Educação > Proposta de cortar verba de cursos de humanas tem pouco peso prático Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. LEONARDO FERREIRA FARIAS CUNHA

    O presidente já nos deixou claro que tem sérias limitações intelectuais, sendo assim, filosofia e sociologia para ele não tem muito sentido. Admiramdo Olavo de Carvalho, fica difícil. Agora, quanto ao ministro, esperava-se mais (ou não, vindo de onde vem), não sabe a importância das humanas na formação geral, desconhece os dados do MEC e das federais, e faz afirmações que não encontram a realidade. É só um.voluntarista inconsequente. Ê Brasil, só falta 3 anos e 8 meses... vai demorar....

    Responda
  2. Maurício Sibut Bassetti

    O esquecimento, e a falta de conhecimento criam aberrações, afirmações como a que nos deparamos agora. Acaso não eram matemáticos, Platão, Descartes, e Leibniz para citar alguns. Foi esquecido, que a ciência nasceu junto com a filosofia, ou melhor é fruto de indagações filosóficas. Aristóteles(seu pai era médico) falou acerca da biologia, e da física na Grécia, Bertrand Russel era matemático, lógico, no século passado. Enquanto o mec não compreende, evoquemos um Olavo de Carvalho "filosofo"

    Responda
  3. Fabio Julio Fernandes

    A filosofia, a história e a sociologia, bem como a tecnologia foram generosos com Leandro Karnal, Clóvis de Barros, Viviane Mosé, Luis Felipe Pondé e Sérgio Cortella. Eis um momento de retribuição da generosidade. Falem filósofos! Ou melhor, gritem!

    Responda
  4. Fabio Julio Fernandes

    A filosofia, a história e a sociologia, bem como a tecnologia foram generosos com Leandro Karnal, Clóvis de Barros, Viviane Mosé, Luis Felipe Pondé e Sérgio Cortella. Eis um momento de retribuição da generosidade. Falem filósofos! Ou melhor, gritem!

    Responda
  5. Anna Guimarães

    Essa proposta mostra o deserto de ideias que assola o MEC e espanta por vir do ministro Weintraub, egresso da USP, cujos cursos de Ciências Humanas estão entre os mais conceituados do mundo.Educação é investimento de longo prazo e não dá "resposta imediata ao contribuinte".As ciências humanas são a alma mater de todas as outras , que nasceram de indagações filosóficas e são essenciais para proposição de políticas públicas que superem a desigualdade vergonhosa de nosso país.

    Responda
  6. eli moura

    Será que este milita de média patente (note que nas armadas a promoção é por decurso de prazo!), que ocupa a presidência por escolha de apenas 39 % da população sabe que a economia é uma ciência social? Sem sociólogos como estudar os mercados, quais os produtos que devem ser desenvolvidos? Como a economia se muda ao longo do período? Sem ciências humanas é impossível responder a isto e desenvolver a economia. Há clara evidencia de baixo nível intelectual na equipe que ocupa o planalto.

    Responda
  7. Paulo Ribeiro

    "Eu sou um astrólogo Vocês precisam acreditar em mim Eu sou um astrólogo E conheço a história Do princípio ao fim" Trecho de Al Capone Música de Raul Seixas Sempre genial

    Responda
    1. Andreia Buttner Ciani

      Que pena não ser o Raul o mentor... tinha bem mais cultura e cérebro...

  8. Nestor Bercovich

    Podemos supor que o exabrupto do Bozo é apenas para entusiasmar sua plateia fas/cistoide e que portanto não tem consequências. Mas tem sim, e importantes: amplifica prejuicios contra o conhecimento, contribui à bestializar a sociedade. Quem votou neste mal/uco entre/mista deveria sair com suas panelas já, o o 44% que votamos no Haddad também!

    Responda
  9. Luiz Paulo Barreto

    Como afirmou o professor: "é para garantir que nazismo não é de direita". Quem se interessar por filosofia e outras de humanas, terá detalhes na leitura e pesquisa. Excluídos intelectualmente continuarão somente a família e sua eclética equipe.

    Responda
  10. Sérgio Pombo

    Nada fora da normalidade para um ape/deuta que tem um astrólogo como conselheiro.

    Responda
  11. Luiz Antonio Prado Garcia

    Melhor Jair se acostumando. Será que se fizer arminha o Brasil melhora?

    Responda
  12. Paulo Aguiar

    Estas disciplinas incentivam as pessoas a pensarem como o mundo chegou ao caos que estamos passando. Não é de interesse de governantes que contribuem para este caos pessoas que raciocinem e tenham um pensamento crítico. Senão todos podem acabar acreditando em astrólogos por exemplo

    Responda
  13. MARCOS FERNANDO DAUNER

    Bom dia aos 55 milhões de brasileiros que fizeram besteira em outubro de 2018 . Vocês já estão arrependidos ? ou ainda falta um pouco ?

    Responda
  14. Jean Menecucci

    Ei você filósofo de direita, você sociólogo se direita, historiador de direita, psicólogo de direita, vem pra esquerda. Aceitamos você . Vem tranquilo.

    Responda
  15. Tersio Gorrasi

    Cursos que na maioria das vezes só geram diplomas, por serem mais baratos, sem oportunidades reais de trabalho realmente não deveriam ter aporte de verbas públicas, que ficariam canalizadas para aqueles realmente necessários, como nas áreas de exatas e biológicas, para equipar hospitais escola e laboratórios de pesquisa. Precisamos de mais médicos ou mais filósofos e sociólogos?

    Responda
    1. Anna Guimarães

      "A filosofia propõe_ se a uma reflexão crítica, que consiste em fazer o pensamento dobrar_ se sobre si mesmo e sobre o mundo, apropriando_se de suas experiências e engajando_se na transformação da própria vida".

