Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rodrigo Ribeiro

    Muito bom!!! Precisamos pensar além dos umbigos. A humanidade é maior do que a nossa mesquinharia.

    Responda
  2. MARCIO OLIVEIRA

    Assim como a democracia, o capitalismo é a pior maneira de organizar a econômia fora todas as outras. O capitalismo nao vai morrer porque nao há o quê colocar no lugar dele. Se precisa de ajustes? Claro que precisa.

    Responda
  3. MARCELLO CAMPOS

    Bom texto. Vendo a aproximação da guilhotina, os bilionários começam a falar o mesmo q os maiores economistas do mundo (Krugman, Stiglitz, Rodrik, etc) falam há décadas. O papo furado da filantropia dos bilionários não cola mais. Dalio, como bom trader, não perde o timing: discurso bonito pós-aposentadoria...Percebam q a fala é sobre tributação da renda e não do patrimônio dos bilionários. Mas, não tem saída: essa hora (da tributação sobre patrimônios bilionários) tb vai chegar.

    Responda
  4. Maria Susana Arrosa

    Lamentavelmente, a FS não permite que o assinante compartilhe um artigo com uma pessoa que não é assinante.Este fantástico artigo será lido somente para os que estamos na bolha da FS.

    Responda
  5. Samuel Correa Duarte

    Não é tão difícil de entender: para quem um capitalista vai vender se o grosso da renda está toda com ele? Aliás a burguesia nascente bancou a abolição da escravatura justamente para formar uma massa de trabalhadores assalariados e consumidores. Havia razão para isso. E hoje há razões de sobra para distribuir a renda para manter a hegemonia burguesa (não, eu não sou comunista, os termos "hegemonia" e "burguesia" são amplamente usados por todo tipo de vertente historiográfica, tenham paciência).

    Responda
  6. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Dito de uma forma simplista, o que esses ícones talvez queiram alertar é para o fato de que teria chegado a hora de distribuir umas migalhas para alguns.

    Responda
  7. Antonio Catigero Oliveira

    "Esse empresário é um comunista que juntou fortuna só para se disfarçar de capitalista." -- Diria nossos filósofos de plantão... Brincadeiras a parte, é perceptível que o capitalismo entra em crise por sua própria natureza predatória, e não por pressão ideológica, como se fosse um movimento dialético. Mas também é perceptível que, quanto maior é a crise, maior é a perseguição ideológica contra movimentos sociais de cunho progressista, esquerdista.

    Responda
  8. jose carlos toledo junior

    Eu sou liberal economicamente. No sentido de da livre concorrência nacional e internacional e que o estado não deve intervir ou privilegiar qualquer setor da economia. Mas, penso que deve ser regulada e que previdência e legislações trabalhistas e tributárias sejam instrumentos para o governo promover transferência de renda e riqueza para a população na forma de seguro desemprego, saúde, segurança, educação e ciência. O Brasil vai fazer tudo ao contrário em direção ao colapso social e econômico

    Responda
  9. Marcos Valério Rocha

    O socialismo vertente e consequente é o hegeliano, em que a tomada de consciência das classes produtoras promovem a reconciliação entre o senhor e servo da fenomenologia, sem mudanças bruscas no modo de produção ou revoluções sociais. Ela vem sendo implementada desde New Deal fordista americamp e a social democracia keynesiana européia no século passado, que proporciounou o paraíso libertário nos 60's vintecentista , englobava toda cultura mundial, religiosa e social(Vaticano II, Hippies,ecol.et

    Responda
  10. Nelson de Paula

    Com uma fortuna dessas dá para comprar uns 100 milhões de ternos da melhor qualidade. Difícil é escolher qual deles usar. Aí o cara vê que tem algo errado.

    Responda