ponto mais lúcido quando declarou: " neste triste momento de nossa história ". Seguindo Santa Teresa: " Todo se pasa". Só não sabemos o que sobrará. Triste Brasil, tálquei? Pô.

    Responda
  21. claudia cristina de lima lourenco

    A população entrou em transe , comentários sensatos são rotulados de ideológicos . Não que a ideologia não exista . A grande questão, e inclusiva ou excludente. Quando foi que nos perdemos?

    Responda
  22. Fernando Jorge

    Essa confluência só pode dar em m e r d a, como aliás já está dando. Simples assim. E os i m b e c i s que não conseguem enxergar isso que chafurdem na mesma.

    Responda
  23. Galdino Formiga

    Pensamento ideológico é bom em livros. Em jornais é importante a informação.

    Responda
    1. José Valter Cipolla Aristides

      Para os que tem viseira e não conseguem ver o que se passa no entorno, tudo é "pensamento ideológico". Ou é ingenuidade ou má fé. Sr. Galdino, quase todas as informações carregam uma ideologia.

    2. Antonio Arantes da Cruz

      É mesmo? Por quê?

  24. José Cardoso

    A analogia realmente não tem limites. Depois de ler o texto associei as fotos do Olavo com um cigarro na boca a algumas do Lacan, (ou no caso desse último é um charuto?) A psicanálise, como a poesia usa muito as analogias. São como a luz que nos permite ver a realidade, mas não são elas mesmas reais.

    Responda
  25. ADHEMAR POZZI RANCNARO

    Saudades do tempo quando os jornalistas informavam a notícia e não emitiam seus comentários ideológicos.

    Responda
    1. Jorge Luís da Silva Mendes

      Destroçou a mente limitada do Adhemar...

    2. Francisco Rafael

      Saudades do tempo em que era possível ler textos necessários como este sem que houvesse espaço para comentários que só repetem refrões ideológicos de WhatsApp. Convenhamos, se vc pode ter sua opinião acéfala publicada na seção comentários, nada mais justo que um antropólogo como Bernando de Carvalho, que estuda e sabe usar argumentos lógicos para expor sua reflexão, tenha direito de publicar um texto num veículo de comunicação.

    3. Francisco Rafael

      Saudades do tempo em que era possível ler textos necessários como este sem que houvesse espaço para comentários que só repetem refrões ideológicos de WhatsApp. Convenhamos, se vc pode ter sua opinião acéfala publicada na seção comentários, nada mais justo que um antropólogo como Bernando de Carvalho, que estuda e sabe usar argumentos lógicos para expor sua reflexão, tenha direito de publicar um texto num veículo de comunicação.

    4. Antonio Arantes da Cruz

      Isso não é uma notícia, é um artigo. O objetivo não é informar fatos, mas refletir sobre eles. Que isso incomode tanto, hoje em dia, é sintoma do obscurantismo, cada vez mais prevalente (não por acaso, a meu ver).

    5. RICARDO VON HOHENDORFF

      Ele é escritor e colunista da Folha. O que você leu não é uma reportagem. É um artigo , uma coluna de opinião. Se não ouvirmos a opinião dos outros , como modular a nossa ?

    6. Ronaldo Luiz Mincato

      Saudades de quando os leitores sabiam ler e entendiam o que liam. O Bernardo de Carvalho escreveu uma coluna de opinião. Ou como o Toffoli, você quer censurar e acabar com a liberdade de expressão.

    7. Matheus de Oliveira Melo

      Nos jornais do seu tempo não havia colunas de opinião?

  26. Nadja Maria Lepsch da Cunha Nascimento

    Extremamente lúcido!

    Responda
  27. Nadja Maria Lepsch da Cunha Nascimento

    Extremamente lúcido!

    Responda
  28. Gilson Luz

    A análise é bem interessante. Caberia melhor se fosse apresentada uma pontinha de solução. Ou, a continuar como está, o bicho que vai dar...

    Responda
  29. Fernando Machado

    Nota 10.Reflexões pertinentes, nesse oceano de insensatez atual(não só brasileiro). Recomendo ao autor o site “et vous n’avez rien vu”, que compila variados textos de autores recentes, outros nem tanto, sobre a religião da tecno-ciência, sobre biologia, filosofia e ética, muito crítico

    Responda
    1. VERA COSTA

      Muito boa sua reflexão. Pensamento analógico sem alteridade seria o retrato dessa turba insana, mentirosa e calhorda. Sem metáforas.

  30. Alexandre Schwarz

    Excelente!

    Responda
  31. Sergio Siqueira

    Temos certeza que toda sujeira feita, sempre se tem um detergente, para limpar toda sujeira deixada para trás.

    Responda
  32. Angela Maria Bedran

    Muito bom!!!

    Responda
  33. Gabriel Gonçalves

    Nós votamos nele. Nós somos maioria. Aceite. Pronto. Acabou.

    Responda
    1. Fabio Ferrite

      Gabriel, você acha que as minorias devem ser respeitadas ou o quê?

    2. José Ricardo Braga

      Acabou não! Acabará em 4 anos (ou menos)... rs. ;)

    3. oracides felicio adriano

      Passamos a não aceitar Lula e Dilma quando passaram a roubar, não aos três meses de governo.

    4. oracides felicio adriano

      Passamos a não aceitar Lula e Dilma quando passaram a roubar, não aos três meses de governo.

    5. Maurício Serra

      Sim, e "nós" vamos sofrer as consequências das "nossas" ações. Aliás, todos vão sofrer.

    6. Fernando Machado

      o “acabou”, de seu imperativo, é sintomático, um germe de consciência, um ato falho, eu diria

    7. Alexandre Schwarz

      E de que forma isso impugna o texto?

    8. Ary Fernandes

      Democracia é aceitar decisao da maioria e pronto. Mas a esquerda, aquela que ficou no poder tantos anos nao aceita ter sido rejeitada. Agora, como é bem estrategica, frequentemente na base da bagunça e no grito( vide CCJ), ficam infernizando o governo atual pra desestabiliza-lo. Simples assim. Isto que temos hoje nao é oposicao mas um bando inconsequente "robotizado".

    9. Ary Fernandes

      Democracia é aceitar decisao da maioria e pronto. Mas a esquerda, aquela que ficou no poder tantos anos nao aceita ter sido rejeitada. Agora, como é bem estrategica, frequentemente na base da bagunça e no grito( vide CCJ), ficam infernizando o governo atual pra desestabiliza-lo. Simples assim. Isto que temos hoje nao é oposicao mas um bando inconsequente "robotizado".

    10. Hernandez Piras Batista

      Você aceitava Lula e Dilma, amigo? Não, suponho, e era seu direito. Oposição faz parte da democracia.