    2. Anna Guimarães

      Todas as ciências nasceram das indagações filosóficas e são permeadas por elas.O que seria da medicina sem a ética e sem o entendimento dos aspectos psicossociais das doenças?

    3. Lucyene Infante

      A julgar pelo seu questionamento . Precisamos sim de muitos filósofos e sociólogos.

    4. Fabiana De Sousa Faria

      Tércio percebe-se que você não conhece a estrutura de formação nas universidades públicas (só falo delas pq não conheço a realidade das particulares): a formação é multidisciplinar, não estudamos somente com professores formados nas profissões de base mas bebemos diretamente da fonte de outros cursos, estudei sociologia com professor da faculdade de sociologia, economia com professor da economia e dou graças a essa formação. Pior do que ser doutrinada da esquerda é ser um ape/deuta

    5. Ricardo Melo

      Parece que você não sabe o que está dizendo. Se formar médicos e enfermeiros significa autoridade para falar do que não conhece, ninguém, afinal, precisa estudar. Somos todos filósofos, sociólogos, médicos, enfermeiros, engenheiros...

    6. waldir paganotto

      Segundo sua lógica, devo concluir que vc é formado em filosofia ou sociologia.

    7. Tersio Gorrasi

      Aos críticos deste comentário, faço a seguinte observação: Nos cursos de medicina, a parte de ciências humanas necessária já faz parte do currículo escolar, não há necesssidade alguma de ajuda de profissionais de humanas. Depois, quantos formados em sociologia ou filosofia estão desempregados ou subempregados, em comparação com médicos ou de ciências da saúde?

    8. Erica Luciana de Souza Silva

      Há aqueles q, de maneira heróica, muitos médicos das forças armadas, q optam por atender a população indígena e a população vítima de conflitos bélicos. Como fazer isso sem a formação sociológica adequada para que a pessoa tenha o tratamento adequado sem ter suas crenças e costumes desrespeitados, ou vc acha q a Cruz Vermelha chega em zonas de guerra chegando? Vai ler minha cara Forrado, de repente vc percebe o tamanho da besteira q está falando.

    9. Fabiana De Sousa Faria

      Parte significativa desses formandos em ciências sociais entra no mercado de trabalho como professores, que irão atuar no ensino médio e formação de base em cursos da área de humanas mas tb de áreas da saúde principalmente. O Brasil tem número muito bom de médicos, muitos formados em universidades públicas que só querem trabalhar na iniciativa privada.

    10. Erica Luciana de Souza Silva

      Todas as profissões não existem sem o embasam mento filosófico. Vc já imaginou a medicina, a q vai gerar médicos para os postos de saúde, sem Sócrates, sem pensar no tratamento diferenciado q uma determinada população deve receber por morar em zona de risco ou pobreza extrema? Vc imagina um enfermeiro sem formação humanística? Os profissionais de saúde precisam desse conhecimento para tb se protegerem das agruras dos pacientes com as quais convivem diariamente. Medicina não é só remédio.

  16. Magali Barbosa de Abreu

    sao só 4 meses de governo para tanto horror .... e nazismo é coisa de esquerda....ha varias maneiras de exterminar um povo certamente a ignorância é uma delas..As ciências exatas a qual quer previlegiar esse senhor ,sem um respaldo das ciências humanas vai a lugar algum...mas como falar do verde para quem só conhece o preto

    Responda
  17. gabriela loureiro de bonis simoes

    Ei Bolsonaro vtc!

    Responda
  18. Ricardo Melo

    A estupidez dessa gente assusta pela falta de medida. Esse governo é um exercício constante de sadismo, de agressão ao bom senso e às conquistas mais elementares da civilização. Nos faz sofrer pelo absurdo de suas idéias paralisantes, que não mereceriam resposta em qualquer outra circunstância que não fosse o governo desse país infeliz. Seria inacreditável para onde estamos indo se não fosse verdade.

    Responda
    1. Erica Luciana de Souza Silva

      Fico pensando em Sócrates, Aristóteles, Kant, Descartes, Schopenhauer e tantos outros filósofos lidos e respeitados por todas as universidades no mundo. Devem estar revirando na tumba.

  19. Edson Saito

    Quanto mais b urros melhor, todos seguirão o B urro presidente.

    Responda
  20. Andre Braga

    Eu tenho um filho de três anos que, quando me vê dando mais atenção à irmãzinha, faz caca no chão da sala .....

    Responda
  21. Andre Braga

    Eu tenho um filho de três anos que, quando me vê dando mais atenção à irmanzinha, faz caca no chão da sala .....

    Responda
  22. jose vanzo

    O sr.Bolsonaro lembra o comandante da batalha de Itararé.aquela que nunca aconteceu.Extingue algo que não existe de fato.Na toada que vai será lembrando como um grande estelionatário político.Mais uma grande provação para nossa Democracia.

    Responda
  23. Lucyene Infante

    Mais uma prova de incapacidade de gerir esse país. Se não consegue perceber a importância da educação jamais deveria ter chegado aonde chegou, todos os dias nós deparamos com suas atitudes descabidas, ineficientes e desastrosas para essa nação, uma vergonha diária para os brasileiros.

    Responda
  24. Marisa Oliveira

    A ignorância que os integrantes deste (des)governo, começando pelo pau-mandado-mor, vai além de qualquer tentativa de explicação de ações que só estão colocando o país cada vez mais fundo na cova. Triste ver alguém que não sabe absolutamente nada de coisa alguma brincar de presidente junto com "os amiguinhos" ministros.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.