Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Carlos Chiovatto

    Jornalista não entendemos como alguém se propõe a dissertar sobre a situação econômica e social de um povo, omitindo as causas dos males que afligem-no. Não acreditamos que em pleno século XXI possa haver tamanho descompromisso com a verdade.

    Responda
  2. MAURO TADEU FANTINI

    Jornalista (se é essa a sua profissão)....Faça uma reportagem parecida como esta sobre a Argentina....Ou não faz críticas à sua direita?

    Responda
  3. ARY OLIVEIRA

    Dados e informaçoes sobre a Venezuela e que comprovam a importancia do capitllismo na economia de um pais. Principalmente naqueles que dependem eternamente das Comodities. A Venezuela e' problema dos venezuelanos.

    Responda
  4. ADHEMAR POZZI RANCNARO

    A Foice Fake News não vai dizer que a culpa da Venezuela estar nesta calamidade é do Bolsonaro?

    Responda
  5. Anderson Souza

    Faltou apenas uma palavra: S o c i a l i s m o. Essas coisas não importam, foi assim na URSS, China, etc. o grupo assume o poder total, o domínio sobre todos os bens e pessoas.

    Responda
  6. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Entendi. A miséria, tudo desmoronando... Só não dá para entender como ainda tem gente que defende a manutenção do ditador no poder por questão ideológica. .../Claudia F.

    Responda
  7. João A Silva

    A tragédia da Venezuela mostra o que um governo de esquerda autoritário, irresponsável e cego ideologicamente pode produzir. Espero que não vejamos no Brasil as consequências que um governo de extrema direita com as mesmas características possa gerar. Será que é tão difícil perceber que qualquer solução para os graves e complexos problemas que nos mantém no atraso passam, necessariamente, por uma convergência de forças cuja resultante aponte para o centro ?

    Responda
  8. ALFREDO S

    Pequena correção: o salário mínimo é de 19.500 VES, e não 65.000. A princípio deve aumentar hoje para 40.000.

    Responda
    1. Vinicius Torres Freire

      http://www.el-nacional.com/noticias/economia/confirman-aumento-sueldo-minimo_280922

    2. Vinicius Torres Freire

      http://www.el-nacional.com/noticias/economia/confirman-aumento-sueldo-minimo_280922

  9. FABIO ARAUJO

    Resumindo: no mínimo, uma geração inteira já foi pro beleléu.

    Responda
  10. Vinícius de Oliveira

    Excelente artigo vazado num primor de linguagem denotativa, frieza de análise e números. Fosse um texto contra o governo Bolsonaro estaria cheio de adjetivos, figuras de linguagem depreciativas, ironias, sarcasmo. Outra coisa: nenhuma palavra sobre democracia. Fosse a Venezuela uma Chinazinha creio que o articulista estaria satisfeita. Sou um bias checking: já verifiquei o do Sr.

    Responda
  11. Cloves Oliveira

    A Venezuela nunca foi um primor de livre mercado, mas Chávez extrapolou ao nacionalizar a indústria petrolífera, agricultura, transporte, geração de energia, telecomunicação, siderurgia, supermercados e bancos. Hoje a Venezuela fica apenas na frente de Cuba e Coréia do Norte em termos de liberdade econômica. Culpar os EUA é apenas uma tentativa de encontrar um bode expiatório pelos próprios erros. O socialismo b/urro promove exatamente aquilo que mais combate: a desigualdade social e econômica.

    Responda
  12. Hercilio Silva

    Certamente o colunista mostra os erros do governo venezuelano, mas continua ignorando as ações de boicote econômico promovidas por empresários durante anos, motivo principal da queda da produção. E claro, a lenga lenga de socialismo esconde que é mais um país capitalista em crise grave.

    Responda
  13. Gilson Luz

    É impressionante a conclusão. Para o Sr. Vinicius em um país que ainda não produz todos os produtos que necessita; "apenas" por terem sido cortadas todas as suas fontes de mercadorias, naturalmente importadas ou sob patente estrangeira: "apenas" por ter seus recursos no Exterior, em dólares ou ouro roubados e "apenas" ter seu único bem de exportação, o petróleo, sabotado desde a extração até a comercialização "O boicote americano nem de longe explica o desastre".... Risível.

    Responda
  14. Gilson Luz

    É impressionante a conclusão. Para o Sr. Vinicius em um país que ainda não produz todos os produtos que necessita; "apenas" por terem sido cortadas TODAS as suas fontes de mercadorias, naturalmente importadas ou sob patente estrangeira: "apenas" por ter seus recursos no Exterior, em dólares ou ouro, bandidamente roubados e "apenas" ter seu único bem de exportação, o petróleo, sabotado desde a extração até a comercialização "O boicote americano nem de longe explica o desastre".... Risível.

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Parabéns pelos comentários, a imprensa brasileira, com as exceções de sempre, ignora a ação dos EUA e os interesses que norteiam a geopolítica do petróleo! Por que?

  15. José Cardoso

    O Chile se livrou desse triste destino quando decidiram encerrar o experimento Allende em 1973. O cobre era para o Chile o que é o petróleo para a Venezuela. Ainda hoje responde por metade de suas exportações. É o país com renda mais alta da América do Sul atualmente.

    Responda
  16. marilza abrahão

    Como compreender esse descalabro se o aspecto político ideológico o envolve numa penumbra que não permite enxerga-ló em sua plenitude? Em ciência, principalmente as sociais, o uso de metodologias e técnicas de análise válidas permitiriam uma visão clara do problema! Mas há interesse nisso?

    Responda
  17. LUIS CESAR DOS SANTOS CASTRO

    A reportagem deixa a desejar, qdo expõe de uma forma unilateral a origem da dificuldade deste país...

    Responda
  18. arnaldo feitoza

    Como pode alguém apoiar um regime assim? Como pode alguém apoiar quem apoia um regime assim? Só fazendo cara de paisagem...

    Responda