Ciência > Projetos são cancelados sem aviso, e cientistas temem apagão Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Esse é o paÃs de autoridades que do passado e no presente nunca valorizaram a importância das ciências,educação e pesquisas,acomodaram-se na preguiça do atraso.
Para quê ciência se a terra é plana e tudo gira em torno dela pela vontade do criador (que fez o mundo em 7 dias)? Só pode ser pra fomentar o marxismo cultural e seus asseclas que querem dominar nossas mentes e através delas o mundo! (É clado que bolsominhos não vão entender a piada!)
Dia 15 todos na rua em defesa da educação pública! Chega de fanatismo e ignorância! O Brasil é mais que isso!
A Defesa teve um contingenciamento de 45% e não se escuta nada. Já foi dito que a partir de setembro os contingenciamento de serão revistos, dependendo é claro da reforma previdenciária. Já trabalhei com pesquisadores, e muitos apenas visam interesses próprios, não pensam no pais, e se utilizarão de todos os meios de pressão para atingir seus objetivos. A crise atual foi criada pelos últimos 16 anos de desgoverno, mas isso não interessa...
Marchando acelerados para a idade das trevas. Depois de cortar verbas, será a criminalização da ciência.
Cade o Hidelbrando ? Aquele que defendo o Bozo ?
Acho que foi para a Venezuela!!
Acabei de ler um comentário dele, acho que se cansou de defender o Bozo e agora está atacando o prefeito de Nova Iorque.
Viva o Bozo !
O Bolsonarismo como o trumpismo consideram o conhecimento intelectual como nefasto, perverso e fundamentalmente de conteudo marxista. Fazer o que como essa turma de ignorantes??
Mais o dono da Havan é só sorrisos.
Quem votou e se arrepende, faz arminha q passa
Enquanto isso, na Alemanha, o governo federal em conjunto com os estados investirão 160 bilhões de euros no ensino superior e na pesquisa cientÃfica entre 2021 e 2030. Lamentável o que está acontecendo.
Aposto q esse pessoal aà da foto fez arminha na eleição e agora fica chorando o leite derramado
Este governo veio para destruir o que há de melhor neste paÃs. Parece incrÃvel,mas em poucos meses já comprovou isto. O dinheiro do paÃs será para atender o mercado. O resto que se lixe.
O pessoal aà da UFPR agradeçam ao ilustre conterrâneo pelo caos instaurado no paÃs. Esse juiz exemplar chamado Sérgio Moro de uma forma ou de outra ajudou a eleger esse inepto que atualmente ocupa a cadeira presidencial.
Quem nao acredita na capacidade das Universidades Federais de produzir conhecimento em beneficio do povo brasileiro eh um traidor da patria, nao sabe nada da historia recente do pais, deve ser tratado apenas como agitador que tenta defender interesses estranhos ao bem coletivo.
Até quando os homens Públicos do PaÃs vão suportar Bozo, Carluxo, Eduarduxo e Flavuxo. Em nome de resipeito as regras, as estruturas já fragilizadas são destruÃdas enquanto se escuta, tá ok! Tá ok! Tá ok! É deprimente.
Enquanto o corte na educação é feito, 1 trilhão de reais (45% do orçamento da união) vai para pagar uma dÃvida que ninguém sabe o quanto é! Ninguém permite auditoria! No Equador a auditoria da dÃvida pública gerou 70% de abatimento. Nesse caso, no Brasil, seriam economizado 700 bilhões de reais. Os bancos são o grande câncer da sociedade Brasileira, estimulando o capital improdutivo! Marx previu esse fenômeno, por isso é demonizado pelo atual governo!
Mais criminoso que esse corte , é a pena de morte que vão impor a um pequeno grupo de brasileiros que tiveram a infelicidade de contrair uma doença grave. Nesses casos de doenças raras os medicamentos são caros até pq se vende pouco. Vão condicionar a compra de medicamentos a disponibilidade de recursos para esse fim . Ou seja , nunca. Lembrem-se q a vÃtima pode ser vc ou um ente querido seu. Os do andar de cima vão sim ter condições de comprar com a grana obtida dagatunagem.
Muito de vez em quando leio uma resposta a um comentário meu, geralmente contra as desmazelas deste Governo, pois assunto na falta. De vez em quando são de Bolsominions atormentados com seu candidato, que, irritados, me passam lorotas risÃveis. Não precisam perder seus tempos. Não leio respostas aos meus comentários. Quem gostar, aplausos. Quem não, aponte a arminha pra própria cabeça
Qualquer governante que escolha a educação como a principal área para sofrer cortes financeiros, é um administrador decrépito. Não bastasse os outros desatinos, essa atitude por si já demonstra a incapacidade dessa turma que ocupa o Palácio do Planalto
Em todo o mundo, pesquisa em Ciência e Tecnologia é considerado um trunfo para o desenvolvimento econômico e para a soberania. PaÃses como o Japão, a Coreia do Sul e a China apresentaram crescimento extraordinário em poucas décadas no século XX baseados em vultosos investimentos em Educação básica e superior, Ciência e Tecnologia. As justificativas ideológicas do corte beiram a insanidade. "Universitários pelados", "balbúrdia" e "luxúria" . É a essa pequeneza de argumentação de Weintraub.
