Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. NACIB HETTI

    Desde a democracia ateniense, onde havia democracia só como filosofia. Havia escravos, guerreiros, nobres, demiurgos e julgadores.

    Responda
  2. ARTHUR AUGUSTO DA C CARVALHO

    A Cruzoé e o Antagonista não podem ser levadas a sério por qualquer pessoa com o mínimo de bom senso. Mas a censura é indefensável, seja qual for o argumento.

    Responda
  3. MARCELO DAWALIBI

    Concordo em parte. As críticas ao Judiciário são pertinentes, mas não sei até que ponto as redes sociais não são instrumentos utilizados pelos próprios governos e pelo establishment político para exercer “pressão institucional” sobre os poderes da República. O governo atual, principalmente por sua vertente “Olavista”, sonha em atropelar o Legislativo e administrar o país diretamente com “as massas” (via redes sociais, é claro). Estas, portanto, não são veículos tão espontâneos.

    Responda
  4. Adonay Evans

    A crítica que faço, é que dessa vez Pondé, sempre tão profundo, apenas raspou a casca. Não há Judiciário no Brasil. Decisões em 1ª instância, são revertidas em 2ª instância e de novo re-revertidas na 3ª instância por diferença de um único voto. Muitas vezes de forma pouco claras. As transmissões de TV da mais alta corte, se transformaram em um circo. E o pior de tudo, a Direita se vale disso para alavancar seu espúrio e abjeto projeto de poder.

    Responda
  5. Juarez Linhares de Souza

    Os comentários são como as opiniões de Gilmar Mendes, convicção baseada na ocasião. A esquerda acha justa a censura ao Antagonista. A direita acha justa a censura a entrevista de Lula (Ressaltando q neste caso não houve censura à Folha, nenhuma publicação foi retirada do ar. A censura foi a Lula). Pois bem, é esse pensamento distorcido q dá voz a violação da carta magna. Censura é censura é ponto final. Seja ela a direita ou a esquerda. Todos tem o direito de divergir, ninguém tem de calar.

    Responda
    1. Juarez Linhares de Souza

      E se você não compreende isso, não sabe o que é censura.

  6. celso bittencourt

    O Amigo do Amigo de Meu Pai: É necessário Mostrar Autoridade e Limites. Não Há que se Falar em Censura neste caso da Crusoé e do Antagonista. ***A Carteirada do Presidente do STF! Rararaaaaáááá!

    Responda
  7. José Roberto Pereira

    Pondé está dividido. Num artigo claramente desembarca dessa canoa furada da extrema-direita e do Bolsonarismo, em outro interpreta o papel que todo bolsominion tem sido conduzido de forma pavloviana a executar: vociferar contra o Supremo.

    Responda
  8. Flávio Vinícius de Campos

    É importante esclarecer que o Poder Judiciário pode não ser perfeito, mas funciona dentro de um espectro de ampla transparência e fiscalização administrativa e legal. Seus atos administrativos e judiciais são publicizados. Existe um forte controle exercido pelas partes, interessados, Defensoria Pública, OAB e Ministério Pública. Os advogados são considerados pela Constituição da República essenciais a administração da justiça, inclusive, compõe os tribunais através do quinto constitucional.

    Responda
    1. HERMANN KLEINHEISTERKAMP

      Será que é mesmo?

  9. Elizabete Tukaze

    Disse tudo, nada a acrescentar, parabéns Pondé viva muito e bem.

    Responda
  10. Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

    Perfeita a descrição do poder judiciário feita por Pondé. Em especial, o poder judiciário destas paragens ao sul da linha do Equador de vasta cultura bacharelesca.

    Responda
  11. JORCELIO RAMOS DA SILVA

    Perfeito! Não houve, até agora, uma reflexão tão perfeita e analítica do Poder Judiciário que hoje mais do que nunca esmaga qualquer um que se interponha entre seu domínio Legal de Poder é o de fato conquistado com pompas e políticas baixas. Parabéns PONDÉ.

    Responda
  12. JOSE LINO DA SILVA

    Por falar em poder mais poderoso da república, da monarquia, ou da teocracia, os poucos séculos da nossa história como Estado "soberano" deixa uma pergunta no ar: Nessa vasta paisagem desolada, onde sempre esteve esse poder? Nossa Muzema continental, têm lá suas ilhas de tranquilidade, né.

    Responda
  13. henrique campos

    Muito bom, Pondé. Por isso não espanta que o ataque tenha partido dos membros mais medíocres do Tribunal, cuja necessidade de exercer sua autoridade vem da força bruta, com ações policiais contra seus críticos. O membro atacado foi reprovado 2 vezes para juiz de cidade do interior.

    Responda
  14. Carlos Roberto Noronha

    Como sempre seus textos nos levam a compreender a sociedade atual e sua estrutura política e representativa, que perpetua no tempo, já bastante decadente para este século.

    Responda
  15. Jah Lah

    Tsunami-mi-mi

    Responda