Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Bernardo

    A escuridão do fundo do poço. Cumprimentos ao articulista.

    Responda
  2. Vitor Viola

    O Brasil levou uma facada (fakeada)! Levaram um rebanho a votar nisso, pela pregação de fake news. Hoje temos um grupo real destruindo tudo em nome de um moralismo rasteiro e incitando o ódio em guerras culturais. E o país vai afundando devagar. Sem rumo.

    Responda
  3. pedro dos santos

    Afff!!! Precisa ter um estômago de dromedário para poder ler um monte de “analises” irreais. Uma pergunta, apenas: Qual é o país líder mundial, onde qualquer um pode ter sua arma, de grande calibre, e onde todos são respeitados e se respeitam; onde não há garantias trabalhistas; onde a prisão é imediata pelo juiz de primeiro grau; onde não há praticamente radar; onde há liberdade de empreender; onde não há escritor iletrado; onde não há “esquerda social democrática”?

    Responda
  4. Sandro Carvalho

    Bolsonaro e Moro que se cuidem, pois do jeito que a coisa vai, e a persistir e crescer, poderão acabar sendo julgados e condenados por um tribunal penal internacional.

    Responda
  5. Hildebrando Teixeira

    Faroeste é o que a Corporação de elite pelos privilégios quer, quer tacar fogo no circo para encontrar oportunidade de anular a eleição que perderam mas que até agora não se confirmaram

    Responda
    1. delane José de souza

      "Bolsonaro é um 'valentão' que não aguenta briga e foge" (...). Esta frase teria sido dita por algum dos que "perderam a eleição" e querem anulá-la?

    2. OTAVIO MEDEIROS

      Espero que esteja gostando desse governo que tanto defendesse.

    3. ricardo fernandes

      are you crazy?

    4. jose carlos toledo junior

      Eremildo, o sr por aqui.

  6. Nelson Oliveira

    Quando isso degringolar de vez, quero ver quem vai se responsabilizar por ter colocado essas feras no poder federal. Bancos e empresários facilitaram essa situação e agora chantageam com a reforma da Previdência.

    Responda
  7. Jose Roberto X de Oliveira

    Acrescentaria que Bolsonaro já cometeu uns quatro ou cinco crimes de responsabilidade. Falta o conteúdo político para o traumático processo.

    Responda
  8. HUGO FALCAO SILVA

    Lula governou para todos. Apesar do "geógrafo" do texto não concordar com as políticas sociais do governo anterior.

    Responda
  9. niemeyer franco

    Preparemo-nos para o pior. A ditadura bolsonarista chegou.

    Responda
  10. Silvio Alpendre

    Ai dele se atropelar a constituição. Laranja "maduro" no pé tá bichada ou tem maribundo no pé. Em qquer uma das hipóteses "tacamo" pedra. Na Geni. Taloquei.

    Responda
  11. celso bittencourt

    Lula restaurou o Estado balofo, Paternalista, Corporativista e Intervencionista, legado pelo varguismo. Bolsonaro gira o leme até a posição Oposta, tentando instaurar o Vale-tudo... Cada uma das iniciativas presidenciais constitui um Ataque às regras de convivência social que previnem o 'Estado de Natureza' hobbesiano: a "Guerra de Todos contra Todos". ***Lullalá não pregou o Nós contra Eles; quem Planta Colhe! Rararaaaaaááá!

    Responda
  12. Hildebrando Teixeira

    Demétrio tenta generalizar o aceno do Governo à Corporação de caminhoneiros, justificável para evitar um mal maior que seria uma greve onde quem mais perderia seria o cidadão comum, falseando que todos os seus grupos de apoio político fosse também corporações mesquinhas, como as demai que saqueiam o País e são combatidas por este Governo, Foice incluso. Decerto Demétrio quer que Bolsonaro abandone sua base p/ imediatamente, pedir sua deposição...

    Responda
  13. Pedro Sodré

    Salve Lula! O maior presidente da história desse país!!

    Responda
  14. Maria Ines Polotto

    Maria Vilma me tocou particularmente. Penso exatamente assim! Passiva assistindo um desmanche! Socorro!1(

    Responda
  15. Sérgio Pombo

    Qual teria sido o motivo para empresas abandonarem a Venezuela? Populismo, interferências equivocadas do estado, destruição do mercado consumidor? Junte-se a isto a militarização e "milicializacao" e teremos um Bozo madurinho da silva. Os incautos temiam o PT é seguiram exatamente Hugo Chávez Macunaimico.

