Opinião > Tabela congelada Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Laerte Lima

    O colunista tem razão em considerar importante a priorização do futuro, o que fez tempos atrás países como a Coreia do Sul. No entanto, a realidade demográfica, com menor número de nascimentos, portanto menos crianças, e maior longevidade, portanto mais idosos, impõe cada vez mais o aumento dos dispêndios com saúde e previdência. Não há como fugir disso. Além disso, segundo especialistas, a solução de nossos problemas educacionais não passa principalmente pelo aumento dos gastos nessa área.

    Responda
  2. Maurício Serra

    Enquanto VOCÊ paga IRPF, dividendos de ações de empresas são isentos e lucro com investimentos no mercado financeiro pagam apenas 15%, uma das alíquotas mais baixas.

    Responda
  3. Maurício Serra

    Países desenvolvidos cobram impostos sobre renda, patrimônio e herança. Já no Brasil, os impostos recaem sobre consumo de produtos e serviços, energia, água e combustíveis. Tudo para empurrar a conta para os mais pobres e classe média, desonerando os mais ricos. Aqui, rico praticamente não paga imposto. Até jatinho e iate de luxo são isentos de IPVA. Fazendas enormes pagam 300 reais de ITR, enquanto o IPTU da classe média baixa é muito mais do que isso.

    Responda
  4. Ricardo Andrade

    As grandes fortunas não pagam impostos no Brasil. Alguém pode mostrar o IRPF do Paulo Guedes?

    Responda
  5. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    Vejam só,a Folha sendo contra a busca de mais justiça tributária! É sabido que o imposto de renda incide principalmente sobre salários e que ano a ano mais pessoas são incluídas como contribuinte somente pelo fato da não correção dos valores da tabela do imposto. Sem a correção, até valores menores acabam sendo penalizados com alíquotas maiores que o devido.... Problemas de caixa do governo é outro tema que não justifica a espoliação do cidadão, que não administra os recursos públicos.

    Responda
  6. Ricardo Ferreira

    O problema é que quem paga IR neste país é só assalariados, profissionais liberais que inclusive possuem maior renda, não pagam, ou quando pagam o fazem em percentuais muitíssimo menores.

    Responda
  7. Neber Fava

    Só não entendi a fala " exagerados 32 %" . Os EUA têm carga tributária de 28 % e déficit primário, nós temos superávit de 4 %, e assim o gasto público de lá é maior que o daqui. E nem quis comparar com a Europa. Aí a gente perde de 7 a 1.

    Responda
  8. DANIEL PLECH

    Exato, a tributação progressiva é o caminho: mais faixas e alíquotas do IR maiores para rendas maiores. Assim se faz uma social-democracia.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.