Educação > Gestão Bolsonaro faz corte generalizado em bolsas de pesquisa no país Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Faz arminha
Voces nao viram nada, estamos no terceiro ano do Trump e eles fazem o que querem, a direita no poder vai surpreender muito mais. Num pais como o Brasil ... vai ser triste de ver e duro de reverter.
" Afirma, ainda, que não sabe o número exato "das bolsas ociosas recolhidas" Não é verdade. As plataformas da CAPES e CNPq são todas computadorizadas e podem dar, imediatamente, o número de bolsas "ociosas" (mas, que não são ociosas, como explicado na reportagem). Será que cortaram as bolsas dos orientandos da Profa. JanaÃna Paschoal e de todos os professores universitários que apoiaram Bolsonaro? Hora de chutar o pau da barraca!
...Bando de malucos!!!
Desmonte na educação total...Lamentável.
O que me deixa mais triste ainda é saber que alguns professores apoiam estes cortes insensatos. É o começo do fim. Uma total canalhice com a educação e pesquisa no Brasil.
As universidades federais deveriam ter ido para o MCT. Duvido que o Marcos Pontes faria algo assim. Mas, pensando bem, se as federais tivessem ido para o outro ministério, o ministro não seria o astronauta, mas outro guruzete. Afinal, o mote desse povo é f* com tudo.
O Cnpq, que também concede bolsas para pesquisas nas universidades, já sofreu cortes igualmente. O Cnpq é órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia.
O Cnpq, que também concede bolsas para pesquisas nas universidades, já sofreu cortes igualmente.
O desmonte da universidade pública está a pleno vapor. Uma das poucas coisas boas do perÃodo petista, que foi a valorização das federais, vai por água abaixo. Já tinha começado a degringolar com a Dilma/Temer, mas parece que agora a coisa é séria. E depois querem que o Brasil tenha ciência em pé de igualdade com os paÃses ricos. Logo a China estará enviando astronautas para a Lua, e aqui as universidades vão para o espaço.
Com a Dilma estava pior, né? Experimente, agora, com Bolsonaro e coma o pão que ele amassa.
Mais uma ação conduzida com a incompetência que vem pautando o comando do MEC. Não conseguem sequer discernir o que seriam efetivamente bolsas ociosas, por simplesmente desconhecerem a dinâmica operacional da sua distribuição e remanejamento. As bolsas removidas estavam, todas, em uso. Enterram a produção de conhecimento em todas as áreas no paÃs, quando a produção cientÃfica é, justamente, o motor nobre do desenvolvimento econômico.
Não se trata de desconhecimento do que sejam bolsas ociosas. É proposital.
Loucura Total. É difÃcil achar uma explicação racional para essas medidas.
Não é loucura! É maucaratismo mesmo!
Aumentar os 57 milhões de burreitores que acham-no mito! É o fim!! Coisas piores virão!!!!
Não tem loucura nenhuma ,tem o bozzo um bando de milicos ,minions e olavetes no comando da bagaça chamada Brasil
Não tem loucura nenhuma ,tem o bozzo um bando de milicos ,minons e olavetes no comando da bagaça chamada Brasil
Que obscurantismo! Sem investir em formação de pesquisadores e na produção de conhecimento, não há desenvolvimento. Marchamos rápido na direção da idade das trevas.
É temerário ver pessoas irascÃveis defenderem cortes de bolsas de estudos no paÃs. Hoje alguém me disse que vemos cada dia mais pessoas ruins, perversas, más, em todos os espaços sociais. Isso é verdade. Temos um paÃs que alimenta a barbárie e que se vangloria disso. Estudante precisa de financiamento para crescer intelectualmente, para não terminar amarga como algumas pessoas.
A maior parte dessas bolsas é encheção de linguiça quando não, nhém nhém nhém ideológico. Nossa sociedade, pobre em recursos, deveria bancar somente pesquisa que comprovadamente gere retorno e econômico para financiar novas pesquisas úteis, num cÃrculo virtuoso, ao invés das universidades ficarem queimando dinheiro dos outros enquanto brincam de pesquisinha.
Bolsa para os vendedores de linguiça! Vão cortar linguiça com motosserra, que é mais chique
"As redes sociais dão o direito à palavra a uma “legião de im be cis” que antes falavam apenas nos bares e locais discretos. (...) os i di otas antes falavam apenas em um bar e depois tomavam uma taça com vinho, sem prejudicar a coletividade. Agora eles têm avatar, local e personalidade. Não são leitores de livros, muitos não têm formação acadêmica, mas comportam-se como doutores e exÃmios conhecedores do assunto que se propõe a debater." (Umberto Ecco) Para meio entendedor, meia palavra basta.
