Opinião > A hipótese fujimorista de Bolsonaro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Sandro Carvalho

    Hoje só um homem encarna o ideal de grandeza, liberdade e prosperidade que o povo anseia e o Brasil merece, e esse homem chama-se Ciro Gomes. Sua visão do Brasil, seus problemas, desafios e superação encontram em Ciro Gomes a mais lúcida e auspiciosa definição e aspiração. Se o país durar até 2022, Ciro Gomes levantará novamente a bandeira do trabalhismo brasileiro e o povo terá nova oportunidade de elegê-lo presidente.

    Responda
  2. Sandro Carvalho

    A maior loucura protagonizada pelas hostes bolsonaristas, olavistas, de extrema-direita é acreditar que o PT foi ou é um partido comunista. O PT, senhores, é o PSDB que deu certo. Nunca o capitalismo rentista lucrou tanto como nos governos Lula e Dilma; nunca foram tão empoderados os líderes fundamentalistas evangélicos como nos governos petistas; nunca partidos e políticos conservadores e da mais abjeta condição moral e ética tiveram tanta participação em um governo como nos governos petistas.

    Responda
  3. Sandro Carvalho

    Do ponto de vista da ética e do desprendimento exigidos de um grande líder popular, não importa se Lula é culpado ou não das acusações imputadas no tocante ao triplex e ao sítio: Lula não poderia ter se envolvido com isso. Ele tinha uma fortuna feita com o dinheiro das palestras, então por que não comprou à vista um apartamento e um sítio? Conheço pobres que doam mensalmente uns trinta reais para ajudar hospital, lar de órfãos, mas conheço também ricos que não querem pagar pelo corte de cabelo.

    Responda
  4. Sandro Carvalho

    Reconheço todo o bem que o ex-presidente Lula fez, mas não o coloco na mesma categoria de homens como Gandhi e Mujica - a ele faltou aquele despojar-se de si mesmo que tão bem caracteriza o grande homem público. Lula dividiu-se entre o líder dos pobres e o amante dos finos salões da Casa-grande; entre o líder progressista a defender os direitos da comunidade gay e o empoderador de fundamentalistas cheios de preconceitos; na emancipação econômica dos pobres e nos ganhos indecentes dos rentistas.

    Responda
  5. Sandro Carvalho

    Entusiastas do PT veem o partido como um grande movimento social-democrata, e Lula como um Gandhi, um Mujica, mas o PT esta longe disso, pois não passa de um PSDB melhorado. Lula não teve o mesmo desprendimento de homens como Gandhi e Mujica, mas amou fazer fortuna e gozar o luxo. Vejo Gandhi vestindo-se como os indianos mais pobres para estar com eles na carência de tudo, vejo Mujica em sua casinha simples e com seu fusquinha, e vejo Lula preso por não pagar do próprio bolso um apê e um sítio.

    Responda
  6. Sandro Carvalho

    O PT teve a chance em longos anos para atacar o capitalismo rentista, mas cooperou com ele; teve a chance de fortalecer a laicidade do estado, mas empoderou igrejas mercenárias da fé e seus donos vendilhões do Evangelho; teve a oportunidade de ser exemplo no combate à corrupção, mas fez de conta que não sabia da devastação na Petrobrás, bem como do real caráter de homens como Cunha e Temer; o PT enfatiza tudo de bom que fez, mas olvida tudo o mais que poderia ter feito. #CiroPresidente2022.

    Responda
  7. Sandro Carvalho

    O PT teve a chance em longos anos para atacar o capitalismo rentista, mas cooperou com; teve a chance de fortalecer a laicidade do estado, mas empoderou igrejas mercenárias da fé e seus donos vendilhões do Evangelho; teve a oportunidade de ser exemplo no combate à corrupção, mas fez de conta que não sabia da devastação na Petrobrás, bem como do real caráter de homens como Cunha e Temer; o PT enfatiza tudo de bom que fez, mas olvida tudo o mais que poderia ter feito. #CiroPresidente2022.

    Responda
  8. Divino Pimentel

    Excelente artigo. Didático, coerente e com narrativa de fatos concretos e irrefutáveis. O povo merece o governo que tem. Infelizmente caminhamos para a destruição completa. Vejam o tratamento dado às Universidades. . . ! ! !

