Reinaldo José Lopes > Universidades públicas produzem mais de 90% da pesquisa do país; resta saber até quando Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Hummmmmm...por isso nossas universidades públicas (as mais custosas para os contribuintes do mundo)conquistaram por meio de seus colaboradores tantos prêmios nobel em FÃsica,QuÃmica e Medicina...né.
Claro que aà não se enquadra o nobel da paz...premio polÃtico...dado até para.ditadores ...pessoas que passam longe de pesquisa e ciência...agora fÃsica,quÃmica e medicina é outro papo...né.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Quem tem Olavo como guru não gosto de Ciência
E desde quando o Presidente da Republica ou qualquer outro polÃtico brasileiro estão interessados em ciência?
Hildebrando, você sabia que a USP coordena a maior parte das pesquisas sobre a violência no Brasil? Hildebrando, vc sabia que as mais importantes bibliotecas de pesquisa do Brasil estão na USP e na Unicamp? Hildebrando, vc sabia que a grande maioria dos médicos brasileiros são formados em universidades brasileiras? Hildebrando, vc sabia que algumas universidades brasileiras exportam pesquisadores excelentes?...
Hildebrando, vc sabia que a Professora Celina Turchi da Federal de Pernambuco foi quem estabeleceu relação entre o vÃrus Zika e a microcefalia? Hildebrando, vc sabia que a quase totalidade dos pesquisadores que trabalham na Embrapa foram formados em universidades brasileiras? Hildebrando, vc sabia que um dos centros de pesquisa da marinha, o CTMSP, fica na USP?...
Hildebrando é engenheiro, pessoal. Só não sei o que ele constrói.
Acho que ele nunca leu um artigo cientÃfico
Artigo excelente.
Caro Maurizio, mesmo assim sua esposa, em 10 anos, daria um despesa de pelo menos 2.000.000,00 à sociedade, o que não é pouco para um PaÃs carente como o nosso. Espero que ela já tenha produzido algo que justifique o valor ou ainda muito mais, que justifique um salário ainda maior.
Hildebrando, concordo com você que nosso paÃs é um paÃs carente. Minha dúvida é: como você precifica a formação de peofissionais e o que elas produzem para a sociedade?
O Luiz Goez argumenta que "pesquisas não precisam produzir de algo tecnológico", certamente porque a tecnologia passa pelo crivo do mercado e dos consumidores exigentes, ao contrário das fake pesquisas, defendidas apenas em bancas de "pesquisadores amigos". Qto aos gastos baixos, já são mais que suficientes p/ cobrir o objetivo principal, os bons salários da Corporação.
Hildebrando sabe que está sendo intelectualmente desonesto. Primeiro por que o salário abaixo mencionado é bruto. Segundo, porque não existe uma relação linear entre o salário de pesquisador de nenhum paÃs e o retorno que este dá com sua pesquisa para a sociedade, pois o conhecimento e seu retorno para a sociedade é algo que se constrói com o tempo. Hildebrando: vc sabia que o motor a álcool foi desenvolvido na USP?...
Hildebrando, eu aconselho você a ir em uma banca de mestrado ou doutorado. É pública. Qualquer pessoa pode ir. Verá que o crivo da banca é bem rigoroso.
Bons salários, amigo? Consulte os sites que informam salários em universidades. Minha mulher, engenheira e mestre pela USP , com doutorado na Alemanha ( se souber contar verá que são 12 anos de estudo) ganha 11 mil.
Os avanços nas áreas de biologia, medicina, epidemiologia, história, ou mesmo na eng.a não se resume a um produto. Prátucas sanitárias ou polītuvas pūblicas tb são bqseadas em pesquisa. Seu celular veio da onde? Ou vc acha que alguem pesquisou e chegou ja no produto final. Quantos aos salários, pq vc nao vai se informar? Prof Dr entra em uma universidade ganhando 4 mil liq. Topo d ecarreira, como livre docente ou titular com 12 liquido. Isso é muito p alguem que entrou n faculdade Dr?