Eremildo, em todo lugar. Kkkkk
Agora, sim, é que está melhor, né? Estou ansioso para ver os resultados virtuosos!
Vc já deve ter feito muita pesquisa boa né hildebrando
Hidelbrando, sua hipótese até pode ser validada, mas pra isso talvez vc precise de muita leitura, orientação, pesquisa e isso custa dinheiro. Vc já defendeu essa sua tese? Pois deveria, poderia ser muito útil pra sociedade se fosse validada após a aprovação em uma banca de examinadores. Enquanto isso, esse é o sistema que temos pra gerar subsÃdio pro conhecimento.
Meu querido ignorante, pesquisas "úteis" – ou aplicadas – nascem das pesquisa básica. Sem a básica, não há aplicada. O que sabes das pesquisas e das bolsas que te dá o direito de falar essas bobagens?
Supondo, eu repito, supondo que não é sandice e/ou revanchismo, o que está motivando essa onda de cortes? O que há de dotação e quais as despesas previstas para esse exercÃcio? Ou será que o governo quer cumprir a promessa de zerar o déficit primário na marra? Sem voltar a crescer e com despesas obrigatórios já sabemos que o rombo será em torno de 150bi, ou melhor mais 150bi somados aos mais de duzentos da gestão de Temer, e outros tantos da gestão Dilma. É preciso transparência.
São jovens que, na maioria dos casos, planejaram uma formação e contavam com essas bolsas. O que o governo faz é jogá-los à deriva no momento em que ninguém está contratando. Mais gente para o Vale do Anhangabaú.
Para aqueles que foram afetados pela medida autoritária e apoiaram Bolsonaro apresento uma solução infalÃvel: faz arminha que passa.
Bacana é ir em festinha de aposentados da UFSC, uns das humanas, que defendem o Bozo. Seus pares da ativa vão pastar por causa de outro gado.
Vc, pesquisador, e professor, que apoiou o impechment da Dilma e depois votou neste retrocesso ou anulou seu voto. Parabns. Pena que não esta colhendo estes frutos podres sozinho.
Fico imaginando a JanaÃna Paschoal e seus orientandos na USP! É a destruição de todas as instituições do paÃs. Será que ela não vai achar alguma coisa errada desse governo para fazer um outro processo de impeachment agora?
Tudo parte de um projeto maior de poder: emburreceram a população até elegermos essa gente. Agora precisam emburrecer ainda mais para se manterem no poder. Votos alienados de gente ignorante valem ouro!
Mais do que o PT e PSDB emburreceram? "A pior educação do mundo". ImpossÃvel! Rssss!
Exatamente
Triste saber que alguem assume a liderança de um paÃs diverso e rico como Brasil com o objetivo unico e exclusivo de promover o caos. Por mais que o Pt tenha quebrado o Brasil por incompetência, não é justo um presidente o fazer por convicção ideologica e alguns aplaudirem.
Deixa! Eles estão adorando ir contra as tais "ideologias"!
Ninguém segura o Brasil. Voltaremos a ser colônia, só que não de Portugal. Agora vai ser mais chique!! Colônia dos Estados unidos. Com Olavo e os Bolsoboys teremos o meio ambiente degradado, Bang Bang nas ruas e mão de obra inculta e barata. Terra boa de colonizar
Tivemos corte no mesmo sentido aqui na Universidade Federal de Alfenas, em MG. As bolsas seriam implementadas ontem, após processo seletivo ocorrido semana passada. Convido a todos que apoiam estas insanidades do desgoverno federal e que usufruÃram de bolsas durantes suas graduações e cursos de pós-graduação que as devolvam para ajudar no acerto de contas. Afinal, quando lhes valeram ou aos seus parentes, o fomento era algo visto como sério, essencial a muitos?Quanta mudança de percepção!
É tão absurda esta medida que fica até difÃcil postar qualquer outro comentário. O governo Bolsonaro está fazendo um desmonte em tudo que pode se considerar civilizado no Brasil. Não é a toa que nos paises europeus e mesmo nos EUA, as pessoas educadas, cultas e inteligente rejeitam Bolsonaro. Ele é o exemplo mais simples do que se pode chamar de barbárie. Junto com os filhos.
Pois é. Mas eu não votei nele e sofro as consequências deste péssimo governo. Para quem acredita numa sociedade justa, civilizada e igualitária.
Cada eleitor tem o presidente que merece!
Enquanto a Alemanha acabou de anunciar 160 bilhões de euros em suas Universidades públicas... o Brasil de Bolsonaro é só destruicao.
