Hélio Schwartsman > General a postos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Romero Lima

    Se Bolsonaro fosse defenestrado antes de completar 2 anos, Mourão não assumiria.Pela Constituição teríamos outra eleição. Já se fosse nos 2 últimos anos, o vice pouco faria. O estrago já estaria feito ..

    Responda
  2. Ayer Campos

    O articulista trai uma inclinação típica da imprensa: gostar de dissenções (somente no plano verbal) entre dirigentes políticos ou entre segmentos da elite. Não é verdade que as opiniões emitidas por Mourão sejam "mais racionais" ou "mais razoáveis"; isto só pode ser afirmado sem levar em conta o pano de fundo da ascensão de Mourão e suas tiradas sociológicas sobre a mestiçagem brasileira. E sobra com essa abstração apenas arroubos retóricos de interesse da exploração mediática sem assunto.

    Responda
  3. José Antônio

    Pelo amor de Deus.... Você que já leu bastante e não viu... Enquanto o substituto de Dilma Rousseff atuou ativamente na conspiração que levou ao golpe da titular. ? Francamente. "Objetivamente, não dá para apontar um único ato de deslealdade de Mourão para com Bolsonaro." Não? Já imaginou ele sem o décimo terceiro? A Vila Militar que se cuide.

    Responda
  4. Galdino Formiga

    Só para relembrar: durante a campanha eleitoral o candidato a vice-presidente foi duramente criticado pela imprensa por seus pronunciamentos. Hoje é citado como alternativa ao exercício da presidência. É muita hipocrisia. É parcialidade de informação. É conveniência?

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Conclusão: é conveniência.

    2. Ricardo Ferreira

      Convenhamos, Mourão entendeu (ao contrário do chefe) que ele agora é vice-presidente, e tem a obrigação de se comportar como tal. Entendeu que seu papel não é inflamar a militância ou governar apenas para "os seus". Perto de uns doidos que este governo acolhe, Mourão me parece sim ser um oásis de bom senso.

  5. CARLOS VASTARE

    Carlu xo não suporta ver alguém ofuscando o pai.

    Responda
    1. moacyr da Silva

      e Carluxo adora intrigas apoiando o astrólogo e o pai assume as besteiras dos dois!que família!

  6. JAQUES BRAND

    Mourão, Leonino nascido em ano da Serpente, é umas duzentas vezes mais perigoso do que o bocó do Jair. Este conhecemos de longa data, e tudo nele está na cara. Já o outro... sofre mutações sempre que necessário... de gorila de pronunciamento a ursinho de pelúcia... e cheio de sofismas... uma jararacussu em pele de cobra dágua boazinha e engraçadinha... Cuidado com ele.

    Responda
  7. Maria Luiza Portugal Goncalves

    Fico me perguntando qual Mourão é o verdadeiro. O da campanha eleitoral ou o vice de agora.

    Responda
  8. CARLOS Américo Souto de Freitas AMERICO SOUTO DE FREITAS

    Se as estrelas agruparem, vira constelação e aí, bau bau governo Bolsonaro!

    Responda
  9. Gino Ribas Meneghitti

    Mourão é oportunista, que se cuide o atual protagonista, pois o vice está roubando a cena.

    Responda
    1. Luis Ilheu

      Oportunista!!!??? Mourão é o verdadeiro Presidente o outro é um palhaço do Edir Macedo e do Olavo

    2. Luis Ilheu

      Oportunista!!!??? Mourão é o verdadeiro Presidente o outro é um palhaço do Edir Macedo e do Olavo

    3. Raimundo Alves

      O Presidente é que é incompetente, se fosse um"Temer da Vida" esse Presidente fake já estaria sendo fritado.

  10. Rodrigo oliveira gomes fernandes

    Quando a inteligência se sobressai é normal que se gere medo no mundo conspiratório e de falsidade da política. Mourão é inteligente, mas não a ponto de gerar tanta discordia e temor , mas é que quem está tendo esses sentimentos têm inteligência de menos, assim o delta encefálico passa a ser suficiente para justificar tamanho temor.

    Responda
  11. André Silva de Oliveira

    Hélio foi brilhante e preciso. Parabéns ao articulista e à Folha!!!

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Ave César! Acorda!

    2. Galdino Formiga

      Ave César! Acorda!

  12. José Cardoso

    Lendo sobre a incontinência verbal de Mourão, Olavo e os filhos do presidente, me vêm à lembrança os versos de Manuel Bandeira: "enfunando os papos, saem da penumbra aos pulos os sapos. A luz os deslumbra."

    Responda
  13. Joaquim Salomão

    Intrigazinhas ideológicas e rivalidades internas fazem parte das estratégias de governos populistas e medíocres. Servem para manter acesa a chama da disputa contra um fantasma comunista criado. Com isso, os bolsonaretes teleguiados pela internet continuam inflamados e raivosos contra o que nunca existiu e não percebem a falta de competência dos governantes que elegeram.

    Responda
    1. Joaquim Salomão

      E você Severo? Já orou hoje para o mentecapto da Virgínia?

    2. Severo Duarte

      E ai Salomão, já foi a janela hoje gritar bom dia ao venerável e encalacrado e enclausurado guru? Pelo andar da carruagem, os gritos serão eternos...

    3. Severo Duarte

      E ai Salomão, já foi a janela hoje gritar bom dia ao venerável e encalacrado e enclausurado guru? Pelo andar da carruagem, os gritos serão eternos...

  14. PAULA MERIGO

    Kakakakakakakakakka,resumo da óprea

    Responda
  15. jose carlos toledo junior

    Falando o óbvio novamente. O presidente é um insignificante , infantilizado, sem formação ou educação, desqualificado e despreparado para qualquer função executiva ou legislativa. Mourão, é um milico neandertal sem qualquer respeito aos princípios democráticos atuando constantemente como se fosse um democrata sensato e ponderado. Na verdade ele é uma ameaça a democracia e seria bom se os mequetrefes apontassem isso para a sociedade ao invés de fazer o contrário. Desserviço. Hélio é muito fraco.

    Responda
    1. Ayer Campos

      Hélio não é muito fraco, antes pelo contrário: é estudioso e erudito. O que deixa patente é o hábito do cachimbo, que a academia chama de "habitus" (Bourdieu): o show mediático não pode parar e precisa se alimentar de fofocas e factoides para sobreviver num mundo complexo (mas inane de esforço investigativo frutífero). Dessa teia seria insensato esperar que Hélio possa sair - embora se esforce.

    2. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      Pois é. Todos eleitos !!! Bolsonarismo, o “bate-bate cabeçinhas”. Saímos de uma “ideologia” da lambuzação com o “pudê” e caímos na quitanda dos Bolsonaro. Assim é o Brasil. País Latino que se amarra em caudilhos. "E La Nave Va".

  16. Glauber Carneiro Lorenzini

    O Mourão apenas evidencia a inadequação do Bolsonaro ao cargo ao qual foi alçado pelo voto da parte da população que acha que pobreza é lixo. As políticas sociais são, nesta etapa evolutiva do país, inseparáveis da boa governança, porque as questões da desigualdade e do subdesenvolvimento jamais foram superadas aqui. Independentemente de ideologia partidária, o bom senso reclama que respeito às diferenças é necessidade. Os Bolsonaros não compreendem essa obviedade.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.