Demétrio Magnoli > A corte do bobo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Leio e enxergo mais um desafeto invejoso. Quem desdenha quer comprar.
Em se tratando da opinião de Carvalho, que trata os militares em seu perÃodo ditatorial neste paÃs, como aderindo ao comunismo, creio que os próprios militares tem grande culpa por esse discurso. O fato de nunca terem cedido a transparência e ao debate desse perÃodo, ao mea-culpa tanto exigido dos governos petistas, mas nunca feito por eles próprios, propicia a confecção de historia alternativa e joga uma cortina de fumaça sobre algumas boas politicas aplicadas aquela epoca que deveriam ser rev
Quando o bobo da corte mira contra os militares do governo, acaba escrevendo certo em linhas tortas. Estes militares não São Patriotas. Vejam por exemplo a auto proteção na reforma da previdência. Lembremos das inúmeras declarações contra a DEMOCRACIA proferidas por alguns desses generais. Se calam diante do declarado desejo do imperador e seus pprÃncipes, de governaram sem o judiciário e sem a casa legislativa. Salvo engano, estamos caminhando em cortejo do enterro da Democracia
No culto das palavras, em meio a seus arranjos e combinações, quando o gradiente é o MAL, sai de baixo. Até tu, Magnoli. Faça um esforço, crie novas sinapses, presta serviço ao Brasil. De achincalhe e besteiras o espaço midiático está cheio. Que vazio angustiante de magmatismo.
Isso, vamos criar mais sinapses e doá-la ao Bozo, que está precisando muito.
Quem tem que prestar serviço ao Brasil é Bolsonaro, cidadão. Magnoli só cumpre - e muito bem! - seu papel como colunista e historiador.
A falta de sentido do governo de Jair Bolsonaro chega a ser pitoresca !?...
Militares entregando o paÃs ao comunismo, hahaha, só poderia vir do maior filósofo vivo do ocidente.
Interessante o texto; entretanto o mesmo colunista foi um dos grandes arautos do ódio ao PT e a Lula, destilando diariamente na Globonews e na Folha, gota a gota o extrato que resultou na eleicao de Bolsonaro. Fingir-se agora de democrata e de que nao tem nada com isto nao cola. Os colunistas desta Folha que tanto cobram autocrÃtica ao PT, quando farão a sua?
O articulista quer agora uma fuga pela esquerda kkkkkkkkk. O texto dele realmente esta muito bom - oque quero ler tbm é uma auto -critica
Que falta nos faz Paulo Francis. O cinismo e humor nos redimem da mediocridade. Corramos atrás do deu$ de BOZO e seus seguidores. Bumba meu boi..
A forma e o conteúdo estão em perfeita sintonia. Muito bom
É fato Magnoli. Cabe ressaltar que a direita mais sóbria não quis perceber e reagir à sandice que se montou. O antipetismo irreflexivo afetou até aqueles que sabiam que caminhávamos para este trágico episódio e poderiam interferir mas preferir ver nossa frágil democracia queimar.
O texto explica que o socialismo cubano nunca foi exportado para o Brasil, isso de espiões, comunismo e guerra fria em 1964, é lenda, iriam na verdade instituir a terceira via Fascista no Brasil. É isso o argumento esquerdista. Chamar o irrelevante astrólogo de bobo. Relevante mesmo é o pensamento contido no texto.
Tem mais bobos neste circo. Um deles, o que assina o artigo.
Muito texto e argumentos comparativos inúteis.
Para Demétrio Magnoli, meu aplauso. Nada mais a acrescentar.
Em Terra de Cego quem tem Olho é Rei! Rararaaaááá!
Excelente artigo ! Brilhante comparação ! Francamente não entendo a influência do bobo da corte sobre o quarteto tresloucado?
Magnoli está correto, mas é necessário voltar no tempo para perceber as razões motivadores dessa tragédia. A imprensa endeusou os membros da Lava Jato, como a única fonte de moralidade, mesmo diante de tanta ilegalidade e abusos cometidos, numa afronta às leis e à CF. Demo nizaram a esquerda, quebram grandes empresas, causando milhões de desempregos e recessão. A Lava Jato apoiou o Bozo. Houve crime eleitoral ( Moro ), e chegamos aqui. Iludidos, idio tizados. Jogaram confete. Magnoli também.
Perfeito sua análise! A ficha caiu para o Manholi, mas ele ajudou a por alguns tijolos nesta obra bizarra!
"I began by telling the president that there was a cancer growing on the presidency and that if the cancer was not removed the president himself would be killed by it."
O meu muito obrigado ao sr. D. Magnoli, o artigo descreve perfeitamente o governo atual: uma mistura de W.Shakespeare e teatro do Absurdo. Achei brilhante a frase: "truques intelectuais primários no palco itinerante da internet."
