Ciência > O que dizem os cientistas que defendem os cortes na pesquisa do país Voltar
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É preciso fazer um pente fino nessas pesquisas (o que é uma tarefa bastante difÃcil), pois muitas delas (senão a maioria) são completamente inúteis, servindo só para a obtenção de um tÃtulo acadêmico de quem a faz, mofando depois nas prateleiras das bibliotecas. É preciso valorizar aquelas que realmente trarão um benefÃcio à sociedade
Falaram os puxa saco, não tem como comparar um paÃs com 1,3 milhões de habitantes e +ou- 43.000 m2, com um paÃs de 209 milhões de habitantes e 8.516.000 m2, um na Europa outro na America Latina, os problemas tem que ser resolvidos de acordo com a nossa realidade e não a dos outros, principalmente com diferenças tão gritantes.
Existem alternativas para os cortes em educação, como a revisão dos gastos do governo com os juros da dÃvida pública, impostos para as grandes fortunas e a redução da máquina pública. Além do sacrifÃcio de outros setores, como a dos militares, por exemplo. Educação não é gasto, é investimento! E quanto mais melhor. Só assim o paÃs cresce.
Impostos p grandes fortunas? Em 1o lugar, o que se define como 'grande fortuna', e que percentual da população brasileira representaria? Em 2o lugar os 'afortunados 'de bem já pagam impostos elevadÃssimos e em 3o lugar, muitas 'grandes fortunas' jamais pagarão imposto algum, como doleiros, traficantes, contrabandistas, etc. É tapar o sol com a peneira
Os dados na área de pesquisa levam a conclusão que os resultados são insatisfatórios . O certo e ideal seria uma revisão do programa para obter melhores resultados. O momento impede uma reformulação com este objetivo no momento. O contingenciamento é necessário, no momento, em várias áreas sob a administração pública. As áreas que apesentam problemas por má gestão estão e estarão sempre mais expostas . Está é a situação .
acaso isso é uma sonora do presidente? a sintaxe e a prosódia são muito parecidas com a do capita.
Cinco pesquisadores, sendo que três deles fazem parte do governo (querem manter a mamata) e o outros dois querem entrar para esse rol. Só falaram senso comum e reproduziram o discurso do Weintraub.
Discordo dos entrevistados. A ciência, assim como a arte tem valor em si. Devemos todos ajudar através de donativos para essas áreas. É preciso manter por doação privada o que está sendo subtraÃdo para pagar as aposentadorias.
Soja e retorno para a sociedade. Tem algo errado nisso aÃ... Destruir o cerrado e transformá-lo em milhões de hectares de deserto verde, na "propriedade" de uma meia dúzia de milionários, realmente tem um impacto social positivo? É pra rir (ou chorar?) com esse artigo do começo ao fim.
Conheço pessoalmente um desses tais pesquisadores. O cara é um bocó, encostado, inoperante, um desses tipos que vivem pulando de departamento em departamento, numa total irrelevância. Está onde deveria estar, atrás de uma mesa, como assessor de coisa nenhuma, dando a cara à tapa, pra poupar o chefe. Só é professor e pesquisador na carteirinha.
O contingenciamento tem finalidade persecutória. Na essência, carrega medo e raiva das universidades. Portanto, foi feito sem de forma violenta, comprometendo a continuidade de projetos em curso , já aprovados. A visão do governo em relação à educação é tão tosca quanto a visão em relação ao meio ambiente, direitos humanos, segurança pública e economia. Não há planejamento pra área, apenas à disposição de desmontar as universidades porque são berçários do “marxismo cultural”.
kkkkkkkkkkkkkkkk A FSP foi sutil ao citar nomes da academia posicionados à defesa dos contingenciamentos em educação, pesquisa e extensão. kkkkkkkkkk Claro que tais nomes serão a favor do contingenciamento... Alguém tem dúvida quanto ao porquê?!
Pra gente ver que ter estudo não livra ninguém de ser bhab aca...
A eleição de Jair Bolsonaro está se provando um equÃvoco em praticamente todas as áreas da gestão governamental. Não dá para acreditar que pessoas defendam este polÃtico limitado como capaz de guiar o paÃs para fora da crise. Sim, são necessários melhores gastos e melhor gestão, mas quem não tem credibilidade, e isto começa de cima.. Além disto, porque não tenta ser tão duro em aumentar impostos (dos ricos) quanto é com cortar despesas, tem que bater dos dois lados...
"avanso da intelicia artificial" é sintagma digno da lavra do ministro kafta.
Nossos problemas nao sao politicos e sim economicos. como o avanso da intelicia artificial sao infinitos. Nossas receitas sao finitas. Gastamos mais qje deviamos e A soluçao é politica a sociedade tem que assumir a gestao politica sem ter como objetivo a sobrevivencia pdsm.net.br
Falar em ciência brasileira é o mesmo q falar em cinema brasileiro. Existem, mas são desprezÃveis levando-se em conta o q produzem para a sociedade. Sejamos honestos, o contingenciamento é uma necessidade econômica q se impõe a todas as áreas (na defesa contigenciaram 40% dos investimentos), além do q um governo novo tem todo o direito de rever as polÃticas públicas para a educação, como tentar priorizar a básica. A grita vem dos mesmos q não aceitam intromissão e não querem prestar contas.
procurei teu lattes e nada. acaso conheces o sistema das IFES ou estás apenas a reproduzir platitudes? já abri um bolão aqui e a segunda opção tá vencendo de balaiada.
