Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Anderson Souza

    A única ameaça ao liberalismo continua sendo o socialismo, observamos que Hayek diagnosticou o mesmo sonho de progresso nas sociedades planificadas de sua época, a Alemanha e a URSS. Observamos novamente a mídia socialista ocidental fazendo concessão ao totalitarismo socialista da China e os demais citados. Mas acreditamos que ao contrário do citado não capitalismo naqueles países não há ".. liberdade de mercado". Nunca inventariam o Whatsapp ou o Facebook, p. ex.

    Responda
  2. MARCUS VINICIUS D ALMEIDA FRANCA

    Então a democracia era tão fraca que não resistirá a turbulências? Ou será que as crises são uma forma de aperfeiçoá-la? Ninguém vai abaixar a cabeça não! Já lutamos antes e vamos lutar novamente se preciso for! Luto por democracia e não adianta me chamar de comunista. Fora Bolsonaro e a direita golpista!

    Responda
  3. José Antônio

    “O Pato contra a Democracia”, publicado agora no Brasil pela Companhia das Avenidas do País.

    Responda
  4. gilberto jose da silva silva

    Não há um mundo perfeito, mais podemos crer e buscar um mundo menos imperfeito. pensemos nisso.

    Responda
  5. gilberto jose da silva silva

    Como pensar em planeta mais igualitário, se há cada vez mais concentração de riquezas generalizadas e o que dizer do avanço tecnológico que segundo estudos encerrará milhões de empregos nos próximos anos. Estamos em um caminho em que o umbigo é a parte mais importante do corpo. vejamos um grande exemplo no Brasil: As politicas sociais, por mais que tenha alguns usos indevidos, são tidas como geradoras de pessoas conformadas e preguiçosas, em outros países não é pensado desta maneira.

    Responda
  6. NELSON PRADO ROCCHI

    Provavelmente a super população já corroeu a democracia. O extremo individualismo ocidental decorrente do estágio atual do capitalismo está liquidando fatores de estabilidade de valores como família e religião. Sem certa estabilidade, sem hierarquia temos o caos que os animais e humanos abominam. A natureza gostemos ou não é hierárquica e não igualitária. Parece que os vencedores serão governos como o da China atual.

    Responda
  7. Juarez Linhares de Souza

    Bom, o quê a matéria não deixou claro é a separação de causa e efeito. Bolsonaro é efeito. Corrupção, péssimos serviços prestado pelo estado, ou seja ineficiência, partidos desconectados da sociedade, etc. São causas. Inclusão de minorias não são causas ou consequências, mas instrumentos. Aqui a esquerda as apropriou como se as conquistas fossem suas. Já a direita as usou como desculpa para arrebanhar descontentes. Mas, diferente de outros países, Bolsonaro não se reelegerá.

    Responda
  8. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Liberalismo precede democracia no contexto do capitalismo, cada avanço democrático foi arrancado a fórceps pelos trabalhadores, o que pega são os limites do capitalismo para avançar de uma "democracia " politica, para uma democracia econômica, impensável para os donos dos meios de produção,nesse contexto, o identitarismo corporativo, fragmenta e contribui para o ascenso de uma direita reacionária, fiel ao capital, caso do Brasil!

    Responda
  9. Wilmar Brito

    BR ou qq país "muitos anos" * fantasiado* de Tudo pelo Social ( Educação, Saúde ... ) = """ forte""" Instituto Nac Inversão de Valores = Violência Total (... incluída Manzorracracia *fantasiada* de Democracia com manzorracratas profissionais agindo dentro do país e exterior ! BR com exemplos escancarados ! )

    Responda
  10. Miro Costa

    "O Povo contra a Democracia". O autor, assim como Levitsky, defendem a democracia liberal, mas não percebem que sua crise decorre justamente do fato de esta ter se transformado num regime de elites. Acontece precisamente na UE, daí resultando no Brexit. Este título diz tudo. Se alguém quiser debater essa questão a partir do ponto de vista de quem captou muito bem esse fenômeno, recomendo "National populism: the revolt against liberal democracy", de Roger Eatwell e Mathew Goodwin.

    Responda
  11. JOSÃ CARLOS FIGUEIREDO FIGUEIREDO

    O Capitalismo Liberal não conseguiu distribuir a riqueza, ao contrário concentrou-a nas mãos de uma minoria. O Capitalismo Fechado (China, Rússia, Turquia e Arábia Saudita, como menciona o autor) está conseguindo isso, trazendo mais renda à sua população. O que importa afinal em uma sociedade é sua população sentir que está vivendo bem. Caso contrário, sempre vão estar em cheque democracias tidas como liberais, consideradas aquelas em que o chamado "mercado" dita as regras.

    Responda
  12. ALEMAR BRAGA RENA

    Cara, em poucos minutos começou a ficar bom. Mais análises profícuas. Ótimo!

    Responda
  13. ALEMAR BRAGA RENA

    Texto muito bom e provavelmente correto. Provavelmente! Mas onde estão os comentaristas, cultos e honestos, dispostos ao debate de um tema fundamental? Sei, estou exagerando, fazendo sempre a mesma pergunta. Mas ... será por que ele não contempla ideologias, utopias etc. etc.

    Responda
  14. Rafael Calegari

    Eu só faria duas pequenas correções nesse texto: primeiramente um alerta da ambiguidade do termo "liberalismo", com um sentido em Direito Constitucional e outro em Economia (cuidado!); e em segundo lugar o autor se esqueceu de salientar que o descontentamento do povo brasileiro com o Estado democrático está naquilo que nosso sistema de governo tem de antidemocrático (privilégios, não responsabilização de autoridades, cargos em comissão, que não exigem concurso público, nepotismo, etc...).

    Responda
  15. Dimas Floriani

    Esses ensaios globalizantes são interessantes, mas apenas como possibilidades teóricas. Não existe nenhuma teoria social que possa antecipar fenômenos para evita-los. Contudo, uma vez identificados, os atores devem tentar corrigir seus rumos. Se o populismo ultra conservador é a vigência do momento, os setores políticos e sociais com sentimentos e desejos democráticos deverão ampliar o arco de seus diálogos e alianças. É equívoco desconsiderar liberais e radicalizar à esquerda ou vice-versa .

    Responda
  16. Igor Paiva

    Para melhores esclarecimentos sobre como os fatores subconscientes são importantíssimos nas escolhas das pessoas, a leitura do 'Before You Know It: The Unconscious Reasons We Do What We Do' é fundamental. Somando-se isso às teorias de Naomi Klein sobre políticas de caos e desorientação deliberadas, temos um modelo teórico que ajuda a explicar esse fenômeno.

    Responda
  17. Paulo Aguiar

    Brilhante artigo deste jovem. Apenas acho que a definição de Populista está desvirtuada. Populista é aquele que tem como alvo o bem estar do cidadão. Atitudes populistas sempre são bem vindas. Mas há lobos que se vestem de ovelhas como atualmente vivemos

    Responda