Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fatima Marinho

    Só tem um erro no no argumento sobre poluição do ar e mortalidade comparado com o consumo de tabaco: . Tem mais gente exposta a poluição do ar que ao tabaco atualmente, por isso tem um maior impacto no número de mortes . Para comparar deveria ser apresentada uma taxa ou risco populacional, assim poderíamos ver o cigarro tem maior risco de morte, . O cigarro mata mais gente jovem, a poluição idosos, Sem duvida deveria haver um política pública para combater todos esse fatores de risco

    Responda
  2. ROBERTO de lima cruz

    Muito bom o texto, alguns certamente não entenderão e paulada no autor.

    Responda
  3. José Antônio

    Muito bom! Sim, eles deveriam acrescentar nas garrafas de bebidas alcoólicas, no mínimo, uma foto de um fígado com cirrose. Mas não, é só nos maços de cigarros que ele publicam fotos horrendas.

    Responda
  4. Luiz Alberto Brettas

    Excelente texto. Engraçado como há pessoas incapazes de compreender esse tipo de humor... O autor não "desmerecer" a luta antitabagista, mas mostra como essa luta esquece de tantas outras que deveriam estar sendo travadas hoje mesmo, e com maior garra ainda...!

    Responda
    1. JORGE ANTONIO MERCANTI

      Justamente por haver pessoas incapazes de compreender esse tipo de humor é que ele pode ser entendido como contrário à campanha antitabagista.

    2. JORGE ANTONIO MERCANTI

      Justamente por existir tantas pessoas incapazes de compreender este tipo de humor que ele tem como consequência ser entendido como um menosprezo pela campanha antitabagista. O cronista tem a liberdade de expressar o que bem entender e eu, como leitor, tenho a liberdade de discordar. Afinal, vivemos numa sociedade democrática e pluralista.

  5. JORGE ANTONIO MERCANTI

    O cronista usa de sofismas para desmerecer a campanha antitabagista que tem evitado inúmeras mortes de fumantes e fumantes passivos (que eram obrigados a respirar a fumaça emitida pelos fumantes), assim como alívio no orçamento destinado à saúde pública já tão combalido em nosso país. Se esquece que a carne vermelha e o álcool matam por excesso. Uma dieta equilibrada e a ingestão moderada de bebidas alcoólicas não podem ser comparadas com os males causados pelo tabaco.

    Responda
    1. JORGE ANTONIO MERCANTI

      Em tempo, sou abstêmio e não frequento churrascarias.

  6. Jah Lah

    Um puro vez em quando é uma delícia. E vc cai na categoria de fumantes ocasionais, para a qual não existem "estudos conclusivos".

    Responda
  7. marcio mira

    Muito bom.

    Responda
  8. guto duncan

    Vc é show

    Responda