    Responda
  16. Cloves Oliveira

    As intervenções do governo nesse setor têm sido desastrosas, para dizer o mínimo porque tem sido pontuais, oportunistas e enviesadas ideologicamente. E 2009 o Lils criou o 'Terra Legal' que consistia em identificar terras públicas para futuros proprietários, a maioria grilheiros. O resultado, conflitos. Em 2016, de olho no apoio contra o impeachment, DVR acelerou o processo de homologação da fazenda Ivu. Mais conflitos. O atual governo segue na mesma linha de irresponsabilidade.

    Responda
  17. maria vilma sousa

    O que mais me entristece, ao ver o país mergulhando numa escuridão profunda, é a nossa inércia . Parece que perdemos a capacidade de luta. Estamos cabisbaixos, apáticos...esperando dias melhores? Com esse governo, ou melhor, desgoverno? Nunca tais dias virão. Lutamos por direitos trabalhistas, sociais, igualdade racial e de gênero, por uma Educação de qualidade, por tantos anos e, hoje, tudo isso vai escorrendo pelo ralo da ignorância, da destemperança e da falta de responsabilidade com o povo.

    Responda
    1. moacyr da Silva

      Concordo plenamente com a sua síntese Maria. Os avanços que conquistamos a dura penas,permeado pela fatídica ditadura,e que colocaram o Brasil em evidência no mundo, vão se desmilinguido pelas ações mais reacionárias e preconceituosas

    2. Nelson Vidal Gomes

      Se o PT for mesmo de "esquerda" como muitos apregoam,nada terá sido mais anti-povo,anti-patriótico,anti-verdade,e anti-progressista do que a esquerda no Brasil,em detrimento do bom conceito de que desfrutou a social-democracia européia,tida consensualmente como uma corrente de esquerda e que tanto desenvolvimento e justiça social levou àquele continente.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    3. HUMBERTO M ALMEIDA

      Falta mobilizar as paixões e os interesses, ou seja, os afetos. Os partidos de "esquerda" , os sindicatos estão muito distante disso. Quando isso acontecer, que ninguém duvide da força revolucionária do povo.

    4. Nelson Vidal Gomes

      Tudo que deixamos de ter em 16 anos de desgoverno do consórcio PT/MDB e o sócio oculto PSDB,que nada fizeram pelo trabalhador,nada pela reforma agrária,nada pela justiça tributária,governaram com os maiores juros do mundo,debilitaram a saúde e educação públicas(ver PISA)e legaram-nos um país repleto de corrupção e epidemias letais por falta de saneamento básico.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  18. Nelson Vidal Gomes

    Que os petistas empedernidos assumam a missão de não permitirem, que Bolsonaro venha a se constituir em mais um dos grandes males que o PT terá feito ao país.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
  19. JOSE LINO DA SILVA

    A predileção pelo armamento da população e pelo confronto na resolução dos problemas individuais e sociais aponta para abdicação pelo Estado do seu papel elementar de árbitro. O estímulo ao milicianismo será a consequência natural desse processo. Além disso o discurso focado no sexismo, religião e a predileção pelos interesses dos grupos e corporações simpáticas apenas reforça a sensação de que o eleitor optou por uma espécie de sindicalismo de costumes. Cada um que organize seu exército.

    Responda
  20. Rogerio Soares

    Por enquanto, mas se não fizermos nada, este sujeito é capaz de transformar aquie em algoe pior do que estes que você citou, seria uma mistura de Filipinas com Venezuela só que piorado, o Brasil já está virando párea no mundo de uma paralela o que é pior. Cadê as panelas, cadê o padrão fifa, cadê a turma das camisetas amarelas, cadê todos eles?

    Responda
    1. Glauber Carneiro Lorenzini

      Essa turma das camisetas amarelas, da "guerra contra a corrupção" ostentando ridiculamente o escudo da CBF, não vai aparecer nas ruas porque "são todos Bolsonaro". Essa turma é o legado da ditadura militar que obliterou o pensamento crítico de parte da população, que hoje somente prática o individualismo, a pequena vantagem e o moralismo. Vivem com medo das mudanças naturais do mundo. Têm medo do progresso e da "Marcha da História". Bolsonaro é isso: medo e retrocesso (não sou esquerdista).