Tal comentário traz a tona uma constatação. A de que qualquer um pode expressar sua opinião sem qualquer compromisso com a verdade dos fatos. Nenhum dado, nenhum argumento lógico. Basta um devaneio. Isto não é civilizatório. Povo nenhum evoluiu sob patacoadas.
Cortes de verbas não precisam ser feitas com ideologias, mas com ética e ciência econômica aplicada e acompanhada de Ministros que façam polÃticas honestas de informação e prestação de contas à sociedade.
O que o Moreno não percebeu é que o presidente foi infeliz em tudo o que disse até agora...
O paÃs está em crise, ainda não falam em recessão porque o Ãndice não saiu, arrecadação em queda. Porque? Porque não há plano pra mudar isso.
É por isso que matérias como filosofia, teoria geral do estado e sociologia básica deveriam ser obrigatórias. Decorar coisas ou fazer cálculos não habilita o pensamento/análise crÃtica sobre o mais básico de todos os conhecimentos: a vida social. Isso desde os tempos das cavernas. Desculpem-me quem não teve acesso a tais disciplinas, como parece ser o caso dos entrevistados.
Nenhum dos entrevistados é cientista. Que vergonha Folha de São Paulo. Esta reportagem é paga? É isso?
Jornalistas mal intencionados, falta de ética gritante. Escolheram a dedo os entrevistados. Todos fracos e eleitores do Bolsonaro. Lamentável!
Que reportagem desnecessária. Um professor de educação fÃsica, o outro é assessor no MEC e mais um bolsominio pra falar do Chile que só exporta cobre e fruta. A USP sozinha produz o quádruplo. Haja paciência com tamanha desonestidade intelectual. TÃpica dos seguidores de internet.
bom, agora podemos voltar a falar da doutrinação esquerdista dentro das IFES? com a palavra, hildebrandos e quejandos.
assessor do MEC ou cabo eleitoral do mito e aceçor ? É bom definir isto corretamente .
Assessor do MEC...
Um professor de educação fÃsica, também sou, um empregado do MEC, e um talvez querendo um espaço no comando. Desculpem, mas não resisti de dar uma de idi_ot_a inútil.
Os comentarios sao de ''pesquisadores" e/ou funcionarios do MEC e votantes do Bolso ou estou enganado ?
Tudo o que o governo federal não faz, nessa área, é ignorar a realidade. Conhece-a muito bem. Ciência se constrói de berço, desde as etapas fundamentais do ensino. E o Brasil, nesse campo, é muito ruim, sobretudo na esfera pública. Injetar dinheiro na veia das universidades, com o despreparo intelectual do jovem que lá chega (há exceções de excelência, claro), é assumir a lógica do remendo, do faz-de-conta, da fantasia. E ciência não procria nesse ambiente, não é?
caro plinio, pergunto a vc., do alto da autoridade de um bacharel em direito, quais são os exemplos nos quais vc. sustenta uma tal afirmação: "Ciência se constrói de berço, desde as etapas fundamentais do ensino". de onde saem aqueles que formarão essas crianças? da universidade, não é mesmo? portanto, o vetor de sua argumentação está completamente invertido e resulta numa proposta insensata, em termos de polÃtica pública para a educação. donde a pergunta: isso que vc. propõe funciona aonde?
O Brasil está entre os 10 que mais produzem trabalhos cientÃficos, conforme o mais recente ranking: é o oitavo, com 16.120 publicações acadêmicas, USP à frente. Entretanto, quando se vai ver o impacto desses trabalhos, seja em citações ou na vida real, aparece a catástrofe: somos o nonagésimo (90º) em impacto direto e o septingentésimo décimo (710º) no proporcional. Ou seja, muita besteira se escreve. Perda de dinheiro. Espero que deixem o governo trabalhar para melhorar esses Ãndices. Cont...
plinio, acaso passou por sua mente se perguntar qual é a lÃngua na qual se publicam os resultados cientÃficos de maior impacto? se não souberes, eu posso dizer e explicar como isso afeta a inserção da ciência brasileira, a partir desses Ãndices - que, como talvez não saibas, não são os únicos para se aferir a importância de nossa producão cientÃfica.
O problema da educação não está nos cortes, sejam de 10 ou de 100%. O problema está na manutenção de uma polÃtica que permite que o universitário pense que faz alguma ciência, quando na verdade ele está é perdendo tempo e o Erário, dinheiro público. A opinião desses cientistas não ganham na Folha a mesma manchete que a dos ‘protestosÂ’. Não ganha porque, afinal, o jornal é alinhado com o status quo ideológico que não produz nada. A vida e o futuro dessa juventude que se explodam! Cont...
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