-
Gino Ribas Meneghitti
Não por acaso muitos acreditam que o verdadeiro motivo do golpe - além do desmantelamento do pré sal e da petróbras - foi o incomodo da elite com o povo em aeroportos, shoppings e universidades. Enquanto o egoísmo e a vaidade não entrarem no rol dos estudos sociais e econômicos, ora virando a direita, ora virando a esquerda, iremos derrapar nos mesmos problemas: desigualdade social, concentração de riqueza e ausência de oportunidades.
-
Vladimir Micheletti
Não devemos nos esquecer de Ruy Mauro Marini e reabrir o debate entre a dupla FHC e Serra X Ruy Mauro Marini. Este último desenvolveu a teoria do valor de Marx, era contra a luta armada e provou que é possível sim o desenvolvimento sem repressão (com liberdade de expressão). A dupla tem que pedir desculpas à comunidade acadêmica pela crítica fuleira às teses do Marini. Ver http://www.marini-escritos.unam.mx/001_memoria_marini_port. Ao debate, já!
-
ricardo fernandes
o brasil perdeu muita gente que hoje faz uma enorme falta no jornalismo: sergio porto, aloysio biondi, millor, fausto wolff, tarso de castro, claudio abramo, henfil, paulo francis, joão saldanha, otto lara resende. é dolorido.
-
Nélson José Feroldi
Sobre ideologias, escrevi um livro "A Arte de Bem Ensinar" , ainda não editado, em que friso que a imparcialidade na docência é uma postura democrática saudável, enquanto a imposição da verdade de cada um leva à limitação do direito à escolha. Deixar fluir espontaneamente o juízo de cada ser pensante, tomando o cuidado de conduzir, sem matizes ou preferências, as opiniões opostas, deve ser o papel de todo educador. Muito embora a História seja sempre marcada pela manipulação do poder
-
PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS
Subscrevo o que Marisa Abraham escreveu. Fausto Wolf sabia de tudo. Sua análise é perfeita, vale para hoje. A elite continua a mesma.
-
PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS
Correção: Marilze Abrahão. " Bons pais de família, excelentes maridos, hábeis homens de negócio, os canalhas brasileiros têm a capacidade incomum de odiar o povo que os sustenta. (FW) Definição dos homens de bem atuais!"
-
-
André Silva de Oliveira
Artigo bacana, bem escrito, mas faço uma indagação: com seu iliberalismo radical, os bolivarianos de hoje não são os neocomunistas!? Me parece que sim.
-
Ricardo Ferreira
O bolivarianismo é um arremedo mal sucedido ao comunismo. Ainda aceita (embora a desencoraja) a livre-iniciativa, ainda aceita o direito de propriedade, e entre outros, mal aceita uma oposição extra partidária. Enfim, é arremedo porque não copia a ideia original, embora seja tão mal sucedida quanto aquela. Lamentável haver tiranos que insistem em uma ideia que jamais funcionou. Fora da democracia, só existe o arbítrio!
-
-
marilza abrahão
Perfeito! Bons pais de família, excelentes maridos, hábeis homens de negócio, os canalhas brasileiros têm a capacidade incomum de odiar o povo que os sustenta. (FW) Definição dos homens de bem atuais!
-
Alceu Sperança
Os livros de Fausto Wolff merecem ser lidos. Nem primeiro nem último, só mais um autor a abordar sem disfarces a complexidade brasileira.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.