Luiz Felipe Pondé > A gargalhada Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
caro professor, sobre o ofÃcio do escritor Schopenhauer escreve o seguinte: "devemos lançar mão à pena somente quando temos algo a comunicar". Se o senhor quer somente dar umas risadas compre um café e convide um amigo.
Simples assim? Em um artigo abandona o navio, no próximo já não se enquadra mais na categoria de "cad.elas hidrófobas"? Conveniente, deve adorar escrever para um povo sem memória...
Não, porque eles não entenderam a sua piada "intelingentinha".
Trump não conseguirá converter o USA, de Nixon q teve o mercado consumidor interno aberto de forma seletiva aos paÃses em desenvolvimento e pobres, ao q era antes. A globalização é irreversivel. Enquanto houver polos de mão de obra disponivel e sem viés confiscatório estatista como China, India, Oriente Médio e Africa os empregos migrarão p estes. A solução é manter os programas sociais compensatorios como saúde, educação, alimentação, transporte e auxilio desemprego se possivel até extendidos
Caro José Antonio Mercanti, não estive e não pretendo ir lá, agora seria interessante , já que vc se doeu pelo Pondé, que o acompanhasse na próxima viagem , nem que seja na casa do chapéu, e ficasse por lá junto com ele, pois simplesmente não concordo com o que ele vem escrevendo sempre querendo classificar as pessoas do alto da sua arrogância e presunção, como se fosse um deus do olimpo honestamente não vejo um texto construtivo dessa figura.
Caro Alexandre, respeito a sua opinião. Eu me norteio por fatos e dados sem me deixar levar pela paixão. Não pretendo acompanhar o colunista nas suas próximas viagens, nem mesmo à casa do chapéu. Apesar de em muitas ocasiões discordar dele, as suas provocações tornam os meus pontos de vista mais amplos. Toda a segunda feira eu inicio a leitura pela sua coluna.
Tudo que desejo é que essa onda conservadora passe logo.Seria muito interessante discutir a viabilidade de não pagar mais a previdência. Seria importante que igrejas pagassem impostos.Seria interessante que as pessoas deixassem seus filhos com pedagogos e não com as empregadas domésticas. Seria interessante uma jornada de trabalho de 6 horas dià rias ,coisa que Pondé,não disse que os franceses fazem.Superbe,non?!
A redemocratização possibilitou a Esquerda Progressista ascender ao poder e isto quando não espantou o empreendedor, q arrisca investir e gerar oportunidades, p paÃses região onde nao existe o risco Esquerda intimidou os q ficaram.Muitos acreditavam q com todos escolhendo os governantes tudo estaria solucionado. Não é assim. A opressão econômica gera opressão absoluta social (comportamental). A reciproca não é verdadeira. Economia deve ser matéria obrigatória, é uma ciência superior.
Me desculpe, Pondé. Existe ainda um certo otimismo pelo pensamento mais à esquerda, quando estudamos o modelo escandinavo. Quando falamos na organização de assistência social da Alemanha, Nova Zelândia, Canadá, mesmo do Japão, etc. Existe sim uma nova forma de combinar valores de solidariedade social e capitalismo, como foram aplicados pela Social Democracia nestes paÃses. Uma sÃntese de estrutura social equilibrada, investimento no ser humano acima de tudo e atividade capitalista intensa.
Pondé é medÃocre e não entende o que está acontecendo aqui e no mundo, estereotipa infantilmente os brasileiros a esquerda e a direita, e mente descaradamente (essa gargalhada nunca existiu; ele é um zero a esquerda em filosofia e sociologia aqui e lá fora). Nós da esquerda simplesmente acreditamos que o Brasil precisa melhorar muito a distribuição de renda, o que é muito distante de sermos comunistas. Ele é o protótipo da sua própria definição de "inteligentinho". Coitado.
Caro Antônio, Pondé é medÃocre, não é reconhecido nacionalmente no meio acadêmico, pelo contrário, e escrever na fsp, definitivamente, não confere credibilidade nenhuma. Até kata(nada) já escreveu aqui!
Amigo, ponderação. Expresse sua discordância sem agressão. Pondé é nacionalmente reconhecido, por isso veio parar na FLS. A agressividade verbal, aqui, expressa volta contra você, traz descredito às suas teses.