Produtos passam po Ceivo do mercado. Ed as pesquisas publicados em revistas cientÃficas de renome, passam por onde? Acha que é fácil publicar em boas revistas cientÃficas. Garanto que vc nao conseguiria publicar nada, nem com que conheces, em revista alguma.
Pesquisa, que pesquisa? Existem mais gnomos na floresta que pesquisas sérias, que trazem retornar para a sociedade, produzidas pelo Corporação acadêmica pública brasileira. Pesquisas Fake como as citadas pelo autor, obviamente não contam. A inovação tecnológica no Brasil pelo atual modelo é uma piada, excetuando o ITA, e os pesquisadores deveriam se envergonhar da taxa de retorno tecnológico da montanha de recursos públicos gastos.
Grande Hildebrando, mais uma pérola que mostra quão limitado e ignorante você é. Mais amor no coração, mil livros em sua estante e muita leitura. Ansioso pelo próximo petardo! Abraço
Na maioria dos paÃses de tecnologia avançada as empresas privadas investem mais em pesquisa tecnológica do que as universidades. Na China e na Coreia do Sul é 3x mais. Busque no Google.
Ja fizeste uma falculdade? Tem pós graduação? É Especialista, Mestre ou Doutor em que? Ainda da tempo. Vá se esclarecer. Vai fazer bem p vc e p os quem tem que ler sua sandices
O Luiz Goez e outro argumentam que "pesquisas não precisam produzir de algo tecnológico", certamente porque a tecnologia passa pelo crivo do mercado e dos consumidores exigentes, ao contrário das fake pesquisas, defendidas apenas em bancas de "pesquisadores amigos". Qto aos gastos baixos, já são mais que suficientes p/ cobrir o objetivo principal, os bons salários da Corporação
Em que planeta voce vive? Se não gosta do Brasil, faça como seu guru, vá viver nos EUA, é para lá que vão os vendilhões da pátria, os dados apresentados pela coluna são irrefutáveis, compare os gastos daqui,com pesquisa nas terras ianques, se for capaz de fazer isso, prove que os nossos são maiores, se não for competente para tanto, porque não te calas?
Você é doutor em quê, mesmo? Para de falar m.herda!
Faça o seguinte. Abra o site da scielo. Lá tem uma pequena parte das publicações de cientistas nacionais. Veja as publicações na nature etc. Pesquisas não se resumem a produção de algo tecnológico. Alias, fala isso mas aposto que apoia a venda da embraer. Sabia que o desencilvimento do novo cargueiro levou anos de investimento de investimento. Santa ignorância. Bolsominio nao tem vergonha de falar mentiras e besteiras. Qto as gastos, é ridiculo o nosso gasto comparado com univers. internacionais
Se entendem que as universidades públicas brasileiras são tão importantes para a pesquisa em âmbito global , façam a liçao de casa primeiro: acabar com as mordomias de pseudo pesquisadores (ativos e inativos) com salários, benefÃcios e aposentadoria longe da realidade brasileira.Mirem-se no exemplo dos Estados Unidos em que doações de fundações particulares são o motor mais importante da inovação em todas as áreas de atividade.
O nosso capitão Presidente quer desinformar para manipular. Nada de boa intenção
As universidades públicas são a única parte do governo que funciona, a única coisa estatal que dá de mil a zero na iniciativa privada. E o motivo é simples: a educação e o estudo jamais deveriam visar o lucro, pois o maior ganho é a evolução cultural e tecnológica da nossa sociedade. E é isso que separa os paÃses ricos dos paÃses pobres.
Não é casual. O presidente não pode (ou não deve) estar mal informado. Portanto, está deliberadamente denegrindo as Universidades públicas e não foi apenas no último comentário. A destruição também se dá com a escolha de quem vai gerir a educação e o que pretendem fazer com o nosso maior patrimônio cultural.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Reinaldo José Lopes > Universidades públicas produzem mais de 90% da pesquisa do país; resta saber até quando Voltar
Comente este texto