Educação > 'A gente se empolga e acaba falando demais', diz professora que mentiu sobre Harvard Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Louvo o esforço de uma trabalhadora, que lutou com enorme sacrifÃcio para superar a barreira que condena ao limbo os filhos da classe trabalhadora. Me preocupa o viés racialista que inunda parte da academia, segundo reportagem dessa folha, uma atriz foi preterida para o papel dessa professora em filme, " por ter A pele mais clara" isso beira a insanidade,houve protesto por seu Jorge ser mais escuro que Marighela ? Acho que não! Divididos, só ficamos mais fracos !
Se incluiu informação falsa no curriculum, é mentira e não "engano".
Errou feio e continua errando com uma desculpa que não cola. Mas isso não desabona o conjunto da obra. É preciso evitar destruir toda uma profissional e pessoa por causa disso.
Joana e Betina mentiram. Tem que se retratar !
Acho que a melhor forma era admitir o erro de uma forma mais clara, seguido de um pedido de desculpas. A Doutora já tem grandes méritos no seu currÃculo e sua vida no magistério e pesquisa, não haveria motivos em incluir inverdades a fim de agraciar mais prestÃgio. Incorreu na mesma besteira de Bel Pesce.
Moro plagiou Moraes....
Se empolgar e falar demais é uma coisa, mentir é outra coisa bem diferente.
Endeusamento de pessoas dá nisso, foi vestida em áurea, que não cabe no ser humano. Deixe a mulher ser normal; normal com os serviços que presta continua sendo uma grande pessoa, só.
Excelente comentário. Exatamente o que penso. Parabéns!
Chauà plagiou, Moraes do STF plagiou, Dilma inventou diplomas, a professora em tela apenas mentiu.
Obrigado Edson. Na USP, nas humanas, copiar e colar é corriqueiro.
Vc se esqueceu da Damares...
"À Folha, Harvard informou que não encontrou evidências de que Sousa tenha recebido um diploma na instituição". Nem poderia, pois este diploma inexiste.
Assunto pra lá de vexatório e numa época que querem colocar a ciência e os cientistas num saco preto, lacrado para não exalar nenhum resquÃcio de sobrevida. O pior que a "pesquisadora " ou a reportagem da FP continuam inconsistentes. Aqui diz que ela nunca fez pós-doutorado em Havard, mas o Lattes dela atualizado ontem(5/05/2019) mostra que ela iniciou em 1997 e interrompeu em 1998. Que situação mais estapafúrdia !
Ops, ela atualizou o Lattes ontem 15/05/2019 e não no dia 5/05. Pior ainda, atualizou no meio da efervescência e continuou com a mesma nebulosidade ou pior. Estou indignado, pois acaba respingando na mÃdia e nas pessoas que fazem ciência neste paÃs.
Pra mim, esse assunto tá encerrado! A professora é doutora e ponto final. É uma vencedora e não traz perigos à sociedade. Ao contrário, um cor rupto insaciável ocupou o mais alto cargo do paÃs, é acusado de ser o chefe de uma qua drilha que desviou quase R$ 2 bilhões do contribuinte e os doutores da Lei concluem que o cor rupto(r), não traz perigo à nação e pode viver livremente e certamente praticando seu vÃcio com os comparsa. Eu já penso o contrário!
Vicente desculpe mas o que um assunto tem a ver com o outro? Uma pessoa que alcançou notoriedade, conseguiu em parte por fraudar sua biografia, triste, mas segue a vida. O Outro um politico com fortÃssimos indÃcios de corrupção que se tudo correr como devido vai acabar seus dias na cadeia, simples assim.
Não, estimado Marcos! Estou me referindo ao energúmeno Michel Temer e cam bada dele. Os dados estão amplamente divulgado na imprensa e foram produzidos pelo M P F. E uma sugestão: procure não usar as palavras "seu, sua, seus e suas" para se referir a uma terceira pessoa. Isso causa confusão. Quando escreveu "seu patrimônio" ficou parecendo que está se referindo ao "meu" patrimônio. Procure usar "dele, dela, deles, delas". Mas, não sou professor de nada. Fui mestre-de-obras.