Não entendo tanto empenho de Demétrio e da Foice em difamar um reles "astrólogo", "comediante" ou "bobo da corte". É o enésimo artigo para difamar Olavo, o bobo que "nunca acertou uma profecia", mas se é tão insignificante, por que omitir no artigo sua carreira jornalÃstica, o mérito de ter previsto ascensão do petismo e a tragédia que traria ao PaÃs ou o sucesso como ideólogo? Se alguém ouve Olavo é porque é "um devoto estúpido", ou seria, quem ouve o Demétrio, um "id.iota útil"? O futuro dirá.
Demétrio, o distúrbio maior não é conduzir a trupe Bolsonarista ao precipÃcio mas, sim o Brasil.
Pois é. E muitas vezes esse jornal comparou Haddad a Bolsonaro, sendo que qualquer pessoa minimamente informada sabia que isso era uma mentira. Agora é tarde.
Acho que os bobos da corte somos nós!
Mais um brilhante artigo !
Nestes tempos pós Guerra Fria é preciso alimentar o prospecto do marxismo e do comunismo como uma ameaça permanente nos esperando a cada esquina da história. É preciso alimentar o monstro para que todo o radicalismo seja justificado. Aliás até a expressão "comunista" hoje ganha significados quaisquer. Qdo se quer rechaçar qualquer idéia ou desafeto basta classificá-la como comunista ou marxista. É o que tem feito o astrólogo e seus discÃpulos, dentro e fora do governo.
Brilhante texto. OCarvalho não só vai acertar a previsão de que em 6 meses esse (des)governo acaba, mas será um de seus artÃfices e algoz.
Brilhante texto. OCarvalho não só vai acertar a previsão de que em 6 meses esse (des)governo acaba, mas será um de seus artÃfices.
Esperar o que de um paÃs que considera Olavo de Carvalho filósofo? E tem gente que considera um presidiário um "santo"?
Concordo com a crônica do Demétrio, votei contra o PT e o Bolsonaro é o pt, presidente trapalhão, poder-se-ia também chamá-lo de pp ...
Olavo se libertou da doutrinação marxista e Demétrio não. O primeiro domina seu pensamento e o segundo é dominado. Olavo liberta mentes enquanto Demétrio as escraviza com doutrinação fácil. Parte daÃ, naturalmente, os ciúmes e despeito.
Definitivamente, você nunca leu o demetrio. Perfila-lo, ainda que minimamente, como marxista chega a ser um ultraje
Demétrio, Demétrio, garantindo que "as uvas estão verdes"? Engoliu os empregos de Olavo como jornalista, o reconhecimento de seus escritos fora da cirandinha acadêmica marxista? As "mudanças" de marxista, astrólogo, jornalista, islamita p/ filósofo conservador e cristão, ideólogo e professor aclamado s/ a benção das bancas comunas da USP, não aumenta o mérito nem seria sinal de independência intelectual? Ah, deixa prá lá, como é que uma mente intelectualmente corrompida poderia entender isso?
Não há comparação entre "Dialética Simbólica" e os manuais ginasianos do Dr. Magnoli. E aquele debate Olavo/Duguin. Aquilo empolga. Um livro de Magnoli dá sono porque já passamos da 8a. série.
Não comento as postagens de Olavo de Carvalho no facebook, mas uma coisa eu posso dizer: eu era obrigado a ler os textos desse Geógrafo que aqui assina no colégio, creio que até tinha um livro didático. Depois conheci livros e artigos de Olavo de Carvalho. Não há comparação. O Carvalho vendeu mais e é muito mais lido por um simples motivo: seus textos são muito mais instigantes, profundos e cheios de erros de detalhe também.
Perfeito. Esse bufão, por mais incrÃvel que possa parecer, é levado a sério pelos Bolsonaros, pai e filhos. Uma triste realidade!!
Perfeito, Demétrio !! Impressiona, como um suposto grande número de pessoas possa seguir ideias tão rasas, pobres e grosseiras. O que me tranquiliza um pouco é que a incapacidade de discernimento desse grupo - na qual o comunismo (que hoje não apresenta qualquer ameaça de ser implantado) é confundido com o intelectualismo, com a visão crÃtica e com os valores humanistas - não possui a menor chance de prosperar, dentro de uma visão minimamente lógica das variáveis que movem o mundo atual.
Comparações shakespearianas nos levam para longe e o bobo da corte do Planalto tem também algo do manipulador exÃmio dos ciúmes infundados, versado nas artes da intriga e da defesa e mestre em produzir ilusões - 'as mentiras interessadas'- aquelas que fazem parte do arsenal de quem quer criar as divisões, rupturas e discórdias necessárias para produzir a atmosfera adequada ao fortalecimento do extremismo ideológico praticado com fanatismo e militância. .../Claudia F.
Está escrito no primeiro salmo: Feliz é o homem que não anda segundo o conselho dos Ãmpios, mas medita na lei do Senhor. Olavo de Carvalho, com esse palavreado chulo, agressivo, e com toda confusão que segue sua vida, está muito longe de ser um bom conselheiro para um presidente. E tem causado muita divisão no Brasil, até mesmo dentro do governo. Em suma, péssima influência!
