Martin Wolf > A era do déspota eleito chegou Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O meu palpite - muito mais um chute - é que polÃticos no uso do poder se corrompem deixando um rastro de insatisfações que vão se represando até que um estopim ocorra. Os neo populistas, que certamente gerarão, talvez mais rapidamente por conta das redes sociais, rastros de insatisfações anunciados pelos seus abusos deverão conhecer o seus ocasos. Lamento mesmo a ausência de um comportamento estadista, que talvez só venha a ocorrer após mais uma das incansáveis e horrendas guerras mundiais.
"... até pior que um governo institucionalizado dominado por um lÃder não eleito, como Xi Jinping, na China." O lobby chinês nos jornais socialistas do ocidente, procurem no Youtube os comentários sobre a China de O. C. Democracia é na China.
Na verdade, há uma discussão muito rica sobre os regimes que surgiram após o fim da Guerra Fria. Começou com o artigo The rise of illiberal democracy de Fareed Zakaria de 1997 e segue hoje com muitos outros autores que apontam o advento dos chamados regimes hÃbridos, ou seja, de regimes que reúnem simultaneamente traços democráticos e autoritários.
Populistas surgem em momentos de crise, quando muitos estão desanimados das soluções convencionais e confusos com o que está acontecendo. Eles propõem medidas drásticas, especialmente contra supostos inimigos públicos, mobilizam o ódio e se elegem com base nesse quadro. O que é preciso é, no contexto democrático, enfrentar essa situação, impedindo que ela degenere em uma ditadura.
No Brasil, a eleição do insignificante sem dúvida se deve ao fracasso espetacular do predecessor, a horrÃvel Dilma, e a união e apoio de toda elite para explorar emoções e obter grandes cortes de impostos, eliminar direitos trabalhistas e previdenciários e destruir todas regulamentações econômicas. Nossa elite é a mais egoÃsta do planeta. A definição de "populismo plutocrático" é insatisfatória para ela.
"A aranha, com raiva da barata, votou no Inseticida. O grilo que não quis tomar partido morreu junto!".
A crise da humanidade antecede a crise da democracia. Se a humanidade tivesse se mantido firme no propósito do direito de evolução de todos os povos, a história mostraria justiça e não haveria esse cenário caótico de imigrações e refugiados pelo mundo. Os homens fortes no poder se espalham desde a Russia e China e vários paÃses. No Brasil apesar do Estado ter sido aparelhado tivemos eleições livres e a população escolheu. Legislativo e Judiciário funcionam. Falta união por um Brasil melhor.
O fracasso espetacular dos antecessores no caso do Brasil, onde um lÃder populista ignorante gera outro de sinal oposto.
Adorei o "populismo plutocrático"!
Excelente visão de como a democracia está sendo ameaçada no mundo.
Certo. E cada paÃs parece ter sua própria paranoia por onde os populistas escalam ao poder, a depender de seu caldo cultural. Aqui, o caldo rançoso produziu paranoia do kit gay, aquela chupetinha e um tal comunismo, que não sei bem onde localizar por aqui.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Martin Wolf > A era do déspota eleito chegou Voltar
Comente este texto