Ruy Castro > Haja bala Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Feliz o mundo seria se as armas, que espalham dor, espalhassem a alegria com balas feitas de amor.
Diante das tristes figuras da foto e da própria, só parodiando Drummond: a paz é um retrato na parede ... e como dói.
Menos armas , mais livros.
Subdesenvolvimento não se Improvisa; é Obra de Séculos! N.Rodrigues
Um amigo disse:tem homem que quer arma de fogo para ser extensão do pingulim que é pequeno. Por outro lado, vendo a foto pergunto: esse L estilizado que mostram é L de Laranja? Educação que é bom o l estilizado não fala.E o Ministro da Educação além de ter escrito incitar com S de Sapato.E ontem fez a porcentagem, com os chocolates, errada... Nem digo nada, porque fiz uma prova para passar em português/matemática no ginásio e outra para passar no Colegial. Então, é precária.A dele? É pior!
Sérgio: aà imagino que não, porque é da profissão.
Quer dizer que quanto maior o cano da arma mais diminuto? Coitado do Sniper!
Tema complicado. Ninguém tira o instrumento de trabalho de um profissional. O fuzil e a pistola são instrumentos de trabalho do traficante e do assaltante. Com Lei ou sem Lei eles continuarão armados.
Os derrotados nas urnas (sempre os mesmos), figurinhas carimbadas continuam querendo "ensinar" o governo vencedor a governar. Mas foram totalmente incompetentes para evitar que seu próprio lÃder, seu partido e puxa sacos melequentos saqueassem o paÃs mandando o dinheiro para as ditaduras do mundo. Dinheiro que poderia salvar vidas na saúde, dar educação, teto, segurança entre tantas outras coisas ao povo. Palpiteiros esquerdinos com presidente cumprindo pena recolham-se à suas insignificâncias
uma pergunta: esse L estilizado que mostram é L de Laranja? E quem xinga ou não sabe fundamentar o ponto de vista ou não conhece a lÃngua portuguesa. Educação que é bom o l estilizado não fala.
Bom dia !Em todos os casos citados nao foi necessaria a liberacao de porte de arma. Fora da lei nao precisa de polla nenhuma para sair atirando. Mas sou contra o porte e a favor da posse , para que, pelo menos dentro de casa possamos nos sentir seguros.
Para Ruyzinho... se tu queres ser ovelhinha no pasto aguardando os lobos maus atacarem, roubarem, invadirem tua casa, pegar tua familia para fazer o que bem quiserem, com risco de vida, caso teu. Os brasileiros votaram e disseram que querem o direito de comprar armas e se defenderem sim. E mais, para vc que finge ser desinformado, foi tipo 63% a 30 e poucos... já publiquei o resultado do referendo. Porque não acha algo mais útil para fazer do que ficar afrontando a opinião do povo do Brasil?
Muito bem Vilnei, a foto com as mãos insinuando laranja ,ou melhor a arma é um digno ex. para as crianças saÃrem atirando nos cole guinhas e profs, nas escolas, nos parques, em casa ou no metrô. como ocorre no Estados Unidos . O Presidente deixou de insinuar por sentimento de culpa, com os assassinatos na escola de Suzano> perceberam como ele deixou de usar a mãozinha apontando arma?
Ao ler o grande Ruy Castro, me lembrei daquela canção do Gil, Super Homem, que começa assim: "Um dia, vivi a ilusão de que ser homem bastaria[...]", usar armamento como aparato de segurança é usar tecnologia moderna como se vivessem na idade média: "[...]quem dera todo homem pudesse compreender, oh mãe, [...]minha porção mulher é o que me faz viver[...]". Pragmatismo, utilitárismo é prerrogativa de gente atrasada e boçal.
"Não existe um caminho para paz! A paz é o caminho!". Gandhi
Muito apropriada a coluna do Ruy. Mas o que mais marcou foi a foto emblemática. Notem as fisionomias dos retratados, certamente dá um tratado de psiquiatria com viés no puxa saquismo. O nosso Bozo parece que está em orgasmo múltiplo , nunca vi tanta felicidade numa pessoa só, o Brasil a partir de agora está com seus problemas todos equacionados. Aà Ruy, fica a sugestão para que você faça uma coluna sobre essa incrÃvel foto.
Os cigarros caÃram de moda em parte porque heróis de filmes e novelas deixaram de ser fumantes. Mas a figura do mocinho com uma arma fazendo justiça ainda é muito presente na indústria cultural. Gostaria que o congresso derrubasse esse decreto, mas não sou muito otimista.
Governo irresponsável. Tem meleca na cabeça. O Brasil vai ser a terra do bang-bang. Salve-se quem puder.
