Educação > MEC estende corte de 30% de verbas a todas universidades federais Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O interessante é o argumento ideológico que está determinando esse corte,não era esse governo que fez criticas, e que não utilizaria dessa coisa ideológica e sim o necessário para o bem do paÃs? Onde vamos parar com tantos absurdos sendo feito e nada que contribui para que o povo saia dessa miséria a que estamos metidos, cade os camisas amarelas?sumiram?estão felizes com o que está acontecendo, vamos ver o fim dessa história,tenho certeza que não irá acabar bem!
Por que a Folha ainda não apresentou um editorial crÃtico sobre esta medida absurda do MEC, ou, pelo menos, um posicionamento claro de sua equipe editorial?
Prezados, me desculpem os posicionamentos aqui, porém as Universidades Públicas e Institutos Federais produzem sim inovações importantes para a Sociedade Brasileira, assim os cortes afetarão, assim como já estão afetando as pesquisas que estão sendo desenvolvidas pelas mesmas. Praticamente com estes cortes muitos Campus ficarão com situação de inviabilidade de funcionamento.
Podemos privatizar; creches e o ensino fundamental de modo geral é muito mais importante e absurdamente carente. O mais importante fica com as prefeituras e o menos importante com o governo federal, que muito arrecada e pouco realiza. Menos governo implica mais liberdade.
Falou o especialista em Educação, conhecedor máximo da CF/88 e da Lei 9.394/96, que determina as responsabilidades dos entes federados na Educação. Aos municÃpios, em regime de colaboração com as Unidades da Federação, cabe a Educação Infantil e Ensino Fundamental, o Ensino Médio é responsabilidade das Unidades da Federação, podendo ocorrer regime de colaboração com a União e é da União a responsabilidade da organização, coordenação e gestão das PolÃticas Públicas Nacionais em Educação.
Simplesmente, haverá bilhares de alunos com seus cursos interrompidos. Para que não sabe, a universidade pública vive no limite. 30 por cento significa fechamento de campi. É isso que vcs querem?
Ministro de Educação que não gosta de educação. Secretário do Meio Ambiente que não gosta de meio ambiente. E nenhum gosta de seguir as leis.
Esse é o programa do governo na área da educação: corte de verbas públicas. E educação era a prioridade do candidato eleito. Estelionato eleitoral.
Estamos vivendo um caos polÃtico, de interesses, esses governantes não querem gente que pensem. Querem formar massa de manobra, pessoas obedientes e não dirigentes... mas não vão conseguir. A ignorância do nomeado ministro da educação não teve a oportunidade de estudar para ser um dirigente de uma sociedade é mais um obediente do governo. Eu sinto muito pelo Senhor ministro, mas ainda está em tempo de voltar a estudar!
Com os filhos do cara não conseguiram vaga para as Federais no vestibular e tomam muita multa de radares, ele resolveu acabar com os dois.
Quanta ignorância... Cortar verbas da universidades, dificultar cursos de sociologia e filosofia... Quem sabe uma fogueira pra queimar livros na praça dos três poderes, claro sem nenhum viés ideológico... Isso que dá escolher os governantes com o intestino
Hildebrando. Pare de falar sobre o que não sabe. Privatizar Universidade pública não resolve problema de custeio. O funcionamento de uma universidade que faz pesquisa é muito grande e não se financia com pagamento de mensalidade. Porisso que não há pesquisa nas particulares. Não tem dinheiro suficiente. Esse corte de agora, os tais 30%, se confirmados quebram a espinha dorsal dos cursos. Não vai nem sobrar pra ser privatizado.
Hidelbrando só faz brandar: acho que ele só busca ter atenção mesmo!
Verbas para universidade pública deve levar em conta a publicação cientÃfica, ranking avalizado pelo MEC, não vale o da folha, Ãndice de alunos inseridos no mercado de trabalho e o Ãndice de alunos que concluem o curso no tempo mÃnimo previsto na grade curricular. Tudo com ampla divulgação à sociedade. Cursos para formar desempregados devem ser descontinuados e a universidade deve estar em estreita interação com a dinâmica do mercado de trabalho.
Pesquise, Bebê. Acha que o maior contingente de desempenho vem donde? E do desemprego?
Caro, sair com emprego no atual cenário é um fator questionável ou será que os treze milhões de desempregados são somente os que possuem nÃvel escolar inferior? Vale pensar que sem investimentos na educação, desde o básico até os cursos de pós-graduação, jamais chegaremos ao primeiro mundo. Só lembrar dos famosos tigres asiáticos e o salto que deram do buraco para economias estáveis.
Infelizmente já era esperado esse tipo de atitude. Anteriormente, Bolsonaro prometera que faria isso. Porquê? Simples, assim. Em qualquer governo autoritário, o primeiro item é silenciar a cultura, o debate, a produção acadêmica, a discussão, a pesquisa, pois um povo inculto não crÃtica o poder, se cala. É a prática da Ditadura. É prática de Bolsonaro, que não consegue soletrar meia dúzia de palavras, pois se mais faz, estampa a sua burrice e ignorância. Um descalabro.
