Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Talvez esteja enfrentando a maior das dificuldades: a constatação de que, lamentavelmente, pensamentos tão obtusos estão no comando, destruindo pontes.

    Responda
  2. Airton Oliveira

    Gostei! Mas quero ver no texto a Tabata ousada que noto nas falas. Ainda não vi a Tabata provocadora e desconcertante quando na comunicação por texto.

    Responda
  3. Joaquim Inácio de Abreu Valente

    Perfeito Tábata! Temos que trabalhar juntos, colocar as diferenças de lado e construir juntos um Brasil melhor. O caminho é melhorar a educação. Nós podemos e temos vários exemplos aqui e no exterior. Ontem mesmo vi uma iniciativa na Inglaterra de transformação pela educação dos piores cruminosos em pessoas que não voltam a cometer crimes. Um desses grupos foi coroado ao ganhar um debate com estudantes de Cambridge! Com educação tudo melhora: a economia, a política, a saúde... Obrigado Tábata!

    Responda
  4. Fábio Cesar Cristiano

    Tabata, obrigado por ser um farol no meio de um tempo de trevas. Sua historia de vida por si só, já é uma inspiração. Provou que a escola é o único caminho para o desenvolvimento pleno do potencial humano, diferente de sua colega Joyce do PSL que afirmou que o Brasil investe muito em educação.

    Responda
  5. neli faria

    Sou pela ampliação da idade para a Aposentadoria, mas fico a pensar esses políticos não pensam? Não conhecem a realidade!Passou dos 40 anos e sem emprego, a pessoa se desespera porque as empresas arrumam jovens.Dias atrás, uma "velha" com 44 anos, desempregada me disse: estou me sentindo acabada , velha , para a vida. Oportunistas deram pensão para ex-jogadores de futebol(campeões das Copas 58,62 ,70 )e ginasta) e quem olha para brasileiro comum que passou dos 40 anos? Chegará aos 65 anos?

    Responda
    1. neli faria

      Da 29 de abril farei 66 anos...a cada dia que passa constato que nascer, viver e morrer no Brasil é um pesado carma.Na minha infância e juventude(comecei a trabalhar registrada em 17/6/1968), o Brasil era o país do futuro. O futuro virou presente e passado e graças a vocês políticos acabaram com esperança no Brasil.A previdência faliu graças a vocês políticos :basta dar uma olhada na Constituição de 88 que deu pensão até para soldados da II guerra.

  6. MARCELLO CAMPOS

    1) Tabata, com todo respeito, não use sua coluna para fazer proselitismo. 2) FSP, o convite à jovem deputada para ser colunista visava nos propocionar acesso às suas ideias ou visa proporcionar-lhe uma plataforma de autopropaganda? 3) Acredito, Renova BR e afins: que preguiça!

    Responda
    1. Bolívar Arsênio Silva

      Nesse segundo texto, não a vejo como alguém querendo converter o mundo a um credo. Pareceu-me tb ter saído daquele autocentramento inicial, visível no texto anterior. Aqui, as ideias dela fluem claramente, bem como o querer somar em vez de dividir. Mantenhamos o crédito de confiança q ela faz por merecer.

  7. José Cardoso

    Antes de negociar com o executivo os parlamentares tem que antes de tudo negociar entre eles sobre a PEC e outras medidas que dependem do congresso. Essa é a verdadeira negociação, porque não há cargos no executivo a receber em troca.

    Responda
  8. OSWALDO MELO SOUZA FILHO

    Tábata, seja sensata o governo quer negociar com honestidade. Negociação não é negociata. Concordo. Mas negociata não é negociação. Concorda? Você acredita então que não há parlamentares que querem fazer negociatas?

    Responda
  9. Wilson de Oliveira

    A boa política comentada por Tabata certamente é o melhor caminho para o país, contudo, ela está num patamar de sensatez que extrapola a capacidade de compreensão de grande parte dos parlamentares, inclusive do seu próprio partido, que já ocupou o ministério do trabalho. O que não cabe mais é o compartilhamento do poder através da cooptação do legislativo pelo executivo, mas ainda têm muito político que insiste nessa prática.