Ouço desde criança que o Brasil não investe em desenvolvimento tecnológico. O homem médio sabe da importância da pesquisa para desenvolver uma nação. Já não sou mais criança e estou vendo a destruição do que foi feito nessa área por governos passados. Lamentável !!!!
Que "governos passados"??? Lula abriu um monte de universidades e os financiamentos foram maravilhosos no governo do PT. Busque na internet os dados oficiais e não diga isso, por favor! Não é verdade.
Convido todos que se opõem à destruição da ciência brasileira a participar de um ato que será realizado no vão do MASP às 14:00 do dia 15/05, data de uma paralisação nacional organizada pelas universidades. Esse governo não perde por esperar!
Assim vai sobrar bastante dinheiro para construir a pista de fórmula 1 no Rio de Janeiro, cidade do Bolsonaro . Todos sabemos que F 1 é mais importante que pesquisa !
Todos os paÃses que investiram em pesquisas, evoluÃram. Olavo de Carvalho seus adeptos e Bolsonaro, pensa o contrário. O governo deveria explicar qual o caminho para a desenvolvimento sem pesquisas!
Positivo Bolsonaro! Um otimo quadro politico do seculo 19. Agora o Brasil vai voltar as origens e seguir sua vocação economica: ser uma grande fazenda, ou seja, um paÃs exportador de commodities e importador de tecnologia chinesa e coreana. Isso, vamos atacar a ciência e manter nosso subdesenvolvimento. Sim amigos, o projeto politico bolsonarista é o retorno tão esperado dos tempos de colonia.
O cobertor é curto. Precisa de dinheiro para prorrogar o Fundeb
Tem razão! Precisamos tomar decisões na saúde também: vamos investir no tratamento das pessoas que estão doentes hoje ou em vacinas pra crianças saudáveis? O cobertor é curto.
Universidades Federais Brasileiras, antros de Corrupção e Libertinagem.
Certeza que não deve ter curso superior.. Ai vamos aos fatos. Vamos ver casos como Ufrj Usp, Unicamp, e seus hospitais universitários. São centros de referência e são parte da Universidade. Mesmo alguns desses casos são Estaduais, eles tem bolsas! E impacta direto no atendimento da comunidade. Muitos, inclusive de humanas, fazem estatÃsticas sobre doenças e correlatos. Tudo isso será descontinuado por desqualificados raivosos e frustra dos. Pena pois só piora suas frustrações!
Certeza que não deve ter curso superior.. Ai vamos aos fatos. Vamos ver casos como UFRJ, USP, UNICAMP, e seus hospitais universitários. São centros de referência e são parte da Universidade. Mesmo alguns desses casos são Estaduais, eles tem bolsas! E impacta direto no atendimento da comunidade. Muitos, inclusive de humanas, fazem estatÃsticas sobre doenças e correlatos. Tudo isso será descontinuado por desqu alificados raiv osos e frustra dos. Pena pois só piora suas frustra ções!
Que comentário mais desinformado e tolinho!
E são responsáveis por 90% da produção cientÃfica nacional. Provavelmente, você nunca frequentou uma universidade pública. Se o fez, não se saiu bem. Algum desses é o motivo do seu rancor.
Louco! Vai para a Virginia!
Graduei em medicina Fui fazer residência Muitos doutorados mestrados Não trouxeram nenhum benefÃcio a nação Que lhe pagou à bolsa Emigraram para o exterior Foram financiados pela nação E foram trabalhar em outros Por cortar Nso fará falta
O Sr fez algum atendimento gratuito com sua especialização? Em medicina é assim, usa o recurso público e não presta qualquer serviço! Monta consultório para encher o bolso.
"As redes sociais dão o direito à palavra a uma legião de im be cis que antes falavam apenas nos bares e locais discretos. (...) os i dio tas antes falavam apenas em um bar e depois tomavam uma taça com vinho, sem prejudicar a coletividade. Agora eles têm avatar, local e personalidade. Não são leitores de livros, muitos não têm formação acadêmica, mas comportam-se como doutores e exÃmios conhecedores do assunto que se propõe a debater." (Umberto Ecco) Para meio entendedor, meia palavra basta.
Em 2014 o Brasil tinha 140 mil doutores. Procure isso no site da capes, se é que sabe o que ela é. Pode me dizer quantos estão no Extrrior e a fonte de teus dados? (Esse é o problema do ignorante, expele qualquer coisa que lhe apraz e não percebe suas bobagens)
O Collor extingui a Capes e uma semana depois teve que voltar atrás. Espero que aconteça a mesma coisa que aconteceu em 1990. Com a Capes e com o presidente do Brasil.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Gestão Bolsonaro faz corte generalizado em bolsas de pesquisa no país Voltar
Comente este texto