A semeadura da confusão não é gratuita, mas o momento brasileiro nos obriga a entender que estamos a caminhar no limite do abismo. E esse abismo tem nome: uma convulsão social. Os mecanismos de auto proteção que classe alta e média alta, construÃram como escudo protetivo, hoje já não se sustenta. Essa conversa de direita ter preocupação com o social, a história já se exauriu em constatar o contrário. Olhem para a Ãfrica, para o Haiti, Porto Rico, etc. O horror!
Caro Pondé, entendo que sua visão de que a classe jovem e culta seja simpática a regimes socialistas e comunistas esteja equivocada. A esquerda jovem acredita, sim, em uma melhor distribuição de renda e numa maior abrangência cultural, que envolva todas as classes sociais. Generalizar que esta esquerda simpatize com regimes não-democráticos, autoritários e violentos me parece mais uma puxada polemizante do que uma análise crua e filosófica.
Olha aà Pondé, a patrulha baratinada te confundindo com olavete. Até parece que não leram a coluna. Nada a fazer com aqueles que, isolados e fechados dentro do sistema ideológico escolhido, não abrem mão de suas certezas. Preferem ficar dentro da pequena gaiola, no aconchego e conforto de suas convicções inalteráveis. .../Claudia F.
Existem direitistas,esquerdistas,Petistas(lulistas) bolsonaristas. Mas existem também os brasilistas, que tentam nao se jumentificar, enxergando as virtudes e defeitos de seus escolhidos nas urnas. E quando eleitos seus candidatos, ficam atentos aos atos de seus escolhidos.. O PT e Lula, todos conhecÃamos. Bolsonaro surgiu da incompetência e roubalheira do PT. Não houve debate polÃtico em função da bendita facada.! Digo bendita porque se Bolsonaro vai pro debate, seria catastrofico. Ainda bem!
Em verdade, em verdade estamos cansados desta postura: "direita", "esquerda" - parece até marcha no quartel. Um e outro externam conceitos alheios, prévios. Prefiro a postura vamos fazer juntos para todos.
“Enganos lógicos levam a enganos polÃticos, segundo Giannotti, sobretudo quando se desconhecem as singularidades do capitalismo contemporâneo. Mais ainda quando se ignoram, com o marxismo vulgar, as dúvidas de Marx sobre a crise final do capitalismo, no livro três dÂ’O Capital”. Luciano Codato. Meu caro Pondé. O professor sabe que a ignorancia pode ser a chave da felicidade. Não é assim?
Pondé acerta em uma coisa: tem direitistas e esquerdistas que pastam como jumentos no campo da polÃtica. Petistas (lulistas) e bolsonaristas são o entrave para uma mudança na polÃtica brasileira. Agem como torcedores de de futebol. Enquanto isso os polÃticos, ora num partido ora noutro,ora numa base polÃtica ora noutra, garantem seus privilégios absurdos,se atolam na corrupção comprados por empresários desonestos. E o pasto cheio de jumentos, com a grama cada vez mais escassa.
A proposta da retirada de recursos e estrangulamento das graduações de Filosofia e Sociologia, certamente, causaram-lhe orgasmos múltiplos. Nenhuma palavra a respeito? Na verdade sim, você criminalizou as Humanidades, na linha desses.
Da próxima vez que tiver o prazer de ir ao leste europeu, nos dê o prazer de ficar por lá de vez.
Caro Alexandre, você já esteve no Leste Europeu? Se não, então vá, mas volte para nos reportar os testemunhos dos habitantes daqueles paÃses. Quanto ao Luiz Felippe Pondé, que continue viajando, mas que volte sempre para nos fazer pensar fora da caixa.
Texto mal escrito. Com esses parênteses que ele coloca parece a transcrição da fala do Leão Lobo apresentando um programa de fofoca. A linguagem que ele usa, "inteligentinhos", etc. Texto falacioso e anti-intelectual. Por que, folha?! Com tanto filósofo inteligente foi dar espaço para esse defomador de opinião... Por que folha?! A direita tem bons pensadores também. Coloca alguém que qualifica o debate e não uma olavete.
Texto mal escrito. Com esses parênteses que ele coloca parece a transcrição da fala do Leão Lobo apresentando um programa de fofoca. A linguagem que ele usa, "inteligentinhos", etc. Texto falacioso e anti-intelectual. Por que, folha?! Com tanto filósofo inteligente foi dar espaço para esse defomador de opinião... Por que folha?! A direita tem bons pensadores também. Coloca alguém que qualificado o debate e não uma olavete.
Pondé, que decepção!! Você está ficando inteligentinho!!
