Opinião > 13 de maio: a história ignorada Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. AIMAR MATOS

    Há sim o que comemorar, meu caro. No que diz respeito á condição do negro no Brasil, é certo que há muito a ser feito, porém é preciso reconhecer, até como forma de homenagear nossos líderes abolicionistas (muitos deles negros), que houve muitos avanços nessa questão.

    Responda
  2. antonio reis pereira

    Gostaria de saber se esse pessoal de esquerda concordaria em "revogar" a lei áurea, ou seja, tornar legal novamente a escravidão no Brasil. Afinal, se a lei não teve importância nenhuma...

    Responda
  3. Paulo César de Oliveira

    Confesso que não entendi a afirmação de que "os quase 6 milhões de negros foram proibidos pelo Estado brasileiro de ter um lugar para morar e para estudar". Até acho compreensível que não houvesse ensino público e gratuito para todos ou para a maioria dos negros, mesmo porque nessa época as vagas eram escassas também para brancos. Mas como é possível proibir os negros de ter um lugar para morar? Viraram todos moradores de rua? Agradeceria se alguém pudesse explicar melhor que lei foi essa.

    Responda
    1. Luiz Felipe Souza Quintão

      Procure a sobre a Lei de Terras, realmente é um ponto crucial que faltou no artigo.

    2. Luiz Felipe Souza Quintão

      Procure a sobre a Lei de Terras, realmente é um ponto crucial que faltou no artigo.

    3. Luiz Felipe Souza Quintão

      Procure a sobre a Lei de Terras, realmente é um ponto crucial que faltou no artigo.

    4. Thiago Nascimento

      Pesquise um pouco sobre a origem da favela nessa época no Rio de Janeiro (capital do país) e você terá sua resposta.

    5. Elvis Mendonça

      Isso mesmo Marcos. E acrescento que o ódio e preconceito ao negro era tanto que ao invés de pagar a mão de obra para trabalhar nas fazendas e dar trabalho ao negro livre, foram buscar trabalhadores brancos e loiros em outros países, como na Europa... Se negavam a dar emprego aos negros...

    6. Marcos A T Garcia

      De nada! Vai nos morros cariocas ver quem mora lá. Se ligue. Negro foi largado como se fosse nada. Trabalhou sob a tutela do Estado, que quando os libertou legalmente não foi capaz de dar estudo, nem ofício. Não havia ensino público para negro; para branco havia inclusive escolas ótimas. Se ligue. Depois de 15-11-1889, o governo do Brasil não conseguiu sequer construir 1 escola que preste. E em 1960, a mudança da Capital Federal para Brasília selou o destino do Brasil.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.