Opinião > Autonomização das corporações Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Hildebrando Teixeira

    Parabéns Ian Reis; tirando as máscaras da Corporação de elite do judiciário

    Responda
  2. Rafael Calegari

    Um sistema de governo define um jogo. Num sistema equilibrado, como o nosso, quando se caminha em direção a abusos de poder generalizados, o fortalecimento da confiança entre as instituições e seus agentes é suficiente para que se reinstaure a harmonia institucional. Isso porque a atuação de cada órgão conforme a lei reforça a confiança de que os atos seguintes serão, também, legais. Retorna-se à legalidade gradualmente, num processo de observação mútua entre as instituições.

    Responda
    1. Rafael Calegari

      É sabido que, cada vez que descumprida, a lei se enfraquece. A recíproca também é verdadeira! É uma questão de dosar a velocidade de retomada da estrita observância à lei. Uma instituição não é mais forte do que todas as demais conjugadas, mesmo que detentora da força bruta, pois esta nada pode se não houver confiança, enquanto a legalidade motiva expectativas bem definidas. Além disso, revolução é um processo terrivelmente incerto.

  3. edgardo Jose de campos Melo campos melo

    Sr Ministro V Excia tem toda a razão. A tentativa e insistencia de grupos mais organizados para dominar, ou ao menos, tentar se impor é patente. Recentemente, mas com atraso, o Decano confirmou decisao de uma colega. Um jornalista e historiador mostra o escatologico holerite de um Ministro do STJ. E censurado, criminalizado e penalizada. O cala a boca vive e atua. Antes de perder seu predominio o STF deveria agir de pronto, não? Porque o CNJ não implanta, com apoio do STF o chamado abate teto ?

    Responda
  4. Hildebrando Teixeira

    O Brasil será um País melhor no dia em que o ministro Lewandowski se afastar do STF.

    Responda
  5. QUIRINO DE OLIVEIRA MINOSSI

    Com menos blá blá blá!!! o que restringe o Estado Brasileiro é o excesso de " burrocracia" e privilégios de toda sorte;o Poder Judiciário precisa ser avaliado e Mandato de Ministro deveria ser a prazo determinado a meu ver;

    Responda
  6. Cloves Oliveira

    A concepção do sistema republicano com três poderes independentes na realidade foi a criação de um grego-romano que viveu no século 2 conhecido como Polibius. A beleza da concepção de Polibius está no fato de que ele conseguiu transformar um negativo num positivo. O negativo era a natureza humana sempre sedenta de poder e disposta a defender seus territórios. O positivo era que a defesa ferrenha de cada poder seria a responsável pela estabilidade do sistema evitando instabilidades.

    Responda
  7. Rafael Calegari

    Acho que sempre haverá excesso de poder. O sistema de governo brasileiro é, a meu ver, robusto o suficiente para controlar abusos pontuais. Se fosse diferente, a Constituição de 1988 não vigoraria até hoje, com tudo o que se passou. Mas nenhum sistema de governo concebível controla abusos generalizados em todas as instituições. O problema, nesse caso, é a hipertrofia da ambição num território, não de um, mas de muitos. Cada autoridade deve retornar à sua competência e cobrar o mesmo das demais.

    Responda
  8. ian reis

    O senhor citou uma breve historia da formação dos estados modernos . Há outra pra relatar, muito mais proxima da gente, ministro. É descrita no livro de Raimundo Faoro, Donos do Poder, que o senhor deve conhecer bem, onde traça uma trajetória da Idade Média portuguesa até o Brasil atual para explicar a formação de um estamento composto por burocratas que impedem o desenvolvimento socio-economico da nação através da da supressao das energias sociais tudo com o intuito de conservao próprio poder.

    Responda
  9. ian reis

    É exatamente o contrário. Se busca enquadrar o MP, por expemplo -, ele só faz pedir o que o Judiciário decidirá se acatará ou não -, justamente para aumentar o poder da burocracia, estamento segundo o qual o senhor encarna perfeitamente (não só pela prolação de liminar no último dia de funcionamento do Supremo em 2017 em favor do aumento salarial de servidores federais; conversas em quartos de hoteis em Portugal com, vejam só, Dilma e Cardozo. É assim que se dá o controle? Em conversas particul

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.