Opinião > Idiotia inútil Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. PEDRO RABELO

    Maurício. Você é professor e sabe. O ensino superior é importantíssimo, entretanto o graduado capaz que foi assimilado pelo mercado contribui grandemente em várias áreas para crescimento do país, mesmo sem curso de pós graduação stricto sensu. O que se questiona são privilégios excessivos frente a problemas econômicos graves. Como Doutor, estudioso e capaz que é, o senhor sabe que não se investe em ensino básico porque menino não vota.

    Responda
    1. Ronney Souza

      Aumento para o Judiciário, perdão de dívidas de ruralistas e empresários, anistia para dívidas de partidos políticos, oferecimento de verba pública como garantia de apoio ao governo, viagens inúteis com comitiva inútil, cartões corporativos gastos à vontade, venda de cotas do pré-sal por preços irrisórios, desvio de verbas com laranjas e fantasmas; e vc vem dizer que o problema é a mísera, proporcionalmente falando do PIB, verba das Universidades Federais e dos IFs?!?! Faça-me o favor!!!

  2. Wilmar Brito

    ##(((@¥@)))## [ Grervi di Palarvra Pukê Vô Dilartaaa ! ]

    Responda
  3. Maurício Serra

    Rebatendo esse editorial: Primeiro, temerária expansão das universidades? Quem tem medo da expansão do ensino mostra exatamente qual sua visão de mundo. Segundo: profissionalização da governança? Os professores das universidades é que qualificam os profissionais do mercado. Professor tem mestrado, doutorado e pós-doc, muito mais qualificado que qualquer "profissional" da iniciativa privada.

    Responda
    1. PEDRO RABELO

      Maurício. Você é professor e sabe. O ensino superior é importantíssimo, entretanto o graduado capaz que foi assimilado pelo mercado contribui grandemente em várias áreas para crescimento do país, mesmo sem curso de pós graduação stricto sensu. O que se questiona são privilégios excessivos frente a problemas econômicos graves. Como Doutor, estudioso e capaz que é, o senhor sabe que não se investe em ensino básico porque menino não vota.

    2. José Cardoso

      Depende do mestrado, doutorado e pós doc que ele faz. Só porque o Arthur Ãvila por exemplo ganhou o prêmio Fields, não quer dizer que ele seja um bom sindico de prédio, quanto mais reitor de universidade.

  4. Antonio Catigero Oliveira

    Chamar a expansão do ensino público público de "temerária" demonstra o que poucos dizem, e a maioria procura esconder: não foi o capitão autoritário que encontrou e convenceu a sociedade; foi a sociedade desta terra de espalhafatos que encontrou no capitão a sua identidade arcaica e autoritária como afinidade de princípios e propósitos.

    Responda
  5. DANIEL PLECH

    Lei basilar da economia: as necessidades são infinitas e os recursos são escassos, certo? Ciente disso, não faria muito mais sentido o Estado garantir educação básica universal e de qualidade em detrimento de financiar cursos universitários pra 10% da população? Pagar mensalidades em universidades públicas (nem que financiadas para o público de baixa renda), desde que o Estado se comprometesse a oferecer ensino básico universal, de qualidade e em tempo integral soaria bem razoável pra mim.

    Responda
    1. PEDRO RABELO

      Concordo com você. Universitário vota, menino não. Entendeu? Por isso, essa ideia que você e muitos outros defendem, inclusive eu, não é colocada em prática.

    2. PEDRO RABELO

      Universitário vota, menino não. Entendeu?

    3. PEDRO RABELO

      Daniel. Hoje fiquei o dia todo neste jornal, lendo e escrevendo comentários. O seu foi o melhor! Isso que vc disse é o obvio, mas que os Doutores insistem em não querer entender. Também lamento que isso que você defende dificilmente acontecerá porque menino não vota.

    4. Maurício Serra

      Dainel, ambos não são mutuamente exclusivos.

    5. Maria Cecília de Arruda Navarro

      Também concordo. Mas o presidente joga água fria já no início dos debates que a sociedade fatalmente terá que fazer.

  6. JOS DE SOUSA SANTOS

    Bolsonaro cumpre promessas que fez durante sua campanha, para profundo desagrado dos contrariados no usufruto do dinheiro do contribuinte. Parte da grande mídia, habituada a gordos e imorais patrocínios governamentais, já previa mudanças saneadoras se o capitão fosse eleito. Não deu outra. Por conseguinte, ela decretou guerra ao presidente no afã de derrubá-lo, já que ele não dá mostras de ceder às suas claras investidas. A população fique atenta!!!

    Responda
    1. Luiz Arruda

      A mesma fala dos petistas sobre a imprensa. Impressionante.

