-
Everton De Oliveira Bunder
Parabéns pelo trabalho... penso assim também... nossos colegas eleitores do Ciro não acompanharam na campanha que ele defendia uma reforma da previdência? Dinheiro não nasce em árvores... também acho horrível a refirma do Bozo... mas se não negociar a pior versão dela será aprovada.
-
Alexandre Vivacqua
Chatinha, comece pelo mais importante: a condição salarial dos professores. Esse é o ponto de partida. Chatinha, você tem vergonha de falar isso? Dignidade é dignidade salarial. Vivemos numa sociedade de mercado. Dignidade é ter dinheiro para comprar bens culturais e de sobrevivência. Tornar a carreira atrativa financeira é o que importa. Magistério não é sacerdócio, é uma profissão como qualquer outra. Pagar bem aos professores é o mais importante nesse momento. O resto a gente dá um jeito.
-
Antonio Carlos Cunha
Ô, Alexandre. Você leu o artigo? Notou que ele fala em melhor remuneração mas destaca que não é só isso que faz um bom professor?
-
-
MARTA CRISTINA GOMES DO NASCIMENTO
Deputada, trabalhei no projeto original dos CIEPs, na Baixada Fluminense. Projeto idealizado pelo brilhante Darcy Ribeiro. Infraestrutura, projeto político pedagógico, formação continuada e valorização dos salários, não somente dos professores, mas de todos os profissionais das escolas. Leonel Brizola estaria envergonhado de tê-la no PDT. Ainda dá tempo de mudar de partido. A direita se sentiria bem representada.
-
neli faria
Não adianta dar Verbas para a educação se ela não for aplicada em prol da Educação. Explico-me, em S P capital ,com verba da Educação, desapropriou uma casa na Rua Buri, há uns 14 anos, por um absurdo de preço. E o Pacaembu é um bairro rico que não precisa de nada da educação. Esse dinheiro, mal empregado, não teria sido mais útil construindo uma escola na Periferia?
-
paulo holmo
Melhorar as condições de trabalho e os salários é uma bandeira justa. Aposentadoria especial, não. Idade mínima tem que ser para todos.
-
Hildebrando Teixeira
Difícil às vezes saber se um marxista é o psicopata que manipula p/ obter privilégios ou se é o id.i.ota útil pronto contribuir com a "causa" (do doutrinador). Negar que sejam marxistas ou que haja doutrinação, "invenção" da direita" é o 1º passo, como faz o Wagner Santos, p/quem não existe propaganda marxista nas escolas ou o Claudionir, que ainda defende a tragédia educacional Paulo Freire, o deseducador que "revolucionou" a educação do País; pffff!! Mentem, mentem e depois mentem de novo.
-
Stefano Domingues Stival
Caríssimo Hildebrando! Tem notícias de teu parente do Acre? Aonde anda a motosserra, hômi?! A propósito, senti falta dos teus comentários no caso do Villas Bôas com o gururú Olavo.
-
Claudionir Miranda
Quem mente? Paulo Freire é reconhecido mundialmente, tem um currículo invejável, já Olavo, pobre Brasil entregue a pessoas que não enxergam um palmo ou não querem enxergar. O mundo não é só direita e esquerda. Acorda Sr. Hildebrando...
-
-
SYLVIA DOS SANTOS
Parabéns à deputada por trazer ao debate questões objetivas que podem melhorar a educação do país.
-
JULIANO OLIVETTE
Isso precisa ser separado em diversos pontos. Primeiro, o professor universitário público já tem vencimentos relevantes, além de licenças remuneradas para capacitação, além de outros benefícios, assim acho que os mesmos deveriam ser excluídos de qualquer negociação. Já os Professores dos Estado e Municípios também vivem realidades diversas, alguns com bons proventos, outros péssimos.
-
COLOMBO MELO
O grande problema é que os gastos com salários nas universidades públicas as inviabilizam. Professores e funcionários ganham mais do que o dobro do que ganham seus colegas das universidades privadas. Além disto, nas universidades públicas são 5 estudantes para cada funcionário, e nas privadas, são 18. Há excesso de funcionários e de salários.
-
Mara Cecilia Maciel Cavalcante
Há um equívoco nessa afirmação. Não há funcionários em excesso nas universidades públicas e nem salários altos para os professores. Cerca de dois mil e trezentos reais é o salário de diversos professores na públicas. Há estudantes em excesso nas particulares e, de fato, salários baixíssimos para estes professores pois, sem isso, os empresários da educação não chegariam aos lucros estupendos que alcançam sem oferecer a nesma qualidade de ensino e pesquisa que as públicas oferecem à sociedade.
-
-
José Cardoso
A deputada levantou um ponto importante. O congresso deve rejeitar esse aumento dos militares. O enquadramento na reforma deve ser a seco. Quanto aos professores, não vejo justificativa para aposentadoria especial. Ou criança faz mal à saúde?