O que esperar de um ministro da Educação que escreve o verbo encitar com s ?
Uma boç alidade sem precedentes. Ministros desinformados e semi-analfabetos utilzando de seus cargos como instrumentos de vingança para aplacar suas mágoas contra o ensino público. Um chefe que brinca de ser presidente com seus filhos, criando vazios no ensino, ciência, meio ambiente, educação, segurança e economia, que serão herdados por várias gerações no futuro. Parabéns bozomÃnios!!
Esse apagão poderia ter sido evitado se os 57 milhões de brasileiros tivessem usado o cérebro em outubro de 2018. E não foi por falta de opção foi por de inteligência dos eleitores que se igualaram ao candidato que, em matéria de: falta de conhecimento, de desequilÃbrio emocional, de raciocÃnio só ganhava do Cabo Daciolo. Mas, as escolhas erradas que conhecemos feitas pelas massas vem desde a Crucificação de Jesus, preferiram crucificar a Jesus que aos criminosos.
Os esquemas de caixa 2 via redes sociais, a utilização ilegal de listas telefônicas de lojas famosas e a máquina de difamação e fake news respondem em grande parte, junto com o ódio ao PT e a indignação (justa) com a corrupção que sem querer se apoiou numa famÃlia mafiosa e corrupta para combatê-la, pelo resultado de 2018. O TSE proibiu Bolsonaro de reproduzir fake news sobre o Kit Gay inexistente. O candidato descumpriu. Fux fez vista grossa, ocupado em censurar o Lula a dar entrevistas à Folha
Faz arminha que a "coisa" melhora!!!
O futuro do Brasil não é nada,na concepção do presidente. Intocáveis só os banqueiros e militares.
Solidarizo-me à todo corpo docente, discente, funcionários das universidades e institutos de pesquisa. Oxalá, o governo repense na decisão do corte e avalie que cortes na educação do paÃs é jogá-lo na escuridão da ignorância e no limbo. Que Deus nos ajude!
É criminoso cortar verbas para educação e pesquisa. Podem e devem controlar o retorno desses investimentos. Um ministério que teve Darcy Ribeiro, AnÃsio Teixeira, Eduardo Portela dentre tantos outros não merece isso.Na realidade quem manda no paÃs é o ministro da economia.
Pelo andar da carruagem, não se trata de apagão. Pelo somatório de medidas que esse governo vem adotando, trata-se sim, de obscuridade mesmo. Pelo jeito, tempos bem obscuros nos aguardam.
como ex-aluno da UFPR minha total solidariedade aos pesquisadores da UFPR ( extensivo aos das demais universidades ) .
Sou pesquisador da área de sociologia rural com ênfase em organização dos mercados da agricultura familiar, área extremamente carente de projetos de pesquisa q identifiquem e possibilitem qualificar as estratégias públicas e privadas. Tive um projeto aprovado pelo cnpq em novembro, mas em março cortaram todas as bolsas. É ultrajante quebras de contrato e pior ainda não investir em áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico e social de nosso paÃs.
É um golpe nos pesquisadores que acreditavam que o novo governo ia incentivar pesquisas que ajudassem a desenvolver o Brasil. Quanta falta de visão e amadorismo cortar recursos para a educação e a pesquisa sem uma discussão aberta baseada em números e planejamento de curto, médio e longo prazo. Os paÃses desenvolvidos valorizam e investem na educação e na pesquisa para o crescimento e bem estar da sua população.
Rodrigo: pelo visto voce conhece pesquisadores que votaram no "mito" e esperavam que ele fosse incentivar as pesquisas. Agora eu pergunto: como esperar atitudes inteligentes desse sujeito? O que ele fez nos 28 anos em que foi deputado? Estava claro pelo linguajar e declarações que ele fazia, que o resultado seria esse que estamos vendo. Agora eu duvido da inteligência desses "pesquisadores" se votaram no homem.
Sou absolutamente solidaria com as universidades e considero uma insanidade completa o que estão fazendo com a educação e a ciência nesse paÃs. Mas quem acreditou que esse governo iria incentivar as pesquisas foi muito ingênuo (para usar uma palavra gentil) ou muito mal informado. Essa era uma tragédia anunciada, só não viu quem não quis.
O golpe maior é nos alunos, os professores continuam com seus salários, muitos excelentes com financiamento internacional. Uns poucos alunos vão tocar os projetos, e novos doutores sairão novamente apenas de famÃlias brancas e ricas.