Pelo nÃvel dos argumentos e a carência de dados minimamente observáveis deste texto - repete os achaques Olavistas - podemos entender porque o presidente do laranjal no paÃs das bananas quer minar os recursos da área de filosofia e sociologia das universidades públicas... Caro Pondé, você está enfraquecendo a existência de sua própria profissão na terrinha.
Toda religião tem a ala fundamentalista e a revisionista. É sempre possÃvel ler textos de Marx ou Lenin que defendem um socialismo tipo leste europeu. Mas muitos devotos hoje em dia já interpretam os textos sagrados para defender regimes tipo escandinavos.
Um dos motivo de ainda ser assinante desta Folha são sua colunas Pondé. Que este jornal não lhe dê o mesmo destino do alexandre schwartsman. Por mais Pondé, menos Monica Bergamo.
Palavras de um entendido em pastagem. Se ele está dizendo, devemos acreditar. Só um ju-mento experiente sabe onde estão as boas pastagens.
Que piada! A moçada adepta do comunismo. Em que mundo vive o Pondé? Saido direto de articulações olavistas.
Pondé também pasta na grama da guerra fria ao afirmar que há uma classe de intelectuais abastadinhos que flertam com o comunismo. Parece a lógica bolsonarista. Há muito tempo que a esquerda europeia fez um mea-culpa ao admitir a total inviabilidade dos regimes ditadoriais da Europa Oriental. Olha, tirando um ou 2% da população ninguém flerta com o comunismo, mas flerta sim com a social-democracia que vemos em vários paÃses da Europa Ocidental, incluindo os mais evoluÃdos escandinavos.
A leitura dos comentários dos leitores é mais interessante que o texto de Pondé.
O mundo é capitalista e o pensamento é livre.
Caro Pondé, e você que não é nenhum burrinho, e deve conhecer um pouco de história, o que acha dos regimes/governantes que antecederam os governos comunistas? O que você e os habitantes do leste europeu acham dos Czares, dos Kaiseres e demais “nobres” que os governaram até inÃcio do século passado? Outra coisa comunismo e socialismo não são a mesma coisa!
Pondé é um Kim Kataguiri mais velho e com o mesmo conhecimento. Kim, disse num vÃdeo que Marx se arrependeu das suas teorias durante a primeira guerra mundial. Pondé escreve, fala e propaga desinformação. Nos brinda com sua inteligência de olavete todos os dias. É uma piada no meio acadêmico. Ou seja, mais um bozominion com defeitos cognitivos.
Considerar alguém que pensa e é capaz de expressar o seu pensamento,como uma "piada", só mostra o nosso atraso civilizatório.Uma lástima!Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Pondé onde sonhou que a maioria dos jovens sonha com o comunismo? Socialismo está esparramado em grande parte de Governos Europeus. Agora, colocar um Stalin neste imbróglio é estarrecedor. Capitalismo deu certo nos EUA. Argentina se meteu nesta aventura e está aà o resultado.Não há sistemas perfeitos. Há grandes Estadistas que fazem a diferença. Não temos nenhum à vista.
O consenso sobre o conceito de Estadista aponta para o Chefe de Estado ou de Governo capaz de fazer suas boas obras se projetarem no tempo e no espaço.Destarte,só tivemos dois em toda nossa história.GV e JK.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Perfeito, Sérgio.
O nossos problemas não se resumem a "esquerda ou direita" ou capitalismo e socialismo mas em sermos verdadeiros.Aprendemos não sei a partir de quando a conviver com a mentira,como algo normal.Mas reforçamo-nos a partir do PT,que nada fez pelos trabalhadores.Não o é.Disse-nos o maior filosófo brasileiro de todos os tempos(Farias Brito)."Procede sempre e em todas as relações da vida de conformidade com o que pensas que é a verdade,de acordo com tuas convicões".É do que carecemos.Deus nos ilumine!
O Pondé salva este jornal. É um contraponto realista e inteligente aos abobalhados militantes esquerdistas que aqui abundam, como o Celso de Barros.
Mais Ju Men Tô que você Pondé ,só o Bozo!
Segundo o Datafolha, 58% das pessoas com escolaridade superior votaram na extrema direita de Bolsonaro. Apenas 30% votaram em Haddad, e certamente não eram todos defensores do socialismo ou do comunismo (o PT, no governo, nunca foi socialista). A afirmação de q a classe culta em geral tem simpatia pelo socialismo ou comunismo é mais uma bobagem sem fundamento cientÃfico do colunista.
Pondé virou um Olavo com referências? A Verdade sem palavrões.