-
Hildebrando Teixeira
Nadja Maria, negar que Bresser Pereira seja um marxista, mas sim um social democrata, da "terceira via", é tática esquerdista mais que manjada de relativização do marxismo p/ que seja apresentado, num primeiro momento, de forma mais palatável à sociedade; depois seguem novos passos que conduzem cada vez mais próximo ao marxismo propriamente dito. Sugiro que releia todos os livros que citou, na esperança que sua fé lhe turve menos sua razão.
-
WILHELM NORDMANN
Uma recomendação: É bom sair da trincheira de uma ideologização profunda e voltar a captar a realidade.
-
-
MARCELLO CAMPOS
Tirando o encimadomurismo adotado em relação à reforma da previdência para agradar os seus "mecenas", a deputada nos traz algumas ideias e posicionamentos interessantes. Mas, como já disse anteriormente, é importante que a deputada escreva de forma menos narcista ou que a FSP lhe avise q esse é um espaço para o debate de ideias e não um veículo para prestação de contas do mandato ou de propaganda politica pessoal.
-
Henrique Hermida
Excelente Tábata! Tem todo o meu apoio. Sugiro, para uma próxima coluna, que explique com mais detalhes sua visão sobre a reforma da previdência proposta pelo Governo, e a versão que você prefere, se não fugir muito do objetivo da coluna, claro.
-
Vicente Soares
Parabéns pela lucidez, deputada! O Congresso e p Brasil precisam de pessoas como você! Os ignorantes que te criticam nunca foram alfabetizados de verdade. Então sobram os bordões que nem eles mesmos sabem o que significam, pois foram decorados não aprendidos! Vá em frente que tem muita gente contigo!!
-
Frederico Mangrich
A Educação Pública brasileira sempre, desde sua origem, obedeceu à interesses , muitas vezes escusos, dos governantes da vez. E nunca teve a sua identidade... Para termos bons resultados, precisamos primeiro criar a Educação Brasileira, que deveria ser bem diferente desta mixórdia que está aí. Bozo quer usá-la para aumentar os índices de ignorância do povão.
-
Hildebrando Teixeira
... enquanto defende que doutrinadores de crianças e adolescentes emocionalmente frágeis estão sendo atacados, uma farsa óbvia pois ocorre hoje, no máximo, a defesa de alunos a doutrinação autoritária, ignora ainda o direito das famílias decidirem a formação cultural dos filhos em detrimento do Estado ou sequer o direto dos jovens terem acesso às diversas ideologias em aula.
-
Wagner Santos
Essa conversa não cola mais. Que faculdade você vistou para vrer doutrinação na sala de aula? Observo que o ministro declarou que fazia isso, oportunisticamente, logo após as aulas, mas quem já ensinou, sabe que ele usava a aula para anuncia essa 'oprtunidade", Doutrinador é esse cara. Política existe na academia, mas fora da sala de aula.
-
-
Hildebrando Teixeira
É óbvio que a carreira docente é prioridade na educação nacional, deveria ser uma das mais prestigiadas com os melhores salários, como já escrevemos aqui; só que é a prioridade nº 2; a nº 1 é o contraponto a doutrição ideológica em sala de aula sob o risco de formamos uma nova geração de id.i.otas úteis, hedonistas e vitimistas e tributários de políticos de esquerda como a articulista; por isso ela defendede predadores marxistas em salas de aula: "ataques a professores são cada vez mais comuns";
-
Stefano Domingues Stival
Hildebrando, Hildebrando, volta pra motosserra...
-
moacyr da Silva
Excelente seu comentário Claudiomir ! Para facilitar a reflexão do Hildebrando poderíamos resumir que temos os progressistas engajados nas lutas pelo avanço de toda ordem e a diminuição da pobreza e os reacionários que ainda defendem a escravidão e os preconceitos de toda ordem, que inegavelmente ele se inclui.
-
Claudionir Miranda
O mundo não se divide em esquerda e direita como pretende incutir o Sr. em todos os seus comentários neste espaço jornalístico, abra a sua mente e não escorregue pela forma fácil emanada do atual governo, só é bom o que me convém. Não é correto o que se está fazendo com a educação neste país, adoradores do sistema americano, ignoram a importância do sistema educacional e ainda querem "enterrar" a figura de Paulo Freire, lógico não gostam de quem pensa, preferem a ofensa gratuita de Olavo.
-
Nadja Maria Lepsch da Cunha Nascimento
Pela sua fala, concluo que conhece as ideologias ou leu os autores que as discutiram ou propuseram. E parece reconhecer autores tanto à esquerda quanto à direita: Adam Smith ou Locke, liberais, Keynes ou outros que o seguiram no estado de bem estar social, mais ao centro, Celso Furtado, Bresser Pereira - brasileiros - este último ligado à terceira via, além de Marx que já citou e não gostou.
