Opinião > Brasil, o país mais corrupto do mundo? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Vinicius Lobosco

    Achei muito bem colocado a opinião do Eduardo. Por que nossa narrativa sobre nós mesmos é tao ruim? E como fazemos para mudar essa narrativa? De onde vem esse vira-latismo?

    Responda
  2. Rodrigo Caldas

    Ainda não. Mas, certamente, daqui a 4 ou 8 anos, será.

    Responda
  3. vladimir Micheletti

    Basta ler 'O Espetáculo da Corrupção' de Walfrido Warde. A corrupção no meio acadêmico é tanto ou mais constrangedor, pois possibilita o surgimento de coisas estranhas do tipo Olavo de Carvalho. Ver http://www.marini-escritos.unam.mx/001_memoria_marini_port.html A dupla (FHC e Serra) degenerou uma geração inteira de sociólogos e economistas.

    Responda
  4. Fernando Monteiro

    Jesse Souza fala isso à exaustão. Incutir a ideia de corrupção generalizada resulta em tirar o poder das instituições para dar ao mercado. O anti establishment a favor do poder financeiro.

    Responda
  5. Paulo Aguiar

    Quem acha isso dê um pulinho logo alí no Paraguai. A corrupção no Brasil vem de séculos. Basta dizer que D João VI saqueou o Banco de Brasil antes de voltar a Portugal, onde terminou seus dias numa vida nababesca. Tenho um conhecido na Petrobras que me afirmou que desde 1985 já sumiam carretas com tubos de oleodutos na empresa. E não era assalto rs

    Responda
    1. Flavio França

      Tecnicamente falando, o que D João sexto fez foi apenas deslocar recursos de uma parte de seu império, para outra. Uma vez que seu território gigantesco na américa e Portugal eram, digamos, um país só, não houve nenhum saque ao que chamas de Brasil. Lembro que quando veio pra cá, ele também limpou os bancos portugueses.

  6. Angelo Reia Neto

    É por essa e por outras,que a Usp nunca ganhou um prêmio Nobel.

    Responda
    1. Rafael Lopes

      Que comentário construtivo, ajudou muito na discussão.

  7. Joaquim Branco

    A explicação sobre a percepção que os brasileiro tem sobre a corrupção tem muito a ver com o lavajatismo. Ora, a lavajato foi explorada politicamente por muitos agentes públicos, por políticos e por parte da imprensa visando influenciar os eleitores. Daí, caixa 2 eleitoral e presentes dados a pessoas influentes passaram a ser considerados atos de corrupção, mesmo sem provar as contrapartidas.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.