Ilustrada > 'Vingadores' não é o 'Cidadão Kane' do gênero nem uma tremenda chatice Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Quando George Bush propôs aos estúdios de Hollywood que produzissem filmes que justificassem o fariam no Oriente Médio apos o 11 de setembro não esperava que isso tivesse tamanho êxito. O verdadeiro cinema foi engolido por estas sagas dantescas.
O Marcelo Bondioli se encaixa à perfeição no que o artigo chama de "iniciado": sabe tudo da Marvel, até mesmo de um suposto planejamento de ciclos e fases. Não vou discutir porque não sou um "iniciado", ou melhor, sou, mas dos antigos quadrinhos dos anos 1960. A estética de lutas tremendas para salvar o universo já estava lá, em detalhes. As produções atuais as reproduzem graças à tecnologia, a verdadeira estrela desses filmes. O que ele chama de futuro é o passado com recursos tecnológicos.
Nunca imaginei que a mesma sensação que tive, aos 6 anos, de maravilhamento pueril com um simples formatinho do Superman da EBAL pudesse voltar, com a mesma carga emocional agora, aos 47 anos!
Esse ano faz 40 anos que leio gibis ininterruptamente. Assistir a Batalha final de Vingadores Ultimato é como ver uma splash page dupla, desenhada pelo George Perez. Pena não ter sido em um filme da DC, mas da Marvel, devido a minha predileção maior pelo Universo DC. Graças a tecnologia isso foi possÃvel. Quem realmente gosta de quadrinhos, e cinema, foi uma das coisas, se não a maior, e mais emocionante que já tive o prazer de assistir.
Se existe um filme para ser o Cidadão Kane do gênero, o que for que isso signifique, esse filme é o Superman do Richard Donner. Numa época em que não havia CGI, final dos anos.1970, Superman provou que o cinema poderia entregar um filme de fantasia na qual as pessoas não ficariam desapontadas. Infelizmente a tecnologia demorou para que épicos como Senhor dos Anéis, Titanic ou Jurassic Park fossem possÃveis. Não é por acaso que o mote do filme era "você vai acreditar que um homem pode voar".
Abaixo os filmecos computadorizados ! Vão trabalhar, cambada ! Gastam 10 merréis e ainda querem faturar bilhões às nossas custas ! Filmecos vazios, sem mensagem nenhuma. E ainda tem aqueles bichinhos falantes, que só dizem mer/dha ! Bos/tha !
Um cena de 15 minutos pode passar até duas semanas em um estúdio desses na pós produção, quando os efeitos são criados. Você pensa o que? Que para fazer umefeito computadorizado basta o computador do milhão e um programa comprado no camelô? São horas de trabalho, varando madrugada,prazo apertado para criar um "ceninha de computador". E tudo isso tem um custo, não é.10 merreis não senhor. Se não sabe do que está falando, cale-se em sua ignorância.
Como assim vão trabalhar? E as horas que os artistas, técnicos e programadores passam criando cenas, animações, efeitos, as horas gastas com renderização em cima de.renderizacao até que uma cena de poucos minutos seja feita não é trabalho? Alguma vez você prestou atenção nos créditos finais e contou a quantidade de estúdios de VFX são empregados para fazer um filme? A quantidade de pessoas que trabalham para eles, para você não fazem nada?
E eu assino a "banda larga" mais rápida do Brasil. Bos/tha !
Outro dia, um da geração XYZ, disse prá mim que eles são o Futuro aqui e agora. E Eu disse a ele que esta mer/dha de notebook e outros quetais inventados, são pura pré-história. Porque eu ligo minha TV, ela imediatamente me mostra uma reportagem ao vivo, do outro lado do planeta, a cores, em HD, som estupendo. E esta mer/dha de notebook, fica girando uma rodinha, com a palavra loadind. Esta mer/dha tinha de ser fulminantemente mais rápida do que minha TV. Bos/tha !
Coisa para velhos. Filme para velhos assistirem. Me desculpem os erros.
Outro exemplo, outro filme. Quando foi lançado no Brasil o filme " O Artista ", algumas salas o exibiram apenas alguns poucos dias. Somente um Shopping o exibiu durante semanas. Salas lotadas . Aà vieram os Oscars. Por que não exibiram ? Porque era em branco e preto, mudo e, sendo assim, coisas de velhos. Filme de velhos assistirem. Esse descaso vem das gerações XYZ. Aguardemos o passar dos tempos e o andar das carruagens...
Salas vazias identificam muito bem Vingadores-Ultimato. E basta ! Não dá em árvore !
Quem compara Cidadão Kane com o lixão, é porque nunca viu a Obra-Prima, ou nem passou na porta do cinema que a exibia, ou, se assistiu, não entendeu bulhufas. Filmeco classe Z, feito sob medida para as gerações XYZ, Vingadores-Ultimato é mer/dha pura. Calhou de, infelizmente, o criador dos Super-Heróis vir a falecer durante as filmagens. Triste, é claro. Mas o filme seria ruim mesmo assim. Mesmo se ele estivesse vivo. O Primeiro filme dos Vingadores foi nota 10. O resto, resto. E zé fini.
A crÃtica demorou para aceitar o conceito de trilogia, Star Wars ajudou, torce o nariz para as franquias e muitos ainda não conseguem assimilar a revolução que o MCU é. Uma revolução, assim como Cidadão Kane foi em 1942 para o cinema daquela época. Em 1942, ele foi massacrado pela crÃtica. Uma geração de crÃticos que conhecem quadrinhos está surgindo, capazes de entender essa revolução. Viva o futuro.
O MCU foi planejado para ser composto por ciclos. O primeiro ciclo se fechou agora com Ultimato, iniciando-se.com Homem de Ferro. Foi dividido em 3 fases, cujo epÃlogo sera o próximo Homem Aranha. Após Homem Aranha 2, a terceira fase termina. Com isso, vai era inÃcio a Fase 4 e com ela um novo ciclo, ainda não revelado.
Você reclama de quem não entendeu bulhufas de cidadão Kane, mas você mesmo não entendeu bulhufas do Universo Cinematográfico Marvel (MCU). O MCU foi planejado não para ser uma trilogia, muito comum hoje em.dia, ou numa franquia de dezenas de filmes. O MCU transcende esses conceitos criando algo inexistente no cinema, mas comum nos quadrinhos, de onde veio a Marvel, que é o Universo Compartilhado. Cada um dos 22 filmes do MCU é apenas uma parte de um todo, composto exatamente por esses 22 filmes.
Neste sentido, Cidadão Kane pode ser comparado com muitos.filmes.do que você considera lixão.
Aposto que você não faz a mÃnima ideia do motivo pelo qual Cidadão Kane ter a fama que tem. Vai uma dica: Veja a data em que o filme foi feito, estude a forma com a qual Orson Welles o dirigiu, como o roteiro foi feito, a montagem. E assista os outros filmes da mesma época, comparando-os. Orson Welles fez um filme anos a frente do seu tempo, unindo roteiro, técnica e direção. Ele basicamente pavimentou como os filmes seriam feitos dali para frente. Por isso, Cidadão Kane tem a fama que merece.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > 'Vingadores' não é o 'Cidadão Kane' do gênero nem uma tremenda chatice Voltar
Comente este texto