-
-
Manoel Marcilio Sanches
Tendo a concordar com a deputada. Quando se é jovem e se decide pela carreira de professor, a aposentadoria não é a preocupação principal. O que atrai talentos para essa área é perspectiva de carreira e de bom salário. A preocupação com aposentadoria vem mais tarde. Assim, penso ser muito importante haver uma regra de transição atraente para os que já estão há bastante tempo na profissão e também uma reformulação da carreira para permitir um salário digno aos entrantes e os que já nela estão.
-
Wagner Santos
Carreira docente se baseia em formação( na academia e a continuada), remuneração ( valorização progressiva e adequada a formação e indicadores ) e proteção futura ( cuidar de quem se dedicou por toda uma vida para que não fique na miséria). Sem isso, nada se consegue. No atual desespero por emprego, aceitam qualquer coisa, mas isso muda muito antes da educação se tornar um emprego atrativo a curto prazo, sem esse tripé.
-
JONES COLOMBO
Manoel concordo com a sua opinião. Fico feliz com a clareza de posicionamento da Tabata, precisamos centrar a argumentação neste item. Talvez fosse interessante a Tabata fazer um raciocínio em público, mostrando as consequências tanto: do que significa uma carreira docente, assim como, em quais detalhes seria interessante discutir a Previdência para os docentes, apontando linhas de ação.
-
-
Jefferson Holanda
Tenho achado injustas as críticas que você tem recebido da nossa "esquerda tradicional". Mas vendo você aceitar REVER a aposentadoria especial dos professores em troca de uma SUPOSTA possível valorização, mostra que de fato parte dessas críticas possuem forte fundamento. Uma dica, se consulte os grupos associativos e sindicatos dos professores. E com urgência!
-
Alexandre Miquelino Levanteze
Mais professores, menos armas, acho que é por aí um perspectiva melhor de futuro para o país.
-
eli moura
Nos EUA um gari ganha mais que o professor, doença mundial. Então isto precisa ser compensado, cursos constantes, suportes sociais e assistências. Mas é preciso evoluir. Tem que haver uma carreira com degraus a subir. O conhecimento está disponível nas redes, mas o que fazer com ele é aí que o professor entra. O professor deve amar a carreira e fazer o aluno sentir que a escola vai mudar a vida dele A primeira vitima dos assassinos de Suzano foi a coordenadora. Será que isto diz alguma coisa?
-
Lorena Silva
Deputada, a senhora me desculpa, mas esse texto subestima a inteligência de nós, professores. Atrelar uma política de valorização da carreira a perder a aposentadoria especial? "Aceite ser desvalorizado aqui e a gente promete te valorizar depois". Isso está parecendo aquele programa de tv "troca o videogame por esse carinho 1,99?" . Quer me valorizar, deputada, me pergunte o que eu quero. Converse com os professores, monte de um grupo de assessoria com professores de todo o Brasil, nos escute.
-
moacyr da Silva
Lorena, ela não falou em abrir mão da aposentadoria especial do professor. Qualquer parlamentar lúcido sabe que não tem sentido uma profa. com mais de sessenta anos não disporá de energia para trabalhar com uma classe de vinte ,trinta crianças : Basta perguntar ao Presidente e ao ministro se as mães deles teriam tais condições.
-
-
Santiago Siqueira
Não dá para querer negociar a aposentadoria do professor. O investimento num plano de carreira é uma luta que o magistério vem travando há anos, utilizar isso para mexer na previdência pública do professor é um desrespeito às lutas e conquistas dos professores brasileiros. Essa narrativa associe-se muito bem com o que defende a direita brasileira, nem sempre alinhada com os interesses dos trabalhadores.
-
Jose de Paula
Uma das carreiras mais importantes do país deveria ser melhor remunerada. O salário é uma vergonha e não incentiva a permanência de bons profissionais nesta profissão. Não tem sentido o salário de miséria que hoje é pago aos professores concursados das Universidades Federais de nosso país.
-
Julio Shiogi Honjo
Senão a mais importante!
-
-
Vladimir Micheletti
Como solucionar o problema secular da tarifa única (preço único) para percursos diferentes em ônibus e metrôs? Eu resolvi esse problema (ver Journal of US-China Public Administration de agosto de 2011 - Market price to market value: a theoretical bus trip). No entanto, fui expulso da UFAL, e enviado à psiquiatria a mando do FHC.
-
Aderbal Silva Aguiar Junior
Muito estranho: seu Lattes muito ruim atualizado última vez em 2004, esse artigo não achei, deve ser estas revistas predatórias. Chego à conclusão que vc é fake. Mesmo se vc existir de verdade, vc é um doutor fake. A UFAL deve estar muito melhor sem vc, com esta produção pífia.
-
-
Thiago dos Santos Molina
Deputada, é bom ver que uma voz importante tem pretensões de defender e melhorar nossa carreira. No entanto, cuidado para não fazer parecer que as professoras são tão mal formadas que não tem mais jeito. Vc como eu sabemos que mais importante do que a nota do Enem é o quanto se correu para conseguir essa nota. Além do mais, o quadro docente que temos é esse que está na ativa e isso nos indica que políticas para a carreira sem um forte componente de formação continuada manterá problemas atuais.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.