Maravilha de crônica, Ruy, muito adequada e oportuna. Sempre o que de melhor tem a oferecer a Folha!!
É inconstitucional. Foi na base do “se pegar, pegou”, à revelia do Congresso. Este pode retomar o assim e brecar.
... retomar o assunto...
Como Todo Mundo ? , tem que passar por Seleção e ter que ter condições , oque não pode é Assaltantes com Fuzil e a População não ter nem uma Pistola de Brinquedo .Um Armado e o outro não é Covardia .
Essa noção que na questão das armas tudo vai funcionar corretamente e não existirá corrupção nas licenças é uma grande ilusão ou desonestidade intelectual. Na prática quem quiser andar armado agora pode.
Me apresente estatÃsticas, números confiáveis, mostrando quantas pessoas armadas que reagiram a assaltos sobreviveram. O fator surpresa é do bandido, não seu. Ele, agora sabendo do armamento da população, atirará antes. Daqui um ano teremos tristes estatÃsticas, mostrando que a vÃtima continuará sendo a população. Pense macro..., não micro.
Meu caro, o exame é apenas um psicotécnica e uma prova prática muito fácil, e para o porte nada se adicionou. Se não tiver antecedentes consegue-s e facilmente, e especialmente se puder pagar o despachante e um instrutor credenciado particular para a prova. E nãos e resolve um ilÃcito com um atentado a constituição.
Foi eleito com gesto de arminha, não podÃamos esperar mais que isso daà talkei!
Não é qualquer um, mas essencialmente os grupos que apoiaram Bolsonaro, que torna a situação pior ainda. Forma-se uma milÃcia para manter o coiso, ao arrepio da lei. Caminhoneiros, ruralistas e agentes de segurança ( li o decreto todo), atiradores e similares, terão ao menos uma imensa brecha para complicar as coisas ou efetivamente portarem, Caminhoneiros e agentes de segurança inativos ( milicianos em potencial) efetivamente podem portar. Além de qualquer vereador de cidadezinha...
Se se increverem num clube de tiro não, mas se tirarem o CA, sim! Sem o CA não pode ( certificado de atirador/ caçador ou as outras siglas). Não é muito baratinho de conseguir * já recusei ofertas) e tem que ser amigo do comandante militar da região.
O colunista está certo: qualquer um. Basta que o cidadão faça uma inscrição num clube de tiro e ao andar armado argumente que se desloca ao local esportivo, certo?
Grande Ruy,democracia é o tema até agora só um lado usa armas ,o do Marcola e companhia.
O lado do poder público usa, muito e mal. Não é democrático que alguns grupos sejam dispensados de qualquer comprovação de que precisem por serem caminhoneiros ou morarem em área rural. Qualquer chacareiro que pague incra poderá portar.. na " propiedade, , qualquer motorista de transportadora ou autônomo, qualquer ex policial ou ex mlitar, mas os que não são dessa categorias não. Se querem mudar façam uma lei menos inconstitucional. Mas não passaria no congresso, né?
Governo populista e demagogo. Bolsonaro foi assaltado em 1995 e teve sua arma que portava na cintura levada por assaltantes. Ou seja, não o protegeu e foi parar nas mãos de bandidos. Agora, qualquer inconsequente e estressadinho ficará mais valente e corajoso. As milÃcias e traficantes comemoram a liberação, pois poderão comprar armas importadas com mais facilidade, usando laranjas. Eu já tinha muito receio deste governo antes das eleições. Agora o receio já virou pavor. O que mais está por vir?
A foto desta reportagem retrata muito bem o bando dos insensatos. Quem porta uma arma tem de entender que pode também levar um tiro, por qualquer motivo. Espero que deputados e senadores coloquem um freio nesta insanidade. Falando nisso, há 36 anos, meu filho foi ferido por uma arma que alguém largou de modo descuidado. Ou seja, qualquer um pode ser uma vÃtima do excesso de armas.
E quanto mais tiroteios, mais bala perdida.
Ainda bebê, quase fui morto por um tiro que meu irmão disparou por acidente, enquanto mexia com uma arma que meu pai guardava em casa. Acho que há milhares de histórias como estas, Ana Maria. Como você disse, é insano!
insensatez foi o estado deixar entrar armas de alto poder de tiro para a bandidagem, e nós cidadãos ficamos na berlinda, o que mata mais é a justiça corrupta e não este decreto.
Até agora só os bandidos andavam armados. Agora podemos nos defender. Nem todos são privilegiados de viver em áreas mais seguras como a zona sul do rio.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Haja bala Voltar
Comente este texto