Acredito sim que ela tenha uma vida de superação. Mas cometeu erro grave ao apresentar um diploma falso. Para isto não tem desculpas. As incoerências em relação à idade e o que de fato realizou em termos acadêmicos, a mim me parece atitude de quem não tem compromisso com a verdade. Você vê milhares de pessoas no Brasil que tiveram que superar obstáculos intransponÃveis para vencer. Acho que no caso da professora, ela acabou se transformando num produto de mÃdia.
Você sta falando da familia bolso e os seus laranjas...e a evolução do seu patrimônio, da venda e compra de imóveis sub e super faturados, do envolvimento com milicias? Estes? Mostre os datos dos tais milhões que você se refere?
Pós doutorado não é um titulo. mas uma atividade de produção cientÃfica realizada depois do doutoramento, sob a supervisão de um professor doutor de uma universidade. Geralmente, dá origem a uma declaração de que a pesquisa foi realizada, assinada pelo supervisor, com base no relatório de pesquisa.
Quem não comete um deslize em sua trajetória de vida? É só olharmos nossos polÃticos! Acho que o projeto desta cientista, lição de humanidade, caráter e exemplo de superação, é superior a qualquer crÃtica a esta incrÃvel mulher. Parabéns Joanna DÂ’Arc!
Era só conversar com a mestre Damares.
Ela tem uma trajetória de vida invejável. E o fato de não ter feito pós doutorado não diminui o seu passado. A pessoa que veio de baixo e venceu na vida é digna de todos os elogios. Os sacrifÃcios que ela fez na vida, dificilmente um leitor ou jornalista faria. Ser filhinho de papai, e estudar em universidade pública? Aà é fácil! Parabéns, doutora.
Paulo:minha parte não é coitadismo social não. É admiração!Até porque subi na vida sozinha e por ser paupérrima.Se tivesse ficado na cidade em que nasci(Brazópolis), teria morrido de fome e se permanecida na cidade em que a famÃlia migrou(Cornélio Procópio) teria ficado semianalfa*beta O currÃculo dela é digno de admiração.Pelas cotas, hoje,é mais fácil um pobre ingressar em faculdade pública.Concorria com ricos que só tiveram uma responsabilidade até então, estudar.
Antonio Ramos, se for comprovado que ela ganhou algo por causa do pós-doutorado no Lattes, vc está certo. Mas vc se esquece de todo o resto que vem acompanhado junto: mestrado e doutorado, produção acadêmica etc. Portanto, o que vc faz é pegar um grave erro para cometer outro grave erro que é atribuir esse "tÃtulo" fictÃcio como responsável por ela conseguir recursos frente outros professores.
@Carla, nenhum documento comprobatório currÃculo é analisado. Nós entendemos que o que está no Lattes é verdade. A pesquisadora sabe disso e cometeu fraude para benefÃcio próprio em prejuÃzo a outros.
Poxa @Antonio Ramos, ja que voce eh da area, sabe muito bem que todo edital possui um item chamado "Analise Documental" onde se avalia a consistencia dos documentos exigidos para a inscricao tais como diplomas, projetos, publicacoes, estagios e etc. Todas as informações sao de inteira responsabilidade do candidato cabendo aplicação das sanções previstas pela legislação, inclusive penal.
Sou pesquisador CNPq com currÃculo Lattes. Todos estes anos ela foi beneficiada em editais públicos de fomento com informação falsa, com prejuÃzo aos concorrentes. Isto é uma fraude grave.
Infelizmente toda luta, todo estudo, inteligencia, de nada vale se tem um carater desvirtuado. Quanto mais leio mais vejo isto. Apesar de desmascarada, de apresentar seu curriculum e dizer que tem e apresentar o diploma, que a reportagem mostrou ser falso, bem como a entrada na universidade aos 14 anos, também falsa, como encontros em havard, também falsa, ela ainda continua a mentir. Deve ter honradez de pedir desculpa pelas mentiras que sempre conta e parar de contar.