    Responda
  9. DANILO SILVA PAES LANDIM

    Breno Altman ficará em nossos corações como principal vocalizador do raciocínio falho segundo o qual o segundo turno entre PT e Bolsonaro era o ideal, assumindo "ser cientificamente mais fácil para a vitória da esquerda se enfrentar a ultra-direita". Claro, a lógica científica duvidosa que produz esse blefe e derivativos tais como "golpe parlamentar de 2016", presente no atual texto, é fruto de consumo irrefletido de propaganda institucional do partido que Altman incensa e exalta.

    Responda
  10. Hernandez Piras Batista

    A esquerda tem também seus Olavos.

    Responda
  11. Neber Fava

    Muitas das falas de Bolsonaro fazem crer que realmente ele aceitaria como normal uma solução fujimorista, mas a medida que o seu governo anda percebe-se que ele não teria competência para articular um golpe como o do Peru.

    Responda
  12. luiz tadeu poggio

    Pirou?

    Responda
  13. Maria de Fátima Godoy Acioly

    Kkkkkkkkkk!

    Responda
  14. José Cardoso

    O pensamento paranóico é garantido pela constituição.

    Responda
  15. Hildebrando Teixeira

    Que besteirol! Texto repleto de distorções tacanhas. Obviamente manipulativo; de doutrinador psicopata para manipulado id.i.ota útil. Por tanta empáfia e desonestidade intelectual é que o País atingiu essa rejeição enorme a esquerda.

    Responda
  16. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Brasil urgente! Tod@s, eu disse tod@s, contra o tsunami chamado Bozo! Passado o tsunami a gente cuida dos escombros cada qual com suas "crenças"! Brasileiros uni-vos!

    Responda
  17. JOSE LINO DA SILVA

    O panfletismo resiste.

    Responda
  18. Marcos Benassi

    Seu Breno, estamos f... e mal pagos, então: se dependermos do PT para ser "principal pilar potencial" da mobilização popular, iremos, como já dizia o Mutante Arnaldo Baptista, iremos "virar bolor". O Partido dos Trabalhadores não consegue (em verdade, rejeita) assumir um protagonismo na autocrítica, faz uma obtusa defesa incondicional do chavismo venezuelano etc. Desse jeito, simplesmente reforça a narrativa distorcidamente construída de que representa "o mal" e permanecerá na rabeira da mudança

    Responda
  19. gilmar minks

    Parecia que o assunto era a Venezuela, mas estava se referindo a um ex-presidente que está morrendo na cadeia, pelos erros cometidos no passado. Mas um governo de esquerda não termina assim, primeiro é necessário que metade do país pereça, ou são 60 anos seguidos, como vemos em Cuba. E pelo jeito, parece que o tempo mostrou que as decisões econômicas tomadas na época no Peru, resultaram em sucesso num país que o Sendero luminoso pretendia destruir e foi impedido por Fujimori.

    Responda
    1. Emidio Jose Cunha de Carvalho

      José Carlos Mariategui deve ser lido para melhor entender o Peru e suas características específicas. Darcy Ribeiro deve ser lido da mesma maneira para entender o Brasil.

    2. Emidio Jose Cunha de Carvalho

      José Carlos Mariategui deve ser lido para melhor entender o Peru e suas características específicas. Darcy Ribeiro deve ser lido da mesma maneira para entender o Brasil.

  20. Leão Machado Neto

    Curioso, mas o autor do texto descreve exatamente o que Chavez e Maduro fizeram na Venezuela, governos que o missivista provavelmente apoia com ardor quase juvenil. Bolsonaro teve um comportamento, até agora, muito aquém do esperado, mas a esquerda brasileira atribui a ele e a seus eleitores males dos quais os próprios são useiros e vezeiros. Chega dessa esquerda obtusa e cínica!

    Responda
    1. Serafim dos Anjos Castro Neto

      Por óbvio o cara é um petista de carteirinha. Mas como dizem por aí, se beber não dirija. Eu complementaria, não escreva ou o risco de alucinar será gigante. Es poner el texto en la vazura.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.