    2. luis telles

      E agora, outra parte da mídia (Record, SBT) usufrui desses gordos patrocínios imorais e retribui com o jornalismo chapa branca. Mudou nadinha

    3. Luisa Rauter Pereira

      A Folha inventou a relação dos Bolsonaro coma milícia? Inventou as fraudes em compra de apartamento do Flavinho? Amor ao mito tem limites.

  7. Igor Paiva

    Temerário é categorizar a expansão do acesso ao ensino superior como temerária. A não ser que se deseje dizer "arrojada". Caso o sentido seja "perigoso", sugiro um pouco de vergonha na cara. Outro ponto a ser criticado é se considerar essa abjeta reforma da previdência como inquestionável. Não o é e deve ser amplamente discutida. O resto são truísmos.

    Responda
  8. Gildázio Garcia

    A crise da Educação brasileira, que todos culpam os últimos governos, inclusive os do FHC e de um dos maiores Ministros da Educação, Paulo Renato Souza, teve início na longínqua década de 1970, quando o Ministro Jarbas Passarinho - aquele que disse, antes de aprovar o AI-5, "Ãs favas, senhor presidente, neste momento, todos os escrúpulos de consciência" - começou a universalizar o acesso á educação básica no país.

    Responda
  9. Antônio João

    A direita no Brasil, com apenas 5 meses no poder, está se perdendo. Era para se organizar, tonar-se uma opção na alternância de poder, como no Chile, USA o que contribuiria para aperfeiçoamento das instituições e da democracia, mas por miopia de uma ideologia baseada em um guru muito esquisito, a direita se enfraquece e se perde.

    Responda
    1. Antonio Ribeiro

      A direita em qualquer lugar do mundo, fez algo de notável. A direita como a extrema-esquerda, jamais aperfeiçoaram a democracia em qualquer país. Óleo de rícino,m câ,aras de gás, gulaks, etc. Esta é a tônica

  10. Wilmar Brito

    Então a dupra idiotia útil : qdo candidatos a Reizainha del Munduu Painhoão Lu + Mainhoão Dirmão, dupra fez "corte de 40% na Educação" pra doar dimdim.br p/países "amigos tavárisshi".Ó gaspadá !

    Responda
  11. Wilmar Brito

    Só agora perceberam ? Exterior percebeu há mui tempo. * Basta ver publicação em 2012 de Consultoria Britânica "Levantamento Global de Educação Comparando 40 países" * BR ficou em "penúltimo lugar" ( Indonésia em "último" )

    Responda
  12. Rodrigo Maomé

    Ótimo título! Define bem o ocupante da cadeira maior do Palácio do Planalto.

    Responda
  13. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Temos um presidente ignorante inútil, cuja única política pública até o momento é armar a população! Cada fala dele é um espanto e ao mesmo tempo uma vergonha, pelo despreparo confesso e estupidez!

    Responda
  14. José Cardoso

    Realmente o fato de protestarem contra os cortes e ao mesmo tempo contra a reforma da previdência é sinal que não aprenderam aritmética direito no ensino fundamental. Não é a toa que nosso desempenho no Pisa é taõ ruim.

    Responda
    1. Maurício Serra

      É, os professores não sabem aritmética, vc é um gênio e a Terra é plana.

  15. Antenor Silva Neto

    Há mais comunistas nas universidades estaduais e federais do Brasil do que em Pequim. As universidades estão tomadas pela esquerda. A questão não é só ideológica, é econômica também. Eles se unem em torno de ideias supostamente libertárias, mas por trás há um joguinho de poder: os concursos, as promoções, as viagens ao exterior, os pequenos cargos com acréscimo salarial, as bolsas de estudo. O problema é bem mais profundo do que parece.

    Responda
    1. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

      Bolsa de estudo é coisa de comunista? Precisamos avisar o Trump, uma vez que todas as Universidades norte-americanas abundam de bolsas de estudos. E se os cientistas brasileiros não forem se especializar nos melhores centros europeus e da América do Norte, vão se especializar onde? Que irmã Dulce areje a mente dos bolsonaristas!

  16. Luisa Rauter Pereira

    "temerária expansão" das universidades nos últimos anos? Temerário é eleger um miliciano pra presidente. Temerário é ver Lula preso. Temerária é a dívida pública.

    Responda
    1. Maurício Serra

      Mandela também foi processado e condenado. Entendeu ou precisa desenhar?

    2. Luisa Rauter Pereira

      Então pra vc a existência de um processo e condenação é sinônimo de justiça? Cômodo, não?

    3. Paulo Afonso Laurentis

      É impossível que vc não saiba. Lula está preso porque foi processado, julgado e condenado em 3 instâncias. Isso se chama cumprimento da lei. Decorre do estado democrático de direito. Pregar o contrário é falta de informação ou má intenção.

  17. JAQUES BRAND

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  18. JAQUES BRAND

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  19. JAQUES BRAND

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.