Opinião > Gás para crescer Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. PAULO ROBERTO HASSE

    A Folha elogia as medidas mas ao final gratuitamente duvida do apoio do presidente , só para não ficar sem contrariar . Já não foram feitos leilões de aeroportos , ferrovias e trechos de rodovias recentemente ? Estão claras as ações do Ministério de Infraestrutura para resolver os gargalos deste país .

    Responda
  2. Frederico Firmo

    Um outro ponto critico desta matéria é que de um lado a folha vem defendendo os preços alinhados como o mercado internacional, e agora fala em competição no mercado interno. Eu me pergunto , se os preços são definidos internacionalmente, como a competição interna os redefiniria. Me parece que o mercado interno e competitividade surgem apenas como argumentos retóricos e ou demagógicos.

    Responda
  3. Frederico Firmo

    Esta é mais um matéria defendendo interesses . A quem disse que a Petrobrás não desenvolve tecnologia, saiba que são as estatais ou de origem estatal que geraram novas tecnologias no país. Durante os governos petistas a Petrobrás não apenas descobriu o pUe sal mas desenvolveu a tecnologia de exploração em águas profundas . Know how que é unico no mundo e é principal objeto de cobiça das pretrolíferas estrangeiras.

    Responda
  4. Cloves Oliveira

    Além dos aspectos econômicos, o monopólio da Petrobras é perverso porque evita o desenvolvimento de novas tecnologias que poderiam criar milhares de novos empregos no país assim como aconteceu com o "fracking" nos EUA cuja produção de gas subiu quase 50%. Com a sua lentidão e burocracia típicas de estatais, a Petrobras não possui os mesmos incentivos para assumir riscos de uma entidade completamente privada. O monopólio deixa as companhias preguiçosas, confortáveis e arrogantes.

    Responda
  5. José dos Reis Fernandes

    Ufa, até que enfim essa FSP fazendo jornalismo opinativo técnico, sem viés.

    Responda
  6. José Carlos Lisboa

    Falta transparência na formatação dos preços e quanto é agregado por cada etapa do processo. Deveria se seguir o exemplo da formatação de preço da gasolina divulgada pela Estatal/ANP. Composição de preços por etapa é fundamental em mercados monopolistas.

    Responda
  7. José Carlos Lisboa

    Falta transparência na formatação dos preços e quanto é agregado por cada etapa do processo. Deveria se seguir o exemplo da formatação de preço da gasolina divulgada pela Estatal/ANP. Composição de preços por etapa é fundamental em mercados monopolistas.

    Responda
  8. Gino Ribas Meneghitti

    Monopólio exercido pela Petrobras? E o desmantelamento que vem ocorrendo desde do golpe, com o leilão do gás, do biodiesel e do pré sal? Já perdemos a prerrogativa dos 30%, entregamos de mão beijada nossas riquezas e vocês ainda tem a audácia e empáfia de publicar e disseminar notícias inverídicas e inverossímeis? Será que o preço é regulado pelo mercado ou pelos agentes que operam financiados por fortes lobbystas? Única empresa com chances reais de se tornar uma grande player mundial.

    Responda
  9. edgard Reymann

    A ideia parece ótima. Só que o preço do gás subiu muito porque seu preço está pareado pelo mercado. Colocar concorrência, o que no curto prazo parecerá salutar, diminuirá o poder de atuação da estatal num momento em que ela poderia agir em benefício da população. Aí ela pouco poderá fazer e seremos controlados por forças do mercado, como já acontece com a gasolina, e seu preço só subirá, sem o controle da estatal. Por que a gasolina custa tão caro no Brasil? Não são só impostos, não.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.