Ilustrada > 'Vingadores' não é o 'Cidadão Kane' do gênero nem uma tremenda chatice Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Sergio Dias

    Quando George Bush propôs aos estúdios de Hollywood que produzissem filmes que justificassem o fariam no Oriente Médio apos o 11 de setembro não esperava que isso tivesse tamanho êxito. O verdadeiro cinema foi engolido por estas sagas dantescas.

    Responda
  2. Luiz Candido Borges

    O Marcelo Bondioli se encaixa à perfeição no que o artigo chama de "iniciado": sabe tudo da Marvel, até mesmo de um suposto planejamento de ciclos e fases. Não vou discutir porque não sou um "iniciado", ou melhor, sou, mas dos antigos quadrinhos dos anos 1960. A estética de lutas tremendas para salvar o universo já estava lá, em detalhes. As produções atuais as reproduzem graças à tecnologia, a verdadeira estrela desses filmes. O que ele chama de futuro é o passado com recursos tecnológicos.

    Responda
    1. Marcelo Bondioli

      Nunca imaginei que a mesma sensação que tive, aos 6 anos, de maravilhamento pueril com um simples formatinho do Superman da EBAL pudesse voltar, com a mesma carga emocional agora, aos 47 anos!

    2. Marcelo Bondioli

      Esse ano faz 40 anos que leio gibis ininterruptamente. Assistir a Batalha final de Vingadores Ultimato é como ver uma splash page dupla, desenhada pelo George Perez. Pena não ter sido em um filme da DC, mas da Marvel, devido a minha predileção maior pelo Universo DC. Graças a tecnologia isso foi possível. Quem realmente gosta de quadrinhos, e cinema, foi uma das coisas, se não a maior, e mais emocionante que já tive o prazer de assistir.

  3. Marcelo Bondioli

    Se existe um filme para ser o Cidadão Kane do gênero, o que for que isso signifique, esse filme é o Superman do Richard Donner. Numa época em que não havia CGI, final dos anos.1970, Superman provou que o cinema poderia entregar um filme de fantasia na qual as pessoas não ficariam desapontadas. Infelizmente a tecnologia demorou para que épicos como Senhor dos Anéis, Titanic ou Jurassic Park fossem possíveis. Não é por acaso que o mote do filme era "você vai acreditar que um homem pode voar".

    Responda
  4. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Abaixo os filmecos computadorizados ! Vão trabalhar, cambada ! Gastam 10 merréis e ainda querem faturar bilhões às nossas custas ! Filmecos vazios, sem mensagem nenhuma. E ainda tem aqueles bichinhos falantes, que só dizem mer/dha ! Bos/tha !

    Responda
    1. Marcelo Bondioli

      Um cena de 15 minutos pode passar até duas semanas em um estúdio desses na pós produção, quando os efeitos são criados. Você pensa o que? Que para fazer umefeito computadorizado basta o computador do milhão e um programa comprado no camelô? São horas de trabalho, varando madrugada,prazo apertado para criar um "ceninha de computador". E tudo isso tem um custo, não é.10 merreis não senhor. Se não sabe do que está falando, cale-se em sua ignorância.

    2. Marcelo Bondioli

      Como assim vão trabalhar? E as horas que os artistas, técnicos e programadores passam criando cenas, animações, efeitos, as horas gastas com renderização em cima de.renderizacao até que uma cena de poucos minutos seja feita não é trabalho? Alguma vez você prestou atenção nos créditos finais e contou a quantidade de estúdios de VFX são empregados para fazer um filme? A quantidade de pessoas que trabalham para eles, para você não fazem nada?

  5. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    E eu assino a "banda larga" mais rápida do Brasil. Bos/tha !

