Mariliz Pereira Jorge > Não são só os 30% da educação Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. rodrigo carvalho

    Concordo com o texto e foi isso que vi na manifestação.

    Responda
  2. Luciana Pazito Alves

    Uma correção: o PSOL nunca esteve envolvido em corrupção como disse o eleitor de Bolsonaro acima e também nunca esteve no poder.

    Responda
  3. Luciana Pazito Alves

    Uma correção: o PSOL nunca esteve envolvido em corrupção como disse o eleitor de Bolsonaro acima e também nunca esteve no poder.

    Responda
  4. Luciana Pazito Alves

    Uma correção: o PSOL nunca esteve envolvido em corrupção como disse o eleitor de Bolsonaro acima e também nunca esteve no poder.

    Responda
  5. Rodrigo Maciel Dantas DANTAS

    Concordo com o texto em gênero, número e grau! Também votei em Bolsonaro nos primeiro e segundo turnos, porque não dava mais para votar PT, nem Ciro. Mas também estou insatisfeito com o comportamento do Governo Bolsonaro em afrontar a tudo e a todos, pensando estar acima do bem e do mal. Só que não dá para encampar nas ruas as mesmas bandeiras ao lado de petistas e psolistas ávidos por voltar ao poder a qualquer custo, e que não se importaram com a mega corrupção dos seus partidos e políticos.

    Responda
  6. Rogério de Mendonça Lima

    Bom senso e caldo de galinha nunca fez mal a ninguém. A articulista segue o princípio da seriedade e da sobriedade, ao analisar a atual situação do país. Está correta. Mas não se preocupe Sra.Mariliz, pensar dói, pensar livre de preco nceitos dói muito mais. É o preço. Cérebros amebais, estão sempre de plantão, contra ou a favor.

    Responda
  7. ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERREIRA

    As manifestações tiveram sim militantes de esquerda, defensores do movimento LGBT, bandeiras do PT, PDT, CUT, MST, etc. Estudantes, aposentados, professores... E qual o problema nisso? A articulista quer que esses movimentos se retirem em nome de uma suposta neutralidade? A sociedade civil organizada é fundamental para a democracia, assim como a convivência na diversidade em nome de uma causa comum (no caso a educação). Ela quer democracia, desde que a esquerda se esconda. Ridículo!

    Responda
  8. bagdassar minassian

    ...mas vai manter a fervura; no circulo social dos estudantes o 'idiota' esta virando gozação, brincadeira mesmo, para quem ouve e é estudante, não esta sendo nada agradável, 'buling' mesmo, ficar p. da vida.

    Responda
  9. MARIA tereza kowalski JURASZEK

    A articulista já escreveu que só entra em supermercado para “ comprar vinhos”, o que é um direito seu. Agora, suas opiniões não podem ser levadas a sério, pois, vive um uma bolha e nada conhece do mundo real.

    Responda
  10. José Roberto Pereira

    Sem querer, ou deliberadamente, Mariliz está regurgitando o discurso que circula nos whatsapps da BolsoNet. Quem garante que pessoas realmente deixaram de ir aos protestos com medo de infectar-se com o "petismo" ou "esquerdismo"? Você fala por si mesma, suas amigas, quem exatamente? O que eu vi foram milhares de pessoas nas ruas, no frio e sob chuva, numa manifestação gestada dentro dos campi e que é sim política, pois o corte de verbas na educação também é político. Qual o problema nisso?

    Responda
  11. Claudio L Rocha

    Precisamos de um presidente que governe pra todos; Tanto usaram termo aparelhamento do estado p/queimar PT, que a natureza pregou uma peça, elegeram um militante da extrema direita e seu grupo para presidir Pais. Basta ver, toda declaração desse pessoal gira em torno de destruição da oposição, e qualquer um que critique o governo é taxado de petista ou comunista. Não fez uma proposta para melhorar a vida da sociedade, é só retirar, agora atacam o maior patrimonio de qualquer nação, a Educação

    Responda
  12. Luiz Pegorer

    Excelente abordagem. Eu lutei sempre pelo exercício da cidadania e conheço bem os problemas das calúnias-robôs e prioridades como "lula livre", enquanto estão votando o nosso apocalipse. Em 1964 eu c\13 anos já passei a lecionar voluntariamente em sindicatos de trabalhadores, matemática, português e cidadania. Meus protetores pais não sabiam e estranho que sempre cruzando a periferia, eu só sofri c\demissão após o "sindicato do curtume" (nem fornecia luvas) me trocar por uma professora paga.

    Responda
    1. Luiz Pegorer

      Não existe esquerda ou direita no Brasil e o povo é iludido por siglas. Aqui, excepcionalmente, a votação direta em candidatos, sem repasse de "créditos" para outros ilustres desconhecidos, seria positivo, dando oportunidades iguais de contribuição e de exposição na mídia para todos candidatos, sem permitir repasses de horários e sem a atual interferência de "caciques" nos créditos de tempos e verbas.

  13. Ana Targina Rodrigues Ferraz

    Quando Mariliz Pereira Jorge diz não ser de direita e nem de esquerda, quer dizer centro-direita que por ter lavado as mãos em 2018, permitiu que o que há de pior na política do país chegasse ao poder. Prefiro estar na rua com CUT, UNE e MST a estar supostamente "neutra", "sem ideologias", ao lado de milicianos, desmatadores, sonegadores de impostos, racistas e homofóbicos.

    Responda
    1. Wallace marques

      Perfeito!!

    2. Wallace marques

      Perfeito!!

  14. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    No meu caso, fujo para longe dos dois; da esquerda que não soube governar e de Bolsonaro que não governa. .../Claudia F.