Análise muito (mas muito mesmo!) superficial, meu caro. Nem eu sei quais são (todos) os meus objetivos, no curto e longo prazos - creio que eu não seja o único. Imagina querer adivinhar quais são as intenções de um terceiro, que, creio eu, você (Demétrio) só o conheça por suas "obras" ou por ouvir dizer? É muita pretensão - principalmente quando se está justamente no meio da "onda" de acontecimentos que estamos vivenciando na atualidade.
O fato do Olavo existir não me causa estranheza, seu caráter narcisista já me chamou atenção desde muito antes do atual governo. O que me causa tristeza é ver que o presidente do Brasil precisa de um guru. E, pior, que o Bolsonaro ainda não percebeu que seu guru é de péssima qualidade. E, ainda, que a famÃlia Bolsonaro, toda, acredita nas profecias desse astrólogo, o que mostra que sua influência nos destinos da pátria tende a perdurar sabe Deus até quando.
Perfeita analise! Sempre ouvi comparações do papel do Olavo com aquele desempenhado com o Rasputin, mistico russo que desempenhou o papel de conselheiro da familia real russa. Mas creio que esta analogia proposta é mais adequada, onde o Bobo (uma pessoa lunatica, que acredita que a terra é plana, que deveria estar num hospicio sem internet) define as prioridades a serem tomadas pelo governo: esqueçam os 13 milhoes de desempregados, o pessimo desempenho no PISA, cacem os comunistas!
"O golpe de 1964 não salvou o paÃs da ascensão comunista pelo simples fato de que a hipótese inexistia" - é muita certeza para um perÃodo cheio de incertezas. O fato de Jango ser um rico latifundiário não quer dizer muita coisa. Seu apoio vinha das massas pobres e ele sabia bem disso. Haveria um momento em que teria que optar entre ceder à s pressões dos EUA e perder seu apoio polÃtico ou dobrar a aposta e aceitar o "abraço fraterno" da URSS.
Excelente! Descrição elegante do deletério bobo Olavo de Carvalho.
Despeito mata, Demétrio! O cara é bom e você sabe disso.
É bom em explicar a terra plana? Ele e todos que o admiram deveriam tentar estudar FÃsica e entender como acontecem as emissões e recepções de sinais dos satélites, sem os quais a Internet não existiria. Se é que sabem que existe a ciência da FÃsica. E que Einstein percebeu até o universo como curvo.
O Magnoli fez uma interessante definição desse desgoverno. Será atacado por mostrar a ydi otice que manda no paÃs. Ele o o Reinaldo Azevedo mostram um diagnóstico perfeito do Governo , ao contrário de ba ju ladores contumazes da Jovem Pan ( como Augusto Nunes e Felipe Moura, que veem no Bozo uma perfeição. É idolatria). Não se ajoelha assim sem nada em troca. É constrangedor. Tem caroço nesse angu.
"Os pingos nos Is" é de uma sabujice medonha! Augusto Nunes sempre foi escada dos apresentadores. Dá impressão que Lula ainda é presidente, 50% do programa são: Lula, PT, Gleise Hoffman.... Quando perguntam qualquer coisa ao Augusto Nunes, qualquer coisa mesmo! Ele abrirá uma brecha para falar mal dos PT, Lula.... Aliás, ela apenas tá lá para isso.
Luiz concordo com vc. Triste ver um jornalista como o Augusto Nunes fazendo um programa tão ruim na Jovem Pan. Deve ser mais um que segue o guru astrólogo falso filósofo a quem o “mito” e e sua corte seguem! E o Ministério da Educação está sob o comando desse “bobo da corte”!
Caro Demétrio, sinceramente achei seu texto fraco. Você escreve bem melhor do que este texto de hoje. Mas, tudo bem, nem sempre é possÃvel ser ótimo. Mas, o mais importante, Demétrio: para quê escrever e perder tempo com esse inútil? É chover no molhado e ficar dando importância a um zé-ninguém. Tanta coisa mais importante e interessante para se escrever sobre. Francamente...
wilson, ou o bobo da corte é o Olavo ou o Olavo faz o Presidente de Bobo da Corte.
Mas pq perder o seu tempo dizendo q o texto é fraco ? O q muda isso ?
Não dá pra chamar uma figura já conseguiu emplacar vários ministros e causar atritos no alto escalão do governo de zé-ninguem.
MagnÃfico texto elucidativo e verdadeiro em tempos sombrios. Aguente a pancada do bobo da corte que com certeza virá!š
Texto elucidativo?. Não tem terceiro turno.
Pena que não foi escrito ( ou pensado) há algum tempo atrás.Mas que bom ,antes tarde demais do que nunca!
Mais uma análise certeira! Ao buscar no ideólogo do fim do mundo sua base intelectual, o governo Bolsonaro mostra sua adesão a paranóia como estilo de governo. E como disse Magnoli, com consequências reais.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > A corte do bobo Voltar
Comente este texto