    Responda
  10. Antonio Catigero Oliveira

    "Negociação" é feita transparentemente; não é o que está ocorrendo. Temos de admitir que é conveniente manter esse "ciclo vicioso de polarização", deixando representantes da oposição de esquerda e dos movimentos sociais fora do debate, como se estivessem contra o País. A verdade é que essa reforma não possui apoio popular porque retira direitos daqueles que não têm o que tirar, enquanto os chamados "marajás" estão mantendo seus privilégios sem qualquer resistência política, salutar à Democracia.

    Responda
  11. Rodrigo Mello

    Esse governo parece um jumento empacado. Entregaram a proposta de reforma e acham que a câmara tem que aprovar porque é o melhor para o Brasil. Como se o Paulo Guedes fosse o dono da verdade; sendo que oculta os cálculos. Eles precisam aprender a trabalhar a oratória para negociar e convencer...se a câmara tem que engolir goela abaixo o que vem do executivo, para que existir câmara?

    Responda
  12. Leda Silva

    Quando acessamos as organizações as quais a deputada Tabata se refere, logo observamos logo vem a pergunta sobre estes eleitos:. A quem essa turma jovem, da 'nova política', representa? investindo na formação de lideranças políticas o RenovaBR apresenta eleitos pela Rede, PDT, (os mais próximo de interesses do povo nesse conjunto citado), PSL, NOVO, PPS, DEM. São dados colhidos no site. Basta olhar o programa destes partidos e como votam no Congresso que se tem uma ideia do que representam.

    Responda
  13. Gabriel Floriano Costa

    Perfeito, Tabata. O problema é que cada lado vê seu opositor político como inimigo e condena a prática de "negociar" com ele por considerar seus valores execráveis. O problema é que não se faz democracia assim. Toda posição democrática é legítima e é nosso dever enquanto cidadãos tolerarmos as diferenças.

    Responda
  14. Juan Vera

    Gostaria ver ela escrever sobre conteúdo da educação que em minha modesta opinião não é somente algo técnico como 2+2, é sim algo que ensine a pensar, é gostaria de ver o que ela pensa disso.

    Responda
  15. Simone Rodrigues

    Esse texto é bom. No entanto, confesso ter muita desconfiança em relação a quem apoia a reforma da Previdência. Não é possível uma pessoa esclarecida e com boas intenções dar suporte a algo que vai jogar na miséria a população brasileira, não combaterá ou reduzirá privilégios e que apenas retirará a renda que circula na sociedade.

    Responda
    1. Wagner Santos

      Apoiar alguma reforma na previdência é algo que pouca gente pode contestar, Como diz a deputada, o importante é haver negociação e que se encontre um bom termo, pois essa reforma fechada, empacotada e embrulhada é perniciosa para uns e uma mãe para outros. Negociação é o que não querem que aconteça.

  16. José Quibao Neto

    Tabata, fui ouvinte dos encontros que você menciona, e a tese central do seu texto (a disputa entre pólos ideológicos que corroi a democracia) só apareceu conforme suas perguntas e intervenções; é uma pauta sua. Esse caminho do centro que você escolhe não é um caminho político que a conjuntura atual/população está esperando, vide o que acontece mundo afora. A expectativa de existir um "median voter" que se alinhe a suas ideias já está há muito sendo questionada pela realidade.

    Responda
  17. Joao Antonio

    Tabata Amaral, compartilho do seu entusiasmo por uma educação de qualidade para todos, também gostaria de ver no seu próximo artigo os seus motivos para apoiar a reforma da previdência e, claro, as ressalvas que você tem ao projeto que tramita ao Congresso.

    Responda
  18. Ricardo Borges

    Tudo que espero é que essa moça, daqui a uns dez anos tenha capital político para ser nossa presidente. Um oásis no meio desse deserto da nossa política. Espero que expanda sua influência política para fazer valer a única coisa que de fato pode mudar um país: educação.

    Responda
    1. Roberto Gomes

      Também torço. Ricardo. Mas sempre lembro da música de Gilberto Gil. "Barracos" .