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      Quem te vi, quem te vê. Claudinha. Mais uma que jamais votou em Aécio e Bolsonaro né? Pegue sua senha e junte-se com Pondé, José Padilha, Lobão, etc...

  15. Cristina Dias

    De fato, poderia ser muito maior se o pessoal que gosta de usar a camisa da CBF e adorar patos infláveis não estivesse profundamente envergonhado de ter contribuído decisivamente para colocar isto que está aí no poder. Mas também, pedir para MBL e afins (a tal minoria espertalhona da direita) se importarem com algo tão “pouco importante” como Educação, aí seria demais, né aecinha?!

    Responda
  16. APTO SJC Maria Candida Reginato Facciotti

    Que falta faz um líder de verdade que seja capaz de aglutinar todos os brasileiros em prol do bem estar da nação! Que seja capaz de diminuir as diferenças ideológicas em torno dele; que seja capaz de conciliar interesses conflitantes! Enfim que seja um presidente de verdade!

    Responda
  17. Jorge Neto

    Arrancou as palavras da minha boca. Quem dera o presidente visse as manifestações como algo muito além da cizânia bipolar 'conservadores vs comunistas'. Bolsonaro deveria se afastar da adjetivação pueril e buscar a conciliação.

    Responda
  18. Márcia Alves Ferreira

    Sempre fui aluna de escolas públicas e sou professora graduada pela UFMG. O pobre só melhora de vida porque pode estudar - e em escolas públicas. Entretanto Bolsonaro teme a Educação - a arma do povo contra a mentira e a incompetência deste governo que vai cair e sem demora !

    Responda
  19. Abdoral Gomes

    Todos sabiam que medidas amargas seriam tomadas para por as contas públicas em ordem, fosse o atual governo de direita ou esquerda. Agora fica esse teatro da esquerda encenando mimimis, mas sem indicar solução alguma. Aliás, são mestres nisso, cobram e criticam, mas não apontam solução nunca. Por outro lado, chegou ao limite da paciência a tríade dos Bolsonaros com os militares e o ideólogo ianque. É preciso que o presidente acorde e veja que o ambiente de campanha política acabou.

    Responda
  20. Alvaro Barbosa da Silva

    Os protestos vão balançar o Presidente mas o motivo da queda será o filhinho Flávio

    Responda
  21. Wagner Santos

    Os espertalhões da esquerda começam a parecer bons garotos quando comparados aos espertalhões que aparelham de maneira hostil o executivo federal, Temso ao menos três exterminadores do futuro (Salles, Weintraub e Damares) e um corcel de parada ( Moro). A sorte acabou faz tempo. Ontem, se viu que a paciência do povo também se findou!

    Responda
  22. Joaquim Salomão

    Bolsonaro é um incapaz que está destruindo o país. Impeachment já. Motivos não faltam.

    Responda
  23. SIDNEY DIAS

    Mariliz, se a mídia ajudar como fez em 2013, com certeza ,o que você diz é bobagem.

    Responda
  24. Hercilio Silva

    A colunista parece se revoltar contra participação legítima dos representantes de vários setores políticos e sindicais nas manifestações. Isso não só é legítimo como é um sinal de que devem ser esses a liderar a próxima onda. 2013 pra cá foi negativo, só se preocupou em destruir, não criou novas lideranças, daí que o fracasso do que se dizia novo, mas é ainda mais velho do que o que estava ai leva a liderança que existe. Caso não surjam novas é o que vai ocorrer, vide Argentina.

    Responda
  25. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Mariliz a rua é de tod@s! Quão saudável para democracia que todos se façam nela representar em paz e na luta por um bem comum!

    Responda
  26. Regina Mello

    Que análise rasa, se formos esperar o pessoal que apertou 17, para não votar no 13, para protestar contra os ataques à educação, melhor esperar sentados, eles só vão para as ruas para apoiar golpes.

    Responda
  27. Nestor Bercovich

    A esquerda e seus governos sempre defenderam a educação, por que deveria ficar à margem dos protestos que ela mesmo ajudou a organizar?

    Responda
    1. MILTON AKIRA KIYOTANI

      Maurício, apresente dados. Quem argumenta apresenta dados. Os dados do OCDE são de 2015. Errei, o PT ficou quatorze anos.

    2. Maurício Serra

      Milton, agora compare com o que era antes do PT. FHC, Itamar, Collor, Sarney ou ditadura. Compare esses mesmos dados com qq um deles.

    3. MILTON AKIRA KIYOTANI

      Após dez anos de PT: os alunos brasileiros obtiveram uma média de quatrocentos pontos em ciências, abaixo do nível dois da OCDE, faixa que define o mínimo de proficiência. Na avaliação de matemática, setenta por cento estão abaixo do nível dois. Metade dos alunos brasileiros avaliados pela OCDE é composta por analfabetos funcionais aos quinze anos. Os filhos da nossa elite não chegam a alcançar o nível três da OCDE, enquanto os filhos da elite do México, do Chile, do Uruguai o ultrapassam.

  28. Carlos Mello

    De fato são varios os problemas mas o que nos deixa indignado é o presidente querer perdoar dívidas de 30 bilhões de grandes agricultores num momento tão frágil da economia. Veja eles contingenciaram 7 bilhões da educação ou 1/4 da dívida que ele quer perdoar. Não faz sentido algum.

    Responda
  29. Paulo Marcelino

    Mariliz,perdoe minha opinião reducionista,mas nos governos de esquerda, minha vida,e de todos os meus vizinhos,era bem melhor que hoje.

    Responda
  30. José Ricardo Braga

    Mariliz nada aprendeu, nada esqueceu... ;)

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.