Texto autorreferente
Um dos homens do gol.pe de 2016 dizendo que a Esquerda está perdida kkkk. Viva Portugal e Espanha. Que seja o inÃcio da virada na Europa e que chegue logo aqui.
Nunca vi na universidade "inteligentinhos" fazerem apologia ao leste europeu. Vi, sim, comparações, por exemplo, entre URSS e EUA (e qual é o problema?). Mas será que você, Pondé, também diz quando vai ao leste europeu que somos um dos paÃses mais desiguais do mundo (com capitalismo)? O que, obviamente, não deve levantar nenhuma gargalhada... Ou você não fala destas coisas "inteligentinhas" no leste europeu?
Pondé não fala nada disso, porque não tem ideia do que é isso. No mundo acadêmico, Pondé é uma piada.
Onde as estatÃsticas para afirmar : ...a maior parte dos jovens “informados” e da classe culta em geral são simpáticos a regimes socialistas ou comunistas - As pesquisas deram q a maioria das classes A e B, q inclui os jovens informados e a classe culta, votou na extrema-direita. Isso é Pondé, q difamou terapeutas, acusando-os de propor a cura heterossexual, q afirmou q a aceleração da gravidade difere para gordos e magros, e q disse q a pros ti tu ta é a primeira vocação de toda mulher.
Afinal, o que é socialismo? Ontem na Espanha o povo reafirmou a continuidade deste regime no governo. Reafirmou aumentou. O que há de ruim nele?
Nos partidos europeus ditos "socialistas", leia-se social-democratas, aà vc poderá entender melhor. São plataformas polÃticas de centro-esquerda, não demonizam a livre iniciativa, ou o direito de propriedade (como no comunismo), e estes governos abundam na Europa, e especialmente nos mais desenvolvidos paÃses escandinavos. Entendo sua dúvida, pois os bolsonaristas em sua campanha de desinformação, faz com que as pessoas criem ódio gratuito sobre coisas que as vezes desconhecem.
A eleição foi ganha por um partido com "socialimo" no nome. E palavras em nomes de partidos não significam mais nada, vide "social" e "liberal" no PSL. Regime da Espanha continua tendo nada a ver com socialista. Apenas um partido de esquerda ganhou as eleições, o que é comum.
mais um querendo olhar as coisas com as lentes do século passado. O que mudou hoje são as percepções de contexto e as atitudes adaptativas. Um jovem colorido em seus cabelos e pingentes sai de um shopping se indigna com o mendingo na porta e demanda atitudes sociais. Acaba aquela situação então sua atitude muda. Porque? porque as informações fornecidas em alta velocidade deixa dinâmica suas reavaliações.
Quoque tandem,bolsonaros,abutere patientia nostra...
Dr. Felipe, continuando. Devemos criticar o autoritarismo de esquerda, como maduro, o fraudador de eleições que diz ter sido eleito deixando o povo Venezuelano na miséria e extremas-direita como Trump e Bolsonaro, com seus preconceitos, putativo racismo e idéias absurdas com muro para separar imigrantes, vÃdeos em escolas, perseguição à imprensa e à s minorias como negros, Ãndios, homossexuais. Isso deve ser ponderado, senhor Pondé.
Dr Luiz Felipe, mas também não confunda pessoas que simpatizam com algumas idéias de esquerda, como pluralidade, respeito à diversidade, cotas e outros programas sociais, com socialistas. Obviamente, o socialismo não funciona e o capitalismo possui muitos efeitos colaterais danosos, como a distribuição não igualitária de renda. Você parece generalizar e colocar esquerda e direita, e nó sabemos que essa divisão é artificial, em seus extremos não pensantes.
Muitos expoentes desta nova direita só pensa em negar o golpe de 64 e a Ditadura. A esquerda pensa que ainda existe o muro de Berlim. O mundo mudou. Mas a luta de classes ainda existem. A polÃtica é campo para esta luta. Uma luta de negociação e debate público. E não de revisionismo histórico e de um comunismo "ultrautópico". Já acabou a grama para se comer capim nestes lugares ou estão se plantando por falta de que se ter onde comer?
Qualquer pessoa que tiver um pouquinho de bom senso não vai defender os governos autoritários que predominaram no leste europeu do pós guerra. Da mesma forma uma defesa do neoliberalismo nefasto e irresponsável que habita entre nós. Aqui na República das Bananas qualquer proposta social democrata é vista como comunismo radical. Triste Brasil.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > A gargalhada Voltar
Comente este texto