Existe uma solução prática e rápida: privatização de todas e redução de impostos sobre a população de classe média e vouchers para os mas pobres (ricos passam a pagar) para que assim a população possa escolher universidades de qualidade, como lhes convir, e pressionar por resultados e custos baixos. Com os mesmos recursos de hoje, o Governo conseguirá colocar o triplo de jovens na universidade e produzir tecnologia e conhecimento em padrões razoáveis.
Hildebrando é robô do Bozo.
eremildo!!!!!!!!!!
O PaÃs pouco evoluiu nos últimos 20 anos no que se refere à inovação cientÃfica. Há alunos qualificados e interesses de muitos para que isso venha a ocorrer. Entretanto, mentes mesquinhas ocuparam as universidades públicas impedido que elas cumpram seu papel. Se não houver uma polÃtica austera é sem duvidas preferÃvel a privatização.
Você não sabe o que está dizendo: quais universidades privadas possuem o padrão de excelência das públicas? A Unip, Uninove, Anhanguera e Estácio de Sá? As universidades públicas não são caras pelo ensino e sim pela pesquisa acadêmica! Os institutos privados (que não são universidades) que estão em patamares altos como ESPM, Insper e GV custam mais caro que as universidades públicas!
Privatizar é o maior absurdo de todos. Nessa situação a lógica de produção de conhecimento voltado para o bem público passaria a servir para interesses e lucros privados, a universidade se descaracterizaria e, cedo ou tarde, apenas filhos da elite poderiam ter um curso superior (que é exatamente o que essa turma neoliberal pretende fazer: pôr a pobreza em seu lugar e garantir mais lucratividade para os donos de instituições de ensino privadas)
É a ditadura do obscurantismo
Cada vez mais nos aproximamos da Venezuela ... Governo autocrático e medÃocre
Este é um governo incompetente, ideológico e violador da Constituição. Incapaz de governar, perde tempo caçando fantasmas e retaliando adversários. Pior governo da história do paÃs!
Como disse outro leitor, é no mÃnimo irônico que um sujeito que em sua carreira acadêmica só fez publicar quatro artigos, medÃocres e mal escritos, em revistas de segunda categoria, critique instituições como a UFRJ e a UnB pela má qualidade ou insuficiência da produção acadêmica. Realmente, este governo parece totalmente devotado à destruição de nossa cultura.
Mhalditos Camisas Amarelas, uma praga nacional! "Ponte para o futuro e progresso" Dá-lhe 13 de março de 2016! Parabéns!
Surrealismo Tropical.
O Brasil entra nas trevas com este desgoverno de Bolsonaro. O Congresso tem que agir e impedir que o governo desmonte o ensino público superior. Este corte de verbas vai provocar um caos nos campi por todo o paÃs. Conseguiram com esta troca de ministro piorar o que já estava ruim.
Onde vamos parar? A ditadura está chegando. É o ovo da serpente.
Gente pelada dentro do campus? Poxa, acho que estudei na faculdade errada!
Tempos sombrios. Fico esperando a hora que esse pessoal vai tentar fechar o regime
Se o paÃs é contra universidades, está na hora da Andifes puxar uma parada geral das atividades. Gastar dinheiro do "cidadão de bem" com ciência? Chega de trabalhar pra gerar conhecimento para essa sociedade de ignorantes!
Se o paÃs é contra universidades, está na hora da Andifes puxar uma parada geral das atividades. Gastar dinheiro do "cidadão de bem" com ciência?
Saiu o Señor Velez e entrou Herr Weintraub, mas o que não muda é que a linha do mentor (o astrólogo, lembram?) continua prevalecendo. Não só no MEC mas em todo o (des)governo. Brasil rumo à idade das trevas.
Até quando vamos suportar a inépcia desses vários Ministros? E ainda fez chantagem relacionando a aprovação da reforma da previdência. Ô Congresso está esperando o que para chamar esse Ministro para se explicar?
As universidades públicas são autarquias ou fundações públicas, dotadas de personalidade jurÃdica própria, o que lhes assegura direito de ação de que o ente federativo que as tenha instituÃdo tem legitimidade passiva. Não há jurisprudência relevante em contrário. Simples assim.
Só um pretexto para sucatear as universidades públicas federais. Será? Que medida irresponsável. Quais são as justificativas? Baseado em que pressupostos? Em que tipo de dados? Estudei numa Universidade Federal, e tenho muito orgulho. Agora, fico com receio do futuro das universidades públicas do paÃs.
Minions!!!! Onde vcs estão????
Em alguma caverna.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > MEC estende corte de 30% de verbas a todas universidades federais Voltar
Comente este texto