    Responda
  6. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Outro dia, um da geração XYZ, disse prá mim que eles são o Futuro aqui e agora. E Eu disse a ele que esta mer/dha de notebook e outros quetais inventados, são pura pré-história. Porque eu ligo minha TV, ela imediatamente me mostra uma reportagem ao vivo, do outro lado do planeta, a cores, em HD, som estupendo. E esta mer/dha de notebook, fica girando uma rodinha, com a palavra loadind. Esta mer/dha tinha de ser fulminantemente mais rápida do que minha TV. Bos/tha !

    Responda
  7. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Coisa para velhos. Filme para velhos assistirem. Me desculpem os erros.

    Responda
  8. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Outro exemplo, outro filme. Quando foi lançado no Brasil o filme " O Artista ", algumas salas o exibiram apenas alguns poucos dias. Somente um Shopping o exibiu durante semanas. Salas lotadas . Aí vieram os Oscars. Por que não exibiram ? Porque era em branco e preto, mudo e, sendo assim, coisas de velhos. Filme de velhos assistirem. Esse descaso vem das gerações XYZ. Aguardemos o passar dos tempos e o andar das carruagens...

    Responda
  9. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Salas vazias identificam muito bem Vingadores-Ultimato. E basta ! Não dá em árvore !

    Responda
  10. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Quem compara Cidadão Kane com o lixão, é porque nunca viu a Obra-Prima, ou nem passou na porta do cinema que a exibia, ou, se assistiu, não entendeu bulhufas. Filmeco classe Z, feito sob medida para as gerações XYZ, Vingadores-Ultimato é mer/dha pura. Calhou de, infelizmente, o criador dos Super-Heróis vir a falecer durante as filmagens. Triste, é claro. Mas o filme seria ruim mesmo assim. Mesmo se ele estivesse vivo. O Primeiro filme dos Vingadores foi nota 10. O resto, resto. E zé fini.

    Responda
    1. Marcelo Bondioli

      A crítica demorou para aceitar o conceito de trilogia, Star Wars ajudou, torce o nariz para as franquias e muitos ainda não conseguem assimilar a revolução que o MCU é. Uma revolução, assim como Cidadão Kane foi em 1942 para o cinema daquela época. Em 1942, ele foi massacrado pela crítica. Uma geração de críticos que conhecem quadrinhos está surgindo, capazes de entender essa revolução. Viva o futuro.

    2. Marcelo Bondioli

      O MCU foi planejado para ser composto por ciclos. O primeiro ciclo se fechou agora com Ultimato, iniciando-se.com Homem de Ferro. Foi dividido em 3 fases, cujo epílogo sera o próximo Homem Aranha. Após Homem Aranha 2, a terceira fase termina. Com isso, vai era início a Fase 4 e com ela um novo ciclo, ainda não revelado.

    3. Marcelo Bondioli

      Você reclama de quem não entendeu bulhufas de cidadão Kane, mas você mesmo não entendeu bulhufas do Universo Cinematográfico Marvel (MCU). O MCU foi planejado não para ser uma trilogia, muito comum hoje em.dia, ou numa franquia de dezenas de filmes. O MCU transcende esses conceitos criando algo inexistente no cinema, mas comum nos quadrinhos, de onde veio a Marvel, que é o Universo Compartilhado. Cada um dos 22 filmes do MCU é apenas uma parte de um todo, composto exatamente por esses 22 filmes.

    4. Marcelo Bondioli

      Neste sentido, Cidadão Kane pode ser comparado com muitos.filmes.do que você considera lixão.

    5. Marcelo Bondioli

      Aposto que você não faz a mínima ideia do motivo pelo qual Cidadão Kane ter a fama que tem. Vai uma dica: Veja a data em que o filme foi feito, estude a forma com a qual Orson Welles o dirigiu, como o roteiro foi feito, a montagem. E assista os outros filmes da mesma época, comparando-os. Orson Welles fez um filme anos a frente do seu tempo, unindo roteiro, técnica e direção. Ele basicamente pavimentou como os filmes seriam feitos dali para frente. Por isso, Cidadão Kane tem a fama que merece.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.