Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. neli faria

    Parabéns pela análise. O culpado pelas eleições dos últimos Presidentes, tem um nome: Lula. Ele que, demonstrando arrogância , impôs a candidatura Dilma. Inexperiente política. Se ele tivesse imposto a candidatura de alguém experiente:Marta, Erundina, Tarso, Viana, Olívio. O PT não teria sido destruído. O culpado pela vitória do bolsonaro, se chama lula: insistiu com a sua candidatura e depois impôs alguém invés de fazer coligação.Faltou humildade e bom senso.Jogou o Brasil no abismo.

    Responda
    1. neli faria

      Alberto: escrevi em cima do contexto que a ínclita professora escreveu. Repiso-me, como uma das Danaides, bolsonaro(minúsculo de propósito), lá é o reflexo da falta de visão de Lula. Digo lula e não do ParTido porque ele é o dono. Insistiu em sua candidatura e não colocou o Interesse do Brasil acima do Seu ,invés de ter a humildade em abster de lançar candidato. Com tantos bons presidenciáveis: Marina, Dias,Alkmim,Meirelles, Novo, insistiu em jogar o Brasil no abismo. E pela 2ª vez,pq dilma...

    2. Alberto Melis Bianconi

      Parabenize-se a si mesma, a colunista não disse nada a respeito da culpa do Lula pelo que quer que seja. Como fica fácil a vida de quem tem alguém para culpar por tudo.

  2. MARIA TEREZA MONTES RODRIGUES

    Quer dizer que a política do "toma lá, da cá" é a certa? Os nossos políticos só funcionam assim? Eles não deveriam analisar as propostas do governo e votar nas que são boas para o país, para a população? Mesmo discordando muito do presidente, essa política de coalizão nunca me agradou.

    Responda
    1. neli faria

      Não é "toma lá e dá cá", política é a arte de conversar;não é arte de impor. O Estadista une ,o oportunista divide. Propostas boas para o País?Não se esqueça foi deputado federal 27 anos e sua meta era votar contra as "propostas boas para o País": votou contra as Reformas Previdenciárias do Lula e do FHC.Num vídeo: ele diz: ser contra a Reforma do Temer .Ele disse que não nasceu para ser presidente. Deveria renunciar...Ah, Anulei meu voto!Os dois eram péssimos!

  3. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    A questão é saber se o que o governo propõe é bom para o país ou não. Ao Congresso, que representa o povo, cabe analisara as propostas e votá-las. Nesta linha de raciocínio, o governo Bolsonaro está correto. Negociar apoio é contrariar a vontade dos eleitores que o elegeram, pois significa corromper os deputados que representam a vontade do povo e deveriam votar em sintonia com os interesses do povo.

    Responda
    1. Wagner Santos

      A necessidade de fazer algo, não torna uma única opinião a verdade absoluta. Não houvesse negociações, e elas inequivocamente existem, não faltam questionamentos a suposta eficácia da panaceia da reforma e sua forma. A questão é complexa, e não funcionará com esse raciocínio simplista de quem não apoia integralmente cada vírgula, seja inimigo,

  4. Cloves Oliveira

    O Lils transigiu tanto que foi parar na cadeia. A colunista parece se esquecer que a esperança de quem votou nas últimas eleições era de que a política do clientelismo e do paternalismo, se não extinta, que pelo menos fosse colocada em níveis considerados como civilizados. Bolsonaro é claramente inadequado para o cargo, mas ainda assim muitos Brasileiros acreditaram que ele era melhor do que a alternativa, um indivíduo que aceitou ser barriga de aluguel para uma candidatura que não era sua.

    Responda
    1. neli faria

      Anulei meu voto. Achava bolsonaro ruim. Ele conseguiu superar minhas expectativas: muito pior!O culpado por ele estar lá se chama Lula/PT.Não percebeu que deixou uma terra devastada, rejeição popular, lula quis ser candidato, mesmo não podendo. E depois impôs outra. Tivesse tido a humildade em coligar com outros candidatos e partidos, hoje, esse senhor não estaria lá. Mas, vá fazer um cientista político entender? E lula, pela 2ª vez, jogou o Brasil no abismo!

  5. José Cardoso

    Começou bem com a imagem do cego guiando outros. Mas aí passou a defender a compra de votos de congressistas...não é por aí. Só porque o atual presidente é limitado que as práticas anteriores são louváveis. E que o congresso derrube iniciativas do governo não vejo problema, eles foram eleitos para legislar, devem exercer essa prerrogativa.

    Responda
    1. Gilberto Camargos

      Leitura mais cuidadosa mostra claramente que a colunista não defende a compra de votos de congressistas e sim, o contrário, que existe uma sabedoria do presidente em lidar com o congresso, coisa que o Jair não tem.

  6. cleomar josé cordeiro

    Quem vendeu o Bozo para o eleitor sabia muito bem o produto que tinha nas mãos. O tempo nos dirá porquê.

    Responda
  7. Alberto Melis Bianconi

    Toda democracia tem uma fraqueza importante. A zelite dirigente, quando perde o controle da situação, sempre apela para a culpa do eleitor. Populismo, fake news, são termos usados e abusados por essa zelite para fugir à suas responsabilidades. Nosso establishment, a zelite das zelites, ao contrário de democracias mais consolidadas tem partido e eles acreditaram poder expulsar do poder, no tapetão, um partido que lhes desagradava, para isso forçarão tanto a mão que elegeram coisa pior.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Os elitores, chamados apenas de quatro em quatro anos, levam toda culpa. Alguns devem achar muito estranho que a professora defenda as negociações que deram origem a um surto de corrupção que hoje é responsabilizado até pelo aquecimento global. Mas essa é a ideia de "nova política" com a qual nossa zelite concordava até ontem. E não é no tweeter que o governo está de olho, mas nos movimentos do establishment que depôs Dilma. Guedes e Moro são a defesa contra o golpe.

  8. Adriana Maccacchero

    Melhor resumo até agora desse governo. Parabéns pelo artigo.

    Responda
  9. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Concordo com a Professora! Estamos vivendo a perplexidade! A maioria elegeu irresponsavelmente um ignorante, que ela restringiu o termo à política, e pernicioso homem!

    Responda
  10. Daniel Alves

    Então valeu a pena FHC, Lula e Dilma terem se aliado ao Centrão? Pergunto isso porque metade da população não tem esgoto tratado ainda.

    Responda
    1. Roberto Bizon Garcia

      Infelizmente falta conhecimento. Esgoto é uma responsabilidade de governo municipal e em algumas situações do governo estadual. Caso tenha que escrever algo melhor ler, entender e só depois dedo no gatilho. Nosso país está nesta situação por culpa de alguns dos citados mas o ocupante atual não está minimamente preocupado com governar, somente tuitar. Realmente poucos sabem votar.

  11. Gilda Cruz

    Sóbria e objetiva análise da professora ilustre. Precisamos tanto de comentários com tais características!

    Responda