Bolsonaro venceu pelo voto do ódio e da vingança, com a pauta do ódio e da vingança. Então seu governo é o do ódio e da vingança. É evidente a intenção de destruir as Universidades Federais, na mente patológica de Bolsonaro pertencentes a uma ideologia que ele quer destruir. Bolsonaro e seus filhos são seres diabólicos a toda evidência.
Enquanto isso o STF vai comer medalhão de lagosta acompanhado de um bom vinho.
Enquanto no Brasil o governo anuncia o corte de 30 % nos repasses a universidades e o bloqueio de bolsas da para o mestrado e doutorado, que são verbas irrisórias diante da real necessidade, a Alemanha anunciou investimentos de 160 bilhões de euros para pesquisa e universidades. Aà está a diferença...
7 x 1!
Dilma cavou o buraco, Temer desceu o caixão e Bolsonaro fechou a tampa. Alguém vai à s ruas ? Tem panelaço ? A diferença agora neste governo é que a Democracia também foi para o espaço sideral. Quem criticar é demitido de mÃdias e quem não se alinha com o pensamento medÃocre desta gente é demitido e alguns até ameaçados de morte
Liziane, minha querida criança, ao criar universidades você gera gastos; sobra menos recursos para a manutenção daquelas que já existiam.
Dilma cavou o buraco? Eu não sabia q criação de universidades agora significava cavar buraco não, desinformado!!!!
Lula e Dilma nunca puxaram o tapete das universidades, muito pelo contrário. Eu fiz doutorado com bolsa capas e agradeço muito ao governo do PT.
Isso já estava previsto! Colocaram no poder a pior espécie da polÃtica brasileira juntando truculência e fanatismo.
No Brasil está na hora da pesquisa explicar a relação custo/benefÃcio de sua existência para aqueles que a financia Viver imerso na Disneylândia do universo da Academia, em um mundo de discricionariedade e irrealidade contextual não está condizendo com um paÃs da 8ª economia do mundo e 80º lugar no IDH.
Caro, a população acredita em Fake News! Acha mesmo que fazer a Universidade se explicar à sociedade valerá de alguma coisa? É só entender: educação e pesquisa andam juntas. É só pensar nos paÃses que mais investem em educação... Educação é civilização, é decência. É o governo que deveria se explicar por essa irresponsabilidade, não os pesquisadores. Impressionante ver que há quem aplauda esse desastre. Belo tiro no pé.
O governo é que tem de provar que a relação custo benefÃcio é desfavorável. Os pesquisadores brasileiros têm dado exemplos fartos de sua dedicação e capacidade. Mas tudo vai abaixo por causa de dois patetas em torno de uma pilha de chocolatinhos.
Opa, mais sofisma copy-cut de um recalcado de direita! Brasil tem a melhor relação custo-benefÃcio da pesquisa no mundo. Os professores e alunos trabalham duro todos os dias. Assim como os trabalhadores da Disney o fazem para entregar o que prometem.
Que a sociedade não perceba claramente os beneficios do desenvolvimento cientÃfico-tecnológico não pode ser justificativa para os responsáveis polÃticos acabar com ele. Vamos nos esforçar sim para explicar, como forma de resistência à s polÃticas Bozo que visam o desmantelamento da educação pública!
Pobre paÃs onde um astrólogo, afirmado filósofo da extrema direita, um Pateta, afronta cientistas. É preciso saber que a influência do amigo do Mickey Mouse sobre a Nação, é o mapa do momento que o Brasil passa. É o poste mijando no cachorro e os seguidores patetinhas batendo palmas. Não vai dar certo. O destino é, neste caso, todos derrubarem o caos ou o abismo.
Podemos ter passado por situações caóticas na educação e pesquisa, mas nunca como resultado de decisões arbitrárias e sendo utilizadas como chantagem. Na verdade o que este (des)governo quer é que haja uma paralização total de tais atividades, com greves, nas instituições afetadas, mas isto não vai ocorrer. Não carrego a culpa de ter colocado estes incompetentes ignorantes no governo, mas vergonha de conviver com alguns que não enxergam a m que fizeram.
Muitos eleitores votaram no escuro, um voto de revolta em muitos casos.Imaginavam que esse governo poderia ser bom,razoável ,ruim ou péssimo. Mas esqueceram que poderia ser Nefasto.A frase que o ex presidente da câmara usou"Deus tenha misericórdia dessa nação" seria usada agora. É difÃcil ter esperança quando conseguimos enxergar o despreparo desse governo. Não ofendi ninguém apenas expus minha opinião.
Não acredito que votaram no escuro, gostavam das idiotices que o "mito" falava, acreditavam em tudo que alguém enviasse pelo "What'sApp" e esperavam o quê? Um milagre ? Desde o inicio da campanha dele eu sempre comentei na Folha que quem votasse no homem estava dando um tiro no pé.
Os filhos destes eleitores não têm mais espaço para mestrado ou doutorado, os pais devem estar felizes com seu futuro caixa supermercado. Viva o mito!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Projetos são cancelados sem aviso, e cientistas temem apagão Voltar
Comente este texto