Está bom, ela mentiu para extrair vantagens e talvez por grandiosidade. Qual o problema? É só questão de tÃtulos. Seria sério se as pesquisas também fossem fajutas, isto é, com resultados falsos ou forjados. E dada a imensa contribuição dela na área pesquisada essa mentira é irrelevante. Dilma mentiu também sobre doutorado e a contribuição dela foi fundamental: ela foi crucial para liquidar de vez com o PT. Deve ser excepcional agente da CIA.
O PT vivÃssimo? onde? em Curitiba? nas últimas eleições encolheu na Câmara de Deputados e Senado. Elegeu governadores em Estados do Nordeste. Foi dizimado nos grandes centros. Dilma infelizmente ficou em quarto no Senado - ela seria muito divertida como senadora. Sem Lula e acabando o imposto sindical a situação ficou crÃtica. Vem ai o livro do Palocci. O PT foi ótimo para liquidar o Estado Grande onde uma elite mamava.
Liquidar de vez com o PT, onde? O PT está vivÃssimo, para desespero teu e de muita gente que se acha elite. Só na tua cabeça.
Se ela é mentirosa, talvez os resultados das pesquisas dela tenham sido manipulados também. Talvez tenha distorcido resultados para obter números mais interessantes do ponto de vista acadêmico....
Pós-doutorado não é curso, é estágio, sendo normal começar um por 2 anos, arrumar emprego, etc e abandonar. Não vi qualquer dúvida quanto ao trabalho que ela desenvolve no momento.
"O homem é dono do que cala e escravo do que fala". Freud
Esse episódio não deve macular uma história de vida tão profundamente bonita como a desta mulher! Nada para se envergonhar, as conquistas obtidas na esfera cientÃfica são maiores que um erro cometido no âmbito humano.
Será que, na hipótese da professora que mentiu pertencer a uma famÃlia de posses elevadas e de pele branca não faria com que as pessoas (especialmente os assinantes da FSP e da UOL mais engajados na filosofia defendida por estes meios de comunicação) reagissem de modo menos indulgente? Que ela precisa de apoio psicológico e de orientação pessoal, é mais do que óbvio. Mas o estamento social, a classe econômica ou a etnia de uma pessoa não reduzem sua culpa pelos erros que cometer...
Qual erro? Não atualizar o curriculum?
Resumindo, uma mentirosa tentando obter vantagens enganando os outros. Só isso. Vergonha... e nada mais. Sem mi mi mi.
Sobre mim mi mis, muita gente gosta de Conquistar uma Vitória (Ba), em serviços de engenharia, em licitações. Alguns sonegam NFs etc. Não houvesse tantas bandalheiras no cotidiano de pessoas 'de bem', seriamos um paÃs de Primeiro Mundo.
Jogue uma pedra ou atire uma flor em tinas quem nunca "levou"ou "tentou levar" vantagem. Quer seja oferecendo um molha-mão, quer adquirindo produtos pirateados, fazendo "gatos" ou milhares de outras coisas que escandalizam os estrangeiros. Fala sério, aÃ, talkey.
O Bolsonaro é que está com a razão quando afirma que os professores somos uns "idiotas úteis" e massa de manobra dos polÃticos.
Falsidade ideológica para obter vantagens a que não tem direito constitui delito, e razão mais que suficiente para demissão sumária e outras punições, tanto em empresas privadas como em órgãos públicos. Pode-se considerar hipóteses que explicam este desvio de conduta por problemas psicológicos, surtos psicóticos, e outras anomalias comportamentais. Mas isto apenas atenua a culpa, não isenta a pessoa de sanções e perda total de credibilidade.
Ser Ph.D. é obter o titulo de doutor. Esse tal de Pós-Doc não passa de um estágio, não confere tÃtulo algum.
Como é possÃvel mentir de boa fé? No facebook há uma página de exaltação da professora Joana D'Arc onde consta a informação de que ela é PhD por Harvard, outra mentira. Ora, pouquÃssimos brasileiros são PhD por Harvard e virtualmente todos estão ocupando posições de destaque em suas áreas,nos melhores empregos. Joana é doutora pela Unicamp e nem sequer é professora universitária. Trabalha em uma escola técnica de segundo grau, a qual exige dos professores apenas diploma de graduação.
Mas eu ainda prefiro a pessoa que erra e que faz a diferenca a que nao faz nada. O trabalho que a Joana D'Arc realiza tem um impacto positivo direto na nossa sociedade. Acredito que o nosso pais precisa de mais gente como ela. Diferente de muitos projetos academicos que apenas servem para manter o padrao de vida de muitos pesquisadores que nao contribuem em nada a nossa sociedade.
Obvio que isso nao reflete 100% dos casos. Tambem sei de excelentes estudantes e doutores brasileiros em instituicoes de pesquisas ao redor do mundo que desenvolvem extraordinarios trabalhos e sempre avancando por meritos academicos proprios.
@Paulo Cesar, conheco alguns casos na area academica que sao MUITO mais serios. Concursos para professores e pesquisadores sao conduzidos de forma totalmente direcionada e inescrupulosa. E tambem conheco pessoas que fizeram parte do doutorado ou ate mesmo um pos doc em Harvard sem merito academico algum, so porque o orientador conhecia o amigo do amigo... e como algumas bolsas sao pagas pelo nosso governo, nunca soube de nenhuma universidade estrangeira ter recusado mao-de-obra gratuita.
Carla, será que a Dra. Joana Felix optou pelo emprego relativamente modesto de professora numa escola técnica de segundo grau ou isso foi o melhor que ela conseguiu arranjar? Quem te garante que ela teve oportunidade e abriu mão de trabalhar numa instituição estrangeira ou, mesmo, em alguma universidade brasileira? Coloque o nome dela no Google Acadêmico e pesquise sua produção cientÃfica. Não tem muita coisa.
Só podemos renunciar à quilo que temos em mãos. Será que a Dra. Joana D'arc teve oportunidade de trabalhar em alguma instituição estrangeira ou, mesmo, em uma universidade brasileira e abriu mão disso para trabalhar numa escola técnica de segundo grau ou será que esse emprego relativamente modesto foi o melhor que conseguiu arranjar? Coloque o nome dela no Google Acadêmico e levante sua produção cientÃfica. Não tem muita coisa.
A Joana D'Arc muda vidas. E eu, particularmente, acredito que isso eh infinitamente maior do que o fato dela ter enaltecido mais do que realmente foi uma das muitas conquistas de seu curriculo. Entristece-me ver que muitos brasileiros ainda preferem apontar os pequenos defeitos ao inves de serem motivados pelas boas acoes a fazerem o mesmo.
Sao varios os doutores brasileiros que se dedicam a causas no exterior que a maioria dos brasileiros nao tem e nunca tera acesso. Estudam toda a graduacao, mestrado e doutorado em instituicoes publicas sem dar nenhum retorno a sociedade brasileira. A Joana D'Arc optou por ser uma verdadeira mestre, ela ensina e proporciona esperanca e oportunidade aos nossos adolescentes e consequentemente aos seus familiares.
Quanta ignorancia. Sao varios os motivos que levam uma pessoa a querer fazer doutorado. E sao varios os caminhos que qualquer pessoa com qualquer titulacao academica pode escolher. Admiro muito uma pessoa como a Joana D'Arc, com tanto potencial intelectual e resiliencia, abrir mao de uma carreira internacional ou ate mesmo em renomadas instituicoes de ensino e pesquisa no Brasil, todos com salarios exorbitantemente maiores, em prol dos menos favorecidos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > 'A gente se empolga e acaba falando demais', diz professora que mentiu sobre